quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Paraíba do Sul realizou o I Fórum do Plano Diretor Participativo e Agenda 21 Local


Na última quarta-feira (27) a nova Prefeitura em conjunto com vereadores, secretários de governo, empresários do ramo da construção civil, representantes de associações de moradores e membros da sociedade civil, deram o primeiro passo para a revisão do Plano Diretor Participativo e Agenda 21 Local. Em um fórum, realizado no auditório da sede do executivo municipal, foram apresentados os dois projetos e iniciou-se a discussão sobre os melhores caminhos para o desenvolvimento de Paraíba do Sul. A reunião contou com as presenças do prefeito Marcinho; da vice-prefeita Mariângela Brick Santos; dos vereadores Professor Roberto, Maninho Magdalena, Marcinho de Werneck e Mário Sérgio; e outras autoridades e representantes da sociedade civil e dezenas de alunos do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres.

Auditório da Prefeitura ficou lotado
            Na abertura do fórum, o prefeito Marcinho ressaltou a importância da reunião, falando sobre o planejamento e onde queremos chegar (poderes e sociedade civil) e os caminhos que devem ser seguidos para atingir os objetivos que serão discutidos em diversas reuniões abertas ao longo dos próximos quatro meses.

            - Durante a campanha eu disse que trabalharíamos com prioridades. Saúde, geração de empregos e cursos profissionalizantes. Daríamos muita atenção ao turismo e ao meio ambiente também. Dividiríamos essas prioridades por zonas, com a geração de empregos na BR 393; o turismo no Centro e a zona rural com grande potencial. Assim é Paraíba do Sul, cheia de vocações. Na saúde já estamos trabalhando fortemente. Ninguém consegue melhorar as coisas do dia para a noite. Estamos ainda trabalhando com os médicos e a estrutura do governo passado, mas a partir de segunda-feira (04/03) todas as unidades de saúde terão médicos. Nossa bandeira número dois, a geração de empregos, já acertamos com a Regional Telhas a compra de um terreno na BR 393 de 60 mil metros quadrados e já estamos conversando com diversas indústrias para gerar mais empregos. Com a MRS só está faltando a desapropriação de uma área para a vinda dessa empresa para nossa cidade. Diversos cursos já estão acontecendo e estamos fechando um convênio em breve que gerará mais 100 novos cursos profissionalizantes, que será itinerante, percorrendo vários bairros, atingindo os menos favorecidos, aqueles que sempre foram excluídos – afirmou o prefeito ao abrir os trabalhos do fórum.

Karla Matos, coordenadora do Inea, realiza sua apresentação
            Marcinho lembrou ainda que, de 93 municípios do estado do Rio de Janeiro, Paraíba do Sul está na 91ª colocação dentre os que menos investiram em meio ambiente nos últimos anos e, devido a esse descaso, a municipalidade não recebe nenhum centavo de ICMS Verde, verba essa repassada pelo Governo do Estado aos municípios que investem na preservação ambiental. O prefeito afirmou que neste ano o município também não receberá repasses do ICMS Verde, pois serão considerados os dados do ano anterior.

            – Mas este ano estamos iniciando a política do meio ambiente. Estamos investindo para que em 2014 possamos receber esses repasses e tirar Paraíba do Sul desta vergonhosa 91ª posição. Para isso, já estamos plantando 30 mil árvores no Parque Salutaris e também limpando os poços das águas minerais, para que a população possa ter de volta as águas daquelas fontes – lembrou Marcinho.

Prefeito Marcinho fala da importância do planejamento participativo para o futuro de Paraíba do Sul
            O prefeito parabenizou os professores da Escola Estadual Maria Zulmira Torres pela iniciativa de convidar os alunos para participarem do fórum. “É bom ver os jovens imbuídos para discutir o Plano Diretor, que define o futuro da cidade”, disse. Marcinho afirmou que alguns empresários o procuraram querendo mudar o Plano Diretor para, assim, construir seus empreendimentos. “Eu neguei na hora! Hoje eles deveriam estar aqui para aproveitar e dar suas idéias. Muita gente não está aqui e só aparece quando incomoda o seu interesse pessoal. Esse é o momento de sugerir! O Plano Diretor vale pelos próximos 10 anos, e será discutido aqui! Vocês podem ter certeza que sempre vamos trabalhar pelo coletivo e não pelo individual”, ressaltou o prefeito.

            Em seguida o secretário Municipal de Planejamento e Infra-estrutura, Getúlio Júnior, apresentou o que é o Plano Diretor e também sugeriu diversos eixos de desenvolvimento para a cidade. O Plano Diretor Participativo, previsto em lei federal conhecida como o Estatuto das Cidades, é um instrumento de preservação dos bens e áreas urbanas, estabelecendo diretrizes para a adequada ocupação do município, criando políticas de desenvolvimento urbano, e também para nortear a ação dos agentes públicos e privados para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, fala sobre a Agenda 21 Local
            O fórum da última quarta-feira (27) foi o início da revisão do Plano Diretor de Paraíba do Sul aprovado em 2006 e para a discussão para a implementação da Agenda 21, que, de uma forma mais ampla que o Plano Diretor, além de caminhar juntamente na questão territorial, engloba as dinâmicas sociais, expressas em necessidades e percepções da sociedade para transformá-las no sentido da sustentabilidade. A Agenda do século XXI, abrange um amplo conjunto de compromissos a serem realizados no presente século para mudar a forma como produzimos e consumimos, visando a construção de sociedades sustentáveis.

            Ao longo das reuniões entorno do Plano Diretor serão revisadas as Leis do Código de Posturas e de Obras, que hoje são determinadas por uma lei já defasada, de 1979. Serão criadas as seguintes leis: do Plano de Preservação; das Zonas Industriais; das Zonas Imobiliárias; do Código Ambiental; e da Agenda 21 Local. Em sua apresentação, Getúlio Júnior sugeriu alguns eixos de desenvolvimento para Paraíba do Sul. Um exemplo da falta que o Plano Diretor faz para Paraíba do Sul foi citado pelo secretário Getúlio Júnior, que afirmou que as empresas Lemgruber e ELC poderiam estar instaladas na BR 393, facilitando o escoamento de suas produções.

            Em seguida o secretário Getúlio explicou sobre os eixos de desenvolvimento, que serão debatidos para a feitura do Plano Diretor. Simplificando, estes eixos, que serão descobertos e debatidos juntamente com a sociedade, seriam a “alma da cidade”, a vocação do município para se desenvolver, como colocou o secretário, lembrando que “anteriormente, Paraíba do Sul não tinha foco (para se desenvolver)”, afirmou. “O prefeito Marcinho já sabe. Tem um plano de governo maravilhoso que vamos incorporar ao Plano Diretor. O Plano Diretor é um dos caminhos para levar nossa cidade ao desenvolvimento, vamos discutir junto com a população estes caminhos” ressaltou Getúlio Júnior.

            - Descobrimos um caminho do ouro, trecho de pedra de três quilômetros, dentro do Caminho Novo em Paraíba do Sul. É o mesmo que Paraty utiliza e que atrai milhares de turistas estrangeiros para a cidade que tem em sua própria história, sua vocação – lembrou o secretário. “Nosso Rio, por exemplo. Na Holanda as construções são voltadas para o Rio, valorizando-o. Aqui as casas tem suas fachadas para a rua, e não para a bela vista do Rio Paraíba do Sul” sugeriu Getúlio.

Secretário de Planejamento e Infra Estrutura, Getúlio Júnior, sugere alguns eixos de desenvolvimento
             Como eixos de desenvolvimento, o secretário de Planejamento e Infra Estrutura ofereceu diversas sugestões aos presentes, tais como: Caminho Novo; Águas Minerais e Reservas Verdes; o Rio Paraíba do Sul; Trem da Estrada Real; políticas industriais na BR 393 e Barrinha; zoneamento imobiliário; Estrada Real; Tiradentes; políticas de sustentabilidade; conservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental, como também imaterial, lendário e pitoresco; criação de parques e reservas ambientais com funções sociais, recreativas, de lazer, estudos, pesquisa e turismo e outros.

            Getúlio citou ainda um projeto para a construção de um parque na Beira-Rio e um parque fluvial na Ilha do Navio. Sugeriu ainda a preservação das pontes e o tombamento e revitalização, através de convênios, de casas com arquiteturas que fazem parte da história da cidade. Um grande anseio da população, o Parque Natural da Pedra da Tocaia também foi lembrado, assim como o Balneário da Cachoeira da Estação Agronômica, a belíssima Cachoeira do Monte Cristo, o Parque Fluvial da Ilha do Alpes, Jardim Velho entre outras sugestões.

            - Claro que Paraíba do Sul tem diversas vocações, muitos caminhos que podemos seguir para o desenvolvimento. Mas é natural que dois ou três se destaquem mais – explicou Getúlio.

            Prosseguindo foi a vez da secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, falar sobre a Agenda 21 Local. Nathália fez questão de garantir que “não será um simples papel, terá o seu cumprimento garantido”, afirmou. A secretária ressaltou que não existe planejamento sem a participação de todos os envolvidos, como empresários, governo e a sociedade civil. “O Plano Diretor e a Agenda 21 são os dois principais instrumentos para planejar o desenvolvimento de Paraíba do Sul”, citou.

            - Em cidades pequenas temos ainda mais chances de fazer acontecer (Agenda 21). Queremos um plano que destrua menos e construa mais. Que seja bom para todos nós. – afirmou Nathália Mafra.

            Para a construção da Agenda 21 Local, Nathália destacou a importância da participação popular. “Você que mora no bairro X é que sabe os problemas que tem lá e o que precisa ser feito;sua voz é a que deve ser ouvida”, afirmou. A secretária ressaltou que atualmente no estado do Rio, 33 municípios tem suas agendas em andamento.


            A coordenadora do Núcleo Especial da Agenda 21 do INEA (Instituto Nacional do Ambiente) e SEA (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro), Karla Matos, convidada da noite, iniciou sua apresentação aos presentes comparando o desenvolvimento das cidades ao desenvolvimento de nossas vidas:

            - Nossa vida quando chega aos 50 anos a gente percebe que não comprou carro, casa e etc. As vezes por algum impedimento, alguma doença. Isso acontece também com o município. As vezes ficam um tempo parados, adormecidos e tem seu desenvolvimento comprometido, parada por anos. Vejo no discurso do prefeito, vereadores e secretários o desejo em realizar. Todos abriram seus discursos falando da importância do planejamento. Planejar é importante, mas planejar com participação é melhor ainda – afirmou Karla Matos.

            Após a apresentação da convidada, o fórum foi aberto para perguntas e sugestões do público presente. Eliza, aluna da E. E. Maria Zulmira Torres, questionou o prefeito sobre a possível implantação de um projeto de reflorestamento nas áreas ribeirinhas, como no Bairro Santa Josefa, o que seria feito com os moradores dessas áreas e suas casas.

            De prontidão o prefeito Marcinho afirmou que, em caso de um plano como o citado por Eliza, ninguém será retirado de suas casas se já não tiver uma casa pronto para receber essa família. Marcinho afirmou que o importante agora é não deixar construir mais nesses locais. É lei, não pode construir há 30 metros a partir do leito do Rio.

- Se tiver projeto para retirar essas famílias dessas áreas de enchente, sem deixar ninguém sem casa, nós vamos fazer. Ninguém quer ficar todo ano com água entrando em casa, perdendo móveis e correndo risco de vida. Outra medida é que, em caso de remoção de uma família, a casa será demolida e aquela área reflorestada. Nossas maiores preocupações nestes casos são os bairros Santa Josefa e Independência – concluiu o prefeito.

Luis Carlos de Paula questionou sobre futuros projetos para o abastecimento de água, ressaltando que o sistema de abastecimento é muito antigo, e que há muita falta d’água na cidade, citou que há muitos loteamentos novos e construções sendo abastecido com o mesmo sistema precário. O prefeito Marcinho afirmou que realmente este é um grave problema e que está sempre em contato com o novo presidente da CEDAE desde o eleito.

- Neste ano já tem assegurada uma obra de três milhões de Reais para o melhoramento da atual estação de abastecimento da CEDAE de Paraíba do Sul. Na próxima segunda (1º/03) receberemos o diretor da CEDAE para vermos uma área para incluir Paraíba do Sul no PAC 2 para que, nessa área, seja construída uma nova estação de tratamento. O valor dessa obra será de aproximadamente 40 milhões de Reais – respondeu o prefeito Marcinho.

Ainda sobre a CEDAE, foi questionado sobre os buracos que a empresa abre na cidade para realizar a manutenção de sua rede. O presidente da Câmara Municipal, Professor Roberto, afirmou que estão estudando a criação de uma lei que obrigará as empresas a arcarem com as estes danos, aplicando multas.

Diversas perguntas e sugestões foram expostas ao longo da noite. Outro tema importante exposto pelo prefeito Marcinho está ligadamente as empresas instaladas em Paraíba do Sul e ao meio ambiente.

– Estamos realizando um estudo para calcular o passível ambiental destas empresas, ver o quanto essas empresas poluem o nosso meio ambiente. Esse passível deverá ser cobrado em projetos para ajudar a sustentabilidade no município – afirmou Marcinho.

Muito proveitosa, a abertura do I Fórum do Plano Diretor Participativo e Agenda 21 Local, a próxima reunião já está marcada para o próximo dia seis de março e contará com a participação de técnicos da nova Prefeitura, secretarias municipais, vereadores, Ongs, entidades, associações de moradores, conselhos e sindicatos.

– Este foi o primeiro passo para colocar Paraíba do Sul no caminho do desenvolvimento real e sustentável. Espero que a população compareça nas próximas reuniões e tragam idéias, críticas e sugestões. Vamos traçar juntos, de mãos dados, o futuro de nossa amada cidade – concluiu o prefeito Marcinho.

Março é a vez de “Brasil em Cena” no Cinema Popular Nívea Stelmann


Mais um grande festival está programado para começar no Cinema Popular Nívea Stelmann, em Paraíba do Sul. Intitulado “Brasil em Cena”, nos fins de semana de março serão exibidos gratuitamente obras primas do cinema nacional que emocionaram e divertiram o público em grandes salas país a fora.

Nos dias 2 e 3 de março “Central do Brasil” estará na telona. Premiado internacionalmente, o filme conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma mulher que trabalha na Central do Brasil. Ela vive com a renda que recebe escrevendo cartas para os analfabetos que passam pela maior estação do Brasil. A história de Dora se cruza com a do menino Josué, que com a mãe, pede a mulher para escrever uma carta para o pai do menino, que mora no sertão nordestino. A mãe de Josué é atropelada fatalmente ao sair da estação, e sem ter para onde ir, o menino se vê obrigado a viver na Central do Brasil. Emocionada, Dora então resolve, junto com Josué, ir ao encontro do pai do menino. A obra prima do cinema nacional dirigida por Walter Sales foi aclamada em diversos festivais de cinema, recebendo importantes prêmios como o Urso de Ouro, o Globo de Ouro, Sapo de Ouro, e muitos outros prêmios, sendo indicado à premiação máxima do cinema internacional, o Oscar.

Nos dias 9 e 10 de março outro sucesso do cinema brasileiro estará em cartaz. “Cidade de Deus”, com direção de Fernando Meirelles, mostra o crescimento do crime organizado na comunidade do Rio de Janeiro. O filme começa com os criminosos Cabeleira, Alicate e Marreco, o Trio Ternura, aterrorizando negociantes com assaltos à mão armada. A trama passa também pela história de Dadinho, que em um assalto à um motel, é colocado como vigia, porém, faz uma verdadeira chacina no lugar, atraindo a atenção da polícia para os criminosos. Outros personagens, como Bené e Buscapé (irmão de Marreco), este último, o narrador das histórias. Várias reviravoltas acontecem durante a película, que retrata o surgimento e o crescimento do crime organizado em uma das maiores favelas cariocas. O filme ganhou diversos prêmios no Brasil e em muitos países, como Reino Unido, Colômbia, Cuba, Dinamarca e Estados Unidos.

No terceiro fim de semana de março será a vez de “O Céu de Suely”. Os espectadores serão apresentados à Hermila, uma jovem de 21 anos nascida e criada em uma pequena cidade do Ceará, que está grávida e vai com o namorado tentar a vida em São Paulo. Frustrada, ela volta a sua cidade natal e aguarda o retorno do namorado, que desaparece sem deixar pistas. Abandonada, ela resolve ir para o outro lado do Brasil, o Rio Grande do Sul. Porém, para conseguir dinheiro para a viagem ela adota o nome Suely e toma uma atitude que escandaliza a pequena cidade onde vive: rifa o seu corpo, afirmando que o vencedor terá “Uma Noite no Paraíso”. Enquanto o prêmio não sai, ela vai tentando resolver um namoro mal resolvido com um ex-namorado.



Atriz e diretor visitam o Cinema Popular
Nos dias 23 e 24 de março o Cinema Popular Nívea Stelmann receberá a visita da atriz Karine Telles e do diretor Gustavo Pizzi, do filme “Riscado”, que estará em cartaz. Os convidados estarão passando suas experiências aos presentes e respondendo perguntas de todos. O filme conta a história de Bianca (Karine Telles), uma atriz que vive a expectativa de fazer sucesso em sua carreira, porém, enquanto a glória não vem, ela tem que imitar divas do cinema e divulga eventos para se manter. Quando Bianca tira a sorte grande, ela consegue o papel principal em uma produção internacional. O diretor do longa-metragem se encanta com a história de Bianca, e resolve adaptá-la ao seu filme, vivendo Bianca a sua própria história.

Fechando o Brasil em Cena será o super sucesso de crítica e premiação “Tropa de Elite”, de José Padilha. O filme, que conquistou o Urso de Ouro, o Festival Hola Lisboa e levou ainda nove prêmios do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro, conta a história do Capitão Nascimento, do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro. A história é narrada pelo próprio capitão que aguarda a chegada do primeiro filho e, por isso, vive a tensão de apaziguar algumas favelas para a visita do Papa João Paulo II, e ainda achar um substituto à sua altura para que ele possa se afastar da corporação e ter uma vida tranquila ao lado da família. As investidas do BOPE, o treinamento para os aspirantes, a corrupção da Polícia Militar, a realidade do tráfico de drogas nas favelas cariocas, e muitas frases de efeito que se eternizaram no público brasileiro, credenciam o filme Tropa de Elite a fechar com chave de ouro o festival “Brasil em Cena”.

Os filmes começarão sempre às 19h e a entrada é gratuita. O Cinema Popular Nívea Stelmann fica no Centro Cultural Luis Carlos Tavares Coelho, antiga estação ferroviária, no Centro de Paraíba do Sul.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Barão de Angra receberá o primeiro Distrito Industrial de Paraíba do Sul


Em menos de dois meses, prefeito Marcinho começa a colocar o município nos trilhos do desenvolvimento

Cumprindo mais um compromisso assumido com a população sul-paraibana, o prefeito Marcinho já definiu a área que abrigará o primeiro Distrito Industrial de Paraíba do Sul. A nova Prefeitura adquiriu uma área de terra de 60 mil metros quadrados bem as margens da rodovia BR 393, em Barão de Angra. O prefeito afirmou ainda que o intuito é que novas empresas que venham para a cidade se instalem no local, que é de agrado dos grandes empresários, pois favorece o escoamento da produção devido a proximidade com a rodovia federal.

Marcinho esteve na fábrica Regional Telhas 
A instalação do Distrito Industrial na BR 393 acontece em um momento especial, quando a cidade começa a recuperar sua credibilidade junto a investidores e as outras esferas governamentais. Isso graças às ações tomadas pelo prefeito Marcinho, que desde o primeiro dia de seu governo trabalha com sua equipe para cumprir os compromissos assumidos e viabilizar o tão sonhado desenvolvimento econômico.

O Distrito Industrial é fruto de uma outra parceria: com a empresa Regional Telhas, que instalada na área e apostando no novo governo já estuda ampliar sua capacidade produtiva, gerando, inicialmente, mais 50 novos postos de trabalho para os sul-paraibanos.

- Nos últimos anos fomos obrigados a ver as cidades vizinhas se desenvolverem enquanto nós, de Paraíba do Sul, ficávamos para trás. Agora essa história acabou. E o Distrito Industrial da BR 393 é apenas a primeira de muitas ações que estão sendo tomadas para colocar nossa cidade nos trilhos do tão esperado desenvolvimento – afirmou o prefeito Marcinho.

Prefeito Marcinho visitou as futuras instalações do Distrito Industrial de Barão de Angra 
Em menos de dois meses de governo, Marcinho demonstra o seu comprometimento com o desenvolvimento de Paraíba do Sul. Seja em ações simples - porém importantes - como a limpeza das ruas, passando pelas mudanças na saúde, entre diversas outras ações que já aconteceram em pouco tempo, o Distrito Industrial é o pontapé inicial para tirar Paraíba do Sul de anos de atraso em geração de emprego e renda, com mais esse atrativo para que novas empresas se instalem no município.

Vice-prefeita participa do Encontro Estadual de Direitos da Mulher


Na última sexta-feira (22), a vice-prefeita Mariângela Santos esteve presente junto a sua equipe no Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDIM), que reuniu todas as prefeitas e vice-prefeitas do Estado do Rio de Janeiro.



O objetivo do encontro foi de discutir a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e o incremento da presença feminina na política. “Os pais desde o início tem que criar seus filhos sem desigualdade. Assim a sociedade futuramente respeitará ainda mais a capacidade da mulher”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci.



No evento ainda estavam presentes grandes nomes dos direitos da mulher como Marida da Graça Ribeiro das Neves que é conselheira do CEDIM, a subsecretária de articulação institucional e ações temáticas da SPM/PR, a professora doutora e pesquisadora da UERJ Clara Araújo, a presidenta da comissão de defesa dos direitos da mulher da ALERJ, Inês Pandeló, a conselheira do CEDIM Ângela Fontes e o secretário de Estado de Assistência Social Zaqueu Teixeira.



– A nossa participação no Encontro de Prefeitas e Vice-prefeitas do nosso Estado foi muito valiosa, para avançarmos nos desafios dos direitos da mulher e Plano Municipal de políticas públicas para as mulheres. Iremos viabilizar a Superintendência de Direitos da Mulher e juntamente com o Conselho da Mulher implementar programas e projeto que reduzam as desigualdades entre homens e mulheres – afirmou Mariângela Santos.



Em Paraíba do Sul sete escolas municipais receberão o projeto “Mais Educação”


Neste ano mais sete escolas municipais de Paraíba do Sul serão incluídas no projeto “Mais Educação”. O programa, criado pelo MEC, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

As atividades são oferecidas no contra turno, ou seja, o aluno estuda em um determinado horário e faz as atividades diversificadas em outro horário. Anteriormente apenas as escolas municipais Paulo Lacerda, Andrade Figueira, Tim Lopes e Condessa do Rio Novo estavam incluídas no projeto. A partir de 2013, mais sete unidades escolares do município serão contempladas: Francisco Pereira Paredes, Horácio de Melo, Norberto Leal, Marly Madeira Soares, CIEP Municipalizado Haroldo Machado de Barros, Vereador Ademir José da Silva e Vereador Antônio Ignácio Coelho.

Prefeito Marcinho, Secretária Francine Fontainha e assessores da Secretaria de Educação em reunião sobre o projeto Mais Educação

O Programa Mais Educação que vai beneficiar as escolas da rede municipal de educação. Este Programa visa promover nas escolas o ensino integral, uma educação que busque superar o processo de escolarização tão centrado na figura da escola, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos, numa tentativa de construção de educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira As atividades fomentadas foram organizadas nos seguintes macrocampos:

• Acompanhamento Pedagógico;
• Meio Ambiente;
• Esporte e Lazer;
• Direitos Humanos em Educação;
• Cultura e Artes;
• Cultura Digital;
• Promoção da Saúde;
• Educomunicação;
• Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
• Educação Econômica.

Cada escola, contextualizada com seu projeto político pedagógico específico e em diálogo com sua comunidade, será a referência para se definir quantos e quais alunos participarão das atividades, sendo desejável que o conjunto da escola participe nas escolhas. Além de ser quem vai direcionar, planejar e organizar quais as atividades farão parte do conjunto das ações que integrarão as atividades deste projeto. É de cada Unidade Escolar a Coordenação deste Programa.

Inema pronto para buscar o tetracampeonato da Primeira Divisão de Paraíba do Sul


Fundado em 1987, o Inema tornou-se um dos grandes clubes de futebol de Paraíba do Sul graças as belas campanhas que realiza nas competições que disputa, principalmente nos Campeonatos da Primeira Divisão, onde já conquistou o título por três vezes e está sempre chegando entre os finalistas.

Para a temporada de 2013 o clube, que sempre apostou em jogadores formados nas categorias de base, promete não fugir a tradição. Apesar da competição estar em grande nível neste ano, com os clubes buscando contratações de jogadores experientes e até profissionais, o Inema promete trabalhar com os jogadores do próprio bairro, aproveitando o bom entrosamento do grupo. Possíveis contratações, segundo o presidente Jair Divino, somente para as posições consideradas carentes, “mas os possíveis jogadores contratados terão que se enquadrar dentro do perfil do clube, onde todos se ajudam, não tem estrelismo e nem vantagem financeira para qualquer jogador, como alguns times costumam fazer”, afirmou Jair.

O Inema é tricampeão da Primeira Divisão

- Temos um grupo que sempre representou com dignidade o Inema e temos conversado a respeito da chegada de novos jogadores, os quais o próprio grupo tem indicado e feito contatos com eles, visando manter a união que sempre foi uma marca positiva do Inema. Não temos condições de oferecer dinheiro a ninguém, até porque seria injusto dar dinheiro a jogadores de fora, enquanto a rapaziada do bairro sempre jogou de graça. Jamais faremos isto - disse o presidente Jair Divino.

Apesar de não anunciar grandes contratações, preferindo manter a base formada em casa, o Inema é apontado como uma das grandes forças do Campeonato da Primeira Divisão de Paraíba do Sul. A estréia do Inema está prevista para o dia 31 de Março, as 15 horas, no estádio do Werneck Futebol Clube , diante da equipe local. 

Paraíba do Sul realiza a III Reunião dos Gestores da Educação


Aconteceu na manhã desta terça-feira (26) no Cinema Popular Nívea Stelmann a III Reunião dos Gestores da Educação de Paraíba do Sul. A secretária de Educação, Francine Fontainha, reuniu-se com sua equipe de pedagogos, diretores e vice-diretores para planejar as ações da secretaria de acordo com os Programas do MEC e também cobrou uma melhor organização das ações administrativas.

Um dos principais assuntos abordados foi a Olimpíada de Astronomia. A secretária solicitou o apoio de todos para que as escolas participem e incentivem seus alunos possibilitando a construção de novas habilidades. A seguir o PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) foi o assunto em discussão, a Secretária de Educação afirmou que este plano será implantado em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino nas turmas do 1º ao 3º ano e seu objetivo é possibilitar a alfabetização das crianças até os oito anos de Idade. Após, o tema em questão foi a Lei 10.639/2003 que determina o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino, considerando a importância deste contexto na construção da identidade e cidadania do povo brasileiro.

III Reunião administrativa dos gestores da educação 

            – É bom realizar essas reuniões com freqüência, pois assim criamos um vínculo maior com os gestores e discutimos novas idéias e os melhores rumos para a educação do município. No fim, quem sai vencedor são os alunos da nossa rede municipal de ensino – afirmou Francine Fontainha.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nova Prefeitura começa a reforma de quatro PSFs em Paraíba do Sul


A nova Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (25) a reforma de quatro Postos de Saúde da Família (PSFs) em Paraíba do Sul. As unidades de Werneck, Queima Sangue, Limoeiro e Sebollas estão sendo reformadas visando o melhor atendimento da população, compromisso do prefeito Marcinho, que os sul-paraibanos sejam atendidos com mais dignidade.

PSF Limoeiro 

            Desde que assumiu a prefeitura, Marcinho fiscalizou todos os PSFs da cidade, encontrando diversas irregularidades. Unidades com umidade, paredes sem pintura, descascadas ou mofadas, pisos com infiltração, goteiras, e outros problemas. O PSF de Queima Sangue era o que estava em pior situação, como muro caindo e outro já no chão. A reforma das unidades vem de encontro com a nova filosofia de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, de fortalecer o atendimento da atenção básica, porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde.

PSF Limoeiro 

            – Nosso principal objetivo é mudar a cara da saúde pública municipal e oferecer um atendimento mais humano e digno para nossa população. Estamos contratando mais de 100 novos profissionais de saúde, entre médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiros e temos que oferecer condições adequadas de trabalho a esses profissionais, por isso começamos a reforma dessas unidades – afirmou Elaine Stelmann, secretária de Saúde.

PSF Limoeiro 

Mesmo em reforma, a população dos PSFs não deixará de ser atendida. Durante os dois meses que as unidades estiverem em obras, os atendimentos serão realizados em locais provisórios. Em Werneck, o atendimento será realizado no salão da Igreja Batista do Calvário. Em Sebollas, no salão paroquial da Igreja Matriz Sant’ana de Inconfidência. No bairro Queima Sangue, os atendimentos serão transferidos para o Posto de Saúde das Marrecas, que fica bem próximo. O caso especial é o do bairro Limoeiro. Como a unidade de saúde possui dois andares, o atendimento será mantido no local. As obras começam pelo primeiro andar, com as consultas sendo realizadas no segundo pavimento.

PSF Queima Sangue 

PSF Queima Sangue 

PSF Queima Sangue

PSF Sebollas

PSF Sebollas 
PSF Werneck
PSF Werneck

Prefeito Marcinho dá as boas vindas aos novos médicos especialistas contratados


O prefeito Marcinho deu as boas vindas hoje aos médicos especialistas recém contratados pela nova Prefeitura. Em um encontro realizado na tarde desta segunda-feira (25) no Auditório Municipal na sede da Prefeitura, o prefeito informou aos profissionais as novas metas para a saúde pública em Paraíba do Sul e o desejo de oferecer um melhor atendimento para a população. Confirmou o seu compromisso com o povo em oferecer um melhor serviço e cobrou o mesmo empenho dos recém chegados.



            Organizado pela secretária de Saúde, Elaine Stelmann, esse foi o segundo encontro com os médicos especialistas, aprovados no último concurso público. Otorrinolaringologistas, pediatras cirurgiões gerais e psiquiatras estiveram presentes neste encontro e receberam informações da secretária sobre a metodologia de trabalho e também tiraram suas dúvidas. Novos encontros acontecerão ao longo da semana.

            – Estamos dividindo os novos médicos em pequenos grupos para realizar esses encontros para que assim possamos ter um melhor aproveitamento. Os coordenadores das respectivas áreas dos médicos convocados também estão presentes para nos ajudar a passar o novo método de trabalho e nossos objetivos, sendo o principal dele, mudar a cara da saúde da cidade, melhorando principalmente a atenção básica municipal – afirmou Elaine Stelmann.


            Os próximos encontros acontecem nos próximos dias, terça, quarta e sexta-feiras desta semana. Ao todo foram convocados médicos especialistas nas seguintes áreas: Geriatria, Ortopedia, Otorrino, Geriatria obstetrícia, Psiquiatria, Urologia e Veterinária.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Senac Rio de Paraíba do Sul abre inscrições gratuitas para curso técnico em Administração


A Secretaria de Assistência Social de Paraíba do Sul informa que o Senac Rio de Paraíba do Sul está com as inscrições abertas para 10 vagas gratuitas para o curso técnico em Administração.
O curso tem objetivo de oferecer aos sul-paraibanos qualificação profissional, com formação técnica, oportunizando inserção no mercado de trabalho ou melhor posição na área que já atua.
O curso tem inicio dia 25 de março e será realizado de segunda a sexta-feira, das 08 as 12 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.psg.rj.senac.br ou no Senac, que fica localizado em cima da Caixa Econômica Federal. Mais informações através do telefone 24-22632261.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura alerta sobre a gratuidade e importância da GTA


Para realizar o transporte de animais comercializados, a pé ou por meios viários, entre uma propriedade e outra o produtor rural deve ter obrigatoriamente em mãos a Guia de Trânsito Animal (GTA). A GTA, emitida gratuitamente pela Secretaria do Ambiente e Agricultura de Paraíba do Sul, é a única garantia dos animais que estão sendo adquiridos em uma transação comercial estarem de acordo com as exigências sanitárias, além de servir como instrumento de regularização do rebanho no sistema da Defesa Agropecuária. 

Este documento é emitido, em Paraíba do Sul, pelo Posto Municipal de Defesa Agropecuária, que funciona na Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura, após convênio de cooperação técnica celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SEAPEC). Para emissão da guia, o produtor precisa apresentar a nota fiscal dos animais e um DARJ pago no Banco Bradesco no valor de R$ 4,64 até cinco animais a serem transportados ou R$ 5,80 de seis animais em diante. O DARJ é impresso a partir da internet no site www.fazenda.rj.gov.br com os dados do produtor.

O Posto Municipal de Defesa Agropecuária também recebe declaração de vacinas e auxilia produtores no esclarecimento de questões burocráticas relacionadas à produção e sua propriedade.  O convênio da Prefeitura Municipal com a SEAPEC para a implantação do Posto Municipal de Defesa Agropecuária é de grande importância para o pecuarista, que antes precisava se deslocar às cidades vizinhas para retirarem a GTA, atualmente, produtores de outros municípios solicitam esse documento em Paraíba do Sul, pois, com o sistema on-line, é possível emitir GTA de qualquer e para qualquer propriedade localizada no Estado do Rio de Janeiro, desde que ambas estejam cadastradas no sistema e em dia com as vacinações e atestados pertinentes.

Para mais informações os produtores rurais podem procurar a Secretaria do Ambiente e Agricultura, localizada à Praça Marquês de São João Marques, n°06, Sobreloja, Centro, telefone: (24) 2263-8695.

Prefeitura de Paraíba do Sul oferece gratuitamente curso de capacitação em jardinagem


Uma grande oportunidade de capacitação será oferecida pela Secretaria do Ambiente e Agricultura de Paraíba do Sul. Em parceira com o SENAR-RIO - através do Sindicato Rural da cidade - serão oferecidas 15 vagas para o curso gratuito de Formação Profissional Rural na área de jardinagem. O treinamento acontecerá entre 28 de fevereiro e dois de março, no Parque Salutaris, das 8h às 17h e visa capacitar os interessados na área e aperfeiçoar aqueles que já trabalham com jardinagem.

Com duração de 24h, o treinamento em jardinagem terá como principais objetivos: conhecer a importância do jardineiro na formação e manutenção de um jardim utilizando as técnicas de paisagismo recomendadas; aprender a preparar o solo realizando a correção e adubação do mesmo; conhecer técnicas de reprodução e melhoramento das plantas; planejar e executar um projeto de jardinagem nos moldes paisagísticos exigidos pelo mercado de trabalho; realizar os tratos culturais com auxilio de ferramentas para manter o jardim em bom estado de conservação.

No fim do curso, os então novos profissionais em jardinagem receberão um certificado do SENAR – RJ válido em todo o território nacional. Os interessados em participar devem ser maiores de 18 anos. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura e no Sindicato Rural de Paraíba do Sul.


Para mais informações e conhecimento dos demais treinamentos que ainda acontecerão este ano:

Secretaria do Ambiente e Agricultura – (24) 2263-8695

Endereço: Praça Marques de São João Marcos, 06, Sobreloja, Centro – Paraíba do Sul.

SINDICATO RURAL DE PARAIBA DO SUL – (24) 2263-2391

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 72, Fundos, Centro – Paraíba do Sul.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeito Marcinho determina reforma de quatro Postos de Saúde de Paraíba do Sul


Obras começam nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro

Nesta segunda-feira, dia 25, a nova Prefeitura de Paraíba do Sul inicia a reforma de quatro Postos de Saúde da Família localizados no município. Por determinação do prefeito Marcinho, as primeiras unidades beneficiadas são: PSF do Limoeiro, PSF de Werneck, PSF de Queima Sangue e PSF de Sebollas.

- Ao assumirmos o governo, encontramos os postos de saúde abandonados. Além da falta de medicamentos, eles estavam sem as mínimas condições de atender dignamente a população sul-paraibana. Já estamos tomando todas as medidas necessárias para que o cidadão tenha uma saúde de qualidade. Os quatro PSFs, do Limoeiro, de Werneck, de Queima Sangue e de Sebollas serão os primeiros a receberem a reforma, que chegará em breve às outras unidades – afirmou Marcinho.

O prefeito destacou ainda outras ações realizadas pela Secretaria de Saúde, que vão beneficiar diretamente os sul-paraibanos.

- A convocação de novos profissionais, o estabelecimento de uma equipe fixa com médico, dentista e enfermeiro em cada PSF para facilitar o acompanhamento dos pacientes, a premiação para àqueles que melhor atenderem aos sul-paraibanos e, agora, a reforma dos postos, são as primeiras ações que visam modernizar nosso sistema de saúde. As ações têm um único objetivo: oferecer um serviço de excelência para toda Paraíba do Sul. Sabemos que esse é um grande desafio, mas com muito trabalho e empenho conseguiremos mudar a realidade de nossa cidade – disse Marcinho.

Com a recuperação das estradas vicinais, prefeito Marcinho leva dignidade ao homem do campo


A nova Prefeitura encontrou o município abandonado. E a situação das estradas vicinais não estava diferente. Deixadas de lado, sem manutenção e reparos, muitas se encontravam intransitáveis. Quando chovia, a população da zona rural enfrentava uma verdadeira aventura para realizar tarefas simples, como levar os filhos à escola. O escoamento da produção dos agricultores, pecuaristas e outras culturas eram prejudicadas, causando prejuízos aos produtores e até grandes empresas. Tudo isso porque as máquinas da prefeitura estavam paradas na Fábrica de Manilhas, sucateadas.

Logo em sua segunda semana de governo, o prefeito Marcinho conseguiu junto ao Programa “Estradas da Produção”, uma parceria entre a Emater-RJ e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, três máquinas para reparar as estradas vicinais de Paraíba do Sul. Logo em seguida as máquinas da Prefeitura, que estavam paradas, foram postas à campo para trabalhar e recuperar as estradas vicinais da zona rural do município.

Mesmo com as chuvas atrapalhando, em menos de dois meses a nova Prefeitura já recuperou quatro importantes estradas vicinais. Estradas como a de Sincorá, que além de receber o trânsito de muitas famílias, carros e caminhões, é o meio principal de escoamento de produção da fábrica Globoaves: já foi recuperada e agora não há nem sinal das crateras, buracos, mato alto e outras dificuldades deixadas pelo governo passado.

Na mesma situação estava a Estrada do Mato Grosso, no distrito de Sebollas. O novo governo já se fez presente e recuperou todo o trecho da estrada, que agora está nivelada e sem buracos. Atualmente é possível até mesmo que dois veículos possam transitar tranquilamente, sem perigo de acidentes ou batidas, já que com os reparos, a estrada está mais larga. Manilhas embaixo de uma ponte que estavam quebradas há meses, pois eram muito pequenas para comportar as águas das chuvas, já foram trocadas por outras maiores. Para escoar e manter o bom trabalho realizado, foram abertas também bocas de lobo e saídas para as águas pluviais.

A estrada de Fagundes, uma das mais movimentadas, pois liga Paraíba do Sul a cidade de Petrópolis, também recebeu atenção da nova prefeitura. Os buracos foram tapados e agora, quem necessita transitar pela estrada, faz uma viagem tranquila, sem os solavancos e perigos que os buracos ofereciam. 

Nesta semana a Estada do Passatempo que estava esburacada, com muita lama e desníveis, está recebendo a atenção da nova Prefeitura. A equipe está realizando o patrolamento, nivelamento e o ensaibramento da estrada que interliga o distrito de Sebollas a Alberto Torres, distrito de Areal. Outra estrada que está no cronograma da Secretaria municipal de Obras é a Estrada da Guarda, que não recebe reparos há 15 anos.

- Em nosso governo, a Zona Rural receberá a mesma atenção que a área urbana. Prova disso é que estamos cuidando tanto do asfalto dos bairros quanto das estradas vicinais. Essa recuperação, que está promovendo uma mudança significativa na vida do homem do campo, não seria possível sem o apoio do secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, um grande parceiro que está sempre disponível para auxiliar nosso município – afirmou o prefeito Marcinho, que na quarta-feira acompanhou os trabalhos na Estrada do Passatempo.

Após dez anos, Paraíba do Sul volta à disputa da Copa Rio Sul de Futsal


Prefeito Marcinho vem dando total apoio à prática esportiva na cidade

A mais popular competição de futsal da região, a Copa Rio Sul de Futsal, receberá novamente este ano a equipe de Paraíba do Sul, que ficou de fora das últimas dez edições do torneio. A Subsecretaria de Esportes do município - que por determinação do prefeito Marcinho implantou diversas mudanças no esporte sul-paraibano -, garantiu a participação do time da cidade, com total apoio da nova Prefeitura.

Disputado entre equipes das cidades da região Sul Fluminense, o torneio início da Copa Rio Sul de Futsal começará já no próximo mês de março, e a estréia da equipe de Paraíba do Sul acontecerá no dia 09 de março, na cidade de Resende. O adversário ainda não foi definido. Em sua 21ª edição, a Copa Rio Sul de Futsal este ano será disputada em quatro fases:

1ª Fase: Com todas as cidades inscritas, divididas em três chaves (A, B e C);

2ª Fase: Com oito cidades, divididas em duas chaves;

Semifinal: Com quatro equipes, divididas em duas chaves;

Final: Com duas cidades.

A primeira fase será disputada com todas as equipes inscritas. Serão duas chaves com quatro times e uma com três. Paraíba do Sul está na chave A, que conta ainda com Três Rios, Barra do Piraí e Engenheiro Paulo de Frontin. As duas melhores equipes de cada chave se classificam para a próxima fase. A 1ª rodada da Copa será no dia 14 de março.

Segundo o subsecretário de Esportes, Cassius Salema, todos os atletas inscritos na Copa Rio Sul são jovens moradores de Paraíba do Sul, que serão comandados por dois treinadores: o professor Denis e o ex-goleiro Dentinho.

– Mesmo com pouco tempo, conseguimos montar uma equipe competitiva para este que é um dos torneios de maior destaque do interior do Rio de Janeiro. Nossa maior vitória já foi conquistada, que foi a volta de Paraíba do Sul à Copa Rio Sul de Futsal. Temos uma tradição muito forte na revelação de craques de futebol e futsal e seria inadmissível que não fôssemos representados em um dos melhores torneios do interior. Apesar de muito jovem, nossa equipe está determinada e os garotos, com toda certeza, vão se empenhar muito para ter um bom desempenho nesse retorno à competição – ressaltou Salema.