sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Milhares de turistas são esperados para o Carnaval 2014 de Paraíba do Sul

Rede hoteleira registra alto índice de ocupação e comércio já comemora aquecimento nas vendas. Com foco no carnaval de rua, cidade apresenta grandes artistas, desfile de blocos e atrações para toda família

O Carnaval 2014 promete ser inesquecível em Paraíba do Sul. Investindo mais uma vez na fórmula que apresenta atrações de rua, voltadas para a toda família e aprovada pela população em 2013, o governo Marcinho promove o melhor carnaval de rua da região, aquecendo a economia do município. Serão dezenas de blocos, shows musicais e outras atividades para que todos possam curtir sem preocupação, com bastante segurança e animação. As atrações começam sempre às 15 horas, em um horário democrático para que todos possam curtir o dia inteiro ao lado de familiares e amigos. Segundo a Prefeitura, a expectativa é bater o recorde de turistas e foliões do ano passado, em um Carnaval que, mais uma vez, vai entrar para a história de Paraíba do Sul.


O Carnaval de Paraíba do Sul tem destaques na organização também. Pensando na segurança e no conforto das crianças, a Prefeitura criou um estande para a identificação dos pequenos através de pulseirinhas com todas as informações pessoais. Caso haja algum problema de perda, ou a criança se afaste muito dos pais, o local pode ser utilizado como ponto de encontro e, através da pulseira, encontrar a família será muito mais fácil. Outra novidade para o público infantil está na disponibilização do "Carnaval Criança Feliz", com uma avenida exclusiva para a diversão dos pequenos sul-paraibanos, com matinê e marchinhas. Outra novidade para este ano está na hidratação. Diversos aguadeiros estarão nas avenidas oferecendo água das fontes do Parque Salutaris para os foliões.

O sucesso do carnaval 2014 de Paraíba do Sul já pode ser comprovado pela movimentação dos turistas na rede hoteleira. De acordo com informações, os hotéis e pousadas do município estão praticamente lotados. Outro movimento interessante é o aluguel de casas, sítios e chácaras, com famílias inteiras vindo das mais diversas partes do país para curtir a folia sul-paraibana.

- Estamos praticamente lotados, com reservas de sexta à quarta-feira. São muitas pessoas que vem do Rio de Janeiro, em busca de um local mais tranqüilo para curtir o carnaval. A procura foi muito boa – afirmou Ozelita Maria Leopoldina, funcionária do Hotel Beira Rio.

O grande número de visitantes também aumenta o movimento em restaurantes, bares, no comércio em geral, aquecendo a economia municipal. Barraqueiros e taxistas, que trabalham diretamente no Jardim Velho, também esperam um movimento ainda maior do que o registrado no ano passado.

- Nós já notamos um crescimento considerável nas lojas de vestuário, como roupas e sapatos. A expectativa é que o movimento dobre com o carnaval – disse do presidente da CDL, Daniel da Costa Pereira Júnior.

Confira a programação do Carnaval 2014 de Paraíba do Sul:

Sexta-Feira, 28/02
Principais atrações: Bloco do Terror, Explosiva Samba Show, GRECSM Pimpolhos da Grande Rio

A sexta-feira de Carnaval será um dia de sentimentos opostos, misturando medo e alegria. Tudo por conta do desfile do Bloco do Terror, que há mais de 30 anos aterroriza as ruas sul-paraibanas e do animado show da Explosiva Samba Show, que promete sacudir os foliões presentes na Avenida do Samba. A movimentação será intensa durante o dia e o show começa às 20 horas. O ponto alto da noite será o encontro dos integrantes do Bloco do Terror com o público presente no Jardim Velho, que está programado para acontecer por volta de 0h30. E para deixar a noite ainda mais animada, pela primeira vez em Paraíba do Sul, uma Escola de Samba mirim vai embalar a multidão, a partir das 20 horas. Serão 60 crianças e jovens desfilando, sendo 30 de Paraíba do Sul, junto com bateria, passistas e outros integrantes da Escola de Samba Carioca Pimpolhos da Grande Rio, a agremiação infantil da escola do grupo especial.

Sábado, 01/03
Principais atrações: Péricles, desfile de blocos, roda de samba

No sábado, a movimentação começa bem cedo. Às 15 horas, o público poderá conferir uma animada roda de samba no Palco 2, também no Jardim Velho, que vai cantar os mais tradicionais sucessos de Carnaval e do samba. Após a apresentação, o cantor Péricles sobre ao palco para animar os sul-paraibanos e turistas presentes. Atualmente, o cantor é um dos principais nomes do samba e pagode nacional e seus principais sucessos estão confirmados na apresentação. Durante o dia, três blocos iniciam sua concentração para o grande encontro à noite, no Jardim Velho. Cambaleio Mas Não Caio, Tem Pra Todo Mundo e Amigos do Caminho de Dentro prometem reunir centenas de foliões de várias partes de Paraíba do Sul.

Domingo, 02/03
Principais atrações: Nosso Sentimento, Banda da Bunda, Matinê à Fantasia

Um dia recheado das mais variadas atrações. Assim será o domingo de Carnaval em Paraíba o Sul. Às 15 horas, novamente o público vai poder conferir uma bela roda de samba. Às 16 horas, as crianças tomam conta da folia, com a primeira Matinê à Fantasia Criança Feliz. O objetivo, de acordo com a organização do evento, é proporcionar aos pequenos sul-paraibanos um gostinho do tradicional Carnaval de rua de tempos atrás, mostrando que Paraíba do Sul tem atrações para toda família. Em seguida, é a vez do grupo Nosso Sentimento tomar conta do palco principal e animar ainda mais o domingo dos foliões, cantando seus principais sucessos. Ainda no domingo, a Banda da Bunda, que há décadas faz a alegria do Carnaval de Paraíba do Sul, faz sua concentração na rua Alexandre Abraão e, em seguida, vai em cortejo para o Jardim Velho, aumentando ainda mais a festa. Os blocos Arrastão do Liberdade e Se Prepara Pra Ressaca também se encontram no Jardim Velho no começo da noite, após animar os integrantes durante o dia.

Segunda-Feira, 03/03
Principais atrações: Cordão do Bola Preta, desfile de blocos

Uma atração que teve sucesso grandioso no Carnaval 2013 em Paraíba do Sul está de volta neste ano. O Cordão do Bola Preta, maior bloco de rua do Rio de Janeiro e um dos maiores do país vai animar a cidade em um cortejo que promete reunir milhares de foliões. A concentração está marcada para 16 horas, com saída prevista para as 18 horas. Entre os sucessos, marchinhas e clássicos do Carnaval, resgatando a tradição da folia de rua, principal objetivo da programação de Paraíba do Sul. Durante o dia, os blocos do Parque Morone, Lava Pés e Ela Balança Mas Não Para fazem sua concentração e também partem em cortejo para o Jardim Velho, no começo da noite, para embalar ainda mais o dia que promete ser inesquecível.

Terça-Feira, 04/03
Principais atrações: Cordão do Boitatá, desfile de blocos, Império da Uva


Para encerrar o Carnaval 2014, a terça-feira tem atrações de tirar o fôlego. Pela primeira vez em Paraíba do Sul, o bloco carioca Cordão do Boitatá faz a festa em cortejo pelas ruas, reunindo milhares de foliões e encerrando com chave de ouro o melhor Carnaval de rua da região. Durante o dia, mais blocos se concentram e partem para o Jardim Velho para encorpar ainda mais a folia. Mamãe Eu Quero, Arrastão do Liberdade e Respeita o Moço. À noite, a Escola de Samba Império da Uva, que em 2014 teve Paraíba do Sul como enredo, se apresenta para consagrar a homenagem em um grande show.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Valorizando os servidores municipais, prefeito Marcinho lança Livro das Merendeiras de Paraíba do Sul

Iniciativa inédita coroa o trabalho das servidoras. No ano passado, merenda escolar da cidade foi eleita a melhor do estado do Rio

Na noite da última terça-feira (25), as merendeiras de Paraíba do Sul viveram um momento histórico. Empenhado na valorização dos servidores da Prefeitura Municipal, o prefeito Marcinho lançou, em um evento no CIEP, o Livro de Receitas das Merendeiras de Paraíba do Sul. A iniciativa é uma homenagem à todas as merendeiras, que no ano passado ajudaram em uma das maiores conquistas do município: o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que elegeu em 2013 a merenda escolar de Paraíba do Sul como a melhor do estado do Rio e uma das melhores do Brasil.
 
As merendeiras foram homenageadas pelo trabalho, fundamental para a histórica vitória no Prêmio Gestor Eficiente da Merenda 2013
O lançamento do livro contou com a presença do prefeito Marcinho, da secretária de Educação, Francine Fontainha, diretores, professores e, é claro, das merendeiras, grandes estrelas da noite. O livro contém 58 receitas elaboradas através da colaboração de 102 merendeiras. As receitas são as mesmas servidas aos alunos das escolas municipais, e oferecem um cardápio saudável e balanceado. São 180 exemplares que serão distribuídos entre as merendeiras, escolas e restaurantes de Paraíba do Sul.

Na ocasião cada merendeira ganhou um livro de receitas e também um certificado de agradecimento do prefeito Marcinho. Além de um sorteio com diversos prêmios que aconteceu no final do evento.

Em seu pronunciamento, o prefeito Marcinho agradeceu mais uma vez as merendeiras e toda a equipe da Secretaria de Educação pela dedicação com as crianças sul-paraibanas. Ressaltou ainda as conquistas de um ano de governo no setor, como o prêmio de Melhor Merenda do Estado, reforma de 100% das creches, melhores notas do Saerjinho e a renovação de toda frota do transporte escolar, com 25 kombis e 6 ônibus 0km.


Batalha de Confetes do Biluca abre oficialmente o Carnaval 2014 de Paraíba do Sul nesta quinta-feira

A abertura oficial do Carnaval 2014 de Paraíba do Sul acontece nesta quinta-feira (27), na rua Alexandre Abraão, Centro. Na ocasião, o Prefeito Marcinho vai entregar a chave da Cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, a partir das 18 horas. No mesmo local, também acontece a concentração dos blocos Entorna e Espantalho, um dos mais tradicionais do carnaval sul-paraibano. Historicamente formado pelas professoras do município, o bloco do Espantalho promete resgatar os bons tempos, desfilando em grande número de participantes com muita alegria, neste carnaval que promete ser o maior dos últimos anos.
 
A tradicional Batalha de Confetes do Biluca abre oficialmente o carnaval 2014 de Paraíba do Sul nesta quinta

Dando continuidade para a folia de quinta-feira, também acontece a Batalha de Confetes do Biluca. Tradicional comerciante sul-paraibano, há anos o boa praça Biluca realiza sua batalha de confetes que é sempre prestigiada por foliões de todas as idades. Com a rua enfeitada, palco, banda, marchinhas e a alegria contagiante, será formado um grande baile popular bem no meio de uma das principais ruas do Centro de Paraíba do Sul. Vale ressaltar que todas as atrações são de graça e abertas a todo público.

Após notificação da Prefeitura, MRS conclui reparos em passagem de nível da Matriz

A MRS Logística concluiu, na noite da última terça-feira (25), os reparos iniciados na última semana na passagem de nível da Matriz. O serviço foi finalizado após a notificação do Prefeito Marcinho, preocupado com os transtornos causados aos sul-paraibanos. Já na manhã de hoje, não havia mais problemas para motoristas e pedestres que passavam pelo cruzamento.
 
Após notificação, MRS concluiu os reparos na travessia 

O objetivo da obra foi recuperar o trecho, oferecendo mais segurança a pedestres e motoristas. 

Alunas da Central de Costureiras de Sebollas preparam fantasias para o Carnaval do distrito

Projeto inédito do Governo Marcinho oferece oportunidade de aprendizado e geração de renda para dezenas de famílias da Zona Rural

Mais um projeto inédito que está ajudando a mudar a vida de dezenas de moradoras de Sebollas, a Central de Costureiras oferece qualificação profissional para que as alunas possam gerar renda com seu trabalho. Na Central, elas aprendem a fechar a roupa, dar bainha, colocar gola, confeccionar shorts e camisas, colocar elástico, colocar o viés e muito mais. E o melhor, as roupas que elas produzem são levadas para casa, renovando os seus guarda-roupas com o fruto de seus trabalhos e aprendizado.
 
Em ritmo acelerado, as alunas da Central de Costureiras de Sebollas preparam as fantasias para o carnaval 2014
Já são mais de 20 famílias beneficiadas pelo projeto, que capacita as costureiras há cerca de um ano para que tenham qualificação e possam gerar renda com seu próprio trabalho. De acordo com a coordenação da Central, em março, todos os trâmites legais serão finalizados para transformação do projeto em cooperativa, para que as alunas já saiam da teoria diretamente para o mercado de trabalho. Em abril, durante a semana das comemorações de Tiradentes, os trabalhos produzidos como roupas, camisetas, camisas, entre outros, estarão à venda em um estande que a Prefeitura irá disponibilizar para as aprendizes e toda verba será dividida entre elas.

Nas semanas que antecedem o Carnaval, o trabalho aumentou. A coordenação do projeto informou que a Central das Costureiras se transformou em um grande ateliê de fantasias. As aprendizes e mais alguns voluntários se uniram para fazer a confecção de todas as fantasias que serão utilizadas nas matinês do Carnaval de Sebollas. A ideia agradou em cheio a todos, segundo a professora Lauricéia Cardoso, pois as alunas têm uma grande oportunidade de aperfeiçoar seu trabalho e fazer a alegria dos moradores do distrito. E todas também estão ansiosas para a venda em abril, pois o maior sonho das alunas é gerar renda e ter um ganho extra para ajudarem suas famílias.


A voluntária Nadir Argon, que é costureira profissional e tem experiência inclusive na confecção de roupas para artistas globais, ficou feliz com a iniciativa da Prefeitura e o trabalho realizado pelas alunas: "Dá muita satisfação ver a qualidade das costuras, além da agilidade do trabalho delas, colocando em prática o que aprenderam na Central. Fico muito feliz mesmo em ver tudo isso", disse.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Escola de Samba mirim se apresenta na sexta-feira de Carnaval em Paraíba do Sul

Iniciativa inédita trará à cidade a “Pimpolhos da Grande Rio”, a agremiação mirim da escola do grupo especial do Rio de Janeiro

Pela primeira vez na história de Paraíba do Sul, uma Escola de Samba do Rio de Janeiro envia seus representantes mirins para desfilar no Carnaval sul-paraibano. Segundo informações da Prefeitura, na sexta-feira (28), o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio abre a folia da sexta de carnaval a partir de 20 horas.


A apresentação vai reunir 60 crianças, sendo 30 diretamente do G.R.E.S. Grande Rio e 30 de Paraíba do Sul, que fazem parte dos vários projetos sociais do município e vão estrear no samba em grande estilo, além de passistas e bateria. O desfile acontece no Jardim Velho e terá duração de 45 minutos, apresentando o enredo "As maravilhas da Pequena África", que a escola de Duque de Caxias leva para o Sambódromo na terça-feira (04/03), encerrando o Carnaval Carioca. De acordo com a Liga das Escolas de Samba (LIESA), o desfile das escolas mirins, que já tem três décadas de tradição, marca a importância de ver as novas gerações de sambistas utilizando o Sambódromo já totalmente preparado e com grande público saudando as apresentações. No total, 16 escolas mirins desfilam em 2014

A iniciativa surgiu após uma visita da representante da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (AESM), Célia David, que, em conversa com o Prefeito Marcinho e representantes da Prefeitura de Paraíba do Sul, resolveu trazer o projeto piloto das escolas mirins para a cidade. O desfile precede uma série de oficinas que também serão realizadas em Paraíba do Sul ainda neste ano, como produção de fantasias, instrumentos, entre outras.

Crianças, como sempre, em primeiro lugar
As crianças são mesmo as protagonistas dos eventos promovidos pelo governo Marcinho. Além do desfile da “Pimpolhos da Grande Rio”, o carnaval 2014 de Paraíba do Sul contará com parque, brincadeiras com animadores e brinquedos infláveis, totalmente gratuitos para a garotada. Uma novidade do Carnaval 2014 de Paraíba do Sul é a distribuição de pulseiras de identificação para os pequenos foliões. Preocupado com a segurança das crianças, o prefeito Marcinho determinou que uma tenda de identificação seja montada no Jardim Velho. No local, os pais poderão identificar seus filhos com a pulseira, onde constará o nome da criança, nome do responsável e telefone para contato. O objetivo é facilitar o contato com a família em caso de desaparecimento do menor.


No domingo de carnaval, às 16h, mais evento para os pequenos sul-paraibanos. A também inédita Matinê à Fantasia Criança Feliz, que acontece no Jardim Velho.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Blocos se preparam para desfilar no Carnaval de Paraíba do Sul

Com uma programação voltada para o Carnaval de rua, oferecendo atividades para toda família, Paraíba do Sul se prepara para realizar mais uma folia histórica, repetindo o sucesso de 2013. E uma das grandes atrações será o desfile dos blocos carnavalescos, que começam em concentração em seus próprios bairros de origem e seguem em cortejo para o Centro da cidade, encontrando outros foliões na Avenida do Samba. E faltando pouco para o início dos desfiles, os coordenadores dos blocos aceleram os últimos preparativos para fazer bonito no Carnaval.


Conheça um pouco sobre alguns dos blocos que irão fazer a festa no Carnaval 2014 de Paraíba do Sul:

Bloco do Parque Morone
Quando desfila: Segunda-feira, 03/03
Coordenador: Filipe Basílio Arantes

Com preparativos acelerados, o bloco formado por moradores e amigos do Parque Morone está animado para desfilar na segunda-feira de Carnaval. Coordenado pelo morador Filipe Basílio Arantes, o bloco reúne, em média, 200 pessoas e é democrático: todos podem participar, desde crianças até famílias inteiras. Filipe conta que o bloco começou como uma iniciativa de amigos, já que o bairro nunca tinha se mobilizado para formar um bloco. No primeiro desfile, ele conta que uma iniciativa curiosa chamou atenção de várias pessoas e contribuiu para o sucesso da brincadeira: "No primeiro desfile, recebemos uma camisa que já tinha uma estampa, mas resolvemos virar do avesso e fazer a nossa própria marca. Ficamos conhecidos como "Turma do Avesso" e cada vez mais pessoas se interessaram em participar. Agora vamos para o quinto ano, com expectativa de reunir centenas de pessoas na avenida", disse.
Filipe conta que o bloco já é tradição nos desfiles da segunda-feira de carnaval, com a concentração começando no bairro Parque Morone por volta de 14h e a saída para o centro às 18h. O bloco conta com um carro de som para fazer a alegria dos foliões e o grande objetivo é levar a alegria dos moradores do Parque Morone para todos os cantos da cidade.

Bloco Se Prepara pra Ressaca
Quando desfila: Domingo, 02/03
Coordenador: Thiago da Rocha Xavier

Um dos caçulas do Carnaval sul-paraibano vem do Bairro das Palhas. O Bloco Se Prepara Pra Ressaca deve reunir cerca de 250 integrantes para fazer a festa nas ruas de Paraíba do sul. De acordo com um dos coordenadores, Thiago da Rocha Xavier, este é o primeiro ano que o bloco vai pra rua, mas a iniciativa já vem de alguns anos: "Temos essa ideia de ter um bloco há cerca de três anos, mas nunca conseguíamos reunir o pessoal porque sempre alguém viajava. Neste ano, todos resolveram ficar, então vamos levar nossa festa pra rua", disse.
Ainda de acordo com Thiago, o bloco tem um carro de som pra animar os foliões, que são da Rua das Palhas ou de bairros vizinhos. A concentração está marcada para 13h30, na rua José Antônio Costa e a saída para o centro acontece às 17h30. Segundo os coordenadores, o bloco reúne famílias, crianças, adolescentes e quem mais quiser curtir o Carnaval com os amigos.

Bloco Tem Pra Todo Mundo
Quando desfila: Sábado, 01/03
Coordenador: Fernando Carlos do Couto Filho

Estreante no Carnaval de Paraíba do Sul, o bloco Tem Pra Todo Mundo, do bairro Santa Josefa, vai levar cerca de 250 foliões para as ruas, prometendo estrear em grande estilo. Segundo o coordenador Fernando Carlos do Couto Filho, a iniciativa de criar um bloco surgiu através de um grupo de amigos, que sempre se reúne para jogar bola. O objetivo era dar uma atração a mais para o bairro Santa Josefa: "Queríamos ter desfilado já no ano passado, mas não houve tempo. Neste ano, nós planejamos e conseguimos reunir todo mundo a tempo. A ideia é ter um bloco também na rua de baixo, já que a rua de cima tem dois blocos (Arrastão e Renascer do Liberdade)", disse.
O bloco é composto, em sua maioria, por moradores do bairro e por amigos que vem de outras localidades, inclusive de Três Rios. Às 12h de sábado, está marcada a concentração, que deve ir até 17h30. Às 18 horas, auxiliado por um carro de som e música própria, o bloco vai pra rua em direção à Avenida do Samba. Ainda segundo Fernando, a brincadeira que começou em um jogo de bola vai levar a alegria dos moradores para o centro da cidade, mostrando que Santa Josefa sabe fazer Carnaval muito bem.

Ela Balança Mas Não Para
Quando desfila: Segunda-feira, 03/03
Cordenadora: Daíse Bárbara de Barros Silva

Mais um representante da Rua das Palhas, o bloco Ela Balança Mas Não Para também vai estrear no Carnaval de Paraíba do Sul em 2014. Reunindo muitas famílias, amigos e moradores do bairro, são esperadas cerca de 150 pessoas para o primeiro desfile da história do bloco. Segundo a coordenadora Daíse Bárbara de Barros Silva, a inspiração de criar o bloco veio com seu retorno a Paraíba do Sul, após morar fora por vários anos: "Retornei à Paraíba do Sul no fim do ano passado, após morar oito anos e meio no Rio de Janeiro. Mesmo longe, eu sempre gostei de passar o Carnaval por aqui, devido a tranquilidade e harmonia características da cidade e neste ano resolvi fazer mais. Conversei com moradores e decidimos criar o bloco, para levar nossa alegria para as ruas", disse.
O bloco é uma das atrações da segunda-feira de Carnaval e começa a concentração às 15 horas, na Praça da Rua das Palhas. Às 18h30, os foliões iniciam o cortejo rumo ao centro da cidade, fazendo festa pelas ruas e atraindo mais e mais integrantes. Ainda segundo Daíse, o bloco é composto por famílias, amigos e também é aberto para moradores de outros bairros que queiram participar.

Arrastão do Liberdade
Quando desfila: Domingo, 02/03
Coordenador: Edilson Gomide

Um dos maiores blocos de Carnaval de Paraíba do Sul, reunindo em média duas mil pessoas, o Arrastão da Liberdade vai para o Carnaval com expectativa de quebrar recordes de participação de pessoas. Segundo o coordenador Edilson Gomide, há mais de dez anos o bloco leva a alegria e folia do bairro Liberdade para as ruas de Paraíba do Sul e, neste ano, não será diferente: "Muita gente gosta do bloco, assiste, participa, elogia...é muito legal essa reação das pessoas. Geralmente, saímos com cerca de 500 pessoas do bairro, mas com a chegada de moradores de vários ouros bairros, superamos os dois mil integrantes quando chegamos no centro", disse.
Uma das grandes atrações do bloco, segundo Edilson, é a bateria composta por 40 pessoas que, ao lado de um carro de som, embala os foliões durante o cortejo. São músicas compostas pelos próprios integrantes, que fazem sucesso e chamam bastante atenção. O coordenador diz que fica muito feliz em ver o bloco como um dos mais queridos e tradicionais da cidade, e todos se esforçam cada vez mais para atender as expectativas dos moradores.

Cambaleio Mas Não Caio
Quando desfila: Sábado, 01/03
Coordenadora: Alessandra Maria Gonçalves Guaraciaba de Almeida

Um bloco carnavalesco que prima pela tradição das festas de rua, com muita marchinha e roda de samba. Esse é o mote do bloco Cambaleio Mas Não Caio, que desfila pelo quarto ano seguido no sábado de Carnaval e se concentra no Parque Salutaris, a partir de 15 horas. Segundo a coordenadora, Alessandra Guaraciaba, o objetivo do bloco é reunir o máximo de pessoas possível, em um ambiente familiar e de muita amizade. Ela explica que os integrantes promovem um carnaval mais tradicional, focando nas clássicas marchinhas e sambas mais antigos, reunindo desde jovens a idosos: "Nós fazemos nossa festa em clima de matinê mesmo, com roda de samba, uma banda de marchinhas e muita alegria. O bloco não é vinculado a um bairro apenas. Fazemos nossa concentração no Parque Salutaris e todos são bem vindos a participar", disse.
Ainda segundo Alessandra, a expectativa é reunir cerca de 200 pessoas para o Carnaval de 2014. E o nome do bloco nada mais é que uma brincadeira com as dificuldades do dia a dia e a explosão de alegria que a folia traz nos dias de Carnaval: "Passamos o ano inteiro cambaleando com contas, dificuldades, trabalho, dinheiro...mas não caímos! E no Carnaval queremos extravasar isso, que apesar da dificuldades, sempre há motivo pra comemorar e ser feliz", completou.

Mamãe Eu Quero
Quando desfila: Terça-feira, 04/03
Coordenador: Zé Bola

Para garantir a diversão da terça-feira de Carnaval, o bloco Mamãe Eu Quero ajeita os últimos preparativos para o quarto ano seguido desfilando em Paraíba do Sul. De acordo com o coordenador Zé Bola, serão cerca de 100 integrantes com abadá, mas o bloco tem um jeito diferente de fazer com que todo mundo possa participar: "Não cobramos abadá, pedimos aos integrantes para trazer uma caixa de latas de cerveja ou de refrigerante em troca das camisas. Mas quem não tiver camisa também não tem problema, basta ir de fraldão", disse.
Batizado com o nome de uma das mais tradicionais marchinhas carnavalescas, o bloco se concentra no bairro das Palhas a partir de 15h, com saída prevista de cortejo para 17h30. Ainda segundo Zé Bola, os integrantes têm a ajuda de um carro de som e uma bateria, que toca músicas próprias e conta com a alegria e animação dos foliões sul-paraibanos, que não são restritos apenas à moradores das Palhas: "São famílias inteiras que desfilam com a gente e que já criaram essa tradição de desfilar no bloco. É interessante observar essa mescla de gêneros e idades", completou.

Amigos do Caminho de Dentro
Quando desfila: Sábado, 01/03
Coordenador: Noêmia Maria Melo de Carvalho

Outro tradicional bloco do carnaval sul-paraibano é formado pelos Amigos do Caminho de Dentro. São cerca de 150 integrantes, que, pela terceira vez consecutiva, vão levar a alegria do bairro para as ruas de Paraíba do Sul. De acordo com a coordenadora, Noêmia Maria Melo de Carvalho, o bloco começou como uma pequena festa, para os amigos do bairro e, após alguns anos, virou uma das mais tradicionais comemorações do Caminho de Dentro: "Nosso bloco começou como uma festa de bar, reunindo amigos e familiares para curtirem o Carnaval. Como percebemos que muita gente gostou da ideia, resolvemos levar a festa pra rua. E desde então estamos aí, completando nosso terceiro ano seguido de desfile", disse.
Ainda segundo Noêmia, os integrantes são, em sua maioria, famílias e muitas crianças. Eles contam com um carro de som, que toca marchinhas e músicas com tema de Carnaval para animar o cortejo. A concentração está marcada para 15 horas, com saída do bloco às 18 horas. Noêmia conta que os moradores já estão bastante ansiosos e contam as horas para o dia do desfile.

Bloco do Lava Pés
Quando desfila: Segunda-feira, 03/03
Coordenadoras: Sônia e Tatiana

Com preparativos acelerados para entrar na avenida pelo quarto ano seguido, o Bloco do Lava Pés vai levar cerca de 250 pessoas em um cortejo que reúne moradores dos bairros Lava Pés e Portal do Sol. Segundo as coordenadoras Sônia e Tatiana, é interessante observar que sempre surgem mais pessoas para desfilar do que o planejado pela organização do bloco: "Muita gente aparece com camisas dos anos anteriores, para não ficar de fora da festa. É muito bonito de se ver, na maioria são famílias inteiras e muitos amigos de longa data", disse Sônia.
Ainda segundo as organizadoras, o bloco sai em cortejo por volta de 17 horas, cantando as mais tradicionais marchinhas e músicas de Carnaval. Elas esperam repetir o sucesso dos anos anteriores, arrastando uma grande quantidade de pessoas para fazer um belo desfile no Centro de Paraíba do Sul.

Banda da Bunda
Quando desfila: Domingo, 02/03
Coordenadora: Denise de Olveira Rampini

Com mais de duas décadas de tradição no Carnaval sul-paraibano, o bloco Banda da Bunda pretende bater mais um recorde de público. Segundo a coordenadora, Denise de Oliveira Rampini, a expectativa é ter mais de 500 pessoas desfilando no que ela considera "o bloco mais famoso da cidade". E o diferencial está na alegria dos participantes: "Todo mundo gosta muito do desfile, ficam ansiosos para o dia do bloco. O bacana é ver que todo mundo vai fantasiado, como os tradicionais desfiles de carnaval de épocas passadas", enfatizou.

Com concentração a partir de 18h, no Bar do Biluca, os foliões iniciam cortejo às 20 horas, em direção a Avenida do Samba. Denise explica que o horário da concentração é mais tarde para dar tempo de reunir ainda mais pessoas, pois muitos participantes são famílias e idosos. Ela salienta, também, que recebe muitos participantes de fora de Paraíba do Sul, que gostam muito da ideia de desfile tradicional e com fantasias.

Prefeitura notifica MRS por obra de má qualidade, determina prazo para solução de 72 horas e multa por não cumprimento

Empresa será responsabilizada por qualquer dano que vier acontecer à população

O prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, determinou nesta segunda-feira (24) que fiscais da prefeitura notificassem a empresa MRS Logística, responsável pela malha ferroviária que corta a cidade. O motivo foi uma obra iniciada na última semana, na passagem de nível da Matriz, que vem causando transtornos e levando riscos à população sul-paraibana.


Guardas municipais estão no local para orientar os motoristas e pedestres. O objetivo é garantir a segurança dos cidadãos. A MRS Logística terá um prazo de 72 horas para concluir a obra, sob pena de multa.

Segundo informações, os trens da MRS irão passar pela cidade em marcha reduzida até que as obras sejam concluídas.

Alunos da Escolinha de Futebol Léo Moura, de Paraíba do Sul, participam de inauguração na Rocinha

Time de Paraíba do Sul foi um dos primeiros a jogar no campo do novo núcleo

O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, André Lazaroni, e o craque do flamengo, Léo Moura, inauguraram na manha do último domingo (23/02), no Complexo Esportivo da Rocinha, a mais nova escolinha de futebol do jogador Léo Moura. Nem mesmo o sol forte espantou centenas de crianças que se amontoaram para ver o ídolo do flamengo de perto, durante a inauguração da unidade da Rocinha que atenderá cerca de 800 meninos entre 7 e 17 anos.
 
Alunos da Escolinha de Futebol Léo Moura, de Paraíba do Sul, participam de inauguração na Rocinha 
A primeira partida foi realizada entre os meninos da primeira escolinha de Léo Moura, inaugurada no ano passado em Paraíba do Sul, contra os novos alunos da escolinha, na Rocinha. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e do jogador do Flamengo Léo Moura. Paraíba do Sul foi a primeira cidade do Estado a receber o projeto, sediado no Complexo Esportivo Bom Viver, na Liberdade. O sucesso é tão grande que núcleos estão sendo montados em outros bairros, como em Sebollas, na Zona Rural.


No total, foram duas partidas nas categorias Sub 15 e Sub 17. Na ocasião, o aluno da escolinha de Paraíba do Sul, Paulo Victor Monfante, de 17 anos, falou sobre a emoção com a oportunidade de praticar o esporte: "Meu sonho é ser um grande jogador de futebol como o Léo. Tenho me dedicado e meus professores me cobram também resultados na escola e no meu comportamento. Participar da escolinha tem sido muito importante na minha vida. Quero que mais jovens possam ter acesso ao esporte, e essa iniciativa está ajudando muito", disse.

Segunda edição do "Verão Esporte Show" reúne grande público e é sucesso em Paraíba do Sul

Com uma série de atividades esportivas de alto nível, a segunda edição do "Verão Esporte Show", que foi realizada no último fim de semana, foi um enorme sucesso. Com grande público nos dois dias de evento, atividades como a Copa Rio Minas de Downhill e as apresentações de projetos como "Escola de Atletas" e "Ginástica Artística" foram alguns dos destaques. A organização descreveu a segunda edição do evento como uma grande festa do esporte, com apresentações para todos os gostos.
 
Acompanhando tudo de perto, o prefeito Marcinho se encantou com a apresentação do projeto de Ginástica Artística
No sábado, as atividades começaram bem cedo no Parque Salutaris. Logo no início da manhã, centenas de ciclistas já preparavam seus equipamentos para começar os testes e treinamentos na pista que consideram "uma das mais completas e difíceis do país". Segundo a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ), a etapa valeu pontos para o Ranking Estadual 2014 e reuniu quatro categorias no total, com a feminina como grande destaque e novidade da prova. Atletas de alto nível deram show de habilidade e mostraram o que estava por vir no dia seguinte. E no domingo, as expectativas não foram frustradas. Descidas em alta velocidade, em meio a obstáculos complicados e um cenário dos mais deslumbrantes do Rio de Janeiro. Esta foi a tônica da competição. No fim, o grande público que compareceu ao Parque Salutaris ficou satisfeito com mais um evento de alto nível em Paraíba do Sul.
 
Competições de judô e jiu-jitsu animaram a manhã de domingo no Jardim Velho
Ainda no sábado, quem foi ao Parque Salutaris também pode curtir partidas emocionantes e bem disputadas de Futebol de 7. O Torneio Regional reuniu equipes de Paraíba do Sul e região e teve o Volante como grande campeão, superando o Inema na grande final. Outra competição do dia foi o Campeonato de Vôlei Masculino Categoria Adulto, na quadra do Monsenhor Francisco. No fim, a equipe de Paraíba do Sul superou Queimados por dois sets a um e foi a grande campeã.
 
O Fut7 contou com acirradas disputas no campo do Parque Salutaris
No domingo, o futebol também teve a quadra do Monsenhor Francisco como palco de grandes disputas. O Campeonato Regional de Futsal contou com um bom público, que acompanhou os jogos e vibrou com cada boa jogada. No fim, a equipe de Werneck foi a grande campeã, superando a Seleção de Areal na final. E o Jardim Velho se transformou em uma verdadeira arena, recebendo atletas de diversas modalidades de lutas para competições de alto nível. No judô, a equipe de Caxias foi a campeã com 106 pontos no total, seguida do Projeto Jatobá, com 105 e Queimados, com 64. Em seguida, o Jiu Jitsu premiou os atletas participantes após lutas de muita habilidade, mostrando que o investimento feito no projeto "Escola de Atletas", que também apresentou outras modalidades, está dando resultado em pouco tempo. E a grande novidade do dia foi a capoeira, que não foi apenas uma apresentação, mas uma competição de solo.
O Futsal também teve vez no 2º Verão Esporte Show


No fim, todos saíram com a impressão de que o evento não só fortalece o esporte de Paraíba do Sul e região, mas se firma, a cada ano, como palco de competições de alto nível e entretenimento para toda família.
A Copa Rio Minas de Downhill foi uma das atrações do 2º Verão Esporte Show de Paraíba do Sul

Bloco da Tribo é sucesso de público no pré-carnavalesco mais animado da região

Um sábado inesquecível. Levando a alegria e empolgação para as ruas de Paraíba do Sul, o Bloco da Tribo realizou o pré-carnavalesco mais animado de toda região. Milhares de pessoas foram às ruas cantando e dançando em um clima de muito alto astral, dando uma pequena prévia do que será o Carnaval de Paraíba do Sul em 2014.
 
Bloco da Tribo 2014_sucesso de público no pré-carnavalesco mais animado da região



O grande público que esteve na concentração do bloco, realizada na Estação Ferroviária, pode curtir atrações que embalaram o dia. A festa começou às 16 horas, com roda de samba e shows musicais do Grupo Toque de Qualidade, além dos DJs Germano Tavares e Lelê Cabral. À noite, o show ficou por conta da banda de marchinhas Furiosa, que acompanhou os foliões durante o desfile do bloco até o Jardim Velho, no ponto alto do evento com apresentação da banda Groove Rio. Segundo a organização, a expectativa foi superada, com todos os ingressos vendidos antes mesmo do início da festa.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Prefeitura oferece conexão WiFi de alta velocidade de graça

Serviço já está funcionando no Jardim Velho, Praça Garcia e Parque Salutaris

O morador de Paraíba do Sul que quiser utilizar serviço de internet WiFi (sem fio) no centro da Cidade, tem este direito garantido. Começou a funcionar nesta semana uma nova conexão, com velocidade alta e boa qualidade, no Jardim Velho e na Praça Garcia. No Jardim, a conexão é livre, sem necessidade de senhas e o serviço pode ser acessado em qualquer ponto do cartão postal. Já na Praça Garcia, devido ao grande tráfego de pessoas no Largo Gonzalez, foi colocada uma senha para garantir a velocidade do serviço para quem tenha necessidade de utilizar a internet. A senha, no entanto, é disponibilizada para todos. Para acessar o WiFi, basta teclar a senha "telecentro".


Outro ponto de Paraíba do Sul que tem conexão gratuita de internet à disposição é o Parque Salutaris. Assim como no Jardim Velho, este ponto não tem senha.

Prefeitura de Paraíba do Sul intensifica orientação e captura de serpentes

Objetivo é informar a população sobre os riscos e evitar acidentes, diz Coordenação de Zoonoses

O verão, estação do ano com dias mais quentes e chuvosos, é período que cresce o risco de acidentes por animais peçonhentos. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2012 para 2013, aumentou em 6% o número de casos notificados em todo o Brasil. De novembro de 2011 para março de 2012 foram registrados 67.197 casos, com 132 mortes. Nos mesmos meses, um ano depois, foram notificados 71.217 casos, com 144 mortes. Com as chuvas, os animais peçonhentos são obrigados a sair de seus esconderijos e procurar um novo abrigo, tanto nas áreas urbanas, quanto rurais. Por isso, é necessário atenção redobrada dos moradores e profissionais que trabalham no setor de captura deste tipo de animais.
 
Através de uma parceria com o Instituto Vital Brazil, a prefeitura envia os animais capturados que são utilizados na produção de soro 
De acordo com o Coordenador do Setor de Zoonoses de Paraíba do Sul, Luis Fernando Figueiredo, o trabalho e orientação e atendimento a população é constante, sem qualquer tipo de paralisação. Os locais com maiores ocorrências de aparecimento de serpentes são Inema, Limoeiro, Barão de Angra, Vieira Cortez, Cerâmica D'Ângelo e Werneck. O coordenador explica que a convivência com as cobras é uma realidade e o melhor a fazer é unir a conscientização com trabalho de prevenção: "Nós buscamos sempre orientar os moradores em relação aos cuidados que devem ter caso encontrem uma serpente. Em caso de acidente, o essencial é buscar atendimento imediato no hospital mais próximo e, se possível, levar a cobra caso tenha sido capturada ou morta, para facilitar a identificação do soro que será aplicado", disse.

Figueiredo enfatizou que Paraíba do Sul tem a estrutura necessária para atender casos de picadas de cobra, mas disse, também, que é necessário procurar o atendimento com urgência: "Em caso de picada, é importante ressaltar para a população que não procurar atendimento médico com urgência pode acarretar graves problemas. O efeito do veneno de cobra é rápido, e quando o soro é aplicado de imediato, não há qualquer problema. Mas caso o paciente relute em procurar atendimento, o veneno pode atacar órgãos vitais que farão com que o efeito do antídoto trabalhe devagar ou com menos eficiência", confirmou.

Parceria com Instituto Vital Brazil garante produção de soro
Segundo o Setor de Zoonoses, o Hospital Nossa Senhora da Piedade tem, à disposição, os soros para atendimento de urgência à pacientes que foram picados por cobras.  Caso haja necessidade de receber maiores quantidades ou outros tipos de antídoto, o Hospital aciona outras unidades e saúde próximas e o soro é enviado para Paraíba do Sul com a maior rapidez possível. Este trabalho faz parte de uma parceria entre os hospitais da região para oferecer atendimento mais amplo em caso de acidentes. O coordenador explica que Paraíba do Sul tem uma parceria com o Instituto Vital Brazil, referência nacional em assuntos relacionados a animais peçonhentos, que permite o envio de espécimes capturadas vivas para lá com objetivo de fazer mais soro. Quando são recolhidas cerca de 10 serpentes e outros animais como aranhas e escorpiões, os funcionários do setor encaminham os animais para o Instituto. De acordo com Figueiredo, esta parceria é importante para manter a produção de soros antiveneno e dar destinação correta para os animais capturados. Quem precisar do serviço da Zoonoses deve ligar para o (24) 2263 4761.

Sobre a eficácia dos soros antiofídicos
Apesar de existirem soros específicos para diferentes gêneros de cobras, o processo de produção de todos eles segue o mesmo padrão. O veneno da serpente é introduzido no organismo de um cavalo, que reage desenvolvendo anticorpos. E são esses anticorpos que, após serem retirados do cavalo, formam o soro. A eficiência do produto é grande e, diferentemente do que muitos pensam, uma picada de cobra não significa um convite quase certo para a morte. Segundo dados do Ministério da Saúde, das cerca de 20 mil pessoas picadas por serpentes venenosas a cada ano no Brasil, apenas 0,4% morrem. Mas é bom não bobear. As poucas mortes ocorrem justamente pelo uso incorreto ou tardio do soro ou ainda pela falta dele. A utilização incorreta do produto pode ser evitada com ajuda do diagnóstico de um especialista, já que o veneno de diferentes gêneros de cobras precisa ser combatido com diferentes tipos de sonoro.

No entanto, especialistas do Instituto Vital Brazil chamam atenção a uma série de fatores que podem atrapalhar a eficácia do soro antiveneno e causar efeitos desastrosos. Quando há um acidente com animal peçonhento, deve-se lavar o local da picada com água e sabão e manter o acidentado em repouso. Caso a picada seja no braço ou na perna, estas extremidades devem ficar levantadas. É essencial levar acidentado imediatamente ao polo de atendimento mais próximo. É importante que o tratamento seja rápido e realizado por profissionais de saúde qualificados, em unidades de atendimento médico especializadas. No entanto, ingerir bebidas alcoólicas ou usar qualquer tipo de droga pode retardar ou inutilizar o efeito do soro aplicado. Desta forma, o veneno vai agir lentamente até levar o acidentado a morte.


Outras recomendações são não amarrar ou fazer torniquetes ou garrotes, pois impedem a circulação do sangue, o que piora a situação. Não se deve, também, fazer cortes no local da picada, pois, somados aos efeitos do veneno, podem induzir hemorragias e infecções. Além disso, não utilizar qualquer tipo de substância no local da picada, como folhas, pó de café, entre outras, pois podem provocar infecção.

Passagem de nível no Centro de Paraíba do Sul recebe reforma

Objetivo é acabar com os buracos que há anos atrapalhavam o dia a dia de motoristas e pedestres

Na manhã desta quinta-feira (20), funcionários da MRS Logística, empresa responsável pela malha ferroviária que corta Paraíba do Sul, iniciaram trabalhos de reparos no cruzamento que liga a Praça Garcia à Rua Heinz G. Well, no Largo da Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo, Centro. O objetivo é recuperar o trecho, oferecendo mais segurança a pedestres e motoristas.



Há meses o prefeito Marcinho vinha mantendo contato quase diário com a MRS, solicitando a obra. Devido a anos de abandono, o concreto paralelo da linha estava praticamente afundado, criando grandes lombadas e causando dificuldades para quem precisava atravessar. Como o local é de grande movimentação, era comum ver pessoas tropeçando e até carros ficando presos nos trilhos, o que também trazia grandes riscos de graves acidentes. Com os trabalhos realizados hoje, a passagem será nivelada novamente, acabando com os baques nos veículos e proporcionando passagem mais tranquila aos pedestres.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Paraíba do Sul tem baixo índice de infestação de dengue

Com temperaturas cada vez mais quentes, e com a volta dos dias chuvosos, o verão segue firme em Paraíba do Sul. E a preocupação com a dengue, uma doença bastante comum neste período de altas temperaturas, aumenta consideravelmente. No entanto, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa) realizado em 2014 apontou bons resultados. De acordo com o coordenador de Zoonoses e Vetores do município, Luís Fernando de Souza Figueiredo, o relatório apontou menos e 1% de índice de infestação, considerado baixo risco. O resultado é fruto do trabalho de prevenção realizado sem qualquer paralisação durante o ano inteiro, por determinação do Prefeito Marcinho.
 
Em Paraíba do Sul, as ações de combate à dengue acontecem o ano inteiro 

Ainda de acordo com Figueiredo, mesmo com o baixo índice, é fundamental para conscientizar a população sobre a importância de não deixar de lado os cuidados básicos para evitar a doença. A principal preocupação do setor de zoonoses e vetores é que muita gente relaxa quando não há problemas e acha que a situação, por estar controlada no momento, não pode piorar num futuro próximo. Mas não é o que acontece. Segundo Figueiredo, as pessoas acabam relaxando principalmente com piscinas e vasos de plantas, considerados os maiores criadouros de larvas do aedes aegypti: "É de extrema importância que a população esteja conscientizada e nos ajude nesse trabalho contínuo para evitar problemas. A melhor forma de combater a dengue é unir o trabalho do setor de zoonoses com os cuidados diários de cada morador dentro de casa", disse o coordenador. Figueiredo explica que se cada morador seguir a risca o programa "10 minutos contra a dengue" e dedicar um pouco do seu tempo para cuidar de sua casa, é possível reduzir o risco de dengue em 80%.

Final de semana repleto de atrações em Paraíba do Sul

2º Verão Esporte Show e Bloco da Tribo vão movimentar a cidade

O próximo fim de semana terá opções de entretenimento para todos os gostos em Paraíba do Sul. Entre as principais atividades, estão o "Bloco da Tribo" e o "2º Verão Esporte Show", que prometem movimentar a cidade, oferecendo atrativos para quem gosta de diversão e esporte. A programação faz parte da iniciativa do Governo Marcinho, que cada vez mais oferece atividades variadas para os sul-paraibanos terem opções de diversão em sua cidade.
O Bloco da Tribo promete reunir milhares de jovens no próximo sábado, no pré-carnavalesco mais animado da região 

No sábado, em uma prévia do Carnaval 2014, o "Bloco da Tribo" vai animar os sul-paraibanos com muita música e animação. A partir de 16 horas, começa a concentração na Estação Ferroviária, com roda de samba, Banda Groove Rio, DJ Lelê Cabral, DJ Germano Tavares e Grupo Toque de Qualidade. Mais tarde, o bloco vai pra rua, rumo ao Jardim Velho, ao som da banda de marchinhas Furiosa. De acordo com os organizadores, a expectativa é reunir centenas de pessoas de Paraíba do Sul e cidades vizinhas.
 
O Campeonato Rio Minas de MTB Downhill vai reunir centenas de atletas no Parque Salutaris
Mais cedo, a partir de 9 horas, o esporte toma conta de Paraíba do Sul na segunda edição do "Verão Esporte Show", que fez imenso sucesso em 2013. Entre as principais atrações estão a Copa Rio / Minas de MTB Downhill, com etapa classificatória no sábado e finais no domingo pela manhã, no Parque Salutaris e campeonatos de futebol de 7 e vôlei. No domingo, também logo no início da manhã, mais atrações esportivas estão confirmadas, como campeonatos de judô, jiu jitsu e outras artes marciais, além das apresentações dos alunos dos projetos de Ginástica Artística e "Escola de Atletas". Toda programação é de graça e aberta a todo público.

Confira a programação:

Sábado, 22 de fevereiro

9h – Campeonato Rio/Minas de MTB Downhill
Etapa classificatória
Local: Parque Salutaris

9h – Campeonato Regional de Fut7
Categoria Sub17
Participação de equipes de Paraíba do Sul, Três Rios, Areal, Levy Gasparian e Sapucaia
Local: Parque Salutaris

10h – Campeonato de Vôlei Masculino
Categoria Adulto
Participação de equipes de Paraíba do Sul, Três Rios, Queimados e Nova Iguaçu
Local: C.E. Monsenhor Francisco

16h – Bloco da Tribo
O maior pré-carnavalesco da região com diversas atrações
Local: Estação Ferroviária / Jardim Velho

Domingo, 23 de fevereiro

9h – Campeonato de Rio/Minas de MTB Downhill
Finais
Local: Parque Salutaris

9h – Campeonato Regional de Futsal
Categoria Sub13
Local: C.E. Monsenhor Francisco

9h – Campeonato de Judô
Categorias até 18 anos
9h – Campeonato de Jiu-jitsu
Atletas do projeto “Escola de Atletas”
9h – Apresentações de Artes Marciais
Atletas do projeto “Escola de Atletas”
Modalidades: Kickboxing, caratê, capoeira e submission

9h – Apresentação de Ginástica Artística