sexta-feira, 30 de maio de 2014

Prefeito Marcinho concede aumento de 6,78% aos servidores públicos municipais

Pela primeira vez na história reajuste vai beneficiar também os funcionários comissionados, professores, pedagogos, agentes comunitários e médicos

Com o objetivo de valorizar e reconhecer o importante trabalho desempenhado pelos servidores da Prefeitura de Paraíba do Sul, o prefeito Marcinho vai conceder um aumento salarial de 6,78%. O reajuste, acima da inflação, vai, pela primeira vez na história, beneficiar não apenas os concursados, mas também funcionários comissionados, professores, pedagogos, agentes comunitários de Saúde, de Endemias, auxiliares de Saúde Bucal e médicos contratados pelo regime de CLT.

O aumento salarial de 6,78% é fruto de um estudo de impacto financeiro feito pela equipe de governo, que detectou o percentual como o maior possível respeitando os limites legais de gastos com pessoal prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, e para não comprometer as obras e investimentos que vem sendo feitos nas mais diversas áreas, beneficiando a população. A mensagem foi enviada nesta quinta-feira para a Câmara de Vereadores, onde aguarda aprovação.

O prefeito Marcinho fez questão de ressaltar a importância dos funcionários públicos para o processo de transformação da realidade de Paraíba do Sul.

- Solicitei o estudo à minha equipe para que tivéssemos uma maneira de reconhecer os esforços de todos os servidores municipais, que desde janeiro de 2013 vem nos ajudando a transformar a vida dos moradores de Paraíba do Sul. A dedicação e o empenho de cada um são nossas grandes ferramentas para melhorar os serviços e tornar a cidade cada vez melhor. Fico muito feliz em conseguir, pela primeira vez, incluir os comissionados, professores, pedagogos, agentes comunitários, enfim, todas essas pessoas que dão seu suor, todos os dias, para atender bem nossa população – afirmou Marcinho.


Paraíba do Sul sedia importantes encontros com ovinocultores a partir desta sexta-feira

A agricultura vai estar em evidência em Paraíba do Sul no próximo fim de semana. Na sexta (30), será realizado o 1° Encontro de Ovinocultores da Região Centro Sul Fluminense. As atividades serão no Cinema Popular Nívea Stelmann, na Estação Ferroviária. Já no sábado (31), Paraíba do Sul sedia o Encontro Regional de Produtores do PAIS. A programação será no auditório do CEPEFER, no Centro, de 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura, são esperados 70 produtores de vários municípios, além de autoridades diversas, na sexta. O encontro é promovido pela EMATER, Prefeitura de Paraíba do Sul e NOCSUL Ovinos. Serão oito palestras com especialistas do setor, que darão dicas, orientações e promoverão capacitações para criadores de toda região. A programação continua no sábado (31), quando será promovido um dia de campo no Sítio Bode Bravo, do Ovinocultor Ricardo Lombardo, em Paraíba do Sul. Serão abordadas técnicas de reprodução e manejo através de capacitação e orientações. As atividades começam às 10 horas e vai até 13 horas.

Ainda no sábado (31), o auditório do CEPEFER, no Centro, recebe o Encontro Regional de Produtores do PAIS. São esperados 200 produtores de vários municípios, além de autoridades diversas. A programação vai de 8h às 17h.

Confira a programação completa:

Sexta, 30 de maio

1° Encontro de Ovinocultores da Região Centro Sul Fluminense
Local: Cinema Popular Nívea Stelmann (Estação Ferroviária)
Público Alvo: Produtores Rurais
Horário: 8h30 às 16h30

8h30 - Chegada dos participantes

9h - Credenciamento

9h30 - Abertura oficial

10h - Panorama da ovinocultura no RJ e o Programa Estadual Rio Ovinos
Palestrante: José Henrique Moraes, médico-veterinário da EMATER-RJ

10h30 - Vantagens da ovinocultura na região Centro Sul Fluminense
Palestrante: Ricardo Lombardo, Presidente da Associação dos Ovinocultores do Sul Fluminense (NOCSUL)

11h - Perfil dos criadores de ovinos do Sul Fluminense
Palestrante: José Cardoso Macedo Filho, médico-veterinário UFB; diretor da CRIE - Consultoria Técnica

12h - Intervalo para o almoço

13h - Manejo em ovinos de leite
Palestrante: Luiz Francisco Menezes, criador e empresário da Queijaria Sítio Solidão

13h30 - Parasitores do rebanho ovino Fluminense
Palestrante: Jordana Andrioli Salgado, médica-veterinária UFPR; mestre em ciências veterinárias e sistemas de produção de ovinos

14h - Manejo sanitário de ovinos
Palestrante: Glenda Ribeiro, médica-veterinária da Defesa Sanitária Animal - RJ

14h30 - Ovinocultura: desafios e oportunidades
Palestrante: Arnaldo Dantas, consultor da CNA; diretor técnico da Associação dos Ovinocultores do Sergipe; coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Raça Santa Inês (USP - M.A.P.A)

15h45 - Mesa redonda: visão da ACOCERJ (Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Rio de Janeiro) para estimular a ovinocultura do RJ
Moderador: Antônio Lopes, diretor técnico da ACOCERJ

16h30: Encerramento e inscrições para o dia de campo

Sábado, 31 de maio

Dia de campo - Capacitação sobre reprodução e manejo
Local: Sítio Bode Bravo, do ovinocultor Ricardo Lombardo, Paraíba do Sul
Horário: 10h às 13h

Encontro Regional de Produtores do PAIS
Local: Auditório do CEPEFER

Horário: 8h às 17h

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prefeitura constrói Posto de Saúde no Bairro Santa Josefa

Localidade vem recebendo inúmeros investimentos do Governo Marcinho

Um local que só era lembrado nas tristes épocas de cheia do Rio Paraíba do Sul. Assim era o bairro Santa Josefa, ou Liberdade parte baixa. Por anos e anos, os governantes que passaram pela cidade não fizeram qualquer investimento na localidade e os problemas se acumulavam: aumento na criminalidade, jovens sendo perdidos para as drogas, falta de serviços públicos dignos.

Contudo, em janeiro de 2013, a sorte começou a mudar para os moradores da Santa Josefa. Com a chegada do governo Marcinho, uma enxurrada de investimentos começaram a ser feitos no bairro, que hoje já vive uma nova realidade.
 
A Escola Tim Lopes, que estava completamente deteriorada, recebeu reforma para garantir a segurança e conforto dos estudantes e servidores
Em pouco mais de um ano, o bairro Santa Josefa foi contemplado com o Complexo Esportivo Bom Viver, uma obra que transformou uma área, antes degradada, num grandioso centro de esportes, que conta com pista de Cooper, playground, dois campos de futebol e abriga a Escolinha de Futebol Léo Moura, que vem dando oportunidades a centenas de jovens.

Integrando o Complexo Esportivo Bom Viver, o cidadão atravessa a rua e se depara com a Academia de Artes Marciais Vitor Belfort, mais um projeto pioneiro do governo Marcinho que vem transformando a realidade de mais de 400 crianças e jovens da cidade. O local, inclusive, recebeu a visita do norte-americano campeão do UFC, Anthony Pettis, e o fenômeno Vítor Belfort, atraindo a atenção do Brasil e do mundo para o projeto.
 
Em breve o bairro Santa Josefa vai ganhar seu Posto de Saúde, em mais um investimento do governo Marcinho
Mas o trabalho não para e o bairro Santa Josefa continua tendo a atenção do prefeito. Duas importantes obras estão em andamento e, em breve, irão beneficiar toda comunidade local. São elas a reforma da Escola Municipal Tim Lopes e a construção do Posto de Saúde Santa Josefa, que irá oferecer mais conforto, agilidade e dignidade a todos os moradores do bairro.


Além de todos esses investimentos, uma outra ação chamou a atenção da comunidade: máquinas da prefeitura derrubaram um local conhecido como “cracolândia”, utilizado para o consumo de drogas. A intervenção levou um pouco mais de segurança para a população do bairro.

Instituto Benjamin Constant realiza capacitação em Paraíba do Sul

Profissionais da Secretaria de Educação estão sendo treinados para desenvolverem um trabalho mais efetivo com os deficientes visuais

Uma parceria com a Secretaria de Educação de Paraíba do Sul e o Instituto Benjamin Constant, do Rio de Janeiro, está oferecendo cursos gratuitos para profissionais da rede municipal de ensino. Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo é estimular a formação continuada de professores que atuam na Educação Básica e privilegiar o movimento humano e a ação educativa interdisciplinar dos aspectos que permeiam a educação. Os cursos são voltados aos professores da Rede Municipal e outras Instituições parceiras. As aulas acontecem no NUMEES (Núcleo Municipal de Ensino Especializado).


O Instituto Benjamin Constant é um Centro de Referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. Possui uma escola, capacitam profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftalmológicas à população, reabilita, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas.

De acordo com a secretária de Educação, Francine Fontainha, o objetivo de firmar parcerias com Instituições que atendem alunos com necessidades educativas especiais é favorecer a troca de experiência que enriquece o cotidiano de sala de aula, além de contribuir para a formação continuada dos profissionais, a fim de assegurar a promoção de uma educação de qualidade e que realmente seja inclusiva: "Nossa preocupação é oferecer uma educação de qualidade, que privilegie a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e específicas. Esta é uma ação inédita, implementada no Governo Marcinho, que vem reforçar a total preocupação do governo com a inclusão das pessoas cegas e com deficiência visual", disse.

Ainda segundo a Secretaria de educação, o Instituto Benjamin Constant retorna a Paraíba do Sul no segundo semestre, oferecendo os seguintes cursos:

Orientação e Mobilidade – 18/8 a 22/8 
Alfabetização no Sistema Braille – 3/11 a 7/11

Produção de Material Didático Especializado – 24/11 a 28/11

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com diversas atividades em Paraíba do Sul

Em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura vai lançar programas como o Limpa Rio, Rio Rural e Coleta Seletiva Solidária

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) começam um dia antes em Paraíba do Sul. Serão dois dias recheados de atividades na Praça Garcia, além de inaugurações e outras solenidades. Entre os destaques estão oficinas de reciclagem, doação de mudas, apresentações culturais diversas e trabalhos educativos. De acordo com Secretaria do Ambiente e Agricultura, o dia 4 de junho marca a implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

 Paraíba do Sul será um dos únicos municípios da região a contar com o programa, que também compreende a assistência aos catadores, oferecendo todo suporte para que se formalizem através de cooperativa e se capacitem. A Coleta Seletiva Solidária começará com um projeto piloto em ruas dos bairros das Palhas, Brocotó, Lava-pés, Centro e Grama e terá início no dia 06 de junho, com um caminhão específico para esse fim. Aos poucos, o projeto será levado aos demais bairros da cidade. Segundo informações da Secretaria do Ambiente e Agricultura, nos dias 03, 04 e 05 de junho, agentes comunitários de saúde, voluntários, guardas ambientais e servidores da secretaria e do INEA irão visitar as residências para instruir a população sobre como vai funcionar o projeto. Inicialmente, a coleta seletiva será realizada às segundas e sextas-feiras.

No mesmo dia, a cidade vai implantar o Programa Limpa Rio, que consiste na proteção e recuperação do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes, e o programa Rio Rural, com plantio simbólico de mudas. Às 18 horas do dia 4, está marcada uma reunião em defesa do Rio Paraíba do Sul, com a presença do ex-secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Índio da Costa, do ex-secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, deputado estadual Christino Áureo, além do secretário do Ambiente do Estado do Rio, Carlos Francisco Portinho. A participação de toda população é de extrema importância.

Confira a programação completa:

Atividades:
Data: 4 e 5 de junho
Local: Praça Garcia
Horário: 9h às 18h
- Oficinas de reciclagem
- Mostra de filmes e documentários abordando a temática ambiental
- Exposição de trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino
- Apresentações culturais (teatro e banda de música)
- Doação de mudas
- Exposição de animais peçonhentos pelo Instituto Vital Brasil e orientação sobre como proceder diante desses animais.
- Trabalho educativo abordando os temas; queimadas, desmatamento, caça de animais silvestres, consumo sustentável e proteção do Rio Paraíba do Sul e suas margens

Inaugurações:
Data: 4 de junho
Local: Praça Garcia
- 16h - Implantação pela SEA/RJ e INEA do Programa Limpa Rio – proteção e recuperação do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes
- 16h - Plantio simbólico em homenagem ao lançamento do Programa Rio Rural em Paraíba do Sul
- 16h30 – Implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária em parceria com a SEA/RJ e INEA (presença dos catadores, alunos das escolas do município, associações de moradores, comunidades católicas e evangélicas, comerciantes e população em geral)

Reunião em defesa do Rio Paraíba do Sul
Data: 4 de junho
Local: Riachuelo Esporte Clube
Horário: 18h30
Expositores: Índio da Costa; Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Francisco Portinho; e Deputado estadual Christino Áureo


Paraíba Cena Sul: oficinas teatrais gratuitas são oferecidas para toda população

Faltam poucos dias para o início de um dos festivais culturais mais importantes do estado, o Paraíba Cena Sul, realizado pelo SESC Rio em parceria com a Fundação Cultural e Prefeitura Municipal, que chega a sua segunda edição em 2014. Após atrair milhares de pessoas em 2013, com espetáculos de qualidade e oportunidades de aprendizado, o festival tem expectativa de ter um público três vezes maior que o do ano passado, de acordo com a organização. O festival tem grande importância para o resgate cultural promovido pelo Governo Marcinho desde o início do ano passado e tem objetivo de fazer a cidade respirar teatro durante uma semana.
 
Os argentinos do grupo Macaco Elétrico também vão oferecer uma oficina gratuita de teatro para os sul-paraibanos
De acordo com a organização, o evento deste ano trará espetáculos do Rio de Janeiro, São Paulo, Barra Mansa e, inclusive, de fora do país. A grande novidade deste ano é a participação do grupo "Macaco Elétrico", da Argentina, dando ares internacionais à mostra. Entre as atrações, além das apresentações no Theatro Municipal Mariano Aranha, estão espetáculos e oficinas dentro das escolas municipais, estaduais e particulares, além de apresentações nas ruas, como as que serão encenadas no bairro Liberdade e no Parque Salutaris, com espetáculos de grande destaque nos circuito teatral brasileiro nos últimos tempos.


Além do acesso livre à peças teatrais de qualidade, o festival também oferece oportunidades de aprendizado e capacitação. No total, são seis oficinas gratuitas (quatro nas escolas e duas no Cinema Popular Nívea Stelmann). De a 3 a 6/6, a partir de 14 horas, o grupo Santa Víscera Teatro leva seus ensinamentos para alunos do Colégio Cenecista Sul Paraibano, Escola Municipal Arcanjo Antonino Lopes, CIEP Haroldo M. Barros e Escola Municipal Horácio de Mello. Alunos a partir de 10 anos podem participar das capacitações, que serão ministradas pelos dinamizadores Marco Antônio Barreto e Graciane Pires.

Nos dias 7 e 8 de junho, também às 14 horas, o grupo Macaco Elétrico, da Argentina, promove oficinas direcionadas a artistas e estudantes de teatro no Cinema Popular Nívea Stelmann. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Fundação Cultural. No total, foram disponibilizadas 25 vagas. Os dinamizadores responsáveis pela capacitação são Rosalia Jimenez, Brian Molfa e Tomas Yacachury.

Que tiver dúvidas basta procurar a Fundação Cultural, que fica na Avenida Ayrton Senna, 238, Centro, ou ligar para o telefone (24) 2263 1306.

A programação completa você encontra no site oficial da Prefeitura de Paraíba do Sul: www.paraibadosul.rj.gov.br



quarta-feira, 28 de maio de 2014

“Está funcionando muito bem”, afirma comerciante sobre obra no pontilhão no Centro de Paraíba do Sul

Uma obra realizada em março está trazendo diversos benefícios a moradores e motoristas de Paraíba do Sul. O pontilhão entre a Avenida Ayrton Senna e rua Saldanha Marinho - próximo a rua do Malheiros, recebeu uma completa revitalização, inclusive com nova sinalização, e tornou-se, novamente, uma opção de fácil acesso a quem precisa. De acordo com a Secretaria de Obras, foram feitos trabalhos de pavimentação, para nivelamento do asfalto e da rua e drenagem do excesso de água acumulada em uma mina, que fazia com que o local alagasse com frequência. Esta situação piorava muito em dias de chuva e o trabalho foi direcionado para que não mais houvesse transtornos aos motoristas.
 
Para José Malheiros, que há 70 anos mora e trabalha nas imediações do pontilhão, a mudança já traz benefícios
Ainda segundo a Secretaria de Obras, o local precisou ficar interditado por cerca de três semanas. Foram encontrados diversos problemas, como falta de manutenção periódica e péssimo estado de conservação do asfalto, desnivelamento da rua, danos à rede de drenagem e escoamento entre outros. Com isso, além do problema dos carros precisarem fazer manobras para atravessar um simples caminho, ainda havia o risco de fechamento por alagamento.
 
Pontilhão foi totalmente recuperado pela Prefeitura em parceria com a empresa Concrelagos 

A mudança agradou quem mora próximo e vive há muito tempo acompanhando a situação. Para José Malheiros, que há 70 anos mora e trabalha nas imediações do pontilhão, a mudança já traz benefícios: "O serviço ficou muito bom e o pontilhão está funcionando muito bem. A equipe trabalhou sem correria, procurando tomar conhecimento de toda situação e se saiu muito bem. Quando choveu, por exemplo, não houve problemas. O trabalho deu certo", disse. O comerciante também enfatizou que o Governo atual precisou consertar equívocos feitos por equipes de anos anteriores, que haviam tornado a situação ainda pior: "Em anos anteriores, tentaram consertar os problemas, mas só pioraram ainda mais. Os Governos Passados afundaram o pontilhão, então ficava impossível a água escoar. Agora podemos ver que o trabalho feito ali capta muito bem as águas. Durante a reforma, utilizaram uma bomba para escoar o excesso. Realmente está funcionando muito bem”, completou.

Paraíba do Sul participa do Dia do Desafio nesta quarta-feira (28)

Nesta quarta-feira (28), Paraíba do Sul enfrenta Charqueadas (Rio Grande do Sul) na vigésima edição do Dia do Desafio, promovido pelo SESC Rio. O objetivo é incentivar a população a praticar esportes durante todo o dia, sem limitar idades. Todas as atividade são de graça e todos os moradores podem participar.

De acordo com a Subsecretaria de Esportes, as atividades começam as 8 horas da manhã, com ginástica artística e dança na Praça Garcia. As atividades no centro prosseguem a tarde, com o projeto Escola de Atletas. Durante todo o dia, brinquedos infláveis estarão a disposição das crianças e jovens. Vale ressaltar que, além de Praça Garcia, ainda terão atividades em todas as escolas, além dos projetos esportivos, como Academia Vítor Belfort de Artes Marciais, Academia 60+ no Parque Salutaris, entre outros.

O Dia do Desafio é uma iniciativa da UNESCO e da TAFISA - The Association for International Sport for All - e conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos. Em 2007, ano de realização dos jogos Pan-Americanos, o Sesc Rio realizou o Dia do Desafio - Challenge Day - pela primeira vez na história do evento, com todas as 92 cidades do Estado, uma adesão pioneira: o Rio é o primeiro Estado da Federação a ter 100% de seus municípios no evento.


Em 2014, o Dia do Desafio acontecerá em sua 20ª edição, e desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país até o ano de 2016. No Dia do Desafio, todos os participantes são considerados vencedores. Afinal, além de exercitarem o corpo, praticam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Porém há uma disputa saudável entre cidades de mesmo porte populacional e o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Profissionais da Saúde recebem novos uniformes

A Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde, entregou no inicio do mês de maio mais de 238 uniformes padronizados para os profissionais dos Postos de Saúde da Família do município. Foram entregues 85 camisas pólo para técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes administrativos e agentes de serviços gerais, e também 53 jalecos para médicos, enfermeiros e dentistas. Além de 100 Kits, contendo colete, boné e bolsa, para os agentes comunitários de saúde.
 
Antes comprávamos do nosso bolso, tinha que pedir pra fabricar por conta própria, disse a agente comunitária de Saúde, Sonilda Pereira Nunes
- A qualidade do novo uniforme é muito boa. Antes comprávamos do nosso bolso, tinha que pedir pra fabricar por conta própria. Tinha dois anos que a gente não recebia uniforme da prefeitura - falou Sonilda Pereira Nunes, de 35 anos, agente de saúde do PSF Palhas.
 
Sou concursada desde o ano de 92 como agente administrativa e, pela primeira vez, tenho um uniforme, afirmou  a agente administrativa, Creusa Pontes
- Sou concursada desde o ano de 92 como agente administrativa e, pela primeira vez, tenho um uniforme. E pra mim foi ótimo porque os pacientes podem diferenciar os funcionários - destacou a agente administrativa, Creusa Pontes, de 52 anos.




2º Encontro de Veículos antigos reúne centenas de turistas no Parque Salutaris

Apaixonados por carros de várias partes do país reuniram-se no último fim de semana no Parque Salutaris para a segunda edição do Encontro de Veículos Antigos de Paraíba do Sul. O evento, promovido pela CDL, AVA-PS (Associação de Veículos Antigos de Paraíba do Sul) e Prefeitura de Paraíba do Sul, apresentou cerca de 500 veículos raros, além de milhares de turistas que aproveitaram o final de semana para se divertir em família e ver de perto itens de colecionadores.

Entre os veículos mais "tietados" estavam modelos raros da Mercedes; carros da Ford, como o Galaxy; Fuscas que pareciam ter sido comprados há dias e não anos; camionetes variadas e o favorito do público, o Ford Galaxy Landau 1979, que transportou o Santo Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil em 1980. Os veículos estavam espalhados por todo Parque Salutaris, além do Galpão, que abrigou também a Praça de Alimentação.
 
Tínhamos vontade há muito tempo de ter um evento desses em Paraíba do Sul, mas não tínhamos apoio, disse Daniel, da AVA PS, que agradeceu ao prefeito
Presidente da AVA-PS, Daniel da Costa Pereira Netto comemorou o apoio da Prefeitura para a realização do evento e considerou muito boa a presença de expositores e visitantes na edição deste ano.

- Tínhamos vontade há muito tempo de ter um evento desses em Paraíba do Sul, mas não tínhamos apoio do poder público. Com a administração do Marcinho, passamos a ter total apoio e começamos a movimentar nosso próprio evento. Em 2013, tivemos 360 veículos catalogados. E neste ano, através de divulgação maciça, conseguimos reunir cerca de 500 veículos. A edição desde ano me agradou bastante – disse o presidente da AVA-PS.
 
Milhares de pessoas passaram pelo Parque Salutaris durante os dois dias do evento
Presidente da CDL, Daniel da Costa Pereira enfatizou a importância do evento para a movimentação da economia de Paraíba do Sul. Para ele, mais importante que o evento em si são os benefícios que traz para toda cidade, como aumento nas vendas e no movimento turístico.

- O grande objetivo do evento é movimentar a cidade e nós podemos ver isso com clareza. Os visitantes lotaram a rede hoteleira, que teve 100% de ocupação, além de consumir nos bares e restaurantes, que registraram grande aumento de movimento. Além disso, compram no comércio local e movimentam dinheiro por toda cidade. Nós temos de agradecer ao Prefeito Marcinho, pois sem o apoio da Prefeitura, não somos nada. E ele foi essencial, já que os outros prefeitos não davam apoio para a realização do evento. E é bom ressaltar que, no ano passado, ficamos em oitavo lugar no estado como evento mais importante de veículos antigos. Neste ano, temos expectativa de subir ainda mais – afirmou.
 
Favorito do público, o Ford Galaxy Landau 1979, que transportou o Santo Papa João Paulo II em sua visita ao Brasil em 1980
A movimentação de turistas foi grande durante os dois dias de evento. Visitantes de várias partes da região sudeste estiveram em Paraíba do Sul para conferir de perto o evento. Valtuir Cortes, morador de Niterói, veio a Paraíba do Sul pela primeira vez no último fim de semana. Atraído pelo evento, contou ter uma forte ligação com veículos antigos e que gostou muito do que encontrou na cidade.

- Essa paixão por veículos antigos tá no DNA. Desde que era criança eu saia muito com meu pai, sempre víamos estes veículos e ficou pra sempre vivo na minha memória. Gostei muito do evento. E gostei de Paraíba do Sul. A cidade é bonita, com ambiente agradável. Gostei muito do que encontrei aqui.

Morador de Mariana, em Minas Gerais, José Geraldo Gomes se mostrou encantado por Paraíba do Sul e pela recepção com os turistas. Para ele, este ambiente agradável, com características familiares, é essencial para atrair cada vez mais visitantes para a cidade.


- Somos muito bem recebidos em Paraíba do Sul, desde a entrada da cidade. Por isso nós viemos no ano passado, voltamos neste ano e vamos voltar sempre. E fazemos questão de falar bem da cidade por onde nós vamos, mostrando sempre o bom ambiente que se encontra aqui – declarou.

Moradores de Barão de Angra recebem do prefeito Marcinho a tão sonhada Creche Municipal

Inaugurada no último sábado, unidade funciona ao lado da Escola Municipal Sarah Faria Braz, que foi totalmente reformada

Em cerimônia realizada na manhã do último sábado (24), o Prefeito Marcinho entregou duas grandes conquistas aos moradores de Barão de Angra. A Escola Municipal Sarah Faria Braz foi completamente revitalizada, oferecendo melhores condições para alunos e funcionários e, marcando a história do bairro, a primeira Creche Municipal de Barão de Angra foi inaugurada, com capacidade para atender mais de 100 crianças. A unidade era um pedido antigo dos moradores, que ficaram vários anos esquecidos pelo poder público.

Cumprindo a promessa de investir na reforma das unidades educacionais de Paraíba do Sul, Marcinho olhou com carinho para Barão de Angra e promoveu uma verdadeira revolução na estrutura do local. A Escola Municipal Sarah Faria Braz recebeu ampliação, novos muros, nova pintura, além de ganhar mais materiais para as salas de aula. A escola ganhou reforço em segurança também, com a revitalização de paredes, teto e piso. E a primeira creche do bairro Barão de Angra é referência em modernidade e conforto. Com capacidade para atender 120 crianças de imediato, a unidade vai beneficiar pais e mães do bairro, que precisavam deixar os filhos com parentes, pagando outras pessoas, inclusive, ou tentar vagas no centro ou outros bairros.


Em pouco mais de um ano e cinco meses, o governo Marcinho vem investindo pesado na estrutura da educação de Paraíba do Sul. Seis escolas municipais e 100% das creches foram reformadas e além da construção da Creche de Barão de Angra, outra está sendo construída, no bairro Inema. O transporte escolar também foi beneficiado com a aquisição de 25 kombis e 6 ônibus 0km, que hoje oferecem mais conforto e segurança aos alunos. Kits escolares completos e um moderno uniforme escolar também foram oferecidos para todos os alunos da rede municipal, que hoje contam ainda com uma série de atividades extra-curriculares, totalmente gratuitas.

Lago das Minerais: novo cartão postal de Paraíba do Sul cai nas graças da população e encanta moradores

Em mais uma etapa do processo de recuperação e consolidação do Parque Salutaris como principal atração turística da cidade, o prefeito Marcinho inaugurou na noite do último sábado (24) o Lago das Minerais. O mais novo cartão postal de Paraíba do Sul fica no entorno do Parque Salutaris, onde, no passado, eram depositados pneus velhos e muita sujeira. No mesmo dia foi inaugurado o Horto Municipal, que vai distribuir mudas de diversas plantas de graça para toda população, bastando apenas ir até o local e solicitar a espécie desejada.


O lago foi inaugurado, em cerimônia que contou com a presença dos deputados estaduais André Lazaroni e Christino Áureo. Centenas de pessoas estiveram presentes na inauguração e puderam conhecer o novo cartão postal de Paraíba do Sul, que também é o novo espaço de atividades esportivas e entretenimento da população. O lago conta com passeios de caiaque e pedalinho de graça, além de uma pista de caminhada e corrida em seu entorno.


Moradora de Paraíba do Sul, Rita de Cássia Nascimento dos Santos se encantou com o novo cartão postal. De acordo com a moradora, o empenho do Prefeito Marcinho em revitalizar o Parque Salutaris e iniciativas como a criação do lago são de grande valia para a cidade.



- É bom ver que o Marcinho realmente está fazendo tudo que se propôs a fazer pelo Parque Salutaris. Ele sempre teve muita paixão por este lugar, que antes estava abandonado e era só mato e agora é o lugar mais lindo de Paraíba do Sul. Está tudo muito encantador, tanto o lago como o horto municipal. Está muito lindo mesmo – afirmou Rita.
É o lugar mais lindo de Paraíba do Sul. Está tudo muito encantador, tanto o lago como o horto municipal, afirmou Rita de Cássia Nascimento

Paraíba Cena Sul: uma das mais importantes mostras de teatro do estado começa no próximo sábado (31)

Paraíba do Sul vai respirar cultura a partir do próximo sábado (31). Vai começar a segunda edição do Paraíba Cena Sul, uma das mais importantes mostras de teatro do Rio de Janeiro. Serão vários dias de atrações como teatro, música, oficinas culturais e apresentações diversas. A participação do público é de graça.

O festival Paraíba Cena Sul é a mostra de teatro da cidade, realizada pelo SESC Rio em parceria com a Fundação Cultural e Prefeitura Municipal. De acordo com a organização, o evento trará espetáculos do Rio de Janeiro, São Paulo, Barra Mansa e, inclusive, de fora do país. A grande novidade deste ano é a participação do grupo "Macaco Elétrico", da Argentina, dando ares internacionais à mostra. Entre as atrações, além das apresentações no Theatro Municipal Mariano Aranha, estão espetáculos e oficinas dentro das escolas municipais, estaduais e particulares, além de apresentações nas ruas, como as que serão encenadas no bairro Liberdade e no Parque Salutaris, com espetáculos de grande destaque nos circuito teatral brasileiro nos últimos tempos.
 
A peça Sobre Narizes e Jalecos, do Bando de Palhaços do Rio de Janeiro, será apresentada no domingo, dia 1º, no Theatro Municipal
Para a Presidente da Fundação Cultural, Verônica Rocha, a edição de 2014 deve receber um público ainda maior que a do ano passado pelo aumento de atrações oferecidas. Além disso, o festival tem grande importância para o resgate cultural promovido pelo Governo Marcinho desde o início do ano passado: "Temos expectativa de triplicar o público do ano passado, lotando não só o teatro, como as ruas também. Nosso objetivo é fazer a cidade respirar teatro durante uma semana. Creio que a mostra vem para o cidadão sul paraibano como um refresco cultural, um momento muito esperado por quem participou e vibrou com os espetáculos no ano passado. Será um momento de discussões artísticas, sociais e políticas, mas, principalmente, uma tentativa de resgate do grande movimento teatral que a cidade tinha nos anos sessenta. Queremos novos assuntos, queremos cidadãos pensantes, queremos melhorar a auto estima do sul-paraibano. Queremos trazer a arte pra que as pessoas queiram cada vez mais arte. Por isso, agradeço mais uma vez ao SESC Rio, que tornou esse sonho mais uma vez real e maior, e ao prefeito Marcinho, por acreditar na cultura como possibilidade de transformação da sociedade" disse.

Confira a programação completa:

Sexta-Feira, 30 de maio
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Atração: Abertura da exposição "Alberto Castilho - 3 décadas"
Classificação: Livre
Período: 30/5 a 30/6

Sábado, 31 de maio
Local: Praça Garcia
Horário: 11 horas
Atração: Cortejo do Bando de Palhaços (Bando de Palhaços - Rio de Janeiro)
Classificação: Livre
Sinopse: Uma invasão artística e musical pelas ruas da cidade, provocada por uma trupe de narizes vermelhos.

Local: Jardim do Theatro
Horário: 19 horas
Atração: Encontro musical com Kaio Pinheiro
Classificação: Livre

Local: Theatro Mariano Aranha
Horário: 20 horas
Atração: Espetáculo Arresolvido (Rio de Janeiro)
Classificação: 12 anos
Sinopse: Com humor, poesia e música, a peça conta a história de um menino, que sentindo-se o homem da casa após a morte do pai, resolve proteger a mãe. A trama se passa num pequeno povoado cercado de preconceitos e tentações. Texto Vencedor da 5a edição do Seleção Brasil em Cena.

Domingo, 1° de junho
Local: Escolinha de Futebol Léo Moura (Bairro Liberdade)
Horário: 11 horas
Atração: Muito Além do Jardim (Coletivo Sala Preta - Barra Mansa)
Classificação: Livre
Sinopse: Três amigos viajam pelo mundo e se deparam com os desafios da sobrevivência da humanidade. Com muito bom humor e imaginação, a peça enaltece a importância da consciência ambiental e como as mudanças de hábitos poderão oferecer novas posturas diante do processo de degradação do meio ambiente.

Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horário: 20 horas
Atração Sobre Narizes e Jalecos (Bando de Palhaços - Rio de Janeiro)
Classificação: Livre
Sinopse: Aborda temas relacionados à saúde de forma nunca antes vista! Contando com a colaboração preciosa de uma guitarra e um teclado ao vivo, microfones, vozes afinadas (e outras nem tanto), muitas plumas e paetês, a Banda do Bando de Palhaços traz todo o seu glamour para apresentar um novo olhar sobre as doenças e, principalmente, sobre a saúde.

Segunda-Feira, 2 de junho
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horários: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h
Atração: Contos dos Continentes (Coletivo Sala Preta - Barra Mansa)
Classificação: Livre
Sinopse: Em apresentações fechadas para as escolas, o Coletivo Sala Preta encenará contos escolhidos de um repertório de 25 histórias dos 5 continentes.

Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horário: 20 horas
Atração: Encontro com Armando Babaioff - Jovens Atores: Caminhos possíveis para uma vida profissional no Brasil
Classificação: Livre
Sinopse: Armando Babaioff é ator de teatro, TV e cinema. Na TV Globo viveu recentemente personagens marcantes nas novelas SANGUE BOM e TI T ITI. No teatro foi duas vezes indicado ao Prêmio APTR por sua atuação nas peças O SANTO E A PORCA e NA SOLIDÃO DOS CAMPOS DE ALGODÃO. No cinema, Babaioff está finalizando as gravações de um novo longa metragem.

Quarta-Feira, 4 de junho
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horário: 20 horas
Atração: Desamor (São Paulo)
Classificação: 18 anos
Sinopse: Taxista machista repensa toda sua trajetória de vida e seus valores religiosos, sexuais, morais e éticos. Texto inédito de Walcyr Carrasco escrito para o ator Dionisio Neto. Participação especial: Verônica Rocha

Quinta-Feira, 5 de junho
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horário: 20 horas
Atração: Uma Vida Boa (Rio de Janeiro)
Classificação: 18 anos
Sinopse: Insatisfeita com seu próprio corpo, uma garota foge para uma pequena cidade rural em busca de afeto e de um amor que se encaixe com sua verdadeira identidade masculina. Logo ela conhece um grupo de aventureiros no qual é finalmente aceita como um garoto. Inspirada em uma história real.

Sexta-Feira, 6 de junho
Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horário: 15 horas
Atração: Os Malas (Cia Entreato - Rio de Janeiro)
Classificação: Livre
Sinopse: Três palhaços trapalhões viajam pelo Brasil e trazem na bagagem histórias que enaltecem e difundem o melhor do Brasil, os costumes e as tradições do povo de norte a sul, valorizando as músicas, o artesanato, vestimentas, lendas e crendices regionais.

Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horário: 20 horas
Atração: Polenta com Radite (Cia Entreato - Rio de Janeiro)
Classificação: Livre
Sinopse: No Brasil dos anos 40, Polenta, um amargurado imigrante italiano de volta à sua terra natal, encontra Radite, uma jovem e romântica brasileira que está saindo de casa no interior para ser artista na cidade grande. Inspirado no cinema mudo, na arte do palhaço popular, na pantomima italiana e no teatro sem palavra.

Sábado, 7 de junho
Local: Praça Garcia
Horário: 11 horas
Atração: Caminhos - Uma Intervenção Urbana (Cia EnvieZada - Rio de Janeiro
Classificação: 14 anos
Sinopse: Cada pessoa recebe um MP3 player. Todos apertarão o Play ao mesmo tempo. Durante 45 minutos, atores e público transitam por um percurso pré- determinado, proporcionando uma experiência estética sobre o cotidiano da cidade. Uma obra de arte aberta que busca ampliar a experiência humana para além do seu tempo.

Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horário: 20 horas
Atração: Roliúde (Rio de Janeiro)
Classificação: Livre
Sinopse: Bibiu, um sertanejo malandro e de "quengo fino", ganha a vida como contador de histórias pelas ruas e praças do Brasil. Mas suas histórias são bem peculiares. Entre elas, King Kong, Casablanca, E O Vento Levou... Um casamento divertido entre os maiores clássicos do cinema mundial e a cultura nordestina. Baseado no romance de Homero Fonseca.

Domingo, 8 de junho
Local: Parque Salutaris
Horário: 11 horas
Atração: Juancho Barranco - Um Gaúcho a Tranco (Macaco Elétrico - Argentina)
Classificação: Livre
Sinopse: Juancho Barranco é um gaúcho muito famoso por seu senso de justiça e por ajudar a todos. Mas, quando Martin Fierro se torna conhecido, a história de Juancho é esquecida para sempre. Deprimido, ele perde tudo o que tem: casa, china e galinhas, menos teu fiel amigo Alazan, que o acompanha por suas aventuras nos Pampas argentinos a fim de recuperar sua reputação.

Local: Theatro Municipal Mariano Aranha
Horário: 20 horas
Atração: R&J - Juventude Interrompida (Rio de Janeiro)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Em uma escola católica, 4 estudantes exploram a peça Romeu e Julieta como uma espécie de fuga da repressão em que vivem. Espetáculo indicado aos prêmios Shell, APTR e FITA.

De 3 a 6 de junho (Terça a Sexta-Feira)

3/6: Colégio Cenecista Sul Paraibano
4/6: Escola Municipal Arcanjo Antonino Lopes
5/6: CIEP Haroldo M. Barros
6/6: Escola Municipal Horácio de Mello

Horário: 10 horas
Atração: Teatro à la Carte (Santa Víscera Teatro - São Paulo)
Classificação: Livre
Sinopse: Um variado cardápio de cenas é oferecido ao público para que este escolha o "prato"de sua preferência.

Oficinas

De 3 a 6/6 (Terça a Sexta-Feira), 14 horas (direcionada aos alunos das escolas públicas)

Oficina com a Santa Víscera Teatro (São Paulo)
Dinamizadores: Marco Antônio Barreto e Graciane Pires
Classificação: 10 anos

Dia 3: Colégio Cenecista Sul Paraibano
Dia 4: E. M. Arcanjo Antonino Lopes
Dia 5: CIEP M. Haroldo M. Barros
Dia 6: E.M. Horácio de Mello

7 e 8/6 (Quinta e Sexta-Feira), 14 horas (direcionada aos artistas e estudantes de teatro)

Local: Cinema Popular (Estação Ferroviária)

Oficina com Grupo Macaco Elétrico (Argentina)
Dinamizadores: Rosalia Jimenez, Brian Molfa e Tomas Yacachury
Inscrições gratuitas na Fundação Cultural (25 vagas)