terça-feira, 30 de setembro de 2014

Referência no Rio de Janeiro em utilização completa do REGIN, Prefeitura de Paraíba do Sul promove capacitação sobre o sistema

Representantes de várias Prefeituras do estado do Rio estiveram no auditório da PMPS na última segunda-feira (29)

Paraíba do Sul sediou um importante encontro na tarde da última segunda-feira (29), no auditório da Prefeitura. Representantes de diversas Prefeituras reuniram-se com o Chefe do Setor de Tributos da PMPS, Luiz Rezende, para uma capacitação sobre a utilização do REGIN, sistema que permite mais agilidade em abertura de empresas. Paraíba do Sul é citada como referência em todo o estado em aproveitamento e utilização do REGIN, de acordo com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA) e, constantemente, é consultada por diversos municípios para receber orientações de como usar o sistema em sua totalidade.


Paraíba do Sul é classificada como município pioneiro em utilizar o sistema com 100% da sua funcionalidade, desde o pedido de viabilidade até a disponibilização do alvará, tudo através da internet. O sistema, implantado em 16 de novembro de 2013, é mais uma das grandes conquistas do Governo Marcinho e, em menos de um ano, já se torna destaque estadual devido ao seu bom funcionamento. Para se ter uma ideia do sucesso do novo sistema, o número de empresas formalizadas em Paraíba do Sul triplicou após a implantação do REGIN, de acordo com o SEBRAE/RJ.

Mais facilidade em abrir empresas em Paraíba do Sul

Com o REGIN, o sistema de cadastro integrado, ficou mais fácil e mais rápido o processo de registro de uma nova empresa em Paraíba do Sul. Só para ter uma ideia, antes o tempo para abrir um negócio podia chegar até 3 meses, agora o prazo máximo é de 7 dias. Na primeira fase a prefeitura tem até 48 para aprovar a viabilidade do negócio, se estiver tudo certo, ele faz a inscrição no município e recebe a liberação do alvará. Anteriormente cada secretaria dava sua opinião no processo, era aberto o processo no protocolo que era direcionado para determinada secretaria e o processo ia passando de secretaria para secretaria. Hoje o sistema é todo integrado, então cada secretaria se manifesta no REGIN simplesmente com um clique, ela vai aprova ou reprova.


Com este sistema, o empresário pode acompanhar de casa a análise do seu processo e ver as pendências (caso haja) pela internet. Facilita também a obtenção de documentação, permitindo que o empresário pegue de uma só vez o contrato social, CNPJ, DOCAD e, em alguns casos, a própria licença de funcionamento.

Obras da Beira Rio começam ainda este ano

Parte do dinheiro já foi liberado pelo Governo do Estado e Prefeitura está licitando as obras

Uma das obras mais importantes da atualidade em Paraíba do Sul vai sair do papel ainda neste ano. A construção do Parque Fluvial da Beira Rio, sonho de décadas da população e conquista inédita do Prefeito Marcinho graças ao seu incansável trabalho e prestígio com o Governo do Estado, está em fase de licitação e as obras começam em breve, inclusive com parte do dinheiro já liberado. De acordo com informações da Secretaria do Ambiente e Agricultura, o Parque representa etapas importantes para preservação do meio ambiente e recuperação do rio Paraíba do Sul e sua margem.

A Secretaria de Estado do Ambiente confirmou a importância do Parque Fluvial e enfatizou que o projeto apresentado pelo Governo Marcinho se destacou diante de vários apresentados e, por isso, recebeu atenção imediata. Ainda segundo a Secretaria, Paraíba do Sul é uma cidade que precisa de atenção por estar em um trecho crítico do rio Paraíba do Sul, vivendo sob ameaça constante de redução de volume e abandono das margens. Este tipo de projeto é uma forma de garantir a proteção das águas e evitar que problemas ambientais aconteçam no presente e no futuro.


Vale ressaltar que qualquer obra que era feita no passado na Beira Rio era logo embargada pelo Ministério Público, além do município sofrer pesadas multas. No entanto, o projeto do Governo Marcinho, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, em parceria com a Secretaria de Projetos e com o Governo do Estado, conseguiu aprovação direta do INEA e do Ministério Público e, depois de mais de 40 anos de promessas não cumpridas, mais uma obra em benefício dos sul-paraibanos foi conquistada em menos de dois anos.


O investimento inicial é de mais de R$ 3 milhões, divididos em duas parcelas. A primeira parcela já foi liberada e a segunda será paga em breve. A primeira parte do projeto compreende o trecho da Beira Rio entre o bairro Ponte Preta e a Avenida Marechal Castelo Branco, na altura da Construmil. O Parque Fluvial será um dos complexos ambientais mais importantes da região e vai abrigar ciclovias, áreas de contemplação, áreas esportivas entre outros projetos.

Academia de Artes Marciais Vitor Belfort: há um ano formando atletas e cidadãos em Paraíba do Sul

Empolgados com sucesso do projeto, pais e mães comemoram bom desempenho dos filhos

O bairro Liberdade tornou-se uma importância referência esportiva no Governo Marcinho. Antes abandonado pelo poder público, agora os moradores tem mais dignidade e opções através de projetos importantes. Um dos principais é a Academia de Artes Marciais Vitor Belfort, a primeira do atleta do UFC e próximo desafiante ao cinturão do Peso Médio no país.

Inaugurada em março deste ano, a unidade já conta com 400 jovens inscritos, de 7 a 17 anos, que podem praticar, gratuitamente, diversas modalidades de artes marciais. Com equipamentos de ponta e materiais de altíssima qualidade, a Academia Vitor Belfort também fica no bairro Liberdade, mas atende a jovens de toda cidade. O projeto é coordenado pelo ex-detento e hoje campeão de artes marciais Fábio Leão, que com um belíssimo exemplo de luta e superação das adversidades, ensina aos alunos não apenas as artes, mas principalmente a boa conduta, orientando e formando cidadãos campeões.


O sucesso da academia foi tão grande que, entre abril e maio, dois grandes atletas visitaram o bairro Liberdade, para alegria dos moradores e, principalmente, participantes do projeto. Em abril, o campeão Peso Leve do UFC, Anthony Pettis, veio pessoalmente até a academia para conhecer os participantes do projeto e fazer uma demonstração de artes marciais para os jovens atletas. Além do americano, também estavam presentes seu irmão, Sergio Pettis, também lutador do UFC e os treinadores Daniel e Diego Moraes, da Team Moraes, uma das principais academias do país. No mês seguinte foi a vez de Vitor Belfort conhecer o núcleo do projeto que leva seu nome em Paraíba do Sul. Recepcionado por mais de 400 crianças e jovens, o atleta se emocionou no contato com os sul-paraibanos e realizou uma belíssima palestra motivacional, chamando atenção para importância do acesso a esse tipo de projeto esportivo.


Morador do bairro Liberdade, Marcelo Chaves da Silva tem uma filha participando do projeto e comemora os resultados positivos que ela apresenta em casa: "O comportamento dela em casa é outra coisa e o projeto é muito importante para desenvolver essa disciplina. É fundamental. Estou achando muito bom e gostando muito do projeto", disse.

Já Dineia Aparecida Garcia, que além de ter dois filhos participando das aulas na Academia, também é aluna, ressalta a importância da melhora da disciplina: "É muito bom mesmo porque incentiva as crianças a ter mais respeito e disciplina. Os meus filhos estão muito mais disciplinados depois que começaram as aulas aqui. Acho muito importante participar das aulas", disse.


Em parceria com o Governo do Estado, prefeito Marcinho dá início ao tão sonhado asfaltamento de Sebollas a Fagundes

Após 40 anos de promessas não cumpridas, obra finalmente saiu do papel. Moradores de Sardoal recebem acesso gratuito a internet em rede Wi Fi

Pela primeira vez na história de Paraíba do Sul, um Prefeito trabalha com tanta atenção para os moradores que eram constantemente esquecidos em governos anteriores. Na manhã da última sexta-feira (26), a zona rural de Paraíba do Sul viveu momentos históricos. Em uma cerimônia que reuniu diversos moradores de Sardoal, Marcinho, acompanhado dos Secretários de Governo e dos vereadores Maninho Magdalena e Mário Sérgio, deu início ao acesso gratuito de internet por Wi-Fi na localidade, cumprindo uma promessa de campanha e que ninguém antes havia sequer tentado fazer. Em seguida, o Prefeito esteve em Sebollas para acompanhar o início do asfaltamento da estrada que liga Sebollas a Fagundes.


Em Sardoal, alunos da Escola Municipal Norberto Leal receberam o Prefeito e sua comitiva em uma cerimônia onde agradeceram os investimentos realizados por lá, como a reforma da escola que está em andamento e, agora, a tão sonhada internet de graça. Acompanhados dos professores, os alunos também apresentaram um projeto prático de apoio à Coleta Seletiva Solidária, que funciona no município desde junho. Os próprios estudantes confeccionaram logos através de um trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e a escola passa a colaborar diretamente com a coleta de lixo reciclável em Paraíba do Sul.

Conectados, moradores de Sardoal já começam a desfrutar os benefícios da internet
Tão logo terminou seu pronunciamento, Marcinho se juntou aos alunos e moradores para testarem a nova conexão, que é rápida, de qualidade e funciona em todos os aparelhos eletrônicos. Felizes e orgulhosos, os jovens sul-paraibanos comemoravam a novidade e já faziam uso da nova ferramenta. Bastante feliz com a nova realização, Marcinho se comprometeu a continuar olhando com muito carinho para os moradores da zona rural e disse que, em breve, novas obras e conquistas serão anunciadas.


Logo após a visita a Sardoal, o Prefeito Marcinho seguiu em direção ao distrito de Sebollas, onde, também na manhã de sexta-feira, teve início o sonhado asfaltamento da estrada que liga o distrito a Fagundes, em Pedro do Rio (Petrópolis). Graças à uma importante parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, máquinas já estavam a postos e trabalhando a todo vapor, dando rápido prosseguimento a obra, que era um sonho de décadas dos moradores da localidade. Marcinho também fez questão de agradecer o empresário Francisco Pedroso, responsável pela doação de saibro que está sendo utilizado no andamento da obra.

De acordo com informações da Prefeitura, o trabalho envolveu o manilhamento, limpeza, pavimentação e construção de duas novas pontes para garantir a fluidez do trânsito na estrada de 7km de extensão, denominada Ernesto Francisco Magdalena. Estão sendo utilizadas 300 novas manilhas na obra, produzidas na fábrica de Manilhas da Prefeitura, reativada ano passado pelo prefeito Marcinho.


Vale ressaltar que o asfaltamento da estrada de Sebollas a Fagundes é uma reivindicação muito antiga da comunidade da Zona Rural. A falta de pavimentação foi por muito tempo motivo de incontáveis prejuízos, já que todos os dias passam pela via caminhões com tijolos e areia, que representam boa parte dos empregos da comunidade de Sebollas. Além disso, 70% dos turistas e 80% dos visitantes e veranistas utilizam a estrada para chegar à localidade. Ou seja: grande parte do dinheiro que circula em Sebollas vem pela estrada de Fagundes, por isso a grande luta de décadas pela sua pavimentação.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Prefeito Marcinho entrega geladeiras novas às famílias carentes de Paraíba do Sul



Vinte primeiros contemplados começaram a receber o eletrodoméstico nesta terça. De acordo com a Light, troca de todas as geladeiras será feita em até 8 meses

O Natal chegou mais cedo para algumas famílias carentes de Paraíba do Sul. Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (23), no auditório da Prefeitura, o Prefeito Marcinho recebeu representantes da Light para entregar as primeiras 20 novas geladeiras às famílias cadastradas no Tarifa Social. A conquista é fruto de uma inédita parceria entre o Prefeito Marcinho e a Light, que vai beneficiar mais de 1.200 famílias sul-paraibanas. O programa, chamado Comunidade Eficiente, prevê a troca de geladeiras velhas por modelos mais econômicos, o que vai permitir uma redução significativa na conta de luz das famílias beneficiadas.
 
Adriano Rodrigues, do Brocotó, foi um dos beneficiados pela parceria
Participaram da cerimônia o Prefeito Marcinho; o Superintendente de Relações Institucionais da Light, Eduardo Camillo, a Gerente de Eficiência Energética em Comunidades da Light, Fernanda Mayrink, a assessora de Relações Institucionais, Cecília Pimentel, o vereador Mário Sérgio Cordeiro, que representou a Câmara Municipal, e a Secretária de Educação, Esporte e Lazer, Francine Fontainha. Também estavam presentes representantes das 20 primeiras famílias beneficiadas. Vale ressaltar que todos estavam em situação regular junto a Light, ou seja, com pagamento de conta em dia e uso do marcador de consumo de energia elétrica e foram sorteados dentro do cadastro do Tarifa Social, que se destina a famílias de baixa renda inscritas em programas de auxílio do governo federal.
 
É tão difícil hoje em dia alguém se lembrar da gente que é mais humilde, disse Patrícia, filha de Maria Estefânia, da Liberdade
Durante todo o dia, funcionários da Light estiveram nas casas das famílias beneficiadas para realizar a troca das geladeiras. Nos próximos oito meses, outras famílias de Paraíba do Sul terão suas geladeiras trocadas. Lembrando que todo processo é gratuito.
 
Inédita parceria entre o Prefeito Marcinho e a Light vai beneficiar mais de 1.200 famílias sul-paraibanas com a troca de geladeiras velhas por novas
Os primeiros a receber foram Luciana Campos, moradora da Ladeira do Curupaiti; Adriano Rodrigues, que mora no Brocotó; Maria Estefânia Santos, moradora do bairro Liberdade; e Ana Maria Barros e Roberta Castro, da Santa Josefa;
 
Luciana Campos, da Ladeira do Curupaiti, foi a primeira beneficiada
- Pra mim significou muita coisa. Só Deus sabe. É tão difícil hoje em dia alguém se lembrar da gente que é mais humilde. Por isso tenho que agradecer muito ao prefeito Marcinho por ter se lembrado da gente – disse Patrícia Silva dos Santos, filha de Maria Estefânia, da Liberdade. “Eu realmente estava precisando da geladeira, veio em uma boa hora”, afirmou Roberta Castro Santos, moradora da Santa Josefa.
 
Os primeiros 20 contemplados começaram a receber as geladeiras nesta terça-feira. De acordo com a Light, troca será feita em até 8 meses
Confira a listagem dos 20 primeiros beneficiados:

1) Ana Maria Barros de Paiva, do bairro Santa Josefa
2) Lécio de Carvalho, do bairro Vila Salutaris
3) Roberta Castro Santos, do bairro Santa Josefa
4) Rodrigo de Oliveira Ferreira, morador do Lava Pés
5) Margarida de Souza Braga, da Vila Salutaris
6) Michele Cristina de Carvalho, do Limoeiro
7) Claudiomar da Silva, morador do bairro Limoeiro
8) Luciana Campos Esteves Freitas, da Ladeira do Curupaiti
9) Denise dos Santos Silvério, moradora do Limoeiro
10) José Marcos Monteiro Lara, da Vila Salutaris
11) Edilson da Silva, do bairro Eldorado
12) Sebastião Marcos da Silva, do Centro
13) Maria Estefânia Santos, do bairro Liberdade
14) Marco Antônio Amaral de Araújo, morador do Amapá
15) Eliete Mariano, moradora da Salutaris
16) Adriano Rodrigues, morador do Brocotó
17) Creuza Francisco da Silva, do bairro Parque Morone
18) Carla Regina de Oliveira Passos Chaves, moradora de Werneck
19) Ademilson da Costa Ribeiro, morador do Centro
20) Cristiane de Souza, moradora de Vila Salutaris

Paraíba do Sul recebe o espetáculo "Os Beatniks em 'A Gaivota'" nos dias 27 e 28 de setembro



Paraíba do Sul vai respirar teatro no sábado (27) e domingo (28). O grupo "Novos Candangos", de Brasília, estará na cidade para duas apresentações do espetáculo "Os Beatnkiks em 'A Gaivota'". O espetáculo será realizado às 21 horas, no sábado e 20 horas, no domingo, no Theatro Municipal Mariano Aranha. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada, também válido para alunos de teatro e funcionários do município) e estão a venda no próprio Theatro.


A peça conta a história de uma companhia, que não existe, e que encena "A Gaivota". Realidade, ficção e teatro se confundem entre os personagens atores. A paixão de um jovem dramaturgo por uma atriz novata abre a discussão sobre amor, arte e porque se faz teatro. O texto original é de Anton Tchecov, com livre-adaptação, realização, encenação e produção do grupo "Novos Candangos". A direção é de Diego de Leon e no elenco estão André Rodrigues, Diego de Leon, João Campos e Xiquito Maciel. A classificação indicativa é de 16 anos.

O grupo "Novos Candangos" existe há cerca de dois anos, quando os atores se reuniram para montar "A Falecida", de Nelson Rodrigues, clássico da dramaturgia brasileira. No ano seguinte à estréia de “A Falecida”, quatro atores do grupo que ainda não era grupo, se juntaram para montar "Os Beatnkiks em 'A Gaivota'", uma releitura do clássico “A Gaivota” de Anton Tchekhov. Em maio de 2013, após dois espetáculos, firmaram-se como grupo de artistas e amigos que querem explorar o teatro contemporâneo que se faz em todo país.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Segunda etapa da Coleta Seletiva Solidária começa no dia 1° de outubro



Após cumprir metas estabelecidas pelo INEA, governo Marcinho vai levar o projeto para toda cidade

No próximo dia 1° de outubro entra em funcionamento a segunda etapa do Programa Coleta Seletiva Solidária, que vai abranger quase 100% do território de Paraíba do Sul. Em apenas três meses de atividades, a cidade atingiu os 80% de adesão exigido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), na etapa piloto do programa, que começou em 6 de junho abrangendo cinco bairros (Centro, Brocotó, Lava Pés, Parque Salutaris e Palhas). A partir de outubro, o trabalho dos catadores será de segunda a sexta-feira, sempre na parte da manha.


Segundo a Secretaria do Ambiente e Agricultura, entre agosto e setembro foram realizadas importantes capacitações com gestores e funcionários da educação e agentes de saúde de todos os PSFs de Paraíba do Sul. Nas Escolas Municipais, que serão Pontos de Entrega Voluntária (PEV), os alunos vão participar diretamente do programa junto com professores e orientadores.

Já os Agentes de Saúde estiveram em todos os bairros conversando e conscientizando os moradores, em uma espécie de bate papo de porta em porta, para informar sobre o programa e passar os dias e horários em que o bairro será contemplado. O objetivo é que os sul-paraibanos sigam apoiando a coleta, conquistada graças ao trabalho do Governo Marcinho em parceria com o Governo do Estado e ajude também na divulgação da importância deste serviço para a cidade, que além de retirar toneladas de materiais recicláveis do lixo, ajudam a Cooperativa de Catadores de Paraíba do Sul com aumento na renda.

Zona Rural será contemplada em breve
Ainda segundo a Secretaria do Ambiente e Agricultura, a Zona Rural não vai ficar de fora da nova rota da Coleta Seletiva Solidária. Já está em andamento a capacitação de divulgadores na área, além da preparação de catadores e equipamentos para atender os moradores daquela área. A previsão é que muito em breve a coleta já esteja em funcionamento na zona rural.

Confira a relação de bairros que serão atendidos durante a semana pela Coleta Seletiva Solidária a partir de 1º de outubro:

Segunda-Feira
Palhas, Brocotó, Lava Pés, Centro, Parque Salutaris, Eldorado, Limoeiro, Liberdade e Grama

Terça-Feira
Parque Niágara, Jatobá, Bela Vista, Amapá e Grotão

Quarta-Feira
Recolhimentos pontuais no comércio e indústrias (Barão de Angra)

Quinta-Feira
Werneck, Glória, Inema, Fernandó, Caminho de Dentro e Santo Antônio

Sexta-Feira
Palhas, Centro, Brocotó, Lava Pés e Parque Morone

Integração entre educação e esporte traz diversos benefícios em Paraíba do Sul



Iniciativas do Governo Marcinho estão mudando a vida de milhares de jovens sul-paraibanos

Com uma política voltada para o bem estar dos jovens sul-paraibanos, o Governo Marcinho segue investindo em projetos esportivos com objetivo de oferecer oportunidades principalmente às crianças. Graças a um incansável trabalho do Prefeito Marcinho, já são mais de 2 mil crianças e jovens beneficiados em cerca de 10 projetos esportivos e o objetivo é ampliar ainda mais este serviço.


A motivação para investir neste tipo de projeto, além de oferecer oportunidades sociais e profissionais, é estimular a melhoria da educação de cada criança e jovem de Paraíba do Sul. De acordo com os responsáveis pelas aulas, há uma grande melhora observada no rendimento e na disciplina tanto em casa quanto nas salas de aula e isto é confirmado por pais e professores. Vale ressaltar que a boa participação em sala de aula é condição necessária para que o aluno continue nos projetos esportivos. E o número de jovens participando atualmente nestes projetos confirma estas boas notícias.

O projeto "Escola de Atletas", que oferece artes marciais de graça para alunos da Rede Municipal de Ensino, com aulas em horário integral em diversas escolas de Paraíba do Sul, é um dos exemplos. Atualmente, de acordo com a Subsecretaria de Esportes, são cerca de 600 jovens atletas que participam de aulas de seis modalidades esportivas, como judô, jiu-jitsu, muay thai, capoeira, submission e karatê. Ainda segundo a Subsecretaria de Esportes, cada aluno participante no projeto registra crescimento nas notas e melhora na frequência escolar, tendo um resultado muito positivo até o momento.

Outros projetos que são fora das escolas, mas que também tem a condição de bom rendimento nas aulas são os núcleos do Projeto Esporte RJ, conquista do Governo Marcinho em parceria com o Governo do Estado. As aulas de vôlei, por exemplo, já beneficiam cerca de 100 jovens, que participam do treinamento todas às quartas-feiras, à partir das 17h30min na quadra do Morro da Alegria e às sextas, a partir das 17h, no bairro Liberdade. Os jovens atletas do núcleo de vôlei contam com uniformes, todo material (bolas e rede de vôlei), além da orientação de profissionais capacitados para ensinar e atender os alunos. A Escolinha de Futebol Léo Moura, a Academia de Artes Marciais Vítor Belfort, o projeto NatAção e o projeto de Ginástica Artística completam o leque de aulas gratuitas oferecidas pelo atual governo aos sul-paraibanos.

As inscrições para participar dos projetos esportivos seguem abertas. Quem estiver interessado basta procurar um dos núcleos nos bairros ou entrar em contato com a Subsecretaria de Esportes, através do telefone (24) 2263 1001.

Em parceria com a Light, Prefeito Marcinho entrega as primeiras 20 geladeiras para famílias carentes



Convênio entre a Prefeitura e a empresa vai beneficiar mais de 1.200 famílias sul-paraibanas com a troca do eletrodoméstico

Nesta terça-feira, dia 23 de setembro, 20 famílias carentes de Paraíba do Sul receberão de presente uma geladeira nova. A conquista é fruto de uma inédita parceria entre o Prefeito Marcinho e a Light, que vai beneficiar mais de 1.200 famílias sul-paraibanas. O programa, chamado Comunidade Eficiente, prevê a troca de geladeiras velhas por modelos mais econômicos, o que vai permitir uma redução significativa na conta de luz das famílias beneficiadas.


As 20 primeiras famílias beneficiadas estavam em situação regular junto a Light, ou seja, com pagamento de conta em dia e uso do marcador de consumo de energia elétrica e foram sorteadas dentro do cadastro do Tarifa Social, que se destina a famílias de baixa renda inscritas em programas de auxílio do governo federal. As outras entregas serão feitas de acordo com o cronograma da Light.

Estudos estimam que, com a geladeira nova, as famílias podem ter uma economia de até 65% em suas contas de luz. Segundo informações da Light, todas as geladeiras são da marca Cônsul com capacidade total de 261 litros. Os eletrodomésticos contam com congelador, compartimento de resfriamento, gaveta de frios, prateleiras removíveis, gaveta de legumes, pés estabilizantes, porta-ovos removível, prateleira pequena removível, controle de temperatura e botão de degelo seco, lâmpada, prateleiras grandes removíveis e separador de garrafas. Todas vêm com garantia de 1 ano direto com o fabricante. No mercado, uma geladeira desta marca e modelo sai por aproximadamente R$ 784,89. Os participantes do programa, contudo, não vão pagar nada pelas suas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Prefeitura toma medidas para melhorar trânsito e garantir a segurança de motoristas e pedestres

Frota de veículos de Paraíba do Sul dobrou nos últimos dez anos

O trânsito de Paraíba do Sul está cada vez mais intenso. De acordo com dados do Detran-RJ, a frota de veículos do município cresceu 102% entre 2004 e 2014, tendo o mês de agosto como referência. Há 10 anos, eram 6902 veículos, sendo 4477 carros e 818 motos. Atualmente, este número subiu para 13946 veículos, sendo 8361 carros e 2543 motos. O crescimento mais impressionante foi no número de motos, que apresentou 210% de aumento em relação a 2004. O crescimento de carros é de 86%, um número também relevante.
O crescimento de veículos em Paraíba do Sul acompanha uma estatística nacional. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de carros não para de crescer no país. Com o aumento da frota, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São 45,4 milhões de veículos do tipo. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro.


Com mais veículos nas ruas, é necessário criar ações de controle de tráfego e segurança para motoristas e pedestres. Desde 2013, a Prefeitura de Paraíba do Sul estuda a ampliação das vagas de estacionamento por toda cidade para amenizar o problema crônico de falta de vagas. Alguns estacionamentos já foram criados, como na Ponte Preta e na rua Heinz G. Well, próximo a ponte giratória. O objetivo é que, ao longo dos próximos meses, sejam pelo menos 500 novas vagas por toda cidade.


Outra medida que começou nas últimas semanas é a instalação de redutores de velocidade em pontos considerados críticos da cidade. Segundo a Secretaria de Obras e Projetos, foram instalados redutores nos bairros Santa Josefa, Liberdade, Ponte Preta, Centro, Lava Pés e Jatobá, e outros estão em construção, como no bairro Santo Antônio. A Divisão de Trânsito segue estudando a necessidade de colocação em outros pontos da cidade e, em breve, outros bairros serão contemplados.

Rotatórias organizam o tráfego e obrigam a redução da velocidade nos cruzamentos
Muito além de cumprir seu papel de organizar o fluxo dos veículos, as rotatórias desempenham uma função ainda mais importante: garantir a segurança das pessoas. A implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente para disciplinar o aumento do fluxo de veículos em municípios de pequeno e médio porte. Isso porque o dispositivo possibilita uma enorme redução no número de acidentes, tem baixo custo, é rapidamente instalado e de fácil manutenção. Em Paraíba do Sul, a Prefeitura construiu três novas rotatórias: uma na Avenida Mal. Castelo Branco, na saída da Ponte Nova; outra na Praça Nicolau Rivello, Lava Pés, um perigoso cruzamento que já causou centenas de acidentes na entrada da cidade, e uma outra na Rua Célio da Gama Cruz, em frente ao Parque Salutaris, solucionando décadas de problemas com o fluxo de veículos no local.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, o objetivo é garantir a fluidez dos veículos e limitar a velocidade do tráfego, aumentando a segurança para motoristas e pedestres.

Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem.

Rotatória: de quem é a vez?
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência na rotatória é de quem já estiver nela, ou seja, vale a ordem de chegada. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.

A maior vantagem das rotatórias é que elas permitem melhorar o fluxo de trânsito e permitem que seja feita a travessia sem a necessidade de semáforos. Ou seja, as rotatórias são uma ferramenta democrática e dinâmica do trânsito. Mas de pouco adianta uma ferramenta eficiente sem o respeito às leis de trânsito. O motorista deve redobrar a atenção, reduzindo sempre a velocidade e prestando atenção na sinalização, que determina a regra de preferência.


Prefeitura constrói rampas de acessibilidade no Centro de Paraíba do Sul

Projeto será levado aos bairros da cidade, garante secretário de Obras

A Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Obras, construiu mais de 10 novas rampas de acessibilidade nas calçadas públicas do Centro da cidade, permitindo a livre circulação de cadeirantes e outros munícipes com mobilidade reduzida.



Segundo informações do secretário de Obras, Getúlio Junior, os bairros da cidade também serão contemplados com as rampas de acessibilidade. “A determinação do prefeito Marcinho é facilitar a vida e dar segurança às pessoas que apresentam dificuldade de locomoção" - afirmou o secretário. 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Redutores de velocidade continuam sendo instalados em trechos perigosos de Paraíba do Sul



Com objetivo de oferecer mais segurança à população, a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Obras, continua instalando redutores de velocidade em pontos críticos da cidade. Nesta quarta-feira (17), o trabalho prosseguiu com instalação de um redutor na Avenida Expedicionário Wallace Paes Leme, no bairro Santo Antonio.


A iniciativa – uma determinação do prefeito Marcinho para garantir a segurança de motoristas e pedestres - já contemplou diversos bairros da cidade. Foram instalados dois redutores no bairro Santa Josefa, dois no bairro Liberdade, dois no bairro Ponte Preta, um na Rua Moreira César, no Lava Pés, um na Rua Tiradentes, no Centreo, um no bairro Jatobá, em frente ao Ciep e um na Rua Bernardino Franco, no Grotão. Serão instalados mais um no bairro Santo Antônio, perto da Ponte do Lucas, dois no Jatobá, nas proximidades do Nosso Forró e Exposição Agropecuária e no Centro, em frente ao Colégio Sul Paraibano. A Divisão de Trânsito ainda estuda a necessidade da colocação em outros pontos da cidade. Segundo informações da Secretaria de Obras, os redutores servirão também como faixa de pedestre.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Reforma da Estação de Tratamento de Água vai beneficiar toda população de Paraíba do Sul



Após 40 anos de abandono e muitos problemas, governo Marcinho conquistou mais esta vitória, fruto da parceria com o Governo do Estado

Seguem em ritmo acelerado as obras de reforma da estação de tratamento de água de Paraíba do Sul. A obra, que vai beneficiar 100% da população, avançou nos últimos dias e está na fase de reparos estruturais. Funcionários da empresa Darwin Engenharia, responsável pelas obras, começaram nesta semana os trabalhos de pintura, embolso e reforma do laboratório. Vale ressaltar que os pedreiros e ajudantes foram contratados em Paraíba do Sul e toda mão de obra é da cidade.


A previsão é que o trabalho prossiga por mais alguns meses, contemplando melhorias como ampliação do sistema de decantação; colocação de um novo filtro; substituição de válvulas e instalações elétricas; reforma geral e pintura da estação; reforma nos reservatórios; troca da calha; colocação de novos equipamentos e troca do rotor do bombeamento na captação, que vai aumentar o tratamento de água em 50 litros por segundo (passando de 180 para 230), ampliando o serviço e resolvendo o problema de falta d'água. A boa notícia é que a captação de água está em bom nível, e nem a paralisação de alguns dos filtros para limpeza prejudicaram o abastecimento na cidade.

Ao mesmo tempo que o trabalho de reforma da estação é realizado, tanto a CEDAE quanto a Prefeitura de Paraíba do Sul pedem a ajuda da população no combate ao desperdício de água, já que o nível do rio é considerado crítico. O nível da água ainda está em 5, considerado muito baixo para esta época do ano, que estaria entre 8 e 10. Caso este nível desça ainda mais, a cidade corre sério risco de desabastecimento e uma grande crise. O problema começou no dia 1° de setembro, após a publicação da Resolução no 1.309 da Agência Nacional de Águas (ANA), que reduziu a vazão do Rio Paraíba do Sul na Barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí. Desde então o prefeito Marcinho tem acompanhado pessoalmente o caso, que para ele trata-se de “uma medida de bastidores, que não resolve o problema de São Paulo e não leva em consideração os prejuízos à população sul-paraibana e dos demais municípios da região”.

Em breve, outra obra terá início e vai possibilitar a solução do problema crônico de falta d'água para os próximos 30 anos. Será a construção de uma nova estação de tratamento de água, em um investimento de mais de R$ 14 milhões. A previsão é que os trabalhos comecem ainda neste ano.

Escolinha de Futebol Léo Moura: há um ano mudando a vida de centenas de sul-paraibanos



Desde 2013, centenas de jovens sul-paraibanos podem participar da Escolinha de Futebol Léo Moura, no Complexo Esportivo Bom Viver, no bairro Liberdade, um dos principais pólos esportivos da região. Inaugurada em outubro do último ano, graças a parceria entre Governo Marcinho e Governo do Estado, a escolinha, primeira do jogador do Flamengo a ser inaugurada no Brasil, já atende hoje a 800 jovens, que enxergam no futebol a oportunidade de dias melhores. São 200 alunos no bairro Liberdade e outros 600 em núcleos espalhados pela cidade. Todos os participantes recebem kits completos de treino, contendo uniformes e acessórios.

Com aulas de graça e orientações de profissionais capacitados, os resultados aparecem dia após dia. Com frequência, os jovens atletas conquistam bons resultados por todo estado, através de torneios e amistosos e os futuros craques do futebol se mostram muito felizes com a oportunidade. Para Marcelo Alves Batista Junior, de 15 anos, que participa do projeto desde o início, a oportunidade de participar da escolinha é muito positiva: "O projeto está ajudando muito, tirando muita gente das ruas. Temos treinos, jogamos fora de Paraíba do Sul e isso tudo é bom demais", disse.

Patrick Florêncio Evaristo, de 17 anos, e que também participa das aulas desde o início, enfatizou que a realidade para os moradores do bairro agora é diferente. Segundo o jovem, antigamente não existia este tipo de oportunidade e, além de formar atletas, o projeto ajuda a formar cidadãos: "Acho que o projeto é bom demais. Hoje temos várias oportunidades, como jogar amistosos fora da cidade, por exemplo, e chances que antes não tínhamos em nossas vidas. Temos o contato com o Vitor (coordenador da Escolinha na cidade e ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira), que jogou na Seleção e em clubes como Flamengo, que é uma oportunidade de ouro pra gente. A gente vê vários jovens já conseguindo oportunidades em outros clubes pelo estado e isso motiva muito a gente, tudo graças a Escolinha do Léo Moura e ao Prefeito Marcinho. Aqui, eu também aprendo a conviver bem com as pessoas. Antigamente eu me envolvia em confusões, em brigas e agora eu convivo bem até com pessoas que já tive problemas. São meus novos amigos", afirmou.

As aulas acontecem todas as terças e quintas, de 14h às 16h. E para quem estiver interessado em participar, as inscrições continuam abertas. São oferecidas aulas gratuitas em quatro categorias (pré-mirim, mirim, infantil e juvenil) e os interessados podem fazer a inscrição no próprio local. Basta levar xérox da identidade da criança e do responsável, comprovante de residência, duas fotos 3x4, atestando médico autorizando a fazer atividade física e declaração escolar. O Complexo Esportivo Bom Viver fica na Estrada Vieira Cortez, 930, bairro Liberdade. Mais informações através do telefone (24) 2263 1001.

Paraíba do Sul abre inscrições para curso de manutenção e operação de tratores agrícolas





O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR-Rio), por meio do Sindicato Rural de Paraíba do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal promove, de 22 a 26 de setembro um treinamento de manutenção e operação de tratores agrícolas. A capacitação, que é gratuita, acontece na Fazenda Caxambu, na Estrada do Morro Seco, bairro Limoeiro, de 8h às 17h, e tem objetivo de capacitar e certificar profissionais interessados a trabalhar ou que já trabalhem na área.

É importante ressaltar que os treinamentos dessa modalidade são de graça e geram certificação reconhecida em todo o país, habilitando o aluno para a função específica a qual foi treinado. De acordo com a Secretaria do Ambiente e Agricultura, o treinamento tem duração de 40 horas e o SENAR-Rio é a única instituição autorizada a habilitar profissionais nessa área, com emissão de certificado com reconhecimento do Ministério do Trabalho.

O público alvo é formado por pessoas que, preferencialmente, tenham algum conhecimento na área e queiram se profissionalizar, especialmente produtores e trabalhdores rurais, todos maiores de 18 anos e que tenham carteira de habilitação, pelo menos, na categoria B. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, pois as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem procurar a Secretaria do Ambiente e Agricultura, que fica na Praça Marquês de São João Marcos, 6, Sobreloja, Centro ou o Sindicato Rural de Paraíba do Sul, que fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 72, Fundos, Centro. As vagas são limitadas. Mais informações pelos telefones (24) 2263 8695 e (24) 2263 2391.