segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Centro de Qualificação Profissional está transformando a vida de dezenas de jovens no bairro Liberdade



“Só tenho que agradecer pela oportunidade que o prefeito está dando pra gente, apostando no nosso futuro”, disse um dos alunos


Mais uma obra para mudar vidas. Assim pode ser definido o Centro de Qualificação Profissional do bairro Liberdade. Inaugurado pelo prefeito Marcinho em Maio deste ano, o CQP está transformando a vida de jovens sul-paraibanos daquela localidade e de toda Paraíba do Sul.

Na unidade do bairro Liberdade (outros dois CQPs foram inaugurados, um no bairro Eldorado e outro em Werneck) dezenas de alunos distribuídos nos cursos profissionalizantes de Soldador, Serralheiro e Eletricistas contagiam por sua felicidade e esperança por dias melhores.

- Estou achando o curso bem legal, é uma oportunidade de planejar um futuro. Eu também gosto de solda, essas paradas. Eu pretendo com meu primo, depois que me tornar profissional, com diploma, montar nossa própria serralheria. Está sendo bom, legal, ajudando algumas pessoas a sair das drogas – conta Leonardo Oliveira, de 19 anos, morador do bairro e aluno do curso de serralheria e solda.

Leonardo espera montar sua própria oficina de serralheria

O professor Márcio Rogério lembra do empenho de seus alunos e reafirma que além de proporcionar uma nova profissão para os jovens, o CQP Liberdade está mudando a vida de cada um, colocando-os no rumo certo:

- Eles estão com uma oportunidade muito boa nas mãos. Quem aproveitar vai sair daqui um ótimo profissional. Tenho muitos bons alunos aqui. Eles vão ter grandes oportunidades, bem maior do que se eles ficassem na rua brincando, jogando bola. Acho que eles vão dar mais valor ainda, está dentro do bairro, dentro da casa deles. Eles estão aprendendo a parte da elétrica residencial básica, e depois vão para a parte industrial. Eles vão aprender a montar até a parte elétrica toda de uma residência – afirma o professor do curso de elétrica.

O mestre lembra do bom momento que Paraíba do Sul está vivendo, e, claro, das oportunidades que seus alunos terão no mercado de trabalho com o crescimento da cidade. “Essa turma saindo daqui vai ter mais gente capacitada para fazer instalação em casas, prédios. Paraíba está crescendo muito, tem muita obra aparecendo, e não encontram profissionais na área, e são esses meninos que vão preencher essas vagas”, disse.

A chance de alçar voos mais altos na vida contagia. A aproximação da realização de um sonho os deixa ainda mais empolgados.

- Eu estou achando maneiro, é bom, a gente aprende a ser alguém na vida. Espero conseguir um trabalho melhor, eu era químico em uma empresa, com o curso de elétrica é melhor, ganha mais oportunidades. Com o curso a gente consegue oportunidades. A gente tem que dar valor, está geral entrando nas drogas, no caminho errado, e aqui, um curso pertinho, no bairro deles, ajuda a mudar esse caminho. É de graça. É uma oportunidade - Rodolfo Conceição, 20 anos

Temos que agradecer ao prefeito pela oportunidade que está dando pra gente, disse William

E os jovens estão cientes também do bom momento e veem que um futuro melhor, mais próspero, está por vir.

- É uma oportunidade maravilhosa que a Prefeitura está proporcionando para o pessoal. Muitos alunos aqui são de longe, o pessoal da região também, a gente se sente muito bem tendo uma oportunidade dessa, porque antigamente o curso era só em outra cidade, cursos profissionalizantes, nem o básico tinha por aqui. Esse curso vai abrir novas portas, um leque de opções muito maior para a gente. Vai melhorar o nosso futuro. Se Deus quiser, depois que eu terminar, pegar meu diploma, ingressar em uma empresa grande que trabalhe com serralheria, com solda, ganhar bastante dinheiro, ficar rico (risos). Eu estou achando maravilhoso, o curso até agora está ótimo, não tivemos problema, não tivemos atraso, todo mundo está se dando bem. O professor está sendo bom também, pega no pé da gente, e isso é bom – disse o jovem William Cezar, de 19 anos, morador de Werneck.

Willian faz questão de agradecer ao prefeito Marcinho pela oportunidade criada: “Eu quero agradecer a oportunidade que ele está dando para gente, muito obrigado pelo curso, e é isso aí, está fazendo um bom trabalho” disse.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Em parceria com Governo do Estado e Alerj, Marcinho traz duas ambulâncias 0km para Paraíba do Sul

A saúde é mesmo a prioridade do governo Marcinho. Desde janeiro, foram diversas ações implantadas pelo prefeito com o objetivo de melhorar o atendimento aos sul-paraibanos na rede municipal de saúde. Troca de kombis velhas por vans novas para o transporte de pacientes, contratação de 100 novos médicos, dentistas e enfermeiros, reforma de oito Postos de Saúde e muito mais. O resultado disso se reflete no recorde de atendimentos médicos e odontológicos. Em apenas 9 meses, o número de consultas já superou as realizadas durante todo ano de 2012, segundo dados da Secretaria municipal de Saúde.

E na tarde desta terça-feira (24), o prefeito Marcinho trouxe do Rio de Janeiro mais duas grandes conquistas para Paraíba do Sul. Através de indicação parlamentar dos deputados estaduais Ricardo Abrão e Fábio Silva, e graças à parceria com o Governo do Estado, Marcinho entregou aos sul-paraibanos duas ambulâncias 0km. O objetivo, claro, é melhorar o atendimento à população.

Mais uma grande conquista do governo Marcinho para a Saúde de Paraíba do Sul

Os dois veículos são equipados com sirene eletrônica, maca retrátil construída em alumínio com colchonete estofado, banco baú para três acompanhantes, suporte para cilindro de oxigênio fixo na maca, oxigenação composto de régua tripla, mangueira de oxigenação, fluxômetro, umidificador, aspirador tipo Venturi, suporte de soro e sangue, ar-condicionado nos dois compartimentos e demais itens de segurança exigidos pelo Código Nacional de Trânsito Brasileiro.


- Esta é mais uma conquista para o povo de Paraíba do Sul. Elegemos a saúde como prioridade de nosso governo e estamos trabalhando muito para transformar a vida de todos os moradores de nossa cidade. As duas ambulâncias vão ser fundamentais para dar melhores condições para o atendimento à nossa população – afirmou o prefeito Marcinho.

Secretaria do Ambiente realiza 2° Oficina Participativa para o Plano Municipal de Saneamento Básico

A Secretaria municipal do Ambiente e Agricultura tem o prazer de convidar a população sul-paraibana para participar da 2° Oficina Participativa para o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O objetivo e tema central desta oficina é “Visão de Futuro” onde os representantes do poder público e segmentos da sociedade civil serão convocados a participar trazendo suas proposições para melhoria do saneamento na comunidade local, em seu dia-a-dia. Essa abordagem se dará mais especificamente nas vertentes do abastecimento de água, esgoto e drenagem urbana.

Para uma abrangência maior das diversas realidades do saneamento no município, é fundamental que a comunidade participe da oficina, identificando as necessidades, formas de gestão, comunicação e informação para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.


Esta oficina ocorrerá no dia 26 de Setembro de 2013 (quinta-feira), às 19h, no CIEP Municipalizado Haroldo Machado de Barros, Avenida Randolfo Penna, n° 840, Bairro Jatobá, Paraíba do Sul.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Circuito de Artes passará por Paraíba do Sul neste sábado



Mudanças feitas pelo prefeito Marcinho na saúde são alvo de elogios dos sul-paraibanos

Em apenas nove meses de governo, o prefeito Marcinho já reformou oitos Postos de Saúde da Família em Paraíba do Sul, uma média de quase um PSF por mês. A cidade possui atualmente 21 unidades, e o chefe do executivo priorizou as que estavam em estado precário, identificados logo no início de seu governo, como: falta de médicos e medicamentos, equipamentos queimados, insulinas estragando por falta de energia elétrica, paredes mofadas e muito mais.

Desde então a mudança começou. Mais de 100 profissionais de saúde, como médicos especialistas, dentistas e enfermeiros foram contratados; mudança da metodologia de trabalho, com atendimento mais humanizado; compra recorde de medicamentos; e as reformas das unidades que estavam mais precárias, que agora, oferecem mais conforto, segurança e dignidade para a população sul-paraibana. Foram reformados os PSFs dos bairros: Limoeiro, Werneck, Sebollas, Queima Sangue; todos entregues em Maio; e, em agosto passado, foram entregues reformadas as unidades Inema, Palhas, Morro da Alegria e para o PSF de Sertão do Calixto foi entregue o novo mobiliário, que há anos não era trocado e estavam em péssimo estado de conservação.

Todo o esforço está sendo reconhecido pela população. A aposentada Inedina Basílio, de 74 anos, reconhece que agora as coisas estão melhores, como a agilidade no atendimento:

– Elas me tratam bem. Ficou bonitinho, confortável, o médico é muito legal, se eu estou operada hoje, foi o médico que botou força para eu poder operar. Ele me trata muito bem. Ficou legal – lembrou D. Inedina.

D. Inedina Basílio, de 74 anos, reconhece que as coisas estão melhores agora na saúde de Paraíba do Sul

A integração entre PSF e as outras unidades de saúde do município também é lembrada. A dona de casa Maria Lúcia Ferreira afirma que as coisas melhoraram em relação ao passado. Detalha ainda que o filho sofreu um acidente de trabalho, foi atendido no PSF e no mesmo dia tirou um raio x na Policlínica Municipal:

–Eu trouxe meu filho aqui, porque ele se acidentou no trabalho, daí começou a sentir ontem, daí eu já trouxe aqui e o médico já atendeu, já fui lá fora, tirei a radiografia, tranqüilo. O médico daqui deu o encaminhamento, eu fui na policlínica e ele tirou a radiografia. Tudo muito rápido – explicou.

E a dona de casa, mesmo sem conhecer pessoalmente, faz questão de agradecer ao prefeito Marcinho pelas mudanças realizadas:

A dona de casa Maria Lúcia lembra da eficiência com que seu filho foi atendido na rede municipal de saúde de Paraíba do Sul


– Quero agradecer né. Eu ainda não tive o prazer de conhecer ele, mas meu irmão conhece, fala muito bem, todas as pessoas que falam dele falam muito bem, parabenizar né. E pedir a ele para continuar assim, pois nós estamos precisando de alguém assim que dê uma olhada pelo povo. A gente está vendo essas mudanças que estão acontecendo. Não era muito bom, a gente tinha problema de esgoto quando chovia enchia as casas de água, agora melhorou. Agora não tem, ninguém tem reclamado mais – finalizou Maria Lúcia.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Prefeito Marcinho premia alunos que se destacaram no 2° bimestre do SAERJINHO 2013

Na noite desta última quarta-feira (18), a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Educação, realizou no Theatro Municipal Mariano Aranha a premiação dos alunos que se destacaram no 2º bimestre do SAERJINHO 2013.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Marcinho, a secretária de Educação, Francine Fontainha, os vereadores Marcinho de Werneck, Mário Sérgio e Maninho Magdalena, o professor e coordenador da Coordenadoria Regional Centro Sul, Aristides Praxedes Dias Neto, além dos alunos, familiares, professores, diretores e equipe da rede municipal de ensino, que lotaram o Theatro Municipal.

O SAERJINHO, que foi implantado em Paraíba do Sul no governo do Marcinho, tem o objetivo de acompanhar mais de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira mais ágil e fiel as dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino.

Os alunos que alcançaram a nota máxima foram premiados com um tablet

Uma bela dança dos alunos da rede municipal de ensino marcou a abertura do evento. Logo após aconteceu a premiação de cerca de 90 alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino, que obtiveram melhores resultados em relação ao bimestre anterior. E os cinco alunos: Silvana Lasnor Lourenço, do CIEP M. Haroldo Machado de Barros, José Victor Nunes da Silva, da Escola M. Condessa do Rio Novo, Rayssa de Paula Ferreira, da Escola M. Vereador Ademir José da Silva e Arthur Bonatti Rivello, da Escola Municipal Jornalista Sérgio Cabral, alcançaram nota máxima e foram premiados com um tablet.

Foi realizada também a premiação das melhores escolas municipais que se destacaram pela qualidade de ensino: Escola M. Albino Antônio de Barros, que se destacou em português e matemática, e foi premiada com 1 TV LCD de 42 polegadas; a Escola M. Andrade Figueira foi destaque em 1° lugar em língua portuguesa, e recebeu a premiação de 1 notebook e 1 data show; e o CIEP M. Haroldo Machado de Barros que foi destaque em 1° lugar em matemática, sendo premiado também com 1 notebook e 1 data show. Além da premiação que aconteceu de vale viagem para vários alunos. E no final do evento aconteceu um sorteio de uma bicicleta novinha, e o vitorioso foi o aluno da Escola M. Sergio Cabral, Vitor Hugo da Costa Candido.

Na ocasião a secretária de Educação afirmou estar muito feliz com a grande melhora das escolas no segundo bimestre em comparação o primeiro bimestre. “Esperamos para o próximo SAERJINHO uma disputa ainda mais acirrada, estimulando a participação e o desempenho dos nossos alunos” – ressaltou a secretária.


O prefeito Marcinho agradeceu toda a sua equipe pela dedicação e parabenizou o esforço e superação dos alunos e escolas que estavam em último lugar, e que agora nesse bimestre conquistaram o segundo lugar. E aproveitou para convidar a todos para passarem as três primeiras semanas de outubro no restaurado e turístico Parque Salutaris, para comemorar e homenagear as crianças sul-paraibanas.

Merenda escolar de Paraíba do Sul está entre as 54 melhores do Brasil

Município disputa título nacional nos meses de outubro e novembro

Merenda de alta qualidade nutricional, feita com produtos locais frescos e, é claro, com muito amor pelas merendeiras. São muitos os fatores que levaram Paraíba do Sul a um lugar de destaque na alimentação escolar brasileira. Em mais uma conquista histórica, o governo Marcinho coloca a merenda de Paraíba do Sul entre as 54 melhores do Brasil. A cidade disputa, nos meses de outubro e novembro, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013, promovido pelo Instituto Ação Fome Zero e Ministério da Educação.

É a primeira vez que um município da região está perto de vencer o prêmio, que acontece desde 2004 premiando as boas práticas na gestão da alimentação escolar. E a escolha, entre os 5.561 municípios brasileiros, é motivo de orgulho para todos os sul-paraibanos, provando a seriedade do trabalho desenvolvido pela Secretaria municipal de Educação.

- Ficamos orgulhosos em estar entre as 54 melhores merendas do Brasil. São 5.561 municípios em nosso país e estar entre os finalistas do prêmio já é um grande motivo para comemorarmos. Quero agradecer às merendeiras, à nutricionista, enfim, a todos os profissionais que levam todos os dias uma merenda de qualidade para nossas crianças. Paraíba do Sul agradece a todos vocês por colocarem nossa cidade entre as melhores merendas escolares do Brasil!! – afirmou o prefeito Marcinho.


Cuidado com os alimentos servidos nas escolas de Paraíba do Sul começa no momento da compra
O cuidado com a merenda escolar servida aos alunos em Paraíba do Sul começa já na compra dos alimentos. Além da exigência por um alto padrão, a compra é feita gradativamente, respeitando um período de tempo para que as dispensas das escolas não acumulem muitos alimentos e, com isso, os mesmos tenham seus prazos de validade vencidos.

O armazenamento dos alimentos nas 29 unidades educacionais de Paraíba do Sul – 20 escolas, oito creches e um Núcleo Municipal de Educação Especial (NUMEES) – também respeita normas específicas para que os mantimentos não estraguem.

O cardápio, padronizado, é elaborado pela nutricionista Carolina Durões, levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e o bem-estar durante o período em que permanecem na Unidade Escolar. As merendeiras recebem cursos profissionalizantes e de capacitação constantemente.

A Secretaria de Educação elabora, através do setor de Alimentação Escolar e nutricionista, periodicamente. alguns projetos relacionados à merenda escolar: Avaliação Nutricional e Alimentação Saudável; Semana da Alimentação Escolar; Merendeira capacitada e alimentação de qualidade; e  Aceitabilidade da Alimentação Escolar.


Nas unidades escolares municipais as crianças recebem até cinco refeições por dia. Nas escolas de ensino regular, os alunos contam diariamente com café da manhã e almoço, para os que estudam no turno da manhã, e almoço e lanche, para os que estudam no turno da tarde. Na Escola Municipal Prof. Melchior Del Blanco Miguel, primeira a oferecer ensino em tempo integral, os alunos contam diariamente com almoço, lanche e jantar. Nas creches, os pequenos sul-paraibanos recebem cinco refeições por dia: Café, colação, almoço, lanche e jantar.

Salutaris Skate Park agita o fim de semana em Paraíba do Sul

Neste fim de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, o Parque de Águas Minerais Salutaris, em Paraíba do Sul, será palco de um evento inédito que promete agitar a juventude sul-paraibana. Diversas atividades culturais estão na programação do I Salutaris Skate Park, promovido pela Panda Produções com apoio da Prefeitura Municipal.


O evento começa às 10 horas, com plantio de mudas de árvores e oficinas de leitura na Tenda Cultural. À tarde, a partir das 14 horas, atividades acontecem no Espaço de Grafite. Às 15h30min, Campeonato de Skate, que promete reunir as feras do esporte de toda região. E a partir das 18h30min, tanto no sábado quanto no domingo, acontecem as apresentações de BMW que abrem os shows com as bandas Teorema, Vírus do Caos, Verde Nativa e Kóia e Léo.




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Após anos amargando prejuízos, produtores rurais de Paraíba do Sul comemoram recuperação das estradas vicinais

No passado perdia-se até R$ 50 mil por safra. “Mudou tudo”, comemoram os moradores da Zona Rural

Uma grande obra não deve ser medida pelo seu tamanho nem por sua pompa ou por qualquer outro aspecto que não seja melhorar a vida dos cidadãos. E essa é a principal função do poder público, tornar melhor a vida do cidadão. Com esse pensamento, e sabendo de todos os problemas enfrentados pela população rural de Paraíba do Sul, o prefeito Marcinho, em uma de suas primeiras ações quando assumiu o cargo de chefe do executivo municipal, foi conseguir, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, máquinas do Programa Estradas da Produção para amenizar e solucionar o principal problema da zona rural que afetava a vida de todos diariamente: a péssima qualidade das estradas vicinais.


A história contada por Fabiano dos Santos, de 30 anos, ajudante do produtor de tomates na Fazenda Mato Grosso, no distrito de Sebollas, demonstra que o papel de melhorar a vida dos cidadãos atribuído ao poder executivo municipal está sendo cumprido. Segundo balanço da Emater – RJ, parceira do Governo do Estado no programa Estradas da Produção, somente em 2013, 180 Km de estradas vicinais foram recuperadas, 135 Km realizados pelo Programa Estradas da Produção, e 45 Km com o maquinário recuperado da nova Prefeitura.

– Melhorou muito, arrumaram, ensaibraram, 90% do que era, melhorou bem. Estava bem difícil (escoar a produção) chegava caminhão a agarrar, saia carro pesado, ficava agarrado o caminhão, as vezes ficava de um dia pro outro por causa das estradas. Com a estrada boa fica muito melhor – contou Fabiano.


O ajudante de produtor afirmou que antes, com as estradas sem manutenção e cheia de problemas, teve grandes prejuízos durante o escoamento da produção. Ele explica que muitas empresas que prestam serviço de transporte não pegavam o serviço de transporte da produção devido às más condições das estradas vicinais:

– As vezes muita gente não gosta de botar caminhão. Já cheguei a perder uns três caminhões por safra, mais quando a estrada fica ruim, na época da chuva. Um prejuízo de mais ou menos 40, 50 mil (Reais). Varia muito pelo preço. Tomate é aquele negócio de safra, se tiver bom e perder na época boa, perde mais – afirmou.


Graças ao intenso trabalho do governo Marcinho isso não acontece mais na Fazenda Mato Grosso. Com as estradas vicinais recuperadas, a presença do poder público é reconhecida:

– Era bem cheio de buraco, não tinha manutenção de prefeitura, não tinha nada, agora a prefeitura ta dando uma roçada, uma limpeza geral, está mantendo a estrada, ensaibrando. Para nós está ficando 100%. Vou te falar a verdade, uns 15 anos (que não tinha manutenção das estradas). O melhor tempo que estamos tendo é agora com essa estrada. Eu já larguei o meu carro na beirada da rua porque não tinha condições, não tinha manutenção de estrada, daí o carro não subia – explicou Fabiano.


A vida de todos está melhor na zona rural em Paraíba do Sul. Alexandre da Silva, lavrador, de 19 anos, lembra que as estradas estavam precárias, que a população tinha dificuldades até mesmo de realizar coisas simples, como ir ao médico, se deslocar até a cidade ou a kombi escolar conseguir acesso para pegar alunos para levar para as escolas:

– Melhorou muito pra gente. Para gente poder ir para o médico, melhorou bastante. A estrada estava muito ruim. Também melhorou muito, ajudou (escoar produção). Tinha muitos buracos, desbarrancava muito as estradas, não tinha como passar, agora não, passou a máquina, botou saibro, quando chove não tem aquelas buraqueiras. Aqui foi um mês, foi coisa rápida. Mudou tudo, acesso mais à cidade. A kombi para as crianças melhorou muito, antes não tinha né. Quando chovia a estrada ficava cheia de barro, agora está bem melhor. Tem muita gente aí que não tinha acesso às lavouras para poder carregar caminhão, agora melhorou. O caminhão não andava, quebrava muitas molas com aqueles buracos, tinha muito peso e tinha lugar que nem passava, as vezes o caminhão passava de lado quando desbarrancava, agora está tudo bem, graças a Deus – detalhou Alexandre, com o orgulho de quem agora leva uma vida melhor.

Até mesmo distâncias foram reduzidas. Trajetos que antes demoravam uma hora devido às péssimas condições das estradas vicinais agora são percorridos com muito mais rapidez. E, mais uma vez, os prejuízos foram reduzidos devido as atuais condições das estradas:

– Muito bom, demorava daqui a Alberto Torres quase uma hora com caminhão pesado, agora em menos tempo, em 20 minutos ele chega lá. Escoa mais rápido, tem horário para chegar até o mercado, está bem mais rápido. Era mais complicado, quando chovia atolava caminhão na estrada, tinha que arrumar enxada para desagarrar. Tem horário para chegar, você chegava lá e não conseguia entregar, tinha que arrumar outro caminhão, alugava, para poder entregar. Esse problema agora acabou. Melhora bem, conseguindo desenvolver, conseguindo vender, a gente pode plantar mais coisas – afirmou Rosalvo Carvalho, de 35 anos, produtor rural há 11 anos.

Não foram apenas 180 Km de estradas vicinais recuperadas, e, sim, centenas de vidas de sul-paraibanos que mudaram, para a melhor, através da nova filosofia de trabalho do prefeito Marcinho, que a cada dia muda a vida de mais e mais sul-paraibanos.


Estradas vicinais
recuperadas (em KM)
Governo Marcinho
180,0 km (1)
Governo Anterior
54,4 km (2)


1)    Dados referentes ao período de janeiro a agosto de 2013
2)    Dados referentes ao período de janeiro a dezembro de 2012


terça-feira, 17 de setembro de 2013

População de Paraíba do Sul elogia revitalização do Largo Gonzalez

Comerciantes e usuários da rodoviária destacam os novos banheiros e a segurança no local

Com a missão de levar mais qualidade de vida para todos os sul-paraibanos, o prefeito Marcinho entregou mais uma grande realização que já está transformando o dia a dia dos moradores da cidade. Antes um enorme problema para os usuários, que eram obrigados a conviver com a falta de investimentos do Poder Público, a Rodoviária Gonzalez, agora Largo Gonzalez, tornou-se um novo cartão postal da cidade, oferecendo todo conforto e segurança necessários.

O popular Jorge Gaguinho é só elogios ao prefeito Marcinho pela obra no Largo Gonzalez

Todo reformado, o prédio recebeu nova pintura, comunicação visual padronizada, piso de alta resistência com faixa tátil em todo seu entorno, para evitar acidentes de deficientes visuais, rampas de acessibilidade e o principal: banheiros dignos, com vagas para deficientes físicos, com barras de acessibilidade, portas abrindo para fora como determinam as normas de acessibilidade, tudo com muito conforto. As pias com acionamento automatizado. Todo material utilizado é de alta resistência e durabilidade, portas de vidro ou alumínio, piso de alta resistência, forros em PVC para alta durabilidade e fácil limpeza.

E a população já aprovou a novidade. O Largo Gonzalez caiu no gosto dos sul-paraibanos, que são só elogios à obra entregue pelo prefeito Marcinho:

Regina Guimarães deu nota 10 para a obra do Largo Gonzalez

– As pessoas vinham de longe, reclamavam, quantas pessoas me perguntavam se tinha banheiro? As vezes aqueles banheirinhos ruins estavam fechados. Agora está muito bom. Está mais confortável, as pessoas sabem que tem um banheiro dentro da rodoviária, um banheiro decente – comentou Irene, moradora do bairro Santo Antônio.

Antes, os banheiros eram a principal reclamação dos sul-paraibanos. Agora todos elogiam os novos sanitários:

– Muito bom. O banheiro foi um sucesso! A gente não tinha banheiro. Tudo fedendo, a gente não podia entrar, eu principalmente entrava ali e passava mal. Hoje você tem água, papel, vaso sanitários. A rodoviária muito bonita também, muito boa, mais agradável. Limpinho, tudo limpo. Antes tinha bêbado perturbando, você não podia sentar que tinha gente quase te sentando em cima, hoje está tudo tranquilo – confirmou Lorendir Francelino, morador do bairro Liberdade.

Sr. Lorendir afirma que os novos banheiros são um sucesso

O ambiente também mudou. Antes, a rodoviária era reduto de bêbados que colocavam em xeque a segurança das pessoas que necessitavam utilizar o terminal. A comerciante Geísa Barros, que possui um estabelecimento no Largo Gonzalez, elogiou o novo ambiente e já nota a diferença:

– Maravilhosa. Acabaram os bêbados. Banheiro muito bonito, tudo muito bom, adorei. Adoro aquele vaso de planta, deu mais vida. Mudou da água pro vinho – comentou a comerciante.

- Melhorou bastante. Agora tem ambiente para a gente esperar ônibus aqui, antigamente não tinha. Tinha muita bebida, muita confusão, um ambiente muito ruim mesmo. Agora o ambiente melhorou. Nota 10. Gostei muito da melhora – afirmou a moradora do Portal do Sol, Regina Guimarães.

A comerciante Geísa Barros diz que melhorou o movimento com o novo ambiente do Largo Gonzalez

E a população faz questão de agradecer ao prefeito pela obra que melhorou a qualidade de vida dos sul-paraibanos. Figura conhecida, o Sr. Jorge Vicente, famoso Jorge Gaguinho, comentou sobre mais essa obra de Marcinho:


– Muito bom, nota 10. Ficou novo, dou nota 10 para o Marcinho. O banheiro que a gente não tinha. Simplesmente você chegava aqui você pisava em cima da urina. Hoje, banheiro limpinho, agora vamos cuidar né, conservar. E a torneira? Para sozinha. Que Deus te abençoe Marcinho – desejou Jorge Gaguinho, morador do bairro Liberdade, que ressaltou ainda a importância da população na manutenção do Largo Gonzalez.

Paraíba do Sul vai representar o Rio na Conferência Nacional de Meio Ambiente

Acontece entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília, a Conferência Nacional de Meio Ambiente, um evento que tem o objetivo de traçar políticas de preservação. Neste ano, o evento encerrará a discussão do tema orientando a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Desde janeiro, o prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, vem investindo fortemente na preservação ambiental na cidade. Foram diversas as ações que colocaram o município em destaque na área, comandada pela secretária municipal do Ambiente e Agricultura, Nathália Garbois. Esse destaque culminou na indicação da cidade para representar o Estado do Rio de Janeiro no evento nacional.

- A importância de nosso município estar inserido na Conferência Nacional de Meio Ambiente se dá na medida em que problemas graves relacionados aos resíduos sólidos tem sido diretamente enfrentados pela nossa gestão e esse é o momento de reivindicarmos o apoio necessário para resolvermos nossas questões e entregarmos para nossa população um ambiente mais limpo e justo – afirmou Nathália.      


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mês Encantado vai transformar a Salutaris em um grande parque de diversões

Pequenos sul-paraibanos se divertirão de graça nos três primeiros finais de semana do mês de outubro

Imagina um mês inteirinho cheio de brincadeiras, teatros, músicas, doces, danças, circo, cinema, e muita, muita animação! O prefeito Marcinho está criando esta surpresa para as crianças sul-paraibanas em outubro. Serão três finais de semana com tudo isso e muito mais, e o melhor: tudo de graça.

Por onde passa o prefeito Marcinho sempre recebe o carinho e a admiração dos pequenos sul-paraibanos. E o Mês Encantado é mais uma forma de retribuir todo esse carinho e, claro, proporcionar um mês inteiro do jeito que a criançada gosta.


A escolha do Parque Salutaris foi do prefeito Marcinho que sente enorme carinho e admiração ao Parque que hoje recomeça representar o turismo sul-paraibano. Depois de oito meses de muito trabalho no local, Salutaris já possui as três águas minerais, a reativação do fontanário Alexandre depois de 30 anos inutilizada e uma ampla área verde, além de campo de futebol, quadra e galpão, que serão utilizados para a montagem de parques.

Vale ressaltar também, que quem visitar o Mês Encantado vai encontrar uma linda gruta totalmente reformada pela equipe de trabalho, que promete iluminar o local de uma forma encantadora. Tudo isso será desfrutado nos dias 5 e 6; 12 e 13; e 19 e 20 de Outubro.


Essa é mais uma demonstração da mudança no modo de trabalhar frente a Prefeitura de Paraíba do Sul que Marcinho implantou ao assumir. Trabalhando com carinho, respeito e responsabilidade com o povo sul-paraibano, melhorando a cada dia a qualidade de vida de todos, sem distinção.

Em parceria com o Governo do Estado, prefeito Marcinho traz Academia do Idoso para Paraíba do Sul

A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul deu início às obras da primeira Academia ao Ar Livre da cidade no início da semana. Essa iniciativa mostra que o prefeito Marcinho está atendendo todos os sul-paraibanos e, com isso, melhorando a qualidade de vida da população da cidade.

Implantada no Parque Salutaris, a academia possui diversos equipamentos e vai atender principalmente aos sul-paraibanos com mais de 60 anos. Os equipamentos não possuem pesos, utilizam apenas o peso corporal para a realização dos exercícios e alongamentos, ocasionando benefícios para pessoas da terceira idade.

A conquista é mais uma parceria de Marcinho com o Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) que tem como secretário o deputado Marcus Vinicius e o diretor-geral Regional, Júlio Canelinha.

 
Academia do Idoso está sendo instalada no Parque Salutaris



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

AP Trail Run: melhor série de corrida de aventura do Brasil chega a Paraíba do Sul

Paraíba do Sul está se transformando na capital do esporte do interior do Rio. Com o apoio incondicional do prefeito Marcinho, mais um grandioso evento esportivo chega à cidade nos dias 25 e 26 de outubro: o AP Trail Run, considerada a melhor série de corrida de aventura do Brasil.

A corrida chega ao município trazendo um conceito diferente - estimular de forma harmoniosa a integração do homem com a natureza em um contexto sustentável através da corrida de trilha "Trail Run". A APTR Paraíba do Sul terá quatro modalidades: 55km, 25km, 18km e 8km. Em todas as provas os participantes vão ganhar um Kit Corredor com camiseta de prova, viseira, garrafa dobrável, copo sanfonado, gyn sack, número de peito, chip de cronometragem, seguro atleta, medalha e camisa finisher para os participantes que completarem a prova.

Na prova de APTR 55k, será necessário o envio da última participação em Maratona de rua com tempo inferior a 4h30m, nos últimos 12 meses, ou provas trail run acima de 30km e k21 com tempo menor de 2h40 no ano de 2012/13. Além daqueles que participaram da APTR VIDEIRAS 25km em 2013.


Expectativa de 600 participantes
De acordo com a organização do evento, atletas de todo o país estarão na AP Trail Run Paraíba do Sul. São esperados aproximadamente 600 competidores, que ficarão hospedados na rede hoteleira do município, movimentando a economia local.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.aptrailrun.com.br


Os sul-paraibanos que desejarem participar terão um desconto especial. Para isso devem realizar suas inscrições na Subsecretaria municipal de Esportes, que fica na Rua Visconde da Paraíba, nº 11 – Centro.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Governo Marcinho: investimentos vêm transformando a vida dos moradores da Zona Rural

Recuperação das estradas vicinais, reforma de pontes, de postos de saúde: são inúmeras as ações do novo governo

Os moradores da Zona Rural de Paraíba do Sul estão recebendo inúmeros investimentos do novo governo. Desde janeiro, o prefeito Marcinho vem dedicando boa parte do seu tempo para traçar projetos que beneficiem o homem do campo. De lá para cá, foram inúmeras as ações que já transformaram, para melhor, a vida das comunidades rurais.

O prefeito Marcinho vem acompanhando de perto os trabalhos nas estradas vicinais do município

No último fim de semana o trabalho foi intenso. Durante o feriado, o governo Marcinho recuperou mais quatro pontes que encontravam-se completamente abandonadas: uma na Estrada do Rio Acima; duas na Estrada do Retiro de Sebollas e outra no Caminho do Ouro.


As melhorias não para por aí: em apenas 8 meses de governo, foram 180 quilômetros de estradas vicinais recuperadas, o triplo do que foi realizado durante todo ano de 2012. Além disso, os postos de Saúde de Sebollas e Queima Sangue foram totalmente reformados, oferecendo mais conforto à população; a Central de Costureiras, inaugurada em Sebollas, vem oferecendo oportunidades à dezenas de famílias; o posto de Saúde de Sertão do Calixto vem recebendo novos equipamentos. E o trabalho não para.

Representando Paraíba do Sul, Academia Êxitus é destaque no IX Festival Internacional de Dança de Cabo Frio

 A 9ª edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, na Região dos Lagos, aconteceu entre os dias 4 e 9 de setembro e reuniu mais de 80 escolas de dança, dentre elas as renomadas academias a Balletarrj e Petite Danse. E mais uma vez a Academia Êxitus de Paraíba do Sul foi destaque entre as escolas nacionais e internacionais que participaram do evento.

Foram 11 premiações entre medalhas e troféus que a academia sul-paraibana trouxe para a cidade. As modalidades disputadas foram: Jazz, Livre, Contemporâneo e Street Dance, tendo como premiação três em 1º lugar, três em 2º e cinco em 3º.

É um grande orgulho ver esses jovens dando um verdadeiro show pelo Brasil a fora, levando o nome de nossa cidade, afirmou o prefeito Marcinho

Uma das estratégias usada pela professora Renata Rachel que deu certo foi realizar os ensaios com os alunos no início do dia, no Complexo Esportivo Aracy Machado, local do evento. “Temos poucos minutos para treinar e por isso monto esse planejamento para que todos possam treinar mais. O problema é para levantar os alunos cedo”, falou Renata com um sorriso no rosto.

Outro ponto que Renata destacou é a importância do apoio da Prefeitura com o transporte. “Sem a ajuda do prefeito Marcinho a gente não tinha chegado lá. Quero agradecer o Marcinho pela ajuda”. A professora lembrou ainda que há muito tempo não recebia ajuda da Prefeitura.

Somente neste mês a Academia Êxitus trouxe para Paraíba do Sul 16 premiações em apenas duas competições que participou. Um grande destaque é a seleção que aconteceu em Cabo Frio para participar da Competição Internacional de Dança Passo de Arte.

No palco do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, a bandeira de Paraíba do Sul é erguida durante uma das premiações

Os próximos eventos que a academia vai participar serão em Rio das Ostras e Três Rios, sendo que o último a academia não precisa passar pela seleção que acontece, pois no ano passado ganhou todas as modalidades.

- É mais que um orgulho para nós vermos esses jovens dando duro para representar bem nossa cidade nas competições. As conquistas no Festival Internacional de Dança de Cabo Frio são reflexo do empenho, da dedicação dessas meninas e meninos e, é claro, da professora Rachel, que estão representando brilhantemente Paraíba do Sul pelo Brasil a fora. Parabéns a todos. Paraíba do Sul se orgulha de todos vocês – afirmou o prefeito Marcinho, que na noite de segunda-feira recebeu os pequenos campeões em seu gabinete.