sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Prefeitura de Paraíba do Sul investe em serviços de limpeza e manutenção dos bairros e pontos turísticos

Bairros recebem "Operação Choque de Ordem" e locais históricos, como Jardim Velho e Estação Ferroviária, passam por revitalização

Desde o início do ano, o governo Marcinho está atento à situação dos bairros e dos locais históricos de Paraíba do Sul. A preocupação é levar dignidade e melhorar as condições não só para os turistas, mas para os moradores de várias partes da cidade. Entre as ações, o novo Governo investe em operações de limpeza e manutenção nos bairros, realizando um verdadeiro "choque de ordem". De acordo com a secretaria de obras, o objetivo é realizar limpeza e manutenção de áreas que não recebiam atenção há anos e, a partir deste ano, terão mais atenção do poder público.
Estação recebe nova pintura

Na última terça-feira (26), Werneck recebeu a operação "Choque de Ordem", que promoveu um grande mutirão de limpeza e manutenção das ruas do distrito. O objetivo é identificar as principais áreas que precisam de manutenção constante e solucionar os problemas principais no mesmo dia, realizando varrição, retirada e corte de mato e capina, além de poda de árvores. O trabalho durou todo o dia e agora será levado para outros bairros. Segundo a secretaria de obras, na quarta-feira (27) o serviço de limpeza foi realizado no bairro Eldorado. E na quinta-feira (28), o bairro Amapá recebeu a operação. Nos próximos dias também será realizado o trabalho de manutenção no Curupaiti.
Operação Choque Ordem começou em Werneck, na terça-feira

Na última segunda-feira (25), a prefeitura iniciou um trabalho voltado para revitalização da Estação Ferroviária de Paraíba do Sul, na Avenida Ayrton Senna. Segundo a prefeitura, o objetivo é dar cara nova a um dos pontos turísticos da cidade, que estava há um longo período sem receber qualquer atenção. Durante toda a semana, diversos funcionários da secretaria de obras trabalhavam na nova pintura do monumento e faziam a limpeza completa do local. Ainda de acordo com a prefeitura, a previsão é que os trabalhos fiquem prontos até o fim deste ano.
Jardim Velho também passa por limpeza


E no Jardim Velho, um dos principais cartões postais de Paraíba do Sul, um trabalho inédito, desenvolvido pelo novo governo, está promovendo uma completa revitalização. O objetivo do trabalho é perpetuar a existência do jardim, realizando manutenção constante e plantio de novas árvores. O projeto "Pensando no Futuro - Jardim Velho por + 300 anos" foi colocado em prática para substituição de plantas e árvores doentes ou mortas, com plantios de novas mudas de palmeiras imperiais. Durante esta semana, o ponto turístico recebeu trabalho de limpeza e pintura dos bancos históricos, que estavam danificados há um longo tempo.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prefeitura de Paraíba do Sul promove ações no Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

No dia 01 de dezembro comemora-se mundialmente o Dia da Luta Contra a AIDS, e para celebrar a data, na segunda-feira, dia 02 de dezembro, a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde, realizará diversas atividades com intuito de informar e conscientizar a população sobre a doença. 

As atividades ocorrerão das 08h às 12h na Praça Garcia - Centro. O evento contará com caminhada pelo centro da cidade, tenda com aferição de PA, entrega de preservativo, distribuição de panfletos informativos e orientações médicas.


            O município de Paraíba do Sul conta com uma equipe estruturada para dar todo suporte aos pacientes portadores do vírus HIV. O Centro de Epidemiologia oferece atendimento médico, psicológico, atendimento de enfermagem e assistência social para todos os usuários do Programa DST/Aids. Também distribuí preservativos e toda medicação necessária para o tratamento, além dos exames necessários para o acompanhamento. Com o suporte multidisciplinar oferecido pela Secretaria de Saúde é importante observar que o índice de morte por AIDS no município vem reduzindo, o que indica que o tratamento é eficiente, e que as estratégias de saúde pública realizadas no município vêm trazendo bons resultados.

Governo Marcinho resgata a história de Paraíba do Sul e é destaque no jornal “O Globo”

Em reportagem, jornal carioca revela a importância dos 332 anos da cidade e anuncia descoberta de trecho inexplorado da Estrada Real.

Mais uma vez o trabalho do governo Marcinho é destaque no principal jornal impresso do País. Em reportagem publicada nesta quarta-feira (27), o jornal "O Globo" destacou o trabalho histórico, turístico e cultural desenvolvido este ano no município, que foi responsável pela descoberta de um trecho da Estrada Real que ainda não fora mapeado e que mantém partes com calçamento original e até ponte.

A reportagem mostrou um trecho de quase três quilômetros, em parte com calçamento pé de moleque, que foi descoberto em meio a uma fazenda de gado, a cerca de 30 quilômetros do Centro da cidade. Além do piso original, parcialmente encoberto pela vegetação, há ao longo do terreno muros de arrimo, destinados a sustentar as inúmeras descidas íngremes da Serra das Abóboras, e até uma ponte, construída com pedras e madeira sobre um pequeno riacho. O caminho, encontrado por Getúlio Júnior, secretário de Obras e Planejamento Urbano de Paraíba do Sul, consiste em um trecho que não havia sido localizado pelo Instituto Estrada Real, que coordena o trabalho de identificação do antigo caminho do ouro, hoje mapeado em 1.630 quilômetros entre Minas Gerais, Rio e São Paulo.

 Embora a cidade já tenha 60 quilômetros de estrada mapeados, nenhum trecho oferece tal calçamento e possibilidade de exploração arqueológica. A trilha descoberta situa-se a cerca de cinco quilômetros do marco mais próximo instalado pelo instituto, numa área despovoada. O caminho encontrado remonta a 1681 quando Garcia Paes instalou-se no que é hoje a cidade de Paraíba do Sul, comprometendo-se com a Coroa Portuguesa a abrir “o mais direto caminho que pode haver entre as minas e o mar”. O trecho entre Paraíba e o Rio foi concluído em 1700, e em 1704 atingiu a Serra da Mantiqueira, onde se uniu ao já existente caminho que vinha de São Paulo.

Ainda segundo a reportagem, no período do ouro, Paraíba do Sul tornou-se uma das principais cidades da região, servindo de entreposto entre o Rio e Minas — o inconfidente Tiradentes era presença recorrente no distrito de Sebollas, na zona rural, onde teria uma amante. O município ainda manteve seu peso político no ciclo do café, abrigando diversas fazendas produtoras do grão, mas depois entrou em declínio. Agora, o objetivo do novo governo é revitalizar o trecho e torná-lo destino turístico de grande destaque no Rio de Janeiro.

- Nosso objetivo é resgatar a rica história de nossa cidade. Por muito tempo, praticamente jogaram fora 150 anos da história de Paraíba do Sul. Mas desde que assumimos o governo iniciamos o trabalho de resgate histórico, inclusive passando a comemorar o aniversário do descobrimento da cidade em abril, quando completamos 332 anos. Foi quando Garcia Rodrigues Paes chegou a nossa terra. A reportagem só vem reafirmar que estamos no caminho certo, devolvendo à Paraíba do Sul sua devida importância histórica – afirmou o prefeito Marcinho, que destacou o grande potencial turístico da descoberta. “Essa descoberta surge como mais um destino turístico que poderá ser explorado em nossa cidade, atraindo visitantes e gerando renda para a população”.

A descoberta do tesouro cultural em Paraíba do Sul reforça uma importante medida tomada pelo novo Governo logo no início do ano. Após pesquisas detalhadas com diversos historiadores, a nova Prefeitura determinou que as comemorações do aniversário de descobrimento da cidade fossem transferidas para abril, mês em que Garcia Rodrigues Paes chegou à Paraíba do Sul há 332 anos.

A descoberta do novo trecho da Estrada Real em Paraíba do Sul confirma a importância da história da cidade e reafirma a retomada das comemorações de aniversário da cidade na data correta, valorizando toda importância histórica e cultural com mais de 300 anos.


Prefeitura promove limpeza e manutenção em Werneck

Na última terça-feira (26), Werneck recebeu a operação "Choque de Ordem", da Secretaria municipal de Obras, que promoveu um grande mutirão de limpeza e manutenção das ruas do distrito. O objetivo é identificar as principais áreas que precisam de manutenção constante e solucionar os problemas principais no mesmo dia, realizando varrição, retirada e corte de mato e capina, além de poda de árvores. O trabalho durou todo o dia e agora será levado para outros bairros.


Segundo a secretaria, nesta quarta-feira (27) o serviço de limpeza começou no bairro Eldorado. Na quinta-feira (28), o bairro Amapá recebe a operação. Nos próximos dias também será realizado o trabalho de manutenção no Curupaiti.



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Em apenas onze meses, governo Marcinho transforma merenda escolar de Paraíba do Sul na melhor do Estado do Rio

Trabalho sério, voltado para capacitação dos profissionais e valorização da produção local, é o segredo do sucesso

A educação de Paraíba do Sul passa por momentos mágicos e muitas vitórias. A mais recente, que causa muito orgulho nos sul-paraibanos, foi a escolha da cidade como uma das melhores merendas do país. O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pelo Instituto Ação Fome Zero (AFZ) e Ministério da Educação e vencido pelo prefeito Marcinho, estabeleceu a merenda de Paraíba do Sul como a melhor do estado do Rio de Janeiro e uma das melhores do país em 2013.

A entrega do prêmio será em 9 de dezembro. A cidade foi visitada por um grupo da ONG e avaliada por uma comissão julgadora de aproximadamente 20 pessoas. O prêmio integra o projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, que visa assegurar uma boa alimentação aos estudantes. O cardápio da merenda de Paraíba do Sul é elaborado pela nutricionista Carolina Montes, levando em conta o valor nutricional dos alimentos. Assim, é possível garantir "os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e o bem-estar durante o período em que permanecem na Unidade Escolar”.


Nas escolas e creches municipais são servidas até cinco refeições por dia. Elas são preparadas por merendeiras que recebem cursos profissionalizantes e de capacitação constantemente. A Secretaria de Educação elabora periodicamente projetos relacionados à merenda, entre eles a Avaliação Nutricional e Alimentação Saudável, Semana da Alimentação Escolar e Merendeira Capacitada e Alimentação de Qualidade.

Segundo a nutricionista Carolina Montes, uma das responsáveis pelo programa de alimentação escolar, a escolha causou muito orgulho em quem trabalha no setor de educação e motiva a continuar cada vez mais melhorando a qualidade da alimentação servida aos jovens sul-paraibanos: “Fico muito feliz e orgulhosa do trabalho conjunto da coordenação da alimentação escolar, diretores e merendeiras de todas as escolas. Procuro fazer o cardápio o mais colorido possível, buscando os alimentos mais saudáveis possíveis. As merendeiras recebem capacitação duas vezes ao ano e também promovemos a integração com a agricultura familiar, que foi um dos itens avaliados. E realizamos visitas frequentes às escolas para observar e avaliar preparo e higiene, por exemplo. Esse reconhecimento é motivador e gratificante, traz muita motivação para o nosso trabalho", disse.

O prefeito Marcinho fez questão de ressaltar a importância de todos os profissionais da Educação na conquista do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013.


- A competência dos profissionais da Secretaria de Educação, a dedicação da nossa nutricionista e das nossas queridas merendeiras foram os grandes diferenciais para vencermos o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que é motivo de orgulho para todos os sul-paraibanos. Essa é uma conquista de um governo que trabalha sério, principalmente para melhorar a vida de nossas crianças e adolescentes – disse o prefeito.

Novo Governo inicia obras de revitalização da Estação Ferroviária

Começou nesta segunda-feira (25) um trabalho voltado para a revitalização da Estação Ferroviária de Paraíba do Sul, na Avenida Ayrton Senna, Centro. Segundo a prefeitura, o objetivo é dar cara nova a um dos pontos turísticos da cidade, que estava há um longo período sem receber qualquer atenção. Durante todo o dia, diversos funcionários da Secretaria de Obras trabalhavam na nova pintura do monumento, feita em parceria com a Itaipava Tintas. Ainda de acordo com a prefeitura, a previsão é que os trabalhos fiquem prontos até o fim deste ano.


A Estação Ferroviária de Paraíba do Sul foi inaugurada em 1867, com a presença do Imperador, fazendo parte do eixo Rio-Minas da então Estrada de Ferro D. Pedro II, mais tarde Central do Brasil. Na época o trajeto trouxe benefícios aos fazendeiros do Vale do Paraíba, região muito rica em plantações de café, favorecendo principalmente o escoamento da produção cafeeira para o Porto do Rio de Janeiro. A antiga estação foi demolida no início do século XX sendo construída a atual pelo engenheiro Paulo de Frontin, integrando em 1903 sua Empresa Industrial de Melhoramentos do Brasil, a Central do Brasil. Foi construída uma segunda linha férrea -"A Auxiliar" - para atender as cidades que ficavam fora do eixo Rio-São Paulo-Minas da EFCB.


Hoje a mesma funciona como Centro Cultural, abrigando museus e expondo artesanato local para venda.

Servidores da Prefeitura participam de curso de capacitação sobre o REGIN

Em mais uma ação inédita do governo Marcinho, todos os processos são realizados de forma digital desde a segunda quinzena de novembro

Na manhã desta segunda-feira (25), o Sebrae realizou uma capacitação com servidores da Prefeitura de Paraíba do Sul a respeito das novidades implantadas no sistema de abertura de processos e cadastro de empresas. Desde o último dia 18, a cidade utiliza o REGIN (Registro Integrador da Junta Comercial do Rio de Janeiro) para abrir os processos e agilizar o atendimento aos empresários, em mais uma ação inédita do governo Marcinho.

O REGIN é um sistema de registro empresarial que simplifica o processo de abertura de empresas no Estado, através da internet, reduzindo o procedimento que, em alguns casos, chegava a durar três meses para poucos dias. De acordo com a Jucerja, a média do tempo necessário para legalizar o empreendimento é de cinco dias em todos os municípios que aderiram ao REGIN. A palestra foi realizada por Christian Araújo, representante do Sebrae, e contou com a participação de secretários municipais e diversos trabalhadores das mais variadas áreas de atuação.


Durante a conversa, Christian elogiou a medida adotada por Paraíba do Sul em implantar o cadastro eletrônico, enfatizando que o processo acaba com toda burocracia necessária para abertura de empresas ou emissão de alvará: "Antes, se alguém quisesse abrir uma empresa precisava passar por diversos setores para ter apenas uma informação. Esse excesso de burocracia causava até afastamento dos interessados, e a cidade perdia um possível contribuinte. Agora, em menos de dois dias pode ter seu registro emitido, sem precisar enfrentar fila ou sair de casa", enfatizou.

Christian também confirmou que o processo é seguro e confiável, já que os dados permanecem em duas estações diferentes, garantindo que praticamente nada consiga destruir ou apagar a informação sem autorização do usuário. A expectativa é que o número de novas empresas abertas cresça em pouco tempo, já que a ferramenta possibilita conforto e facilidade na hora de solicitar o processo.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Jardim Velho por mais 300 anos: governo Marcinho investe na preservação do cartão postal de Paraíba do Sul

Pela primeira vez um governo se preocupa com a vida útil das palmeiras imperiais que marcam a história da cidade

Um dos principais pontos turísticos de Paraíba do Sul está ganhando cara nova. O Jardim Velho, que reúne centenas de visitantes diariamente entre moradores e turistas, começou a receber uma completa repaginada, com plantio de novas palmeiras imperiais para perpetuar a existência do local. Este é o projeto “Pensando no Futuro – Jardim Velho + 300 anos”, que tem como objetivo o plantio das palmeiras no lugar das que caíram e ao lado das que apresentam algum problema ou doença.

Pela primeira vez um governo cria uma política voltada para preservação das palmeiras e preocupação em aumentar a vida útil das árvores. A intenção é garantir que o cartão postal continue encantando os sul-paraibanos e todos que visitem a cidade no futuro. A iniciativa inédita e mostra a preocupação do Governo Marcinho com o meio ambiente e a preocupação com a constante manutenção dos pontos turísticos.


 Desde o início do ano, Marcinho foca nos cuidados com o meio ambiente e no objetivo de transformar Paraíba do Sul e uma das cidades referência na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, sendo uma das mais verdes do Brasil. O trabalho começou no Parque Salutaris, com o plantio de 50 mil mudas e, com o passar dos dias, se estende por toda cidade. A intenção de reformular o Jardim Velho, além de perpetuar a existência, é destacar, cada vez mais, a beleza do local, reforçando o orgulho que a praça traz para todos os moradores.  Os trabalhos de preservação já começaram e vão prosseguir até o próximo ano.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Construção de novas creches em Paraíba do Sul vai melhorar a qualidade de vida da população

Segundo pesquisa, maior oferta de creches libera mulheres para o trabalho e pode aumentar a renda mensal em até 25%

Os investimentos na educação de Paraíba do Sul, durante o governo Marcinho, crescem a cada mês. Desde o início do ano a prefeitura já promoveu reformas em diversas creches e escolas e já planejou mais revitalizações em outras unidades de educação pela cidade. Atualmente, segundo a prefeitura, são oito creches e mais duas serão instaladas até 2014: uma no bairro Inema, com capacidade para 120 crianças e outra para Barão de Angra, para 75 crianças.

Inema e Barão de Angra ganharão creches em 2014, melhorando a qualidade de vida da população

O crescimento do número de creches, promovido durante o Governo Marcinho, pode representar um importante aumento na renda familiar e na movimentação da economia, segundo recente levantamento. Manter filhos nas creches melhora a vida das crianças e das famílias, principalmente no bolso. Pesquisa inédita da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República comprovou: o salário das mães cresce de R$ 70 a R$ 200, o que representa alta de 20% a 25% na renda familiar.

O impacto no emprego feminino é maior: entre as mulheres com filhos na creche, 50% trabalham. Entre as que têm crianças fora da educação infantil, o índice é de 40%. Aumentar o total de creches pode elevar em 3,9 milhões a oferta de mão de obra feminina no mercado de trabalho, num momento em que a falta de pessoal é queixa recorrente. Ainda segundo a pesquisa, começar cedo na educação infantil traz diversos benefícios para a criança, como maior controle da inibição, vocabulário maior e o fato de se acalmarem mais facilmente. Para o subsecretário de Ações Estratégicas, creche melhora a qualidade do emprego e promove a igualdade de gênero.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inscrições para o Estrada Real Trip Trail seguem abertas

Interessados em participar da competição tem até o dia 15 de novembro para se inscrever

Interessados em participar do Estrada Real Trip Trail, mais uma competição de grande apelo nacional realizado pelo Governo Marcinho em Paraíba do Sul, têm até o dia 15 de novembro para se inscrever. Quem quiser participar deve se cadastrar através do site www.estradarealtriptrail.com.br. A retirada dos kits dos inscritos será no dia 6 de dezembro, a partir de 20 horas, no Parque Salutaris. Nos dias 7 e 8 a competição começa às 9 horas, com chegada dos ciclistas programada a partir de 6h.

Em formato semelhante às provas mais aspiracionais do mountain biking mundial, como Transalp, Transrockies e Cape Epic, a proposta do MTB XC Trip Trail é incentivar o espírito expedicionário na mountain bike e proporcionar uma oportunidade de confraternização para toda a comunidade de ciclistas brasileiros. De acordo com os organizadores, o evento será realizado na Cidade de Paraíba do Sul por oferecer proximidade das grandes metrópoles brasileiras e infraestrutura e geografia ideais para a execução da competição.


 A prova será disputada nas categorias duplas (masculinas, mistas e masters), solo masculino e solo feminino (divididos em elite, sub 25, sub 30, sub 35, sub 40, sub 45, sub 50 e master) e especial cicloturismo (evento não competitivo de 30km). O MTB Trip Trail vai reunir ciclistas de várias partes do país, em percursos de mais de 40km entre trilhas, estradas e obstáculos. 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Novo governo coloca Paraíba do Sul em posição de destaque no cenário cultural do Rio de Janeiro

Diversas atividades culturais são oferecidas de graça para toda população. Nesta sexta tem baile show no Jardim Velho

Na próxima sexta-feira, feriado de 15 de novembro, Paraíba do Sul recebe mais uma atração do projeto "Circuito Estadual das Artes". Será a vez do músico Edu Krieger fazer um grande show no Jardim Velho, a partir de 18 horas. O evento é de graça e aberto a toda população. Atrações como esta são alguns dos grandes destaques conquistados durante o Governo Marcinho neste primeiro ano de mandato. Paraíba do Sul ganhou projeção por todo estado e pôde abrigar diversas atividades que raramente eram oferecidas aos moradores nos anos anteriores.
 
Desde janeiro, cursos de teatro, balé e hip hop são oferecidos gratuitamente para os sul-paraibanos
Desde o começo do ano são oferecidos vários cursos de graça no Theatro Municipal Mariano Aranha. São conduzidos pela Presidente da Fundação Cultural, Verônica Rocha, que conta com uma equipe capacitada de atores e voluntários para ensinar pessoas de todas as idades e despertar o gosto pela arte. A procura vem sendo tão positiva que novas turmas são formadas com frequência e, durante todo mês de novembro, a professora Camila Triches vai conduzir mais uma etapa do curso.
 
Nesta sexta, feriado de 15 de novembro, de baile show com Edu Krieger no Jardim Velho
Além dos cursos, a cidade recebe, com frequência, etapas do projeto "Circuito Estadual das Artes", do Governo do Estado. Diversas companhias do Rio de Janeiro vêm até Paraíba do Sul para promover espetáculos de graça e passar um pouco mais da arte aos sul-paraibanos através de oficinas e conversas. E neste ano, pela primeira vez, foi realizado um grande festival de teatro. O "Paraíba Cena Sul" ofereceu vários espetáculos de graça, aproveitando o Theatro Municipal e levando a arte até para as ruas, em uma movimentação jamais vista em Paraíba do Sul.
 
Teatro sempre lotado_prefeito abriu as portas da cultura para toda população

Para Verônica Rocha, nunca se viu tanta atenção com a cultura em Paraíba do Sul e muita gente está aproveitando a oportunidade para ter acesso a espetáculos que só poderiam ver se saíssem da cidade em anos anteriores: "O que está acontecendo com a nossa cidade é uma revitalização Cultural proporcionada pelo prefeito Marcinho. A população está se sentindo agradecida por ganhar nada mais nada menos que o merecido depois de tanto tempo sem poder contar com eventos de manifestação cultural. Recebemos elogios diários, pessoas que nunca tiveram possibilidade de ver espetáculos de teatro ou música estão se sentindo felizes pela oportunidade. É um orgulho imenso poder proporcionar esse "frescor cultural" em nossa cidade, e no ano que vem tem mais", disse Verônica.

Marathon Race agita o Parque Salutaris neste sábado

No fim de semana, Paraíba do Sul recebe etapa do Marathon Race, competição que vai contar pontos para Ranking Brasileiro e Estadual MTB- XCP. A prova, com apoio da FECIERJ e da Prefeitura, começa às 11 horas, no sábado e a expectativa é de reunir centenas de corredores, já que a prova é de grande importância para os atletas.


Com a promessa de um grande evento e percurso aprovado por mais de 150 atletas, a disputa contará com duas divisões Categoria Open (Estreante) com 32 Km e Categoria Pró 55 km. A largada e a premiação acontecem no Parque Salutaris, que durante o Governo Marcinho se consolidou como um dos principais pólos esportivos do Rio de Janeiro. Quem quiser interessado em participar, basta acessar o site www.ccmtr.com.br e fazer a inscrição.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Empresários comemoram retorno econômico dos eventos esportivos realizados em Paraíba do Sul

Tornando-se referência esportiva do interior do Rio, cidade vem recebendo um grande número de turistas, que movimentam o comércio e a rede hoteleira

Desde o começo do ano, Paraíba do Sul tem grande destaque no cenário esportivo nacional com a realização de inúmeras competições de alto nível. São os casos dos campeonatos carioca e brasileiro de MTB Downhill e a segunda etapa do AP Trail Run, por exemplo. Atletas de várias partes do Brasil vieram à cidade para competir e ficaram encantados com a estrutura oferecida. Muitos aproveitaram para conhecer mais a cidade, a história e as belezas de Paraíba do Sul. E essa movimentação esportiva vem trazendo grandes benefícios para diversos setores da economia local, que apresentam crescimento em épocas de eventos.
 
Para o presidente da CDL, Daniel da Costa Pereira Júnior, eventos esportivos são importantes pois aquecem as vendas no comércio de Paraíba do Sul
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Paraíba do Sul, Daniel da Costa Pereira Júnior, a vinda de turistas influi diretamente no aquecimento do comércio local: "Notamos uma movimentação bastante positiva nesta época de eventos esportivos, porque muita gente visita as lojas e acaba comprando, atraindo cada vez mais pessoas. Sempre dá resultado quando há eventos, é uma época boa para o comércio. Podemos apontar um crescimento no movimento de cerca de 15% em relação aos dias normais", disse Daniel.
 
Sylvio Maciel, do Hotel Itaóca, destaca procura com antecedência para os eventos esportivos. Sempre reflete em lotação, afirma
Quem trabalha no setor hoteleiro também enaltece a movimentação esportiva e comemora bons índices de lucro. É o caso do Hotel Itaoca, por exemplo. De acordo com o proprietário Sylvio Maciel, "quando há evento esportivo na cidade a movimentação é forte e reflete em lotação. Aqui no hotel, por exemplo, as procuras são com bastante antecedência e quase nunca tem vagas para quem não faz reserva".

Estrada Real Trip Trail fecha o calendário de eventos esportivos em 2013
O último grande evento esportivo do ano será realizado em dezembro. Em formato semelhante às provas mais aspiracionais do mountain biking mundial, como Transalp, Transrockies e Cape Epic, a proposta do Estrada Real Trip Trail é incentivar o espírito expedicionário na mountain bike e proporcionar uma oportunidade de confraternização para toda a comunidade de ciclistas brasileiros. De acordo com os organizadores, o evento será realizado na Cidade de Paraíba do Sul por oferecer proximidade das grandes metrópoles brasileiras e infraestrutura e geografia ideais para a execução da competição. Durante os dois dias do evento, 06 e 07 de dezembro, acontecerá ainda a Festa dos Campeões Estaduais de 2013 da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, fechando o calendário anual de competições.


O Estrada Real Trip Trail será disputado nas categorias duplas (masculinas, mistas e masters), solo masculino e solo feminino (divididos em elite, sub 25, sub 30, sub 35, sub 40, sub 45, sub 50 e master) e especial cicloturismo (evento não competitivo de 30km). A prova vai reunir ciclistas de várias partes do país, em percursos de mais de 40km entre trilhas, estradas e obstáculos. Quem quiser participar deve se cadastrar através do site www.estradarealtriptrail.com.br. As inscrições vão até o dia primeiro de dezembro. A retirada dos kits dos inscritos será no dia 6 de dezembro, a partir de 20 horas, no Parque Salutaris. Nos dias 7 e 8 a competição começa às 9 horas, com chegada dos ciclistas programada a partir de 6h. Mais informações através do telefone (24) 2263 1052.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Paraíba do Sul recebe mais uma etapa do "Circuito Estadual das Artes"

O Theatro Municipal Mariano Aranha abre suas portas, mais uma vez, para receber o projeto "Circuito Estadual das Artes", da Secretaria de Estado de Cultura. Amanhã, a partir de 20 horas, será encenado o espetáculo "Adultério", da Cia Atores de Laura, do Rio de Janeiro. O evento é de graça e aberto para toda população. E quem quiser ter a oportunidade de aprender mais sobre teatro pode se inscrever para a oficina que os atores da Cia Atores de Laura vão oferecer a partir de 14 horas, também no Theatro Municipal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de graça. Mais informações pelo telefone 2263 1306.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Com planejamento, Prefeitura de Paraíba do Sul realiza trabalho constante no combate à dengue

Ações, que acontecem o ano inteiro, estão sendo intensificadas com a proximidade do período chuvoso

Prevenção é a palavra de ordem no combate à dengue em Paraíba do Sul. Por determinação do prefeito Marcinho, os trabalhos dos agentes de endemias acontecem durante o ano inteiro, e não só nos períodos considerados críticos - como ocorre na maior parte dos municípios brasileiros. A estratégia, de acordo com o coordenador de Zoonoses e Vetores do município, Luís Fernando de Souza Figueiredo, é fundamental para conscientizar a população sobre a importância de não deixar de lado os cuidados básicos para evitar a doença.

A ação planejada da nova Prefeitura vem dando resultados. Segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa), realizado em outubro, não existe o risco de uma epidemia na cidade. Entretanto, afirma Figueiredo, o trabalho tem que ser constante. A principal preocupação do setor de zoonoses e vetores é que muita gente relaxa quando não há problemas e acha que a situação, por estar controlada no momento, não pode piorar num futuro próximo. Mas não é o que acontece. Segundo Figueiredo, as pessoas acabam relaxando principalmente com piscinas e vasos de plantas, considerados os maiores criadouros de larvas do aedes aegypti.


- O que acontece muito neste período pré-verão é que, na hora de limpar a piscina, muita gente prefere jogar a água toda fora e já pode estar com larvas do mosquito da dengue. Essa água, depois de despejada, pode ir contaminando tudo que encontrar pelo caminho", alerta o coordenador. Ainda de acordo com Figueiredo, "é de extrema importância que a população esteja conscientizada e nos ajude nesse trabalho contínuo para evitar problemas. A melhor forma de combater a dengue é unir o trabalho do setor de zoonoses com os cuidados diários de cada morador dentro de casa".


E para evitar um possível problema com dengue no começo de 2014, a prefeitura intensificou as ações de vistoria e combate por todos os bairros. Ainda não são realizados mutirões, mas as visitas dos agentes são feitas com frequência principalmente para conversar com os moradores e chamar atenção para os cuidados em seus imóveis. Figueiredo explica que se cada morador seguir a risca o programa "10 minutos contra a dengue" e dedicar um pouco do seu tempo para cuidar de sua casa, é possível reduzir o risco de dengue em 80%.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Governo Marcinho investe na Saúde e número de atendimentos com especialistas cresce a cada mês em Paraíba do Sul

Em algumas especialidades, como a ortopedia, número de consultas ultrapassa em 200% as realizadas no ano passado

O trabalho da nova prefeitura de Paraíba do Sul vem registrando números expressivos na área de saúde neste ano. Segundo informações do último balanço registrado pela Secretaria municipal de Saúde, diversas especialidades apresentaram grande crescimento se comparado com o trabalho realizado no ano passado. Os bons índices alcançados pelo atual governo em menos de um ano demonstram o compromisso e o respeito do prefeito Marcinho com o povo sul-paraibano.
Com a contratação de novos profissionais pelo governo Marcinho, o número de atendimentos com especialistas vem crescendo mês a mês

O período analisado pelo balanço foi o de setembro, comparando com o mesmo período do ano passado. Foram registrados crescimentos na ortopedia, que passou de 118 para 364 atendimentos (crescimento de 208%); na pneumologia, que registrou 85 contra 54 atendimentos no ano passado (crescimento de 57%); os atendimentos de angiologia apresentaram crescimento de 144%, passando de 44 para 105; a psiquiatria teve aumento em 95% neste ano, passado de 116 para 227; e a cardiologia teve aumento registrado de 57%, passando de 235 no ano passado para 370 neste ano. Vale ressaltar que há registros de novas especialidades que não eram oferecidas nos anos anteriores. É o caso da reumatologia, por exemplo, que registrou 74 atendimentos em setembro deste ano.
 
Policlínica Municipal
Também são oferecidos atendimentos em oftalmologia, gastroenterologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, proctologia, dermatologia, nutrição, alergologia, otorrinolaringologia, pequenas cirurgias e cirurgias gerais, que atualmente oferece atendimento de três médicos especialistas em cirurgia geral. Quem precisar do atendimento deve procurar a Policlínica Municipal, que fica na Praça Garcia, no Centro, de segunda a sexta-feira, de 6h30 às 21h. Mais informações pelos telefones 2263-2045 ou 2263-2575.

Confira a tabela comparativa dos atendimentos realizados em 2013 e em 2012.

Especialidade
Governo anterior
Governo Marcinho
Aumento Percentual
Ortopedia
118
364
208%
Pneumologia
54
85
57%
Angiologia
44
105
144%
Psiquiatria
116
227
95%
Cardiologia
235
370
57%
Reumatologia
0
74
-

*Dados referentes ao mês de setembro

Prefeitura de Paraíba do Sul realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Curso será no dia 19 de novembro, no Theatro Municipal Mariano Aranha

Começam nesta terça-feira (5) as inscrições para o terceiro curso de manipuladores de alimentos, promovido pela Divisão de Vigilância Sanitária, da Secretaria municipal de Saúde de Paraíba do Sul. A capacitação será feita no Theatro Municipal Mariano Aranha, de 18h às 20h, no dia 19 de novembro. O público alvo envolve proprietários e funcionários de hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados, pizzarias, lanchonetes, quiosques, padarias, bares e outros estabelecimentos onde há manipulação ou venda de alimentos.


As inscrições são de graça e podem ser feitas na Avenida Prefeito Bento Gonçalves Pereira, 410, bairro das Palhas, até o dia 18 de novembro.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Secretaria de saúde promove Oitava Conferência Municipal de Saúde

Será realizada no dia 8 de novembro a Oitava Conferência Municipal de Saúde. De acordo com informações da secretaria de saúde, será um encontro para debater os avanços e desafios dos 23 anos do sistema único de saúde (SUS), com diversas palestras, grupos temáticos e debates. A conferência acontece no Hotel Fazenda Cachoeira do Cavaru e é direcionada para todos os trabalhadores do setor de saúde, visando capacitar e agregar novos conhecimentos para o trabalho.

Confira a programação

8 horas: Coffee Break
8h30: Credenciamento
9 horas: Abertura da conferência
9h30: Leitura do regimento interno
9h40: Composição da mesa
10 horas: Palestra com Dr. Ivan Fonseca Cebli, com o tema "Rede de atenção a saúde, avanços e desafios durante os 23 anos do SUS"
11 horas: Palestra com Dr. André Schimidt, com o tema "Intersetorialidade e Integralidade"
12h às 13h: Almoço
13 horas: Grupos temáticos
Grupo 1: Atenção básica, NASF e Assistência Farmacêutica na Atenção Primária
Grupo 2: Especialidades e Assistência Farmacêutica na Atenção Secundária
Grupo 3: Atenção Pré Hospitalar / SAMU
Grupo 4: Atenção Inra Hospitalar
14 horas: Encerramento dos grupos / Início da Plenária
15h30: Encerramento da Plenária
16 horas: Encerramento

16h30: Coffee Break

Com ações inéditas, governo Marcinho investe na prevenção de desastres naturais

Com o período chuvoso próximo de chegar, cresce a preocupação com enchentes e outros desastres naturais em Paraíba do Sul. Para se antecipar aos problemas e buscar soluções, o governo Marcinho, desde o início do ano, investe pesado em ações de prevenção. De acordo com informações da Defesa Civil, pela primeira vez na história do município foram instalados quatro pluviômetros digitais, que irão acompanhar o nível do rio Paraíba do Sul e a quantidade de chuva de hora em hora.
Segundo o coordenador de Defesa Civil, coronel Alfredo Emílio Souza Viana, um dos aparelhos, instalado na Avenida Marechal Castelo Branco, já está em funcionamento. Os outros estão em fase de ajustes técnicos e devem começar o monitoramento em breve.
- A instalação desses pluviômetros foi uma determinação do prefeito Marcinho, que buscou os investimentos junto ao CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e foi prontamente atendido. Estes novos aparelhos serão de extrema utilidade, já que fazem leitura online em tempo real e medem o volume e a intensidade das chuvas. Isso nos ajuda a agilizar o atendimento à população - disse o coordenador.


Treinamento prático de evacuação nas escolas em novembro
A prefeitura também está investindo em ações de capacitação nas escolas. Diversos professores já foram treinados pela Defesa Civil em como agir no caso de acidentes e emergências. Além disso, no dia 29 de novembro será realizado um grande treinamento prático de evacuação em quatro escolas de Paraíba do Sul. Será uma simulação de acidente com evacuação, focando em como evitar intoxicação, dispersão com ordem e socorro principalmente às crianças.

Secretaria de obras promove limpeza de bueiros e galerias

Através da secretaria de obras, o governo Marcinho promove mais uma ação visando o bem estar dos moradores com a chegada do período chuvoso. Desde a semana passada estão sendo vistoriados todos os bueiros e galerias pluviais de Paraíba do Sul, para que sejam limpos e desobstruídos e estejam preparados para qualquer tipo de emergência.
De acordo com a secretaria de obras, as limpezas serão feitas em todas as áreas, com foco em áreas de risco de enchente como os bairros Liberdade e Sana Josefa. Atualmente, o trabalho está sendo realizado da entrada da cidade até os pontilhões; da Rua das Palhas até a Matriz de São Pedro e São Paulo; no bairro Liberdade; do Jatobá até a Grama e da rua Augusto da Silva Pinto até a rua Dr. Saturnino Braga. Ainda de acordo com a secretaria, assim que o trabalho for finalizado nestes locais, outras áreas serão beneficiadas com a limpeza.

Um problema que vem preocupando a secretaria de obras é a quantidade de bueiros entupidos. Durante a limpeza, muito lixo é encontrado, desde pequenos materiais até restos de obras e lixo verde. Segundo a secretaria, além do trabalho de limpeza e prevenção, é vital que os moradores colaborem com a conscientização de familiares e vizinhos, para que estes evitem jogar lixo nos bueiros ou nas sarjetas, que acabam sendo levados pela água e entupindo outros locais. O trabalho de limpeza vai continuar por toda cidade e uma parceria entre poder público e moradores é ideal para que não haja problemas quando chegar a época das chuvas.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Secretaria do Ambiente e Agricultura capacita produtores para cultivo de frutíferas

O Sindicato Rural de Paraíba do Sul, em parceria com a Secretaria do Ambiente e Agricultura, promove, em novembro, um treinamento de cultivo de frutíferas perenes citrus. O curso é com enfoque na produção agroecológica, focando em planejamento de pomar e técnicas gerais para preparação e plantio. De acordo com a Secretaria municipal do Ambiente e Agricultura, a capacitação ocorre entre 4 e 6 de novembro na Fazenda Santa Izabel do Panorama, na Estrada do Passatempo, de 8h às 17h.

Os treinamentos são de graça e geram certificação reconhecida em todo país, habilitando o aluno para função específica a qual foi treinado. O curso será ministrado pelo engenheiro agrônomo Ricardo Edson Salles, com duração de 24 horas e o seguinte conteúdo: Planejamento do pomar; Procedimentos de coleta de amostra de solo; Técnicas de sistematização do terreno; Características das principais variedades de copas; Características das principais variedades de porta-enxertos; Preparo do terreno; Aplicação de calcário e fertilizante; Plantio de mudas e tratos culturais; Controle fitossanitário; Colheita; Segurança e saúde no trabalho e Preservação do meio ambiente.

O público-alvo é formado por pessoas que, preferencialmente, tenham algum conhecimento na área e queiram se profissionalizar, especialmente produtores e trabalhadores rurais, todos maiores de 18 anos e alfabetizados. Após o treinamento é fornecido certificado pelo SENAR-RIO.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente na Secretaria do Ambiente e Agricultura ou no Sindicato Rural de Paraíba do Sul, pois as vagas são limitadas. Para mais informações e conhecimento dos demais treinamentos que ainda acontecerão este ano:

Secretaria do Ambiente e Agricultura (24) 2263-8695
Endereço: Praça Marques de São João Marcos, 06, Sobreloja, CentroParaíba do Sul.
SINDICATO RURAL DE PARAIBA DO SUL(24) 2263-2391

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 72, Fundos, CentroParaíba do Sul.