sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Merenda Escolar em Paraíba do Sul é reforçada com produtos orgânicos

A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, reforçou o cardápio da merenda dos alunos da rede municipal de ensino com produtos orgânicos. As Escolas e Creches Municipais de Paraíba do Sul recebem, toda terça-feira, uma cesta composta  de legumes e verduras variados. Além dos tradicionais alimentos, os alunos das escolas e as creches municipais agora estão consumindo um mix à base de produtos orgânicos.
    

            A iniciativa teve início no governo Marcinho, cuja a proposta é criar cardápios alternativos que possibilitem uma alimentação saudável e fomentem a produção de pequenos produtores. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) prevê que 30% dos recursos repassados Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser investidos na merenda nas escolas brasileiras devem ser destinados à aquisição dos produtos da agricultura familiar.

            O Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pelo Instituto Ação Fome Zero (AFZ) e Ministério da Educação, apontou a merenda de Paraíba do Sul como a melhor do estado do Rio de Janeiro e uma das melhores do país em 2014. O prêmio existe desde 2004 e esta é a primeira vez   que Paraíba do Sul é indicada e conquista a vitória.

            “A distribuição dos produtos orgânicos aqui na creche acontece toda terça-feira na parte da manhã, com vegetais fresquinhos, vindos da horta e de muita qualidade. Os alunos estão aceitando muito bem e os professores estão trabalhando a ideia de uma alimentação saudável com as crianças. Os pais estão presentes também participando e acompanhando a alimentação dos seus filhos e aprovam a nova merenda. Hoje Paraíba do Sul tem a melhor merenda do estado do Rio de Janeiro e  todos estão muito satisfeitos, pois é uma merenda de qualidade. Tudo isso fruto do ótimo trabalho do prefeito Marcinho que prioriza a educação e a vida de nossas crianças” - disse Selma Aparecida dos Santos, monitora da Creche Maria de Assis Capell.


            Os produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, podem ser encontrados também na Feira dos Produtores Agroecológicos de Paraíba do Sul, que acontece toda terça-feira na Praça Garcia, no centro da cidade.  A Feira é promovida pela Prefeitura de Paraíba do Sul através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, em parceria com EMATER e SEBRAE.

Espetáculo “Tomaraquidê” é apresentado em Werneck neste final de semana

Acontece no próximo sábado, 1º de Novembro, em Werneck, o espetáculo itinerante “Tomaraquidê”, de São Paulo. Através de mágicas, números cômicos e música ao vivo, Marabá, Bristol e Majestic, três charlatães de rua, apresentam seu espetáculo de variedades. Apresentado em um ônibus, que abre sua lateral formando um palco, durante a apresentação, artistas da cidade são convidados a mostrar seus talentos. O espetáculo é realizado com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de ParaÍba do Sul através da Fundação Cultural e patrocinado pela MRS.

Paraíba do Sul realiza I Seminário Municipal de Atendimento Socioeducativo

Aconteceu na noite dessa última quarta-feira (29), no Theatro Municipal Mariano Aranha, o I Seminário Municipal de Atendimento Socioeducativo de Paraíba do Sul. Promovido pela prefeitura através da secretaria de Assistência Social, o Seminário teve como objetivo mapear e fazer o levantamento dos atos infracionais cometidos por adolescentes, para implementação do Plano Municipal de Atendimento Socieducativo no município.

O encontro foi conduzido pela coordenadora do Creas, Paula Silveira Rodrigues, junto com o advogado do Creas, João Marcos Vieira Junior, que abordaram ferramentas para o desenvolvimento de ações socioeducativas no município. O plano, que está sendo lançado em todo país por determinação do Ministério Público, será implantado em Paraíba do Sul no ano de 2015.

O evento contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Mariângela Brick Santos, além da presença de 43 representantes do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Conselho Tutelar, Comissão da Criança e Adolescente, Prevsul, clínica optar, estudantes e secretarias de Educação e Saúde.

A Secretaria de Assistência Social junto com o CREAS lançou a campanha “Medidas Socioeducativas Mudam Vidas – Dê Oportunidade” - inédita no município. A campanha está sendo realizada nas escolas municipais, órgãos públicos e privados, com o objetivo de oferecer ao adolescente infrator uma oportunidade de mudança.


Segundo a Secretária de Assistência Social Mariângela Brick Santos, a proposta é implantar no município e também em organizações governamentais e não governamentais medidas de atendimentos socioeducativos, e com isso tornar mais visível o serviço já realizado pelo CREAS. 

Paraíba do Sul encerra Outubro Rosa com grande Caminhada Rosa

A Prefeitura de Paraíba do Sul através da Secretaria de Saúde realizou na manhã do dia 30 de outubro, quinta-feira, a última ação da campanha “Outubro Rosa”. Para encerrar a campanha, a Secretaria de Saúde organizou uma grande “Caminhada Rosa”.

A ação contou com cerca de 80 participantes das Unidades de Saúde da Família do bairro Bela Vista, Inema, Lava Pés e Parque Niágara, com objetivo de conscientizar  a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A caminhada saiu do PSF do bairro Bela Vista e seguiu até a Praça Tancredo Neves, no bairro Jatobá.
 A educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Cristiane Seixas conduziu um alongamento antes da caminhada, para todas as participantes. Na chegada foi ministrada uma palestra pela enfermeira Tamires Dantas, que sobre a prevenção do câncer de mama.

A Secretária de Saúde, Maria Cristina Silva Souza falou sobre as ações do Outubro Rosa deste ano. “As expectativas foram alcançadas, conseguimos chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção do câncer de mama. No governo Marcinho, a prevenção é uma das nossas principais preocupações. Para 2015 pretendemos ampliar as ações e alcançar mais mulheres da comunidade” - finalizou a Secretária.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Prefeito Marcinho adere ao programa Prefeito Amigo da Criança

Com objetivo de dar continuidade às ações que beneficiam milhares de crianças e adolescentes sul-paraibanos, desde o início do seu governo, o Prefeito Marcinho participa do Programa Prefeito Amigo da Criança. A iniciativa foi aderida tendo em vista diversas ações que estão sendo realizadas para as crianças e adolescentes em Paraíba do Sul pelo atual governo.

             Essa adesão também foi um comprometimento do gestor em mobilizar Paraíba do Sul para a implementação de políticas e ações que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, característica que já vem sendo executada pelas secretarias municipais.

            É a primeira vez na história de Paraíba do Sul que um prefeito participa do Programa Prefeito Amigo da Criança. São mais de 40 ações realizadas no governo Marcinho que estão beneficiando milhares de crianças e adolescentes. Os diversos projetos são realizados pelas secretarias de Educação Esporte e Lazer, Turismo, Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Conselho Tutelar.

            O programa está em sua quinta edição e desde a primeira já mobilizou 6 mil prefeitos. Ao final de cada mandato, os prefeitos que apresentarem avanços significativos e cumprirem as metas estabelecidas pelo Programa Prefeito Amigo da Criança, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança são reconhecidos publicamente durante um evento, em Brasília, e levam para a sua cidade o selo Prefeito Amigo da Criança. Só em 2012, 180 municípios foram agraciados com o Prêmio.


            “Esse conjunto de ações desenvolvidas por todas as secretarias beneficiarão diretamente as crianças, disseminando assim uma nova cultura em nosso município, onde as crianças sejam efetivamente prioridade da nossa e das futuras gestões” - destaca  o prefeito Marcinho.

Parque Salutaris reúne cerca de 15 mil pessoas no 2º Mês Encantado

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Salutaris foi transformado em uma verdadeira terra encantada para a apreciação de centenas de visitantes. Pula-pula, piscina de bolinhas, carrossel, futebol de sabão, tobogã, entre outros, fizeram parte das atrações que garantiram a diversão de cerca das 15 mil pessoas que participaram do 2º Mês Encantado.   


Pelos jardins da Salutaris, diversas famílias eram vistas aproveitando ao máximo todas as atrações do Mês Encantado. Para as crianças foram distribuídos pipoca, algodão doce, picolé, frutas, sucos, cachorro quente e refrigerante durante todo o dia. Os pequenos também puderam acompanhar apresentações de capoeira, brincar com desenhos e pinturas e desfrutar dos passeios de pedalinho e caiaque no Lago das Minerais, o mais novo cartão postal da cidade. 

E para fechar esses dias de alegria e emoção, o prefeito Marcinho organizou uma grandiosa distribuição de brinquedos para todos os presentes. Outra surpresa foi a presença de personagens infantis, como Thor, O Incrível Hulk, Hello Kitty, Galinha Pintadinha, Pateta, Mickey Mouse e Minnie que encantaram os pequenos sul-paraibanos e visitantes.

O Mês Encantado é um dos mais importantes projetos das ações que beneficiam crianças e adolescentes, contribuindo para o Programa Prefeito Amigo da Criança.


Paraíba do Sul elege com 70% Governador Pezão

Luiz Fernando Pezão, do PMDB foi eleito governador do Estado do Rio de Janeiro.  Sua votação no município de Paraíba do Sul foi alta, alcançando índices de 71,78%, contra 28,22% para Marcelo Crivella do PRB. A expressiva votação do atual governador Pezão em Paraíba do Sul é resultado das grandes parcerias do governo do Estado com o município através do prefeito Marcinho.


Desde que assumiu a cadeira de governador, Pezão investiu na cidade, através de projetos criados e trazidos ao município pelo prefeito Marcinho. Asfaltamento da Barrinha, asfaltamento da estrada que liga Sebollas a Fagundes, máquinas do Limpa Rio, reforma da estação de tratamento de água, conquista do galpão do Parque Salutaris, obras de infraestrutura nos bairros Alvorada e Brejal são algumas conquistas desta parceria.


“Parabéns população de Paraíba do Sul pela expressiva votação de 71,78% dos votos ao amigo de nosso município Luiz Fernando Pezão. Agradeço a todos que colaboraram com essa importante votação para nossa cidade que agora ganhará mais ainda nesses próximos quatro anos”. Afirma prefeito Marcinho.

Abastecimento de água da cidade continua normalizado em período de estiagem

Paraíba do Sul enfrenta o pior período de estiagem já registrado no município desde 1931, período em que se iniciou o monitoramento continuado das águas do rio. Entretanto, ao contrário do que acontecia no passado, a população não está sofrendo com a falta d’água: investimentos feitos pela gestão municipal, em parceria com a CEDAE estão garantindo o abastecimento dos moradores da cidade, mesmo nesta época considerada crítica.


Uma das principais mudanças foi a troca do rotor na captação de água bruta, que aumentou a vazão em 40 litros por segundo, possibilitando, inclusive, a chegada e melhoria da distribuição de água em bairros mais afastados, como Alvorada, no distrito de Werneck e Brejal, que por muitos anos permaneceram esquecidos.

As obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água do município continuam em ritmo acelerado. Após 40 anos a estação está recebendo obras e no total serão investidos mais de R$ 14 milhões na construção de uma nova estação e R$ 3 milhões na reforma da estação que já existente em Paraíba do Sul.

As obras tiveram seu início oficializado no último dia 18 de outubro, quando o diretor de interior da Nova CEDAE, Heleno Silva e Souza, além de outros integrantes da diretoria da CEDAE, visitaram as obras que estão garantindo o aumento da distribuição de água potável a todas as localidades do município. A previsão é que o trabalho prossiga por mais alguns meses.


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

“O prefeito acredita na gente. E nós acreditamos nele”, afirma diretor da Cedae

Entre 40 cidades do Estado do Rio, Paraíba do Sul foi uma das três escolhidas para receber investimentos da empresa

Empenho. Credibilidade. E uma boa dose de vontade política. Esses foram alguns dos ingredientes para que Paraíba do Sul fosse um dos três municípios do Estado do Rio escolhidos pela Nova Cedae e pelo Governo do Estado para receber investimentos. Somente na cidade serão investidos R$ 17 milhões: R$ 3 milhões para a reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA), que já está em andamento; e outros R$ 14 milhões para a construção de uma nova ETA.


São duas conquistas históricas, que marcam o fim de uma luta que durou mais de quarenta anos e que vão beneficiar 100% dos moradores de Paraíba do Sul. Com dedicação, o prefeito Marcinho vem realizando, em menos de dois anos, obras que foram prometidas há quatro décadas.

No último sábado (18), Paraíba do Sul recebeu a visita do diretor de interior da Nova Cedae, Heleno Silva e Souza, um dos responsáveis pela obras. Foi Heleno que, em 2013, recebeu Marcinho e os integrantes do Movimento de Cursilho, da Igreja Católica, que reivindicavam investimentos no setor.


- Esse encontro foi há muito tempo, eles estiveram no Rio, no meu gabinete, e levaram essas reivindicações que estão começando a ser realizadas hoje. Que é essa reforma (da estação de tratamento de água) que está começando e a grande obra (construção da nova ETA) que, se tudo correr bem, começa no ano que vem – disse Heleno.

O diretor estava acompanhado de outros dirigentes da empresa, como o gerente de Obras Humberto, o gerente regional Luís Antônio, o coordenador Antônio Carlos e o chefe da Cedae em Paraíba do Sul, Celso Nicolau. Este último, aliás, foi muito elogiado pela importante parceria firmada com o Governo Municipal. Durante a visita, os diretores da Cedae estiveram na estação e puderam acompanhar o início das obras de reforma.

Com 41 anos de Cedae e há 10 no cargo de Diretor de Interior, Heleno Silva e Souza destacou a importância do trabalho e do empenho do prefeito Marcinho que, segundo ele, foi um dos diferenciais para que o investimento fosse feito na cidade.


- Empenho, credibilidade. Foram essas as virtudes do prefeito Marcinho para conquistar estes investimentos. Essa obra foi liberada pela insistência, pela competência da Prefeitura. O Marcinho é daqueles que todos os dias estão lá cobrando, pedindo obras. E toda essa dedicação é e sempre será reconhecida pelo governo. O prefeito tem sua força política, seus parceiros, e é um grande lutador – afirmou o diretor da Cedae.

Tribunal de Contas do Estado aprova por unanimidade as contas do prefeito Marcinho

O prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, teve suas contas do exercício de 2013 aprovadas, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (21) pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE). A aprovação das contas da Prefeitura de Paraíba do Sul comprova o compromisso da atual administração com a legalidade, moralidade e com a boa aplicação dos recursos públicos.
 
Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Estado aprovou as contas do prefeito Marcinho, confirmando a preocupação do governo com a boa aplicação dos recursos públicos
- Essa é uma demonstração da seriedade do nosso trabalho. Encontramos uma prefeitura quebrada, com mais de R$ 64 milhões em dívidas, e com muito trabalho estamos colocando as coisas nos eixos. Enfrentamos desafios enormes para tirar o nome do município do CAUC, o “SPC das Prefeituras”. Para se ter uma ideia, desde 2001 a cidade não recebia recursos federais devido a irregularidades de gestões passadas. E nós fomos lá, renegociamos as dívidas, mostramos a mudança que ocorreu na administração municipal, e conseguimos limpar o nome de nossa cidade. A aprovação das contas por unanimidade pelo Tribunal de Contas só vem confirmar todo nosso esforço para arrumar a casa e colocar nossa cidade no caminho do desenvolvimento – afirmou o prefeito Marcinho.


O prefeito fez questão ainda de destacar o apoio de toda sua equipe de governo. “Tenho que agradecer imensamente a toda minha equipe e aos funcionários que acreditam na nossa gestão e se dedicam no dia a dia a transformar a nossa cidade”.

Mais de 150 sul-paraibanos são beneficiados com aulas gratuitas de teatro

Projeto do Governo Marcinho vem oferecendo acesso à cultura a pessoas de todas as idades

Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura de Paraíba do Sul através da Fundação Cultural oferece aulas de teatro gratuitas para a população. Mais de 150 sul-paraibanos de várias idades estão, desde o mês de agosto, fazendo aulas de teatro no Theatro Municipal Mariano Aranha. São três novas turmas, com cerca de 50 alunos cada. As aulas acontecem toda segunda-feira no período da manhã, tarde e noite com ator e professor Leonardo Cunha.
 
Mais de 150 sul-paraibanos participam das aulas gratuitas de teatro, oferecidas nos períodos da manhã, tarde e noite no Theatro Mariano Aranha
O curso, inédito na região, está sendo ofertado desde o inicio do governo Marcinho com objetivo de permitir a aproximação dos participantes com o universo cultural e artístico. Além dos cursos, a cidade recebe, com frequência, etapas do projeto "Circuito Estadual das Artes", do Governo do Estado. Diversas companhias do Rio de Janeiro vêm até Paraíba do Sul para promover espetáculos de graça e passar um pouco mais da arte aos sul-paraibanos através de oficinas e conversas. Mais uma inovação do governo Marcinho foi a criação do “Paraíba Cena Sul”, um grande festival de teatro que em 2013 e 2014 ofereceu vários espetáculos de graça, aproveitando o Theatro Municipal e levando a arte até para as ruas, em uma movimentação jamais vista em Paraíba do Sul.


Para o aluno Wellington de Jesus, de 25 anos, as aulas de teatro estão sendo uma oportunidade única.

- Estou gostando bastante das aulas de teatro. Está sendo uma oportunidade única. O curso é de graça, muito bacana e de qualidade. O professor Léo tem uma proposta muito importante, pois ensina dramaturgia, interpretação, movimentação, além de estimular o aluno a criar as próprias cenas, as pessoas saem daqui mais criativas. Antes o teatro servia para qualquer outra coisa, menos para teatro. Nós só fazemos teatro aqui hoje porque a Prefeitura e a Fundação Cultural apoiaram essa ideia e se movimentaram para isso acontecer, então fica aqui o meu agradecimento à Verônica Rocha e ao Prefeito Marcinho por esse espaço lindo. Na segunda a noite eu não faço nada só para vir aqui, saio do trabalho correndo para vir curtir as aulas - disse.


Para Bruna Carvalho e Patrick Onorato, o curso é uma grande oportunidade que nunca foi oferecida para os jovens.


- Eu acho que as aulas de teatro são um fato muito grande aqui para a cidade que antes não tinha. Eu acho muito bom trazer cultura pra cá – afirmou Patrick. “É uma grande oportunidade de conhecer novas pessoas, descobrir coisas novas, quem sabe sair daqui até uma atriz. Quero agradecer a Prefeitura e a Fundação Cultural por trazer essa oportunidade pra gente, pois não tinha nada antes aqui assim na cidade” - finalizou Bruna Carvalho. 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Prefeitura de Paraíba do Sul premia alunos que se destacaram no 2º Bimestre do Saerjinho

Na noite desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, premiou os alunos da rede municipal de ensino que se destacaram no 2º bimestre do Saerjinho. O projeto, implantado pelo governo Marcinho, tem o objetivo de acompanhar mais de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira mais ágil e fiel as dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino.

O evento aconteceu no Theatro Municipal Mariano Aranha e teve início com a entrega de certificados e medalhas para os 90 alunos da rede municipal de ensino que obtiveram os melhores resultados na 2ª avaliação de 2014. Professores e escolas também foram premiados e homenageados durante a solenidade.

Destaque para a aluna Caroline da Cruz Queiroz, do 5º ano da Escola Municipal Prof. Manoel Gonçalves D’Ascensão, que obteve nota máxima em matemática e ganhou um tablet. Sua mãe, Eliane Maria, estava muito orgulhosa.
 
90 alunos da rede municipal que obtiveram os melhores resultados receberam medalhas e certificados
- Além de incentivar os alunos, o Saerjinho também incentiva os professores a buscar cada vez mais uma educação melhor e melhorar cada vez mais as notas dos alunos. Então é muito gratificante estar aqui hoje, é a segunda vez que a minha filha foi destaque, isso nos enche de orgulho. Estão de parabéns, tanto o Prefeito quanto a secretária de Educação - disse Eliane Maria Didris da Cruz Queiroz, mãe da Caroline.
 
O prefeito Marcinho e a secretária de Educação, Francine, premiam a jovem Caroline, nota 10 em matemática
Outra que elogiou o projeto foi a dona de casa Ângela da Silva, mãe do aluno Paulo Leandro da Silva Esteves, da Escola Irma Montedônio.

- Meu filho não era muito bom em matemática, agora ele se esforçou e ficou melhor, então eu acho que ajudou e muito. Já é a quinta medalha que ele ganha – afirmou.

Quem também melhorou o desempenho foi o jovem Herivelto Ferreira de Souza, da Escola Norberto Leal, em Sardoal.


 - Ele desenvolveu bem a nota, era muito ruim em português e com o Saerjinho melhorou muito, graças a Deus. Antes ele tinha muita dificuldade. Eu gosto bastante desse incentivo da rede municipal – contou sua mãe, Eliana Ferreira da Conceição dos Santos.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Moradores do Brejal e do bairro Alvorada comemoram obras de infraestrutura



“O prefeito Marcinho prometeu olhar pelo nosso bairro e agora está cumprindo”, afirmou Leandro de Santos Silva, do Brejal

São cerca de R$ 2,8 milhões de investimentos. Mas uma quantidade de benefícios para a população que não pode ser medida. As obras de pavimentação e construção de redes de água e esgoto nos bairros Brejal e Alvorada, conquista histórica do governo Marcinho, são a realização de um antigo sonho dos moradores das duas localidades.
 
O prefeito Marcinho prometeu olhar pelo nosso bairro e agora está cumprindo, afirmou Leandro de Santos Silva, morador do Brejal
As obras são fruto de mais uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. São R$ 1,4 milhões para a infraestrutura de cada bairro, onde estão acontecendo obras que vão promover a instalação de rede de água e esgoto, que é deficiente; e a urbanização e pavimentação, com colocação de piso intertravado e recuperação de todo calçamento.
 
Para Lidiane de Paula, do Alvorada, todos no bairro estão satisfeitos com as melhorias
- Essa obra aqui vai melhorar com certeza. O prefeito Marcinho prometeu olhar pelo nosso bairro e agora está cumprindo. Isso significa muito pra gente aqui do Brejal. Vai melhorar muito o nosso bairro. Estou aqui há anos e nenhum prefeito tinha olhado pela gente - disse Leandro de Santos Silva, residente no Brejal. 

Outra que comemorou a realização das obras foi a comerciante Lidiane de Paula, do bairro Alvorada.

- Há muito tempo nós precisávamos dessa obra aqui. Todo mundo do bairro está satisfeito com essas melhorias que estão sendo feitas. Agradeço ao prefeito por ter olhado aqui pelo nosso bairro - afirmou Lidiane.
        

2º Mês Encantado continua neste final de semana com diversas atividades gratuitas para as crianças



Evento, que acontece no Parque Salutaris, termina domingo

O Parque Salutaris abre suas portas, mais uma vez, para receber milhares de crianças de Paraíba do Sul e região neste final de semana. A programação do 2º Mês Encantado retorna sábado (18) e domingo (19), a partir de 9 horas, recheada de atrações culturais, esportivas e sociais. A criançada vai poder curtir mais dois dias de muita alegria ao lado da família em um dos cenários mais deslumbrantes do Rio de Janeiro. Entre as atrações estão brincadeiras, contação de histórias, apresentações do Ateliê de Dança Sarah Bernardes, apresentação do espetáculo teatral Formiga Fofoqueira, apresentação da Academia de Artes Marciais Vitor Belfort, pintura de rosto, palhaços, parque de diversões e recreadores.


O 2º Mês Encantado de Paraíba do Sul é uma das ações mais elogiadas do prefeito Marcinho e causou muita emoção nas crianças especialmente no último dia 12, onde um grande público pode passar o feriado com uma programação especial, além de grandiosa distribuição de brinquedos. Diversos moradores comentaram sobre a emoção de ver os filhos sorrindo e felizes, como há muito tempo não se via, além da completa revitalização do Parque Salutaris, que a cada dia se firma como um dos principais pontos turísticos da região.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Alvarás definitivos são concedidos em até 5 dias em Paraíba do Sul



Com implantação do REGIN, ficou mais fácil abrir um novo negócio na cidade

Desde novembro de 2013, os empresários têm uma facilidade a mais na hora de abrir seu novo negócio em Paraíba do Sul. Fruto de um trabalho do governo Marcinho em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio (JUCERJA), a implantação do REGIN no município reduziu consideravelmente o tempo médio necessário para legalização do empreendimento.

Segundo informações da Secretaria municipal de Fazenda, antes da implantação do sistema, o andamento dos pedidos de alvarás, por exemplo, demandava muito tempo, devido a idas e vindas do processo entre as diversas secretarias. Mesmo com toda agilidade, dificilmente um alvará era concedido em menos de 2 meses. Muitos casos levavam de 3 a 5 meses.

Entretanto, após a implantação do REGIN, o tempo médio para liberação do alvará caiu para 5 dias. Isso graças à integração entre os setores da prefeitura, garante o secretário de Fazenda, Mauro Lúcio Zefferino de Souza.

- Com a implantação do REGIN, Paraíba do Sul passou a ter total controle de todas as empresas que estão se instalando, imediatamente após o cadastro de toda documentação na JUCERJA. Todas as secretarias municipais envolvidas na análise recebem, ao mesmo tempo, as informações da empresa, fazendo sua avaliação de maneira independente. Todo esse processo é supervisionado de perto por um funcionário, que garante a agilidade. Quando estão em conformidade com a legislação, com a documentação certinha, os alvarás são concedidos em até 5 dias. Demora mais quando existem pendências que devem ser cumpridas pelos empresários – informou o secretário.

A ferramenta torna mais rápida a análise da viabilidade de instalação de uma empresa e também desburocratiza a emissão do alvará de localização, já que dispensa a apresentação de documentos até então exigidos para conferência quando da solicitação de um alvará.

- Muitas empresas comparecem à Prefeitura para solicitarem informações de como dar entrada no pedido de alvará e são surpreendidos com a notícia que seus alvarás já estão prontos – afirmou o prefeito Marcinho.

De acordo com o secretário de Fazenda a cada dois dias são feitas análises de 35 alvarás. Somente em 2014, 533 pedidos de viabilidade foram analisados pela Prefeitura. Destes, 525 foram aprovados.

Bairros Brejal e Alvorada recebem obras de pavimentação e rede de esgoto e água



Em parceria com o Governo do Estado, Marcinho realiza um investimento de R$ 2,8 milhões nos dois bairros que por muito tempo ficaram abandonados

Mais uma conquista inédita do Prefeito Marcinho, através de parceria com o Governo do Estado, é o investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões para pavimentação, rede esgoto e água com foco nos bairros Alvorada, no distrito de Werneck e no Brejal, locais abandonados por governos anteriores.
 
As obras prevêem uma nova rede de água e esgoto e ainda a pavimentação dos bairros
Os recursos foram divididos igualmente entre as duas localidades: R$ 1,4 milhão para o Brejal, onde estão acontecendo obras que vão promover a substituição e reparos na rede de esgoto, que é deficiente; e a urbanização e pavimentação, com colocação de piso intertravado e recuperação de todo calçamento.
 
O prefeito Marcinho vem acompanhando de perto as obras nos bairros Alvorada e Brejal, em mais uma parceria com o Governo do Estado
O Alvorada, em Werneck, também está recebendo R$ 1,4 milhões em investimentos focados na infraestrutura, com recuperação das ruas e do calçamento, além de melhorias no abastecimento de água e substituição da rede de esgoto, que já estão em andamento. Na Rua Porfírio de Assunção, por exemplo, um novo sistema de abastecimento de água, com completa substituição da tubulação, já foi implantado. De acordo com a CEDAE, foi realizada a substituição de um ramal de 3x4 para um tubo de 20 metros de extensão e 60mm, acabando com o problema dos moradores que há anos sofrem com a falta de água em suas casas.

Para o prefeito Marcinho, as obras marcam uma nova era para esses bairros, que no passado eram locais onde ninguém nunca fez nada, com justificativa de que são poucos moradores. No entanto, com um olhar humanizado, o cenário já está mudando.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Prefeitura realiza I Semana de Ciência e Tecnologia

Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria municipal de Educação, realiza a I Semana de Ciência e Tecnologia do município. O evento acontece na Praça Garcia, das 8h às 16h, e é voltado para a comunidade escolar e para a população em geral.

A I Semana de Ciência e Tecnologia de Paraíba do Sul vai contar com teatro de bonecos do SESC, workshop de teatro, apresentações musicais, mostra de experiências, desafios de português e matemática, atividades esportivas e workshop de informática. Durante o evento, as Secretarias de Saúde, Assistência Social, a Universidade Severino Sombra, PROCON, Conselho Tutelar, Bolsa Família e a CEDAE estarão no local prestando serviços gratuitos a toda população.


Criançada faz a festa no primeiro fim de semana do Mês Encantado de Paraíba do Sul

Milhares de crianças sul-paraibanas esbanjaram alegria e animação no primeiro final de semana do 2º Mês Encantado de Paraíba do Sul. No sábado (11) e domingo (12), Dia das Crianças, os pequenos e suas famílias viveram momentos de muita diversão, cultura e educação no evento, que acontece no Parque das Águas Minerais Salutaris em mais uma iniciativa do prefeito Marcinho em prol da garotada.


Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Salutaris virou uma verdadeira terra encantada, com inúmeros brinquedos, como pula-pula, piscina de bolinhas, carrossel, futebol de sabão, tobogã, enfim, uma infinidade de atrações que garantiram a diversão de todos. Os pequenos também puderam acompanhar apresentações de capoeira, puderam brincar com desenhos e pinturas e desfrutar dos passeios de pedalinho e caiaque no Lago das Minerais, o mais novo cartão postal da cidade.

Distribuição de brinquedos e personagens infantis movimentam o Dia das Crianças
Pelos jardins da Salutaris, diversas famílias eram vistas aproveitando ao máximo todas as atrações do Mês Encantado, que contou também com pipoca, algodão doce e lanche para as crianças.


No domingo, Dia das Crianças, alegria e emoção com uma grandiosa distribuição de brinquedos para todos os presentes comandada pelo prefeito Marcinho. A surpresa do Dia das Crianças foi a presença de personagens infantis, como Thor, O Incrível Hulk, Mickey Mouse e Minnie, Hello Kitty, Galinha Pintadinha, Pateta, entre outros, que encantaram os pequenos.

Outro atrativo foram as belezas naturais do Parque Salutaris. O público presente pode conferir de perto as mudanças feitas pelo governo Marcinho no local, que foi totalmente revitalizado: os jardins receberam novas plantas e flores, áreas de alimentação de pássaros foram criadas e o melhor: as três águas minerais, alcalina, magnesiana e ferruginosa estavam jorrando de suas fontes à disposição de todos.

O 2º Mês Encantado de Paraíba do Sul continua neste final de semana, no sábado (18) e domingo (19), último dia do evento. As atividades acontecem das 9h às 17h, e são totalmente gratuitas.


Número de microempreendedores formalizados em Paraíba do Sul cresce mais de 600% em apenas um ano

Referência na implantação e utilização do REGIN em todo Brasil, Paraíba do Sul segue colecionando bons resultados no setor. De 2013 até o momento, o número de microempreendedores individuais formalizados no município, por exemplo, cresceu 619,23%, um recorde histórico de acordo com a Secretaria municipal de Fazenda.

Os números são resultado das ações e projetos implantados pela gestão do prefeito Marcinho. Em 2013, antes da implantação do REGIN, o cadastro de MEI da Prefeitura de Paraíba do Sul indicava a existência de 218 microempreendedores individuais formalizados no município. Hoje esse número chega a 1.350, um aumento de 619,23% em menos de um ano.


- Antigamente não tínhamos dados consolidados. Hoje, com a implantação do REGIN, temos total controle sobre cada microempreendedor individual que se formaliza, sabendo onde ele está e o que está fazendo – afirmou o secretário municipal de Fazenda, Mauro Lúcio Zefferino de Souza.

Somente em 2014, o número de alvarás para microempreendedores individuais analisados pela Prefeitura de Paraíba do Sul chegou a 366 casos – mais do que a soma total que existia no cadastro municipal antes da implantação do REGIN.

Mas as novidades não param por aí. O Governo Marcinho prepara um novo programa de incentivos que irá estimular ainda mais a formalização de microempreendedores no município.

O que é MEI?
Microempreendedor individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Entre as vantagens oferecidas para aqueles que se formalizam através do MEI estão o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que facilita a abertura de conta bancária, pedidos de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, o MEI é enquadrado no Simples Nacional, sendo isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 37,20 (comércio ou indústria), R$ 41,20 (prestação de serviços) ou R$ 42,20 (comércio e serviços).

O Microempreendedor Individual tem ainda acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Para obter mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria municipal de Fazenda, através do telefone (24) 2263-1052.


Estudantes de Levy Gasparian e Três Rios comemoram a Semana da Criança no Parque Salutaris

Atração vem se consolidando como uma das principais opções de lazer no Centro Sul Fluminense

Revitalizado pelo governo do prefeito Marcinho após amargar anos de abandono, o Parque das Águas Minerais Salutaris se consolida como um dos principais destinos turísticos e opções de lazer do Centro Sul Fluminense. Na última quinta-feira (09), cerca de 50 estudantes do CIEP Municipalizado Padre Joaquim Chaves Figueiredo, do município de Comendador Levy Gasparian passaram a tarde no local, em comemoração à Semana da Criança. Na oportunidade os visitantes conheceram as fontes de águas minerais, as belezas naturais e puderam brincar na grande área que o parque possui com diversos atrativos. Outras turmas do CIEP de Levy e da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, de Três Rios, estiveram na Salutaris nesta sexta-feira (10).


Segundo a professora Lucileia dos Santos, de Levy Gasparian, a escolha do local foi devido a grande área verde que o Parque Salutaris possui. “A gente trouxe as crianças para comemorar a semana da criança e escolhemos aqui porque é um espaço bem cuidado, com grande área verde e seguro. Apresentamos todo o parque, a fonte de águas minerais, eles não conheciam, eles gostaram muito. Aqui é um lugar muito bonito, agradável e tranquilo” - destacou a professora.


 Hoje completamente revitalizado, o Parque de Águas Minerais Salutaris atrai, todos os finais de semana, centenas de crianças, jovens e adultos que, em meio à natureza, buscam a diversão e momentos de prazer. No início do ano, um outro atrativo foi inaugurado na área da Salutaris: O Lago das Minerais, que oferece passeios gratuitos de pedalinho e caiaque nos finais de semana. O Parque das Águas Minerais Salutaris fica localizado Rua Célio da Gama Cruz, s/n.

Plantio de mudas de árvores segue acontecendo por toda cidade

A Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, prossegue com o plantio de mudas de árvores nas vias públicas da cidade. Desde janeiro de 2013, mais de 70 mil mudas de árvores foram plantadas em diversos pontos. O objetivo é transformar Paraíba do Sul no município mais verde do Brasil.


Essa semana a equipe da Secretaria do Ambiente e Agricultura esteve no bairro Grama dando continuidade ao trabalho de plantio em toda a extensão da Rua Cel. João Werneck, até o Parque Salutaris. O bairro Palhas também foi contemplado no mês de agosto com o plantio de novas mudas de árvores ao longo da Avenida Bento Gonçalves Pereira.

A iniciativa denominada “Paraíba do Sul mais Verde – Plante essa ideia” começou em julho e tem como objetivo substituir árvores que já estavam mortas ou causando riscos às calçadas e residências, com plantio de novas mudas e com isso trazendo uma paisagem mais bonita e melhor a qualidade do ar em Paraíba do Sul.

“O projeto vai continuar em outros bairros, até que toda cidade seja beneficiada” - garantiu a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra.


Produtores podem ser inscrever para capacitação sobre eficiência e qualidade na produção de leite

O Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Paraíba do Sul, Emater-Rio e ESLOC-PS, realiza no dia 15 de outubro, um Dia de Campo, voltado para os produtores de leite da região com o objetivo de promover a melhora genética dos animais e da qualidade da produção do leite.

O evento, gratuito, acontece às 13 horas na Fazenda Santa Terezinha, localizada na BR 131, km 3, Paraíba do Sul (Estrada Werneck-Cavarú), e será apresentado pelo Instituto BioSistêmico, tendo três estações práticas sobre  reprodução, qualidade do leite e nutrição, uma vez que, estes são os três pilares da produção de leite com qualidade e rentabilidade.

O produtor que desejar analisar a qualidade do seu leite poderá fazê-lo no local, onde haverá uma unidade móvel provida com equipamentos e instrumentos que permitem aferições das condições de higiene da ordenha e sanidade do rebanho (vaca móvel), além de equipamento ultrassônicos que possibilitam monitoramento e caracterização de outros fatores críticos e que interferem na produção do rebanho.


A intenção, de acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura, é levar o acesso a tecnologia, processos e inovações que permitirão aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite proporcionando a troca de experiência entre produtores. Mais informações pelos telefones (24) 2263-8695 / (24) 2263-8788 / (24) 2252-1671.