sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Destaques da Educação 2014 premia alunos e profissionais da área

Nesta sexta-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Educação realizou a cerimônia de premiação dos alunos e profissionais que se destacaram no ano de 2014. Os ganhadores e homenageados receberam das mãos do prefeito de Paraíba do Sul, Marcio Abreu de Oliveira, e das demais autoridades presentes, medalhas e certificados pela atuação no trabalho e por obterem os melhores resultados nos aprendizados.
O evento aconteceu no pátio do Ciep Municipalizado Haroldo Machado de Barros, no bairro Jatobá, e recebeu em torno de 600 pessoas, entre pais, alunos e profissionais da Educação.

O VII Prêmio Professor Manuel Gonçalves D’Ascensão ainda foi entregue para os projetos pedagógicos desenvolvidos durante o ano letivo. Cada projeto foi avaliado criteriosamente por uma comissão composta de profissionais da educação e divididos por categorias. Monitores, professores, pedagogos e gestores das unidades escolares tiveram seu trabalho reconhecido na premiação pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

Foram ainda entregues no evento as premiações do I Jogos Escolares de Paraíba do Sul (JEPS), que foram encerrados no último dia 18, quinta-feira. Oito escolas disputaram o troféu de campeão geral. A vencedora foi a Escola Municipal Norberto Leal, por ter conquistado o maior número de medalhas da competição.

Participaram ainda da cerimônia os alunos do Núcleo Municipal de Ensino Especializado, NUMEES. Em uma apresentação de dança, os alunos puderam demonstrar a relevância da inclusão e da convivência com as diferenças.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Francine Fontainha, o evento reflete o real objetivo de todo trabalho realizado: “Pensar a Educação não apenas na garantia de seu direito, mas também na qualidade de sua oferta”, - afirmou.



Programa Rio Rural avança em Paraíba do Sul com apoio da Prefeitura e Secretaria do Ambiente e Agricultura


Secretaria Nathália Mafra e Assessor
 Rodrigo Medeiros auxiliando no Rio Rural
Em maio deste ano, Paraíba do Sul foi contemplada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC), com o Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas – RIO RURAL. Desde então, o Programa tem recebido total apoio da Prefeitura e Secretaria do Ambiente Agricultura. O Rio Rural tem como objetivo melhorar a qualidade de vida no campo promovendo a participação comunitária na adoção de práticas sustentáveis nas áreas social, econômica e ambiental.

Desde setembro deste ano, foram iniciados os trabalhos do Programa no município. A primeira etapa foi a mobilização das comunidades. Em seguida, foi constituído o Comitê Gestor de cada microbacia, o que permitirá a população no processo de tomada de decisões sobre os projetos a serem realizados. E na última semana, as comunidades encerraram o diagnóstico participativo, onde foram levantados os principais problemas encontrados em cada localidade e informadas propostas para a implantação de melhorias. Para o próximo ano os primeiros projetos produtivos serão elaborados para a aprovação junto ao Banco Mundial (BIRD).

Paraíba do Sul possui 15 microbacias. Preocupada com a conservação de seus rios, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura contemplou inicialmente com ações do Programa os Córregos da Cruz (Sebollas) e Fagundes (Sardoal, Rio Manso e Rio Acima), após uma avaliação de requisitos, de organização comunitária, biodiversidade, água para abastecimento e número de agricultores familiares.

Em Paraíba do Sul o Rio Rural tem como grande desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma estratégia de ação que utiliza a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e intervenção, envolvendo diretamente as comunidades residentes neste espaço geográfico.

Reunião na Microbacia Fagundes em Sardoal
O Rio Rural tem recebido o apoio direto da Secretaria do Ambiente e Agricultura, inclusive com seu corpo técnico participando das reuniões, recebendo as solicitações e promovendo soluções junto à comunidade. “O contato direto com os moradores das comunidades nos aproxima da realidade local e facilita o nosso trabalho” – relata a subsecretaria de agropecuária Maria Fernanda Cunha de Andrade.

O supervisor do escritório local da EMATER-RIO, Geraldo Rivello afirma: “O Rio Rural tem sido uma grande ferramenta de trabalho. A participação das comunidades tem sido fundamental para o avanço do programa. E sem o apoio da Secretaria do Ambiente e Agricultura não conseguiríamos alcançar os resultados obtidos até o momento. Existe o apelo da SEAPEC para a contemplação de uma nova microbacia já para janeiro. A EMATER-RIO vem planejando a mobilização em parceria com a Secretaria do Ambiente e Agricultura para garantir o sucesso do programa. Se tudo correr como esperamos Paraíba do Sul em breve será modelo de desenvolvimento rural sustentável” – declara Geraldo Rivello.

O Rio Rural apresenta-se ainda como proposta para os setores de saúde, educação, turismo, trabalho, obras, energia, transporte e em especial, meio ambiente servindo, muitas vezes, como instrumento para o desenvolvimento de políticas públicas.

“Esse programa é muito importante porque o entendimento de que o homem depende do ambiente para sobreviver é fundamental, e permeia todas as atividades desenvolvidas nos projetos que estamos realizando nas microbacias” – ressaltou a secretaria do Ambiente e Agricultura Nathália Mafra.



quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul recebe nota acima da média no PMAQ

O Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB) avaliou, no último dia 05 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul, que recebeu nota acima da média através dos critérios estabelecidos pelo programa. Através dessa avaliação, que foi realizada pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) do município, alcançou um ótimo resultado no desenvolvimento de suas atribuições e esse conceito refletirá diretamente no repasse dos recursos do PMAQ a Saúde da Família do município, que terá agora o direito a 100% da verba do Programa.

Criado pelo Ministério da Saúde (MS) em maio de 2012, o PMAQ tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

“Quero agradecer a todos os profissionais que fazem parte da saúde de Paraíba do Sul. Parabenizo a todos por mais essa conquista realizada em conjunto. Estou muito feliz com esse resultado, pois mostra que estamos no caminho certo” - ressaltou a Secretária de Saúde de Paraíba do Sul Maria Cristina Silva Souza.



Prefeito Marcinho inicia reformulação de secretariado

Valter Lavinas assume Secretaria de Saúde


O Prefeito de Paraíba do Sul, Márcio de Abreu Oliveira iniciou a reformulação de seu secretariado de Governo, que implica em mudanças de titulares de algumas pastas. A primeira substituição anunciada por Marcinho é na pasta da Saúde: sai a atual Secretária Maria Cristina Silva Souza e assume Valter Lavinas.
Lavinas possui larga experiência no cargo, atuando como secretário de saúde dos municípios de Três Rios e Areal. O médico foi Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) por quatro vezes consecutivas, Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) no triênio 2003 a 2005 e Secretário de Municipal de Saúde de Três Rios e Areal.

“Estou chegando para somar, para ajudar, esse é meu intuito”, disse Lavinas. A mudança deve ocorrer a partir de 1º de janeiro, juntamente com as novas mudanças que ainda serão anunciadas pelo Prefeito Marcinho.

Anistia Fiscal é prorrogada em Paraíba do Sul


Prazo para pagamento de atrasados é estendido até 30 de dezembro 

Devido ao grande sucesso da campanha de Anistia Fiscal de Paraíba do Sul, o Prefeito Márcio de Abreu Oliveira prorrogou o prazo para o dia 30 de dezembro. Dessa forma, o contribuinte que não teve oportunidade de saldar seus débitos junto à Prefeitura tem mais um prazo.
Vale ressaltar que, devido aos pontos facultativos de final de ano, os horários de atendimento serão:
  • 18, 19 e 20 de dezembro (quinta, sexta e sábado) das 8h30 às 18h;
  • 22 e 23 (segunda e terça-feira) das 8h30 às 18h e
  • 29 e 30 (segunda e terça-feira) das 8h30 às 18h.

Anistia é válida para IPTU, TAFIS, TLL, ISSQN e Aluguel de imóveis municipais

Estudantes de diversas Universidades Federais participam do IX ENEGeA na Agrovila em Paraíba do Sul

Estudantes acompanham instruções no primeiro dia de oficina do ENEGeA

A Agrovila do Distrito de Inconfidência, em Paraíba do Sul recebe um grupo de cerca de 20 estudantes de Gestão Ambiental de Instituições Federais de todo o Brasil para a realização do IX ENEGeA (Encontro Nacional dos Estudantes de Gestão Ambiental). O evento é apoiado pela Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Ambiente e Agricultura em parceria com o Emater Rio e Sebrae, com objetivo de auxiliar na capacitação de novos gestores ambientais.

Na manhã desta terça-feira, dia 16, os estudantes receberam orientações do técnico em Agropecuária da Emater Rio, Pedro Paulo Soares Florenzano Junior, e aprenderam na prática como funciona o sistema de irrigação por gotejamento do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). O projeto PAIS consiste na implantação de unidades produtivas com tecnologia sustentável, com foco na preservação ambiental. Além do cultivo de alimentação saudáveis livres de agrotóxicos, a iniciativa tem como objetivo estimular o associativismo e a formação de cooperativas para o aumento e a diversificação da produção.
Aulas práticas na Agrovila do Distrito de Inconfidência
 empolgam estudantes

O IX ENEGeA teve início nessa segunda-feira, dia 15 dezembro, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ Instituto Três Rios, RJ. Todos os anos, estudantes de todo Brasil se reúnem para discutir as peculiaridades de cada curso da suas regiões e como se integrar no meio profissional depois de formados. Neste encontro são debatidas leis, estatutos, conselhos onde validarão nossa profissão, oferecendo também oficinas, palestras e mini-cursos durante uma semana de evento.

Na quarta-feira, dia 17, mais 20 estudantes de gestão ambiental do IX ENEGeA participarão do curso de produção de mudas. O curso que acontecerá também na Agrovila, será ministrado pela produtora orgânica Fátima Trombini. 


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Alunos do Projeto de Ensino de Theatro Mariano Aranha fazem sua primeira apresentação pública



Público se surpreende com o excelente desempenho dos alunos
  

 O projeto de aulas gratuitas de teatro oferecidas pela Fundação Cultural Mariano Aranha teve, nos dias 13 e 14 de dezembro, as apresentações de encerramento das turmas de 2014. Com grande participação do público, que lotou o Teatro nos dois dias de apresentação, o evento comemorou o grande sucesso do curso. O professor Leonardo Cunha e seus alunos, cerca de 100 entre crianças, adolescentes e adultos, marcaram o cenário cultural de Paraíba do Sul, com apresentações que impressionaram todo o público pela qualidade técnica e artística.
"Agradeço a todos os pais pela confiança, aos alunos pela entrega, a Prefeitura de Paraíba do Sul e agradeço especialmente a Verônica Rocha pela confiança, e pela compreensão de que arte se faz com delicadeza, respeito, autonomia e principalmente com estudo e conhecimento", afirmou o professor emocionado ao receber todo o reconhecimento do bom trabalho realizado.
Leonardo ainda confirmou que o projeto continuará com mais turmas no próximo ano, com previsão para abertura das inscrições para fevereiro de 2015.

Água e esgoto beneficiam a vida de mais de 40 famílias sul-paraibanas

Cerca de 43 famílias serão beneficiadas com a implantação da rede de água e esgoto na Rua Fernando Abraão, no Bairro Bela Vista. A parceria entre CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgoto) e Prefeitura Municipal continuam melhorando a vida dos sul-paraibanos: aproximadamente 600 metros de encanamento serão instalados na rua.
Os moradores da Rua Fernando Abraão aguardam a instalação da rede de esgoto e água há 16 anos. Outra benfeitoria agradou a comunidade: o Prefeito Márcio de Abreu Oliveira anunciou que realizará a reurbanização da rua, com capina e ensaibramento logo após o término da instalação do encanamento. O início das obras está previsto para esta semana e devem durar cerca de três semanas.

Anistia Fiscal beneficia população de Paraíba do Sul

 A Anistia Fiscal concedida pelo Governo Municipal está beneficiando diversos sul-paraibanos. Dezenas de munícipes estão aproveitando a oportunidade e quitando suas contas junto à prefeitura. Segundo Rafael da Silva Schmeider, representante de um escritório de contabilidade, “A iniciativa da Prefeitura é muito válida, porque muitos clientes do nosso escritório estão conseguindo liquidar seus débitos por causa da anistia”.

A auxiliar administrativa da Prefeitura, Mabel Joas de Moura Linhares acredita que até o dia 17 de dezembro a procura deva aumentar. “As pessoas costumam deixar sempre para a última hora. Acreditamos também que muita gente deva usar o 13º salário para quitar seus débitos”. A lei que instituiu a anistia municipal foi criada em 17 de novembro e tem validade até o dia 17 de dezembro.
O atendimento é realizado na Secretaria de Fazenda da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Os impostos que podem ser quitados são Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento (TLL), Taxa de Fiscalização Sanitária (TaFiS) e Aluguel de Imóveis Municipais.  

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mães emocionadas aplaudem filhos sul-paraibanos em Campeonato de Ginástica Artística



Esporte que não existia em Paraíba do Sul contempla jovens e oferece opções para famílias sul-paraibanas




Cerca de 150 crianças participaram do I Campeonato de Ginástica Artística de Paraíba do Sul no dia 10 de dezembro na quadra do Parque de Exposições. Organizado pela subsecretaria municipal de esportes, o evento ofereceu atividades divididas no Nível 1, que compreendem crianças entre 4 e 9 anos, e nível 2, para crianças e jovens entre 10 e 17 anos.
Prestigiado por grande público no local, os jovens atletas puderam demonstrar elementos básicos de solo e salto, fundamentos obrigatórios da modalidade. Com o objetivo do estímulo à prática esportiva, todos os alunos receberam premiação e foram condecorados com medalhas.  Estiveram presentes no evento o Prefeito de Paraíba do Sul, Márcio Abreu de Oliveira, e a coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica Olímpica, Georgette Vidor. “Um dia muito feliz para Paraíba do Sul e para a ginástica artística, pois este evento tem por objetivo trazer maior disciplina e dedicação ao esporte”. – disse Georgette.