sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Paraíba do Sul vive uma nova história na educação

Creches e escolas reformadas, aquisição de novos veículos, título de melhor merenda escolar do estado, novos uniformes e kits escolares.

Desde que assumiu o governo em 2013, o Chefe do Executivo, Marcio de Abreu Oliveira vem melhorando cada vez mais a qualidade da educação no município. Do pré-escolar ao ensino fundamental, a Secretaria de Educação não tem poupado esforços para tornar Paraíba do Sul referência nacional. Em pouco mais de dois anos, os alunos da rede municipal de ensino já contam com novos uniformes, kits escolares, professores qualificados, 100% das creches reformadas, além da construção de uma unidade no bairro Barão de Angra e cerca de 80% das escolas reestruturadas e muitas ampliadas na atual gestão.


Paraíba do Sul vive uma nova história na educação municipal. Foram diversos investimentos na área que são refletidos na qualidade de ensino de nossos jovem e crianças sul-paraibanas. São ações que mudam diretamente para melhor o dia a dia do aluno. Paraíba do Sul recebeu o título da “Melhor Merenda Escolar” do estado do Rio de Janeiro, e este ano está concorrendo no Prêmio “Alimentação Saudável”. Foram adquiridos também novos veículos  para o transporte dos alunos.


“Desde o início do ano de 2013 as diferenças foram notadas na Educação de Paraíba do Sul, devidos aos grandes e significativos investimentos feitos pelo Governo Marcinho. A frota, completamente sucateada, foi amplamente renovada e todas as creches municipais foram reformadas ainda no primeiro ano de gestão. Inúmeros cursos de  capacitação  e palestras  foram (e são )  oferecidas  aos educadores  no sentido  de  capacitar  os docentes  e comunidade  escolar  para  o  melhor  exercício  da  profissão. A área  de  Educação  Especial  também  ganhou  grande  atenção  por parte  do  Governo  atual. Institutos  de  referência  como INES  (Instituto  Nacional  de  Educação  de Surdos ) e Instituto Benjamin  Constant  atenderam  aos apelos  do município  e fizerem -se presentes,  capacitando  os educadores  para  atuarem  nas áreas  da  cegueira  e surdez”, enfatizou a Secretária de Educação, Francine Fontainha


Quem trabalha todos os dias nas escolas sabe o quanto é importante a qualidade do ensino, tal como a estrutura oferecida a cada aluno, professor e profissionais de um modo geral, como relada a Diretora Norma Nélia.


“Paraíba do Sul vive hoje um novo momento, uma nova história, isso mudou de fato a vida de cada aluno e de sua família. Como diretora, perceber no olhar de cada pai, de cada mãe o orgulho em ver seus filhos tendo um ensino de qualidade, recebendo uma merenda que passa por supervisão de uma nutricionista e principalmente, feliz e motivada, nos faz crer que estamos de fato no caminho certo” ressaltou a Diretora Norma Nélia, Diretora da Escola Municipal Prefeito Rocha Werneck.



quarta-feira, 26 de agosto de 2015

FEIRART: Feirantes de Paraíba do Sul são tratados com respeito e dedicação no Governo Marcinho

A Feirart vem se consolidando e atraindo cada vez mais público aos domingos. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul em parceria com a Secretaria de Ambiente e Agricultura agradou aos feirantes e consumidores.


Mais uma edição do “Café da Manhã Dançante” foi realizada no último domingo (23), em Paraíba do Sul. O evento que acontece durante a Feirart, feira que reúne além dos feirantes, produtores orgânicos e os artesãos do município, reuniu dezenas de pessoas que passaram pelo local, como também com a participação de visitantes que compareceram para prestigiar o evento.


Voltado em especial para os idosos do grupo “Idoso em Ação”, contou com sessão de fisioterapia realizada pelo fisioterapeuta Fábio Silveira e aferição de pressão arterial. Além de uma mesa farta de alimentos e bebidas oferecidos para todas as pessoas presentes, o público pode ouvir muita música de qualidade voltada para todas as idades e também com a participação do músico Genildo e do sanfoneiro Juniel, diretamente de Juiz de Fora.

Secretaria Municipal de Educação de Paraíba do Sul realiza Seminário Inicial do PNAIC 2015

O Seminário aconteceu nos dias 18 e 25 de agosto

Foram dois encontros previstos na grade de formação continuada para os professores do Ciclo de Alfabetização. No dia 18.08 os professores tiveram uma palestra com a Professora Fátima Palma com “Competência Leitora” no Cinema Popular e no dia 25.08 uma palestra com a Professora Luciane Aparecida Souza com “Práticas Interdisciplinares, no CIEP.


A Rede Municipal conta, hoje, com um efetivo de 1.919 alunos do Ciclo de Alfabetização divididos em 104 turmas (1º, 2º e 3º Anos). Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares.

O PNAIC começou com a formação em Língua Portuguesa em 2013 e em 2014 foi inserida a Matemática. Em 2015 a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as áreas de conhecimento de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização. 

No município de Paraíba do Sul o PNAIC, os encontros de formações junto aos professores do Ciclo de Alfabetização acontecerão, a partir do dia 31 de agosto,  nas dependências das Escolas Municipais Profº Manuel Gonçalves D’Ascensão ( às 2ª feiras – das 18h às 22h) e CIEP Mun. Haroldo Machado de Barros ( às 3ª feiras – das 18h às 22h).
Os eventos foram coordenados pela Equipe Local PNAIC, Coordenadora Alliana e as orientadoras Profª Edna, Profª Fernanda e Profª Patrícia. Nos dois eventos estiveram presentes, além dos Professores Alfabetizadores, a Srª Secretária de Educação do Município Francine Pereira Fontainha de Carvalho, Gestores, Pedagogos e convidados.
                                                                                                        




Aluno da Academia de Artes Marciais Vitor Belfort É campeão no MMA

Guilherme Lourenço foi venceu em Petrópolis

       Uma das grandes conquistas do governo Marcinho, é inaugurada em 16 de Março de 2014, a Academia de Artes Marciais Vitor Belfort é um grande sucesso, com treinamentos durante a semanas em três modalidades diferentes; as Segunda e quartas-feiras aulas de Jiu-jitsu, Terças e Quintas aulas de boxe e as terças,  quintas-feiras e  Sábados, aulas de MMA, sempre as 19 horas,  sobre o comando dos professores Alcemir,  Thiago  Fidelis e Almair.

    No início do mês, o atleta da Academia, Guilherme Lourenço, 22 anos, brilhou na Copa Torre Fight de MMA, disputada no Município de Petrópolis, onde mesmo competindo com atletas das melhores academias do Estado do Rio de Janeiro e outros estados ,mostrou estar muito bem preparado e representou com sucesso o município de Paraíba do Sul, sagrando-se campeão. No dia 07 de Novembro , o Guilherme voltará ao ring para enfrentar o mesmo adversário da final do último dia 15,  na revanche pedida pelo adversário e prontamente aceita por Guilherme e seus treinadores.  

 Localizada no bairro Santa Josefa (Liberdade parte baixa), a Academia Vitor Belfort, tem recebido dezenas de Crianças, jovens e adultos de várias idade,  interessados em praticar o esporte, e se impressionam  ao chegarem  no local , com a grande estrutura que encontram, algo que muitos deles afirmam não imaginar que pudesse existir na cidade.

   Apesar de todas as dificuldades financeiras que enfrentam as prefeituras, o Prefeito Marcio de Abreu Oliveira, o Marcinho, cumpriu a sua promessa de não deixar parar o projeto da Academia Vitor Belfort. Mantido pela Secretaria Municipal de Educação Esportes e Lazer, através da Subsecretaria Municipal de Esporte, que tem como titular a jovem Amanda, esta em plena atividade, incentivando muitas crianças e jovens, que antes não praticavam nenhum esporte, a ingressar nas artes marciais.


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Paraíba do Sul se torna modelo na área ambiental

Ações como coleta seletiva, Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos entre outras, torna o município referência

A implantação da Coleta Seletiva possibilitou a retirada dos materiais recicláveis do lixão. Paraíba do Sul, em parceria com a empresa RTEC reciclagens, deixou de enviar quase 400 toneladas de materiais recicláveis ao lixão em 2014. O município incentivou a criação de uma cooperativa de catadores para a administração dos materiais recicláveis. O prefeito Marcinho reformou e entregou à cooperativa um galpão para o tratamento dos materiais recicláveis e articulou junto à empresa recicladora RTEC a cessão de uma prensa para a cooperativa.


A entrada de Paraíba do Sul no Consórcio Serrana 2 equaciona a solução para a questão dos resíduos sólidos no município. Este consórcio abrange, além de Paraíba do Sul e do estado do Rio de Janeiro: Areal, Levy Gasparian, Petrópolis, Sapucaia e Três Rios.  Objetiva-se a construção e operação de um aterro sanitário para essa região.

O município conseguiu também recursos da Agência de Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul – AGEVAP para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS.


Paraíba do Sul participa de um consórcio que firma a parceria entre os municípios da região e o Governo do Estado, que trabalham para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 / 10), que exige que as cidades acabem com seus lixões. Para tal é necessário organizar a coleta seletiva (vide matéria na página anterior) e depositar o material orgânico em aterros sanitários.

“Nossas ações ambientais são amplas e buscamos parcerias e recursos junto ao estado e à federação para plantarmos o melhor para os filhos sul-paraibanos. Muito embora vivamos condições financeiras adversas, encaramos os desafios com coragem e determinação, colocando nossas equipes em trabalho constante. O resultado está aí: obras, projetos e realizações em toda a cidade. Sabemos que muito ainda há para ser feito, mas desafios não me intimidam. Pelo contrário: quanto mais provocações, mais forte me sinto para continuar trabalhando pela nossa cidade”, concluiu Marcinho.


sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Professores da rede municipal de ensino recebem palestra educadora

No dia 13 de agosto, no Cinema Popular Nívia Stelmann, aconteceu uma palestra com a Profª Patrícia Coda com o tema "A Educação de Qualidade com o uso de ferramentas didáticas: um olhar sobre a análise, seleção e prática".
                                
O tema teve como objetivo mostrar os sistemas de educação e a imersão em um processo de melhoria na busca constante da qualidade desta educação, bem como o papel e a importância que os recursos didáticos exercem nessa busca. 


A palestra foi direcionada aos professores de 4º e 5º anos, gestores e pedagogos da Rede de Ensino. Estiveram presentes, também, a Coordenadora do 1º Segmento do Ensino Fundamental Profª Fernanda F. Nunes e a Coordenadora PNAIC Paraíba do Sul Profª Alliana Daud.

Já no dia 18 de agosto aconteceu uma palestra-oficina com a Profª Fátima Palma com o tema "Competência Leitora". Esta palestra-oficina teve como objetivo reflexão sobre como a escola pode criar situações de formação de leitores competentes que utilizam estratégias de leitura para compreender integralmente aquilo que lêem, e estabelecer relações entre os novos textos e outros já conhecidos atribuindo-lhes sentido e, ainda, justificar e validar sua leitura a partir da localização de elementos discursivos.

Estiveram presentes os professores que atuam no Ciclo de Alfabetização, Gestores, Pedagogos das Unidades Escolares, Coordenadora do 1º Seg. Ensino Fundamental , Profª Fernanda Nunes, Coordenadora do 2º Seg. Ensino Fundamental, Profª Edna Nascimento e Coordenadora Local do PNAIC, Profª Alliana Daud.

É Bom Estudar Aqui!


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

“Estamos preparando nossa cidade para receber grandes empresas” Declara o Prefeito Marcinho em encontro da FIRJAN em Paraíba do Sul

Paraíba do Sul foi sede do Encontro da Representação Regional da Firjan/CIRJ no Centro Sul Fluminense, foram reunidos empresários de Paraíba do Sul, Três Rios e Areal. O Encontro aconteceu na última nesta sexta-feira 14 de agosto e discutiu importantes temas para o fortalecimento do comércio e indústria local.

Estiveram presentes o Chefe do Executivo de Paraíba do Sul, Márcio de Abreu Oliveira, O Presidente do Conselho da Representação Regional FIRJAN/CIRJ, O Especialista de gerência de competitividade Industrial e investimentos da FIRJAN, Riley Rodrigues de Oliveira, entre empresários e autoridades do município de Paraíba do Sul, Três rios e Areal. O encontro aconteceu em Paraíba do Sul e reuniu 77 empresários e autoridades políticas locais.


O Especialista da Gerência de Competitividade Industrial e Investimentos da Firjan, Riley Rodrigues falou sobre a necessidade de duplicação das rodovias que cortam as cidades da região. Em especial, do trecho da BR 393 que liga os municípios de Paraíba do Sul a Três Rios. Essa obra está contemplada no Plano de Investimentos em Logística (PIL), anunciado pelo governo federal em junho deste ano. O investimento previsto para a Lúcio Meira será de R$ 1,3 milhão. A obra está prevista para começar ainda este ano, segundo a União.

Em seu discurso, o Prefeito Marcinho fortaleceu a aliança entre o poder público e as empresas com ações que facilitam a instalação de empresas no município como a Redução do ISS (Imposto Sobre Serviço) PARA 2%, emissão de alvará em 48 horas, entre outras.


 “A cidade só tem a ganhar quando o Sistema Firjan está envolvido. Esta aproximação com o empresariado é fundamental para o desenvolvimento da região. Estamos preparando o município para receber grandes empresas, com a redução do ISS, licenciamento ambiental no município, alvará em 48h entre outras ações.” afirmou o Prefeito Marcinho.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Com empenho do Prefeito Marcinho ampliação da Estação de Tratamento da CEDAE no bairro Grama segue a todo vapor

A Estação de tratamento de Água (ETA) da CEDAE, no bairro Grama, está recebendo obras de ampliação. Nesta primeira etapa, está sendo realizada a terraplanagem para fundação de dois floculadores mecânicos sendo a primeira etapa do tratamento da água. Esses floculadores são responsáveis pela separação das impurezas da água.


A ampliação da ETA vai aumentar o volume de água captado e a capacidade de tratamento de 180 para 230 litros por segundo de água bruta que, depois de tratada será distribuída às residências como água potável. Portanto, com essa obra, Paraíba do Sul, contará com o aumento de 50 litros de água tratada por segundo.

Segundo o chefe da CEDADE do núcleo de Paraíba do Sul, Celso Nicolau, essa parceria com a Prefeitura Municipal é de fundamental importância para o andamento e a agilidade das obras, e dificilmente um município contribui tanto como Paraíba do Sul.


Em visita a estação, o Prefeito Marcinho enalteceu o trabalho de toda equipe e enfatizou a parceria entre o Governo do Estado, Cedae e Prefeitura Municipal.


“Em parceria com o Governo do Estado, estamos realizando um sonho. Uma realização de quando ainda era vereador. Estive em diversos bairros e acompanhei a luta de muitas famílias com a falta d’água. Com essa ampliação levaremos água a todas as casas de Paraíba do Sul” concluiu o Prefeito Marcinho

Telecentro de Werneck ganha novo espaço

População do distrito de Werneck ganhou nesta semana um novo Telecentro com 10 computadores com internet e impressão de graça. O novo espaço fica na antiga Estação Ferroviária que foi revitalizada pelo ex-secretário de obras Getúlio Júnior e secretário de informática Márcio Batista.

O motivo da mudança para o novo espaço do Telecentro é a comodidade melhor para a população e a economia para a prefeitura. Pois, o antigo Telecentro de Werneck se localizava em uma sala alugada, enquanto a sala da Estação Ferroviária do distrito estava abandonada.

A moradora de Werneck, Sandra Vieira, conta que sempre passa a tarde com seu filho no Telecentro nas horas de lazer: “Sempre que dá passo a tarde aqui com meu filho. Aqui na Estação ficou bem melhor, a sala é mais fresca e agora revitalizada está mais bonita e sempre limpa. A velocidade da internet está muito boa e os novos computadores também”.

Lembrando que os computadores são doações que a prefeitura recebeu no governo Marcinho com parceria a Fundação Getúlio Vargas. São 25 computadores novos. “É válido destacar que estamos instalando em todos os Telecentros um programa para cadastrar todos os usuários para mais segurança e organização”, afirma o secretário de informática, Márcio Batista.

Internet para Todos

No total Paraíba do Sul tem três Telecentros, um no distrito de Werneck na Estação Ferroviária, um na Câmara Municipal e um recentemente inaugurado na Estação Ferroviária do Centro. O município ainda disponibiliza redes de Wi-Fi na Praça Garcia, no Parque de Águas Salutaris, no Jardim Velho, em Werneck e na Praça do Exército Brasileiro. Não é necessário senha para o uso. É Bom Viver Aqui!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Prefeitura de Paraíba do Sul prioriza bem-estar da população e amplia ações de melhorias em diversos bairros

O Governo Municipal, atento às necessidades de melhorias nos bairros de Paraíba do Sul realiza, através da Secretaria de Obras, operações de limpeza e manutenção de diversas localidades. O projeto está sendo chamado de “Choque de Ordem".


De acordo com a Secretaria de Obras, o intuito é realizar limpeza e manutenção de todas as áreas, em todos os bairros, em cumprimento à exigência do Prefeito Marcinho. De acordo com a Secretaria de Obras, na última semana diversas áreas de lazer foram revitalizadas, levando mais conforto e segurança para as crianças.


Na última semana o bairro Grama recebeu a operação "Choque de Ordem", que promoveu um grande mutirão de limpeza e manutenção nas ruas, assim como capina, podas das árvores entre outros serviços. A Rua Primavera recebeu capina, poda de árvores e manutenção.


O “Choque de Ordem” também chegou ao Santo Antônio. A quadra Poliesportiva da exposição recebeu ações de melhorias.  Nos bairros Portal do Sol e Parque Morone foram realizadas varrições, retirada e corte de mato e capina, além de poda de árvores. Atendendo ao pedido de diversos moradores, que ao término dos serviços, fizeram questão de elogiar o bom trabalho da equipe.


Segundo a Secretaria de Obras, o serviço de limpeza também será realizado nos bairros Eldorado, com serviços de limpeza em geral revitalização da praça e podas das árvores, entre outros.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Capacitação em Primeiros Socorros é oferecida pela saúde e educação do município

Secretarias de Saúde e Educação se unem e realizam capacitação dos profissionais de creches e escolas em primeiros socorros

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a secretaria de Educação realizou na tarde da última terça-feira, 12 de agosto, no Teatro Mariano Aranha uma palestra direcionada ao Primeiro Socorros na Infância, tendo como público, professores e monitores. O intuito é capacitar estes profissionais que lindam diariamente com centenas de crianças.


Foram discutidos diversos temas e orientações, tendo a participação dos profissionais do SAMU (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência) que demonstraram de forma prática o que fazer caso uma ocorrência com uma criança aconteça nas creches e escolas do município.




quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Campanha de vacinação contra poliomielite (Paralisia Infantil) acontece neste sábado

Vacinação das 08h às 17h em todas as unidades de saúde do município
Crianças de seis meses a cinco anos de idade devem ser vacinadas neste sábado (15) contra a paralisia infantil. A Campanha acontecerá em todas as unidades de saúde das 08h às 17h. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até cinco anos no calendário vacinal básico.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).



terça-feira, 11 de agosto de 2015

PSF’s de Paraíba do Sul promovem mutirões de atendimento durante o mês de agosto

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Paraíba do Sul estão promovendo, durante todo mês de agosto, uma programação especial de atendimentos aos pacientes, através de mutirão, pesagem, palestras entre outros serviços. 


De acordo com os responsáveis, cada Programa de Saúde da Família (PSF) apresentará uma programação diferenciada, tendo os pacientes de cada bairro a chance de participar e realizar serviços  que antes ocorriam apenas em  data específica. Diversas unidades participarão da programação especial, entre elas: Centro, Santa Josefa, Inema, Inconfidência, Morro da Alegria e Palhas, Liberdade, Barão de Angra em outros.
Lembrando que no mês de agosto se comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno, por esse motivo as Unidades Básicas de Saúde estão realizando ações extras de incentivo e orientação sobre o tema.


Confira a programação:

UBS Centro
20/08 - Grupo de Alimentação Saudável - na Unidade - com a Enfermeira da Saúde da Família Marinéia Silva e a Nutricionista do NASF Roberta Carvalho
24/08 - Preventivo Noturno - na Unidade de Saúde - a partir das 18:00 horas;

UBS Santa Josefa

13/08 - Palestra sobre Saúde da Criança e Pesagem - Pastoral da criança e Equipe da ESF Santa Josefa - na Igreja Católica de Santa Josefa - a partir de 13:00 horas;
20/08 - Dia da Mulher - Preventivo Diurno e Noturno - na Unidade - a partir das 08:00 horas diurno / noturno - a partir das 18:00 horas;


UBS Inema

13 de agosto às 13h: Grupo de Gestante – será realizado na unidade
14 de agosto às 9h e 14h: Puericultura – será realizado na unidade
19 de agosto às 16h: Mutirão de Preventivo- será realizado na unidade
27 de agosto às 18h30: Pastoral da Criança – será realizado na Igreja Católica  do bairro


UBS Inconfidência

12 de agosto: Grupo de Gestantes- será realizado na unidade
19 de agosto: Mutirão de Preventivo após 16h- será realizado na unidade
27 de agosto: Puericultura- será realizado na unidade
27 de agosto: Mutirão de Preventivo após 16 horas – será realizado na unidade 

UBS Morro da Alegria

19 de agosto às 8h: Puericultura (Semana da Amamentação) com participação do NASF -será realizado na unidade
26 de agosto às 16h: Mutirão de Preventivo -será realizado na unidade
28 de agosto às 8h: Caminhada Orientada com participação do NASF - será realiazado no Parque Salutaris. 

UBS Bela Vista
25 de agosto às 9h: Chá de Gestante – será realizado na unidade
26 de agosto às 9h: Shantalla – será realizado na unidade


UBS Liberdade
11 de agosto: Grupo de Gestante com NASF – será realizado na unidade
13 de agosto: Grupo com Pastoral da Criança (Doenças na Infancia)-será realizado na unidade

UBS Palhas
15 de agosto às 8h e17h: Campanha de Vacinação- será realizado na unidade
22 de agosto às 8h e 11h: Procedimento Coletivo (Aferição de Pressão Arterial e controle glicêmico ) –será realizado no Morro do Volante  .

UBS Barão de Angra
21de agosto: Grupo de Gestantes-será realizado na unidade
27 de agosto: Mutirão de Preventivo após 16 horas- será realizado na unidade
31 de agosto: Shantalla -será realizado na unidade

UBS Limoeiro
10/8 Caminhada Orientada 
26/8 Saúde na Escola com NASF 
27/8 Grupo de Hiperdia e Mutirão de Preventivo - será realizado na unidade

UBS Lava Pés
26/8 9h Mutirão de Puericultura - será realizado na unidade
27/8 9h Grupo de Gestante - será realizado na unidade

UBS Gloria
11 de agosto às 15h: Palestra sobre aleitamento materno - será realizado na unidade
15 de agosto às 7h: Campanha de vacinação + Pesagem de Crianças - será realizado na unidade
27 de agosto às 7h: Preventivo - será realizado na unidade

UBS Werneck
27 de agosto: Mutirão de Preventivo após 16 h - será realizado na unidade 


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Obras no Parque Niágara vem mudando para melhor a vida dos moradores

A Prefeitura de Paraíba do Sul está realizando esta semana diversas obras no Parque Niágara, no Jatobá. E na última terça-feira 04 de agosto, teve início a caravana da Mudança, um grande mutirão de serviços no bairro. No mutirão foi oferecido serviços de diversos setores do poder público e ações sociais, como: emissão de carteiras de trabalho, isenção de IPTU, TLL, TAFIS, ISS, emissão de alvarás para micro empreendedor individual, marcação de exames, consulta médica, corte de cabelo, além de pula-pula e pipoca para as crianças.

O bairro vem recebendo um verdadeiro choque de obras; reforma da quadra poliesportiva, construção de uma nova praça, playground, poda de árvores, capina e limpeza em geral. Uma grande operação de recapeamento asfáltico também está acontecendo na comunidade.


A Senhora Katharina Aksenow, moradora do bairro Jatobá parabeniza a prefeitura pela ação no bairro e principalmente pelas obras que estão mudando para melhor a vida do cidadão.

“A prefeitura está de parabéns. São grandes obras que vão mudar para melhor a vida dos moradores. A Caravana também é muito bacana, fui bem atendida na tenda da saúde e vi várias pessoas marcando exames e saindo satisfeitas” Disse a moradora.




segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Com empenho do Prefeito Marcinho, Paraíba do Sul receberá verba para reflorestamento de nascentes

O município também foi contemplado com mais de 13 mil mudas para plantio

O Chefe do executivo de Paraíba do Sul, Márcio de Abreu Oliveira recebeu em seu gabinete os Prefeitos de Areal, Flávio Madalena Bravo, e de Paty do Alferes representado pela secretária do Meio Ambiente, Margarida Soares, onde assinaram um convênio com a AGEVAP (Agência da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul), para o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). O edital prevê o plantio de 13.400 mudas na área da Ecovila no distrito de Sebollas no córrego da Cruz. O projeto do Instituto Nacional de Tecnologia e Uso Sustentável – INNATUS foi contemplado no edital feito pela agência. Devido à crise hídrica existente projetos de reflorestamento se traduzirão em aumento da vazão de água em nosso município.


Além disso, a prefeitura de Paraíba do Sul em parceria com a ANA (Agência Nacional de Águas) foi contemplada com o valor de R$ 699.000,00, destinado ao reflorestamento de nascentes em área de preservação permanente, o local escolhido para tal ação também foi a Ecovila, que foi a primeira do Estado do Rio de Janeiro a integrar, numa mesma ação, dois importantes projetos: o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e o Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). O projeto também contempla a instalação de 30 fossas, além das 16 que serão instaladas na ECOVILA, para a proteção das nascentes na região. Serão reflorestados cerca de 50 hectares e plantio de mais de 80.000 mudas de espécies da Mata Atlântica.

O prefeito Marcinho destacou a importância da atenção que o atual governo dispensa ao Ambiente e Agricultura. Fato inédito que propiciou entre outros o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). A existência deste plano feito em parceria com a AGEVAP possibilitará ao município ser contemplado com projetos executivos para o saneamento no município. De posse dos projetos executivos nosso prefeito envidará esforços para a implantação dos mesmos em nosso município.

Segundo a Secretária de Ambiente e Agricultura, Nathalia Mafra, a preocupação do Governo Marcinho é realizar ações na política da gestão ambiental.

“Trabalhamos com ações que de fato beneficiem a população, priorizando a política de gestão ambiental municipal que perdurem e realmente façam a diferença na vida das pessoas. Um exemplo é a realização deste projeto de recuperação e reflorestamento das nascentes. Isto terá a médio prazo um impacto direto no melhoramento da situação hídrica da município, pois são as nascentes que alimentam e sustentam o nosso Rio Paraíba do Sul. Em um momento de crise hídrica que vivemos, este projeto se torna fundamental” Enfatizou a secretária.

Estiveram presentes à solenidade:

- Diretor Presidente da AGEVAP: André Marques;
- Secretária Executiva do CEIVAP: Aparecida Vargas;
- Representante da Secretaria Estadual do Ambiente: Eliane;
- Superintendente do INEA: Alexandre Becker;
- Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piabanha: Paulo Sérgio Leite;
- Presidente do INNATUS: José Carlos Marques;
- Secretário do Ambiente de Areal: Juvenal;
- Secretária do Ambiente e Agricultura de Paraíba do Sul: Nathália Mafra;
- Diretoria do INNATUS;
- Funcionários da AGEVAP – UD2;
- EMATER: Júnior;
- Vereador Maninho;
- Vereador Mário Sérgio.



IX Conferência Municipal de Assistência Social acontece em Paraíba do Sul

Na última quarta-feira, 29 de julho, foi realizado em Werneck mais uma Conferência da secretaria de assistência social. O objetivo da Conferência é consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A palestrante Isabel Godinho discutiu o tema com a secretária de assistência social e vice-prefeita, Mariângela e membros. Dezenas de pessoas participaram do evento e parabenizaram a todos pela organização, sendo o objetivo da conferência alcançado.