quarta-feira, 29 de maio de 2013

Superando as expectativas, 1º Encontro de Veículos Antigos de Paraíba do Sul reuniu mais de 300 automóveis de todo país



Mais um evento de sucesso movimentou Paraíba do Sul no fim de semana. O 1º Encontro de Veículos Antigos aconteceu no sábado (25) e domingo (26) no Parque de Águas Minerais Salutaris e atraiu centenas de turistas e aficionados pelos carros, motos e bicicletas antigas que estavam expostos no antigo galpão da Salutaris. Proprietários da cidade e de muitos outros municípios trouxeram seus possantes, partes importantes da história do país. O evento foi realizado pela Associação de Veículos Antigos de Paraíba do Sul (AVA-PS), com o apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) do município e da nova Prefeitura.

1 Encontro de Veículos Antigos de Paraíba do Sul

O Parque Salutaris ficou lotado durante os dois dias do evento, que superou – e muito – a expectativa de seus organizadores. Quem foi pode apreciar ainda a Exposição de Peças, de Bicicletas Antigas e Feira de Antiguidade, que, juntamente com os veículos antigos, movimentaram a economia da cidade. Hotéis, pousadas e restaurantes ficaram lotados com a vinda de centenas de turistas e expositores de diversas cidades do país. Mais de 300 veículos estavam expostos durante o evento.

A abertura do evento coincidiu com a reinauguração do Parque das Águas Minerais Salutaris, no sábado. Muitas autoridades estiveram presentes para prestigiar a festa, como o deputado federal Celso Jacob (PMDB;RJ); o presidente da Central, Eduardo Macedo, que esteve na cidade representando o governador Sérgio Cabral; o secretário de Obras de Três Rios, Josimar Salles, entre outros. A abertura oficial foi realizada pelo prefeito Marcinho e pelo presidente da CDL de Paraíba do Sul, Daniel da Costa Pereira Júnior.
 
O 1º Encontro de Veículos Antigos foi totalmente beneficente. Para expor seu veículo, os interessados doaram cinco quilos de alimentos não perecíveis para efetuar sua inscrição. Os donativos arrecadados serão doados para o Lar Vicentino e para a Irmandade Nossa Senhora da Piedade.

Repercussão muito positiva entre os antigomobilistas
Um dos maiores portais de veículos antigos do país, o Maxicar (www.maxicar.com.br), esteve em Paraíba do Sul para a cobertura do 1° Encontro de Veículos Antigos do município. E a repercussão entre os aficionados pelo antigomobilismo não poderia ser melhor.

“A primeira sensação era de estar num evento já consagrado, tarimbado, tamanha organização. Foi incrivelmente prazeroso participar deste evento e poder contribuir com um pedacinho da festa com nosso clube que é o CAAVR, de Volta Redonda. O sucesso se deve a todos que com muito suor e determinação fizeram o evento acontecer, tanto os entes municipais, quantos o organizadores. 
Parabéns a todos e com certeza nossa participação no próximo será muito maior”, afirmou Sérgio Carraca, de Volta Redonda, que esteve na cidade para apresentar seu Aero Willys bege, do ano de 1960.

A opinião de Sérgio é compartilhada pelos integrantes do Clube de Autos Antigos de Congonhas (SP). “Grandioso evento. Com certeza será um evento que ficará na agenda para os próximos anos poder prestigiar. O parque é um local maravilhoso tanto como os amigos que fizemos lá. Parabéns a todos que participaram direta e indiretamente para o sucesso do evento”, afirmou o paulista Júlio Vitorelli.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Nívea Stelmann retorna a sua cidade natal para o lançamento do livro “Dedo Podre”

A atriz Nívea Stelmann voltará a sua cidade natal, Paraíba do Sul, nesta terça-feira (28) para o lançamento de seu livro “Dedo Podre” a partir das 11h no Theatro Municipal Mariano Aranha. A obra, escrita em parceria com Lua Veiga, conta, com bom humor, os dramas e o azar da vida amorosa da atriz global, e que, segundo ela, agora aos 39 anos, ficaram para trás.

A autora estará autografando as cópias e atendendo aos fãs. Nívea Stelmann informou ainda que a obra será adaptada para o cinema em breve, e até mesmo poderá ser encenada nos teatros.


– É uma grande honra receber em nosso teatro uma filha ilustre de Paraíba do Sul que tanto nos orgulha. Nívea Stelmann é um exemplo para as nossas pequenas crianças do Curso de Teatro, elas podem sonhar que é possível alcançar o sucesso, mesmo sendo de uma cidade do interior. Prestigiem a nossa Nívea Stelmann nesta terça e aproveitem para ter contato com essa pessoa maravilhosa – afirmou a presidente da Fundação Cultural, Verônica Rocha. 

sábado, 25 de maio de 2013

Prefeito Marcinho inicia série de inaugurações de 125 ações realizadas em apenas cinco meses de governo em Paraíba do Sul


O prefeito Marcinho deu início nesta sexta-feira (24) a série de inaugurações de mais de 125 ações realizadas em apenas cinco meses de governo. Nos quatro cantos da cidade existem ações que beneficiam a população diretamente. As solenidades tiveram início as 8h, com a inauguração da reforma do Posto de Saúde da Família de Queima Sangue e do novo playground no bairro Marrecas. Em seguida a reforma do PSF Werneck foi entregue com a presença do Deputado Federal Áureo, e a população ficou feliz com o que viu. Além da reforma do prédio, agora os moradores da localidade e distritos vizinhos contarão com atendimento pediátrico e oftalmológico nesta unidade.

Em seguida o prefeito fez a entrega do Espaço Comunitário do Inema, no bairro homônimo, que foi totalmente reformado. Marcinho foi abraçado pelos moradores pelas melhorias realizadas. As 11h mais um PSF foi inaugurado. O bairro Limoeiro foi contemplado com uma unidade básica de saúde com seus dois andares reformados, proporcionando melhor qualidade de trabalho para os funcionários e, oferecendo condições de atendimento mais adequadas para a população. A ouvidoria da Saúde, que funcionará na Casa do Idoso, em frente a Policlínica Municipal na Praça Garcia, também foi inaugurada. Paraíba do Sul é a segunda cidade da região centro-sul a ter uma ouvidoria somente para atender a população em suas dúvidas e sugestões na área de saúde pública municipal. A nova sede da Defesa Civil foi entregue com a presença de diversas autoridades, como o Secretário de Defesa Civil de Petrópolis, Coronel Bombeiro Rafael Simão; Tenente Vilela, Comandante do Destacamento de Três Rios.

Mais uma importante autoridade que prestigiou as inaugurações das 125 ações realizadas pelo governo Marcinho foi a Sub-secretária de Estado de Assistência Social, Nelma de Azeredo, que participou, as 14h, da inauguração da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social. As 17h, no bairro Eldorado, dois novos e equipados playgrounds, um na parte alta, outro na parte baixa, foram entregues para a criançada. Para os adolescentes uma inauguração importante: O Centro de Qualificação Profissional; idealizado e custeado pela nova Prefeitura, o centro inédito irá oferecer cursos técnicos para os moradores do bairro.

As 19h, no Auditório da Prefeitura Municipal, mais ações de extrema importância para a população aconteceram. Deu início o Licenciamento Ambiental; foi assinada a Lei de Redução do ISS, que foi reduzido de 5% para 2%, iniciativa crucial para a atração de novas empresas e investimentos em Paraíba do Sul e, oferece também maior poder de investimentos para os empresários já instalados na cidade. Aconteceu ainda a criação da Companhia de Desenvolvimento de Paraíba do Sul (CODEPAS), que será responsável pela busca de novas empresas e investimentos para a cidade; e outra importante ação voltada para a área da indústria e comércio foi o lançamento do Distrito Industrial de Barão de Angra, uma área de 60 mil metros quadrados, adquirida pela municipalidade, que estará disponível para que novas empresas possam se instalar no município.

            As inaugurações prosseguem neste sábado (25) e domingo (26). Em apenas cinco meses, o prefeito Marcinho demonstra a que veio e já comemora mais de 125 ações em benefício da população. E o trabalho não para. Confira a programação das inaugurações deste fim de semana em Paraíba do Sul.

Sábado (24):
8h – Reinaguração e benção do PSF Sebollas
10h – Inaguração da Central das Costureiras de Sebollas
10h30min. – Entrega do calçamento da comunidade da Cerâmica, em Sebollas
11h – Almoço Fialntrópico na Igreja Santana de Inconfidência
15h – Reinaguração do Parque Salutaris e Abertura Oficial do 1º Encontro de Veículos Antigos
19h – Entrega da religação do Cruzeiro da Ladeira do Curupaiti
20h – Lançamento dos projetos Hip-Hop e Ballet (Theatro Municipal)
21h – Lançamento do projeto Curso de Teatro (Theatro Municipal)

Domingo (26)
8h – Entrega de uniformes para os campeonatos de núcleo de futebol e futsal (Riachuelo)
8h30min. – Lançamento do projeto de Natação (Clube Social)
9h – Lançamento do projeto de Ginástica Olímpica (Clube Social)

10h – Inauguração do Centro de Qualificação Profissional da Liberdade (CQP)

terça-feira, 21 de maio de 2013

Paraíba do Sul comemora mais de 125 ações realizadas em apenas 5 meses


Prefeito Marcinho realiza uma série de inaugurações nesta sexta, sábado e domingo

O fim de semana será movimentado em Paraíba do Sul. Comemorando 125 ações realizadas em apenas 5 meses, o prefeito Marcinho realiza uma série de inaugurações na cidade nesta sexta (24), sábado (25) e domingo (26). Dentre as principais conquistas, estão dois centros de qualificação profissional, que irão gerar oportunidades para os sul-paraibanos, a reforma de quatro postos de saúde e a recuperação do maior cartão postal da cidade: o Parque de Águas Minerais Salutaris.

Na área da indústria e comércio, muitas novidades: na sexta-feira, o prefeito Marcinho assina tão esperada Reforma Tributária do município, reduzindo impostos para oferecer maior competitividade ao município na hora de atrair empresas. A lei irá beneficiar ainda aqueles que já estão instalados em Paraíba do Sul, que verão aumentada sua capacidade de investimento. O prefeito lança ainda o Distrito Industrial de Paraíba do Sul, o primeiro da cidade, que ficará em Barão de Angra e cria a Companhia de Desenvolvimento de Paraíba do Sul (CODEPAS), que vai atuar diretamente na atração de novos empreendimentos.

Centro de Qualificação nos bairros Liberdade e Eldorado
Gerar oportunidades. Este foi um compromisso assumido pelo prefeito Marcinho, que em apenas 5 meses entrega à população sul-paraibana dois centros de qualificação profissional, os chamados CQPs. As unidades serão instaladas inicialmente em dois bairros considerados carentes: Eldorado e Liberdade. Serão oferecidos neste primeiro momento os cursos de eletricista de manutenção, serralheiro de soldagem, soldador, eletricista residencial e industrial e pedreiro de alvenaria.

- Desde janeiro estamos trabalhando muito para oferecer oportunidades aos nossos jovens. Já realizamos diversos cursos profissionalizantes, como de garçom, de jardinagem, o Cozinha Brasil que capacitou 300 pessoas. A inauguração dos CQPs será um marco na qualificação profissional, pois conseguiremos aumentar o número de cursos oferecidos nas localidades mais necessitadas. Mão de obra qualificada é o cidadão preparado para conseguir o tão sonhado emprego – disse o prefeito Marcinho.

O antigo Nummes, no bairro Liberdade, vai abrigar o Centro de Qualificação Profissional do bairro

Reforma de PSFs: dignidade e conforto no atendimento
Neste fim de semana, Marcinho entrega aos sul-paraibanos os postos de saúde do Limoeiro, de Werneck, de Sebollas e de Queima Sangue totalmente reformados. O objetivo é oferecer mais conforto aos cidadãos que buscam atendimento.

- Sabemos que não iremos resolver os problemas da saúde da noite para o dia. Mas estamos trabalhando muito e, aos poucos vamos conseguir oferecer um atendimento melhor à nossa população. A saúde é prioridade número um de nosso governo. Com mais profissionais para atender à população e com as unidades oferecendo conforto, esperamos que nosso cidadão fique satisfeito com a melhora no atendimento – afirmou Marcinho.

Rainha das Águas Minerais revitalizada
Principal cartão postal de Paraíba do Sul, o Parque de Águas Minerais Salutaris recebe os últimos retoques para sua esperada reinauguração neste sábado. Desde janeiro, a nova Prefeitura trabalha nas dependências do parque, realizando a limpeza dos jardins, do galpão da antiga fábrica, além de outras melhorias. Os reservatórios de água mineral foram limpos e esterilizados, já que a segurança da população é uma das principais preocupações do prefeito Marcinho. Aliás, Marcinho determinou que uma minuciosa análise das águas fosse realizada e, neste fim de semana, Paraíba do Sul terá de volta as suas três fontes de água, totalmente aptas para o consumo: alcalina, magnesiana e ferruginosa. Uma outra ação de destaque no Parque Salutaris é a recuperação do Fontanário Alexandre, próximo à entrada do hotel, que após 10 anos de inatividade, será finalmente entregue aos sul-paraibanos.

O Parque de Águas Minerais será entregue aos sul-paraibanos neste sábado completamente revitalizado e com as três fontes de águas minerais funcionando

No esporte, incentivo a diversas modalidades
O fim de semana marca uma outra grande conquista para os sul-paraibanos: em parceria com a ONG Qualivida, Paraíba do Sul passará a ter seu Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica, inicialmente instalado no Clube Social. Um curso de natação também passará a ser oferecido pela nova Prefeitura, que segue investindo em novas modalidades. Desde março, o projeto Escola de Lutas vem levando artes marciais e sua disciplina para os estudantes da rede municipal de ensino, dentre diversas outras ações.

Asfaltamento da Rua das Palhas

Confira a programação das inaugurações:

Sexta Feira, dia 24 maio
8h - Inauguração do PSF de Queima Sangue
9h - Entrega do Playground da Marrecas
9h30min - Inauguração do PSF de Werneck
10h - Entrega da obra no espaço Comunitário do Inema
11h - Inauguração do PSF do Limoeiro
12h - Inauguração nova sede da Defesa Civil
14h - Inauguração do novo CRAS
17h - Entrega do Playground no Eldorado (ELC)
17h30min - Entrega do Playground no Eldorado (parte baixa)
18h - Inauguração Centro Qualificação Profissional do Eldorado
19h - Recepção no Auditório da Prefeitura
- Início do Licenciamento Ambiental
- Assinatura da Lei de Redução do ISS
- Criação do CODEPAS (Companhia de Desenvolvimento de Paraíba do Sul)
- Lançamento do Distrito Industrial de Barão de Angra
                  
Sábado, dia 25 de maio
8h - Missa em Ação de Graças na Igreja Sant’ana de Inconfidência
9h30min - Inauguração e benção do PSF de Sebollas
10h - Inauguração da Central de Costureiras de Sebollas
10h30min - Entrega do Calçamento da comunidade da Cerâmica, em Sebollas
10h30min - Entrega do e Reservatório de Água da comunidade da Cerâmica, em Sebollas
11h - Almoço Filantrópico na Igreja Sant’ana de Inconfidência
15h – Abertura oficial do 1º Encontro de Carros Antigos
15h – Reinauguração do Parque de Águas Minerais Salutaris
19h – Inauguração da iluminação do Cruzeiro, na Ladeira do Curupaiti
20h – Lançamento dos projetos Hip-Hop e Ballet, no Theatro Municipal Mariano Aranha
21h – Lançamento do projeto do Curso de Teatro no Theatro Municipal Mariano Aranha – 21h

Domingo, dia 26 de maio
8h – Entrega de uniformes para os Campeonatos de Núcleo de Futebol e Futsal no Riachuelo
8h30min - Lançamento do projeto de Natação no Clube Social
9h – Lançamento do projeto de Ginástica Olímpica no Clube Social
10h - Inauguração Centro Qualificação Profissional da Liberdade

segunda-feira, 20 de maio de 2013

1º Encontro de Veículos Antigos movimenta Paraíba do Sul e aquece a economia da cidade


Mais um grande evento promete movimentar Paraíba do Sul no próximo final de semana. O 1º Encontro de Veículos Antigos acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, no Parque das Águas Minerais Salutaris com entrada franca. O evento, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, e com o apoio da nova Prefeitura, será o primeiro no novo Parque Salutaris, que será entregue de volta a população sul-paraibana, restaurado e, o principal, com todas as fontes de águas minerais funcionando.

            O encontro, que contará ainda com Exposição de Peças, de Bicicletas Antigas e Feira de Antiguidade, movimentará toda a cidade, aquecendo o comércio local, rede hoteleira e restaurantes, com a chegada estimada de 150 turistas de todo o Brasil, que irão expor seus veículos, além de centenas de visitantes, amantes e simpatizantes dos antigos possantes.


            Além de apreciar veículos, que ficarão expostos no antigo galpão da fábrica de águas minerais Salutaris, os visitantes poderão contemplar parte importante da história de Paraíba do Sul e do mais belo parque da cidade. A população terá de volta as três águas minerais: ferruginosa, alcalina e magnesiana. Além do fontanário principal, a Fonte Alexandre, situada em frente ao galpão da fábrica, estará em pleno funcionamento, oferecendo água mineral ferruginosa 100% certificada e própria para o consumo. Esta fonte foi recuperada após estar mais de 30 anos desativada.

            – Espero que essa chuva pare. Mas ela vai parar! Nós somos pé quente e não vai chover no dia do evento não. O 1º Encontro de Veículos Antigos de Paraíba do Sul vem para proporcionar mais uma opção de lazer para nosso povo, além de divulgar o nome da cidade Brasil a fora, e, claro, aquecer a economia local. Recebi a informação que os hotéis já estão lotados. Vai ficar muito legal o encontro, conto com todos vocês lá na volta do nosso Parque das Águas Minerais Salutaris – convidou Daniel da Costa Pereira Júnior, presidente da CDL.

            O evento será beneficente. Os interessados em participar do encontro devem se inscrever no local. A taxa de inscrição é de cinco quilos de alimentos não perecíveis ou fralda geriátrica. As doações serão encaminhadas para o asilo Lar Vicentino e para a Irmandade Nossa Senhora da Piedade.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Nova Prefeitura traz Feira Rio Genética para Paraíba do Sul


Cidade terá Programa de Incentivo ao Melhoramento Genético

Acontecerá no dia 1º de junho, em Paraíba do Sul, a 22ª Feria Rio Genética. Durante o evento, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, que será realizado no Parque Municipal de Exposições Antonio Avelino de Oliveira, pequenos produtores de gado leiteiro terão a oportunidade de adquirir matrizes de qualidade, através de financiamento do Governo do Estado, para melhorar seus rebanhos, aumentando a qualidade e a produção de leite.

Por anos, Paraíba do Sul ocupou lugar importante na produção leiteira do estado. Agora, o prefeito Marcinho segue investindo para que a cidade retome seu lugar de destaque. Serão disponibilizados 250 vacas e novilhas Girolando, reprodutores e sêmen de touros dos maiores produtores do país que poderão ser adquiridos pelos pequenos produtores sul-paraibanos através de um financiamento de até R$ 50 mil, utilizando a linha de crédito da Rio Genética, com juros de apenas 2% ao ano. Cada produtor poderá adquirir até 15 animais, que poderão ser pagos em até cinco anos. Os interessados devem se habilitar no escritório da Emater-Rio de Paraíba do Sul, localizado junto a Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura, na Praça Marquês de São João Marcos, s/n.

Mais de R$ 21 milhões em animais já foram financiados pelo programa Rio Genética em todo o estado do Rio, que consome cerca de 3,5 bilhões de litros de leite por ano, com uma produção de 610 milhões.

Graças ao bom relacionamento do prefeito Marcinho com o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, essa será a primeira vez que Paraíba do Sul recebe a Feira Rio Genética. Desde que iniciou seu governo, em janeiro, o chefe do executivo municipal vem dando total atenção aos produtores rurais da cidade. O primeiro fruto da parceria entre prefeito e secretário foi o programa Estradas da Produção, com o empréstimo de máquinas para melhorar as vias rurais. Até o momento, mais de 60 Km de estradas vicinais foram recuperadas pela nova Prefeitura.

– Uma de nossas metas é aquecer a economia rural de Paraíba do Sul que estava há anos sem incentivos do poder público. Estamos buscando parcerias e iniciativas para fomentar o setor e estamos conseguindo, e estaremos lançando um programa de incentivo durante a Rio Genética. O Christino Áureo vem sendo um grande parceiro nosso nesta luta. Essa será uma grande oportunidade para que nossos pequenos produtores possam qualificar ainda mais seus rebanhos – lembrou o prefeito Marcinho.

Programa Municipal de Incentivo ao Melhoramento Genético
Durante a Feira Rio Genética, mais um programa inédito da nova Prefeitura será lançado oficialmente: o Programa Municipal de Incentivo ao Melhoramento Genético. O programa prestará assistência técnica veterinária na área de reprodução, nutrição, manejo de pastagens, sanidade, controle e qualidade do leite, clínica cirúrgica, treinamento de mão de obra e administração por meio de visitas técnicas em dias pré-determinados. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura com a Cooperativa de Laticínios de Paraíba do Sul.

A Secretaria do Ambiente e Agricultura, durante a Rio Genética, montará uma tenda com alguns animais de um produtor de Paraíba do Sul e um veterinário fará um diagnóstico de gestação com aparelho de ultra-som e inseminará novilhas da mesma forma que será feito nas propriedades, de forma gratuita para o pequeno produtor. Também terá início o agendamento das visitas técnicas. 

Secretaria de Turismo aberta também nos finais de semana em Paraíba do Sul


Para melhor atender aos turistas, o prefeito Marcinho determinou que a Secretaria Municipal de Turismo, localizada no Pórtico de Entrada de Paraíba do Sul, fique aberta também nos finais de semana. A partir deste sábado e domingo, das 9h às 17h, os visitantes poderão contar com informações precisas sobre pontos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes e mais. Mais informações, mais acolhimento e maior comprometimento com a cidade e visitantes. Mais informações através do telefone (24) 2263-3495.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Diretores das escolas de Paraíba do Sul serão escolhidos através de eleição


Em uma ação inédita em toda região, o prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, cumpre mais um compromisso firmado com os sul-paraibanos e institui o processo eleitoral para a escolha dos diretores das escolas que compõem a rede municipal de ensino. A mudança na educação irá transformar consideravelmente o dia a dia das escolas e creches da cidade, envolvendo professores, servidores e pais de alunos em um processo democrático de escolha dos gestores.

As regras da eleição serão publicadas no Diário Oficial do município desta terça-feira (14). Dentre elas estão os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de diretor: nível superior na área de Educação, ser concursado, mínimo de dois anos de exercício do magistério no município, lotação na unidade escolar na qual deseje exercer o cargo, desempenho acima de 70% nas últimas avaliações de desempenho, comprometimento de frequentar cursos de qualificação, dentre outros. Os eleitos ficarão no cargo de diretor por um período de dois anos, quando ocorrem novas eleições.

A partir de 2013, os cargos de direção das escolas municipais serão escolhidos através de eleição, garantiu Marcinho

- Com a instituição das eleições, daremos maior transparência nos mecanismos de administração das unidades escolares. Além disso, estaremos contribuindo para incentivar nossos profissionais a buscarem a qualificação, pré-requisito indispensável para a candidatura ao cargo de diretor – afirmou a secretária de Educação, Francine Pereira Fontainha.

Comunidade escolar estará mais unida, garante prefeito
A comunidade escolar, responsável pela eleição dos diretores, é composta pelos alunos do 8º e 9º ano de escolaridade do ensino fundamental matriculados, pelos alunos de ensino regular para jovens e adultos, pelos pais ou responsáveis diretos pelos estudantes e pelos membros do magistério público municipal e servidores lotados nas unidades escolares. Essa é uma forma de inserir cada vez mais a comunidade no processo decisório das escolas, garantindo uma maior integração, fundamental para o processo de aprendizagem. Outro ponto importante é o fim das indicações políticas, que muitas vezes prejudicam as escolas.

- Com as eleições estaremos aproximando ainda mais os estudantes e seus pais do processo educacional e essa integração será fundamental para a melhora de todo sistema da educação municipal. Isso também servirá para acabar com um outro problema, que víamos sempre em época de eleição, quando os servidores eram coagidos a apoiar determinados candidatos sob o risco de serem transferidos de unidade ou de serem perseguidos por seus diretores, que eram indicados politicamente. Fazendo essa democratização do acesso aos cargos de direção conseguiremos impedir que esses atos arbitrários voltem a ocorrer em Paraíba do Sul. Também teremos uma gestão mais integrada, mais próxima dos anseios dos funcionários, dos pais e dos estudantes – afirmou o prefeito Marcinho.

Calendário eleitoral 2013
A Secretaria municipal de Educação também divulga nesta terça o calendário das eleições para o cargo de diretor. E a partir desta quarta-feira (15), a comunidade escolar já começa a ser convocada para participar do processo eleitoral. A previsão é que a eleição aconteça no dia 20 de junho.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Após anos de abandono, moradores do Amapá comemoram a chegada de melhorias


Marcinho vai reativar fontanário que estava fechado há 30 anos no Parque Salutaris


Mais um sonho da população sul-paraibana está prestes a se tornar realidade. Recebendo os retoques finais, o Parque de Águas Minerais Salutaris será devolvido para a cidade que, até então, não justificava o título recebido de Rainha das Águas Minerais. Restaurado e bem cuidado, o principal ponto turístico do município e o mais belo parque da cidade, em muito breve estará de portas abertas para receber à todos e recomeçar a contar sua linda história.

Abandonado por anos e sem as três águas minerais funcionando, o Parque Salutaris vem recebendo diversas obras e melhorias desde o início do governo Marcinho, desde janeiro de 2013. Além da melhoria das áreas arborizadas, com a plantação de novas mudas de árvores, foi realizada a restauração dos três reservatórios de águas com capacidade para 50 mil litros cada. As caixas estavam inapropriadas, sujas e contaminadas. Houve a esterilizarão das mesmas para abastecer o fontanário com água mineral de poços artesianos. Os poços, das três águas minerais, foram totalmente esterilizados. Agora, estão assim: O da água magnesiana, que possui 55 metros de profundidade, após a reforma e esterilização, está com a vazão de 4,5mil/h; o poço da água mineral alcalina, 128 metros, está com a vazão em 9mil/h; e o poço da água mineral ferruginosa, com 128 metros, está com a vazão de 8mil/h.

O fontanário, próximo ao portão de entrada do hotel, estava fechado há 30 anos e será entregue totalmente reformado à população

Isso significa que agora as águas minerais jorrarão das torneiras das fontes, e não mais pingarão. Preocupado em oferecer o melhor, sem riscos para a população, após todo o trabalho realizado nas caixas d’água e poços, além da limpeza do córrego (foram retirados 212 caminhões de entulho somente nesta limpeza), retirada de porcos e bois que por anos foram criados perto dos lençóis freáticos, e tudo mais; foi pedida uma análise bacteriológica das três fontes, algo que por anos não se fazia. Quando for re-inaugurado, o Parque de Águas Minerais Salutaris oferecerá novamente as três águas tradicionais: magnesiana, alcalina e ferruginosa. Agora certificadas que estão aptas ao consumo.

As linhas do encanamento foram restauradas também. O fontanário da fonte Alexandre, fechado há 30 anos, está praticamente pronto. O telhado, que estava todo quebrado, já está pintado. A iluminação foi restaurada, e a louça, centenária, já está bem cuidada. Este fontanário, que fica localizado mais acima do principal, também estará disponibilizando a água ferruginosa.

O prefeito Marcinho, grande entusiasta pela volta do Parque Salutaris, o qual tem um carinho enorme, nomeou Gilson Miguel para ficar responsável pelo retorno do cartão postal da cidade. E a escolha não poderia ter sido melhor. Aposentado pela antiga empresa Salutaris, Gilson sempre teve um amor incondicional pelo parque. Agora, após quatro meses de trabalho árduo e às vésperas de ver seu sonho realizado, o chefe do Departamento de Parques e Jardins se emociona:

– É um carinho muito grande que tenho por tudo isso aqui. Nem pretendo vir na inauguração, senão vou morrer do coração. Tenho um orgulho muito grande, depois de 29 anos trabalhando na empresa, e encontrar as águas e o parque do jeito que encontrei e o Marcinho confiar em mim para fazer essa reforma, é motivo de muito orgulho. Eu vim aqui com meu pai, depois com meus filhos, me aposentei por essa empresa, o carinho que tenho por esse parque é demais! – confidenciou Gilson, segurando as lágrimas.

Muito em breve, Paraíba do Sul, enfim, voltará a ser A Rainha das Águas Minerais.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Com dentistas em dois turnos, governo Marcinho segue batendo recordes de atendimentos odontológicos


Procedimento de primeira consulta passou de 615 atendimentos em abril de 2012 para 1251 no mês passado

Após triplicar o atendimento odontológico nos Postos de Saúde durante os 3 primeiros meses deste ano, o governo Marcinho segue quebrando novos recordes na área da saúde bucal. Os números mostram que os procedimentos realizados pelos profissionais de Paraíba do Sul cresceram consideravelmente, comparando-se aos registrados no ano passado.

Dados da Coordenação de Saúde Bucal do município mostram que os procedimentos de primeira consulta aumentaram mais de 50%: 1251 atendimentos no atual governo, contra 615 em 2012. Os encaminhamentos também cresceram muito, passando de 37 no ano passado para 140 em 2013. Os números referem-se aos procedimentos realizados no mês de abril.

Os bons resultados na área odontológica devem-se à nova política adotada na Secretaria de Saúde, já que uma das principais metas do prefeito Marcinho é oferecer um atendimento cada vez melhor ao cidadão sul-paraibano. Neste sentido, mais de 20 novos dentistas foram contratados e hoje atendem a população em dois turnos.

De janeiro a abril deste ano, ou seja, em apenas 4 meses, 22.933 procedimentos foram realizados no setor de odontologia. As visitas domiciliares também foram intensificadas, com o objetivo de análise do perfil da comunidade para dar mais eficiência aos atendimentos.

Procedimentos
Governo Passado
Governo Marcinho

Abril/2012
Abril/2013



1ª Consulta
615
1251
Escovação Supervisionada
448
676
Urgência
158
219
Instalação de Prótese
14
26
Encaminhamentos
37
140


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Na Policlínica, população já elogia redução das filas para marcação de consulta


Desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2013, a prioridade do prefeito Marcinho vem sendo melhorar a saúde pública do município. Diversas ações já foram realizadas com esse objetivo. Um delas foi a contratação de novos médicos especialistas. Anteriormente, a população contava apenas com um número restrito de médicos especialistas. Em apenas quatro meses, este número dobrou. Agora, 33 médicos estão à disposição para atender a população.

Com esta medida, o impacto já é sentido pelo cidadão, que ressalta que as filas, antes um sofrimento a mais para os que já se encontravam em necessidade, reduziram muito. É o que demonstrou a aposentada Maria:

– A marcação está mais rápida. Melhorou. Não tem mais fila para marcar. A gente chega aqui e já marca o médico na hora. Neste pouco tempo (de governo) já melhorou a saúde. A marcação está mais rápida também. Gostei! – revelou a aposentada.

Marquei hoje e hoje mesmo vou consultar, uma maravilha - afirmou Penha Campos

Oftalmologista, neurologista, endocrinologista, urologista, ortopedista, cardiologista, pediatra e até mesmo reumatologista, este último oferecendo uma especialidade médica inédita na rede municipal de saúde, estão atendendo a todo vapor na Policlínica Municipal Dr. Henrique Bastos Filho.

– Fui bem atendido no Posto de Saúde, marquei para vir aqui (Policlínica). Foi rápido. Olha, quem tem problema de coração não pode esperar e agora melhorou sim. Espero que ele melhore mais ainda – revelou o aposentado Antônio Carlos do Nascimento, morador do bairro Palhas.

Antônio Carlos do Nascimento, do bairro das Palhas, disse que foi tudo muito rápido

As filas para marcar uma consulta com algum médico especialista sumiram. Como demonstra a moradora do bairro Grama:

– O meu posto é o do Morro da Alegria. Não demorou a marcar não. A gente espera que melhore ainda mais, pois saúde é prioridade – afirmou Regina Lúcia.

Moradora do bairro Liberdade, a aposentada Maria afirmou que a marcação de consultas vem sendo feita na hora

A velocidade no atendimento também vem surpreendendo os sul-paraibanos. Antes a espera por atendimento chegava a durar meses. Agora há quem seja atendido no mesmo dia da marcação. Tudo isso só está sendo possível graças ao compromisso de campanha assumido pelo prefeito Marcinho, que está sendo cumprido:

– Para mim foi uma benção! Marquei hoje e hoje mesmo já vou consultar. Uma maravilha! Está muito bom! – elogiou Penha Campos, auxiliar de serviços gerais.