quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prefeito Marcinho está em Brasília buscando investimentos para o município


Desde a última segunda-feira (28), o prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, está em Brasília em busca de recursos para investir no município. Ele participa do Encontro Nacional dos Novos Prefeitos, organizado pelo Governo Federal com o objetivo de apresentar aos gestores municipais os programas federais e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. 

No Ministério do Turismo, Marcinho conheceu alguns programas de incentivo do governo federal

Após participar da abertura do evento, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, Marcinho começou a percorrer os estandes montados pelos ministérios, realizando contatos importantes e conhecendo programas que podem melhorar a vida dos cidadãos sul-paraibanos. A peregrinação de Marcinho pelos corredores de Brasília resultou em boas notícias para a cidade, que nos próximos meses já começará a perceber os reflexos do intenso trabalho de articulação do prefeito.

- Percorri diversos ministérios, como o do Turismo, das Cidades, do Desenvolvimento Social, da Saúde, da Educação, da Cultura, entre outros, onde conversei com seus representantes, e pude observar que existem diversos programas do governo federal que poderão nos ajudar a cumprir nosso principal objetivo, que é o de melhorar a vida dos cidadãos sul-paraibanos. Estamos trabalhando muito para mudar a história de nossa cidade, que desde 2001 não recebe recursos federais. Após renegociarmos a dívida, poderemos estabelecer uma importante parceria com o governo da presidenta Dilma, trazendo inúmeros benefícios para nossa população – afirmou Marcinho.

O prefeito Marcinho percorreu diversos ministérios, dentre eles o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Carnaval “Quintal da Lapa” tem programação especial para os pequenos foliões sul-paraibanos


A criançada tem vez e voz no “Quintal da Lapa” – Carnaval 2013 de Paraíba do Sul. A nova Prefeitura montará um verdadeiro parque de diversões infantil na Praça Marquês de São João Marcos (Jardim Velho), onde os pequenos poderão se divertir gratuitamente durante os quatro dias de folia.

Tobogãs, piscina de bolinha, mini basquete, pula-pula, escorrega, balanço e muitos outros brinquedos estarão à disposição das crianças sul-paraibanas, além de brincadeiras e animadores, numa ação inédita no município.

A diversão da garotada está garantida no Carnaval 2013 de Paraíba do Sul

– A programação oficial do carnaval começará todos os dias às 15h, porém, a folia dos pequenos começará mais cedo com a abertura do parque infantil às 13h. Com isso, os pais podem levar seus filhos pequenos para a festa, brincando e pulando o carnaval com a família unida – lembrou a secretária de Turismo, Elaine Moura.

Essa novidade do governo do prefeito Marcinho demonstra o carinho que o chefe do executivo dispensa a população e o verdadeiro propósito do carnaval: a diversão da família sul-paraibana. E que a diversão seja completa, segura e, principalmente, com a família unida no Jardim Velho, que será transformado no “Quintal da Lapa” a partir do próximo dia 09 de fevereiro, sábado de carnaval.

A diversão da garotada está garantida no Carnaval 2013 de Paraíba do Sul

Torneio de Futsal será uma das atrações do 1º Verão Esporte Show


Sendo realizado pela primeira vez em Paraíba do Sul, o Verão Esporte Show promete agitar o fim de semana na cidade. Uma das atrações será o Torneio de Futsal, que estará sendo disputado a partir das 09 horas deste domingo (03), na quadra do Clube Social de Paraíba do Sul. A competição, que está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação Esportes e Lazer, em parceria com a Liga Sulparaibana de Desportos, reunirá oito times: CDA, Ciep, Eldorado, Jatobá, Liberdade, Ponte Preta, Werneck e Volante.

Torneio de Futsal promete agitar o 1º Verão Esporte Show

A expectativa é muito grande entre os atletas para a disputa da competição que reunirá os núcleos de futsal da cidade, em confrontos que prometem muita emoção e muitos gols, já que são equipes formadas por jogadores da alta qualidade e acostumados a disputar os campeonato de cidade e torneios regionais. O Verão Esporte Show é um evento promovido pela nova Prefeitura, em parceria com a Light e o Governo do Estado.

Recapeamento das ruas de Paraíba do Sul interrompido devido às chuvas


A nova Prefeitura de Paraíba do Sul iniciou na última semana as obras de recapeamento do asfalto em diversas vias do município. Entretanto, a operação precisou ser interrompida devido às chuvas constantes que vem ocorrendo na cidade.

A Prefeitura está realizando a raspagem em alguns trechos que irão receber o novo asfalto

De acordo com o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Getúlio Júnior, a execução do serviço fica comprometida com o solo molhado, pois para uma perfeita adesão do asfalto as vias devem estar secas. Tão logo cessem as chuvas, a operação será retomada, beneficiando diversas ruas em toda cidade.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Programação do Carnaval “Quintal da Lapa” cai no gosto da população que promete lotar Paraíba do Sul


Logo que a nova Prefeitura divulgou a programação do Carnaval 2013 de Paraíba do Sul, inclusive nas redes sociais, a população se encheu de esperança e vislumbra a volta dos grandes carnavais da cidade que lotavam as ruas durante os quatro dias da Folia de Momo todos os anos. Intitulado “Quintal da Lapa”, a Secretaria de Turismo pretende transformar a Praça Marquês de São João Marcos (Jardim Velho) no bairro mais badalado do Rio de Janeiro, a Lapa.

Para abrilhantar a festa, além de mais de 20 blocos de embalo saindo de todos os bairros da cidade em diversos horários, nos quatro dias de carnaval a partir das 15h no Jardim Velho haverá roda de samba, e após os shows principais, mais samba, pagode e axé para os foliões pularem o carnaval sem hora para acabar. A Secretaria de Turismo afirma que serão quatro dias de folia o dia todo.

Como shows principais grandes nomes foram contratados. Logo no primeiro dia de carnaval, no sábado (09) quem subirá no palco do “Quintal da Lapa” será o sambista e bamba Dudu Nobre, a partir das 17h. No domingo, no mesmo horário, os sambistas do grupo Swing & Simpatia animarão a todos os presentes. A segunda-feira (11) de carnaval promete ficar marcada na história com o desfile do maior bloco de carnaval do mundo, o Cordão da Bola Preta, que começará seu aquecimento mais cedo, as 16h, também no Jardim Velho, e sairá em desfile pelas ruas do Centro da cidade. Para fechar os grandes shows, o pagodeiro romântico, Rodriguinho, ex-integrante do grupo Os Travessos, estará cantando seu vasto repertório repleto de grandes sucessos a partir das 17h da terça-feira (12).



Apoio maciço da população
A programação caiu no gosto da população que aguarda ansiosa pelo início do carnaval. As demonstrações de apoio popular nas redes sociais são maciças. Na página do prefeito Marcinho no Facebook a população comemorou a volta dos grandes carnavais:

O cordão do bola preta em Paraíba vai ser ótimo, isso é carnaval de verdade!” - Carina Ferreira.

“Eu estava mesmo sem lugar para passa o carnaval, boa ideia!” - Maria José de Oliveira Silva.

“Mandou bem muito bem para o seu primeiro carnaval parabensssss abraço” - Norman Gonzales Guanabara.

“O grande carnaval de Paraíba está de volta, parabéns, o povo agradece, vai ser uma grande festa tenho certeza !!!!!!” - Jorge Luiz Barreto Novais.

“O povo merece ,vai ser grande ,valeu prefeito” - Marcolino Fernandes.

“Valeu..por entender..queremos tmb se diverti..so luta..so problemas...bora se diverti galera... e q essa chuva passe pra diversao se total...” - Sabrina Oliveira.


Essas são algumas das demonstrações de apoio ao “Quintal da Lapa”, que também possui uma fanpage no Facebook. O endereço da fanpage é: facebook.com/QuintalDaLapa, e de acordo com a Secretaria de Turismo, estará realizando diversas promoções, incluindo a possibilidade de tirar fotos com seus artistas preferidos e a visita ao camarim, até a chegada do carnaval. Curta e compartilhe o melhor carnaval da região. 

Nova Prefeitura promove curso de capacitação para administração de abrigos


Nesta terça-feira (29), a nova Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e da Coordenadoria de Defesa Civil, promoveu um curso de capacitação para administração de abrigos. A capacitação foi ministrada pelo tenente coronel Remo Noronha de Albuquerque, da Secretaria de Estado de Defesa Civil na parte da manhã e da tarde no Theatro Municipal Mariano Aranha.

O curso teve duração de cinco horas com objetivo de capacitar os funcionários das secretarias envolvidas no Plano Municipal de Contingência para que ajam de forma eficaz em situações de socorro à população sul-paraibana, promovendo melhor articulação e preparo no enfrentamento de desastres e atuação preventiva na gestão de riscos. Os principais tópicos discutidos foram: o perfil da pessoa escolhida para gerente do abrigo e as dificuldades em administrá-lo, recepção, triagem social e de saúde, gerenciamento de conflitos, administração de donativos, rotina, atenção psicossocial e médica, recreação infantil, funções das chefias das equipes de operações, planejamento, logística e finanças, e desmobilização, ou seja, desmontagem do abrigo.



           Recentemente, o prefeito Marcinho anunciou a criação do Comitê de Ações Emergenciais. O novo comitê será formado por representantes de todas as secretarias municipais, órgãos estaduais e federais presentes no município, como as polícias Militar e Rodoviária Federal, entidades relacionadas, como Acciona e operadoras de telefonia. O objetivo é que todos estejam em sincronia para que, em possíveis casos de emergência, tenham uma atuação mais rápida e eficaz, evitando tragédias, minimizando danos e até salvando vidas.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Mariangela Brick Santos, esteve presente durante todo o curso, além de muitos funcionários das secretarias que estão envolvidos no Plano de Contingência, mostrando a responsabilidade e integração do novo governo.

Nova Prefeitura realiza I Fórum do Plano Diretor Participativo


A nova Prefeitura de Paraíba do Sul realiza no próximo dia 21 de fevereiro, no auditório do Palacete Barão Ribeiro de Sá, sede do executivo municipal, às 19h, o I Fórum do Plano Diretor Participativo. Organizado pela Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, o evento tem o objetivo de informar a população e abrir espaços para o debate de projetos que irão direcionar os rumos do município nos próximos anos, no sentido de seu desenvolvimento econômico, social, cultural e territorial.

Na ocasião, serão discutidos assuntos de suma importância para o futuro de Paraíba do Sul, como a Lei de Zoneamento Industrial da BR-393 e Barrinha, Lei de Zoneamento das Águas e Zoneamento Verde, Lei de Zoneamento Imobiliário, Lei do Código de Obras e Posturas, Lei do Código Ambiental, Lei da Agenda 21 Local e Lei dos Eixos Estratégicos de Desenvolvimento sustentável.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nova Prefeitura segue recuperando estradas vicinais em Paraíba do Sul


A nova Prefeitura de Paraíba do Sul, em parceria com o Governo do Estado do Rio - através do Programa “Estradas da Produção” da Emater-RJ - iniciou na última segunda-feira (28) a recuperação da Estrada Francisco Corval Alonso, conhecida como Estrada do Mato Grosso, no terceiro distrito de Sebollas. As máquinas que realizam a recuperação das estradas estão sob empréstimo, e o prefeito Marcinho determinou que sejam aproveitadas ao máximo durante o período que estiverem em Paraíba do Sul.

As máquinas do programa Estradas da Produção estão recuperando as estradas vicinais do município

Todos os pontos críticos da Estrada do Mato Grosso estão sendo corrigidos. Além de realizar o ensaibramento e o patrolamento da via, deixando o terreno nivelado e seguro sem buracos e desníveis, o serviço contempla ainda o alargamento da estrada, possibilitando que os carros transitem sem transtornos. A ação conta ainda com a abertura de desvios de água, para facilitar o escoamento nos períodos chuvosos, preservando o terreno. Foi realizada também a troca das manilhas de uma das pontes da estrada, que tinham quebrado por não serem do tamanho adequado e, com isso, não comportavam o volume das águas.

De acordo com o morador da estrada, Roguélio Alonso, a recuperação era necessária. “Já melhorou e a chuva está ajudando também, deu uma parada. Está melhor de passar por ela (pela estrada)”, afirmou o morador de 77 anos.

Além da recuperação da via, a nova Prefeitura promoveu a troca de manilhas na Estrada do Mato Grosso
       
Segundo o Chefe do Departamento de Estradas Vicinais, Edésio Ribeiro, mais estradas da região do terceiro distrito estão programadas para serem recuperadas ainda esta semana:

– Além desta, as próximas estradas que iremos recuperar serão a do Passatempo, a dos Macacos e depois a da Guarda – afirmou Edésio. De acordo com o responsável pela manutenção das estradas vicinais de Paraíba do Sul, a Estrada da Guarda não recebe manutenção há 15 anos.

Apesar das chuvas atrapalharem, todas as medidas estão sendo tomadas pela nova Prefeitura para recuperar as estradas vicinais do município. Para se ter uma idéia do dinamismo das ações, um caminhão da Emater-RJ acompanha toda a ação para abastecer e lubrificar as máquinas, mantendo-as trabalhando sem perda de tempo.

Werneck Futebol Clube se prepara para a disputa do Campeonato da Primeira Divisão


Equipe de tradição no futebol sul-paraibano, o Werneck Futebol Clube, com sede no quarto distrito, se prepara para a disputa do Campeonato da Primeira Divisão de Paraíba do Sul. O presidente Wlamir, que estará presente no arbitral de hoje a noite no auditório da Prefeitura, informou que o clube está trabalhando na montagem de sua equipe visando a disputa da competição, que promete ser uma das melhores dos últimos anos na cidade. Os dirigentes do alvi-negro pretendem montar uma seleção formada por jogadores que se destacaram no Campeonato Interno de Werneck e, de acordo com a necessidade, buscando os reforços sob indicação da comissão técnica.

Campeão no Futebol Masters em 2012, o Werneck se prepara para buscar o título na Primeira Divisão
- Nossa prioridade será os jogadores da comunidade, principalmente aqueles que jogaram o nosso campeonato. Se houver a necessidade de contratação de reforços, estaremos buscando de acordo com a indicação da comissão técnica - disse o presidente Wlamir.

O Campeonato da Primeira Divisão terá início na primeira quinzena de março, devendo contar com a participação de sete ou oito times, e terá jogos aos sábados a noite e domingo a tarde, nos campos do Riachuelo e Werneck. A competição tem total apoio do governo municipal, que por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, estará oferecendo toda a estrutura para que os clubes possam montar bons times e tornar a competição ainda mais atraente. Hoje, às 19 horas, acontece o arbitral no auditório da Prefeitura, quando os representantes dos times estarão recebendo as fichas para inscrição dos atletas.

Operação Choque de Ordem retira caminhão abandonado no Limoeiro


Na manhã desta segunda-feira (28), a Operação Choque de Ordem da nova Prefeitura de Paraíba do Sul chegou ao bairro Limoeiro. Na ocasião, a equipe do Departamento municipal de Trânsito (DITRAN) retirou mais um veículo abandonado nas ruas por seu proprietário: desta vez, um caminhão, que segundo informações estava há aproximadamente 4 anos parado no mesmo lugar, foi removido e levado para o prédio do antigo Batalhão, no bairro Bela Vista.

Caminhão que estava há quatro anos abandonado no Limoeiro foi retirado nesta segunda
Segundo os moradores da localidade, o veículo servia como depósito de lixo e o acúmulo de sujeira atraía ratos e baratas, causando um enorme transtorno para a comunidade e colocando em risco a saúde de crianças, adultos e idosos.

Na semana passada, o bairro Limoeiro recebeu a Operação Choque de Limpeza, que realizou a capina e a retirada de entulhos em diversos pontos.

A Operação Choque de Ordem e Limpeza da nova Prefeitura de Paraíba do Sul segue acontecendo em todos os bairros do município.

Nova Prefeitura entrega Kits do projeto PAIS para produtores rurais


Produtores rurais de Paraíba do Sul receberam na última semana kits do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), através da parceria entre a nova Prefeitura, o Sebrae, Emater Rio e a Fundação Banco do Brasil. 

O projeto consiste na implantação de unidades produtivas com tecnologia sustentável, com foco na preservação ambiental Além do cultivo de alimentação saudáveis, livres de agrotóxicos, a iniciativa tem como objetivo estimular o associativismo e a formação de cooperativas para o aumento e a diversificação da produção.

Serão entregues neste mês quinze kits e até o final do ano mais vinte, além dos quinze kits que já foram entregues no ano passado, completando um total de cinquenta beneficiados com o projeto no município.

Entrega dos Kits do PAIS 

Os Kits contam com uma caixa d’água, telas, carrinho de mão, regador, semente e outros utensílios necessários para a produção de uma horta para consumo próprio, com objetivo de disseminar tecnologias de irrigação eficientes, que ajuda os agricultores a manterem a produção

A entrega dos Kits contou com a presença da secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, representando o prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, da diretora de Agricultura da Secretaria do Ambiente e Agricultura, Maria Fernanda, do técnico da Emater Rio e consultor do Projeto PAIS, Pedro Paulo Soares Florenzano, do consultor do projeto PAIS, Felipe Thiago Lima, e dos vereadores Mário Sergio e Norma.



- Estou muito feliz por receber o Kit, com esta oportunidade vou poder comercializar e aumentar a renda da minha família – disse o agricultor Fláviano José Rodrigues.

De acordo com o técnico da Emater Rio, Pedro Paulo Soares Florenzano, para participar do projeto é preciso seguir as normas. “A produção é de hortas orgânicas, não se pode usar produtos químicos. Esta é uma das principais regras para se participar do projeto” – destacou.

Feira de Agricultura Familiar
Na ocasião a secretária do Ambiente e Agricultura, Nathália Mafra, ressaltou a importância da atividade que os agricultores exercem e da “Feira da Agricultura Familiar” que está prevista para abril.

- Não há nada mais moderno e inteligente que uma plantação diversificada, colorida, orgânica, que não desperdiça água e energia. O projeto PAIS é muito mais que uma horta circular, com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento, com ele vocês podem garantir muito mais que comida boa e gerar renda de verdade. O projeto da “Feira do Agricultor Familiar”, que está previsto para o mês de abril, é uma das formas de divulgarmos o trabalho de vocês e apresentar para a população um jeito diferente de viver, de se alimentar e até de se relacionar, vendendo um produto sem agrotóxico e revivendo o ambiente gostoso das feiras de antigamente, com apresentação de sanfoneiros, violeiros e outros artistas da nossa terra. E no que depender de nós, do prefeito Marcinho junto com a Emater e SEBRAE, estaremos apoiando vocês para se tornarem grandes produtores, não no tamanho, mas na qualidade da produção de cada um de vocês. E no tamanho também porque com a união de vocês, teremos e conseguiremos grande extensão do nosso território coberto por um agricultor de excelente qualidade – ressaltou a secretária.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Marcação de consultas na Casa da Mulher em novo horário


Objetivo é oferecer mais comodidade àquelas que buscam atendimento ginecológico

A Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul informa que a partir desta quarta-feira, dia 30 de janeiro, a marcação de consultas ginecológicas na Casa da Mulher Vereadora Maria Minervina Dutra será feita em novo horário. O objetivo, segundo a secretária Elaine Stelmann, é oferecer mais comodidade às mulheres sul-paraibanas que buscam atendimento na unidade de saúde.

A partir desta quarta-feira, o agendamento de consultas passará a ser semanal, e não mensal como antigamente. O horário de marcação também foi alterado: agora das 14h às 17h.

- Com isso, evitamos que as pessoas tenham que sair de suas residências durante a madrugada, enfrentando nas ruas enormes filas. Com o agendamento semanal, podemos agilizar a marcação de consultas, otimizando a prestação do serviço e oferecendo mais conforto às pacientes – afirmou Elaine. 

A Casa de Saúde da Mulher Maria Minervina Dutra, fica localizada na Rua Tiradentes, nº 46, Centro de Paraíba do Sul. O telefone é (24) 2263-2776.

Ensaio aberto da Banda 17 de Março foi sucesso total

 Amigos a manhã desse domingo foi diferente no Jardim Velho. Quem passava pelo local para fazer as compras, ler jornal ou passear com a família pôde se deliciar com as marchinhas de carnaval cantadas pela Banda 17 de Março em seu ensaio aberto ao público no coreto para o esquenta pré-carnaval. É Bom Viver Aqui!





sábado, 26 de janeiro de 2013

Maior bloco de carnaval do mundo vai desfilar em Paraíba do Sul


O prefeito Marcinho traz para Paraíba do Sul neste carnaval a maior festa de rua do mundo. O Cordão da Bola Preta ganhou este título ao arrastar mais de 2,3 milhões de pessoas nas ruas do Rio de Janeiro em 2011 e neste ano este título poderá ser oficializado pelo Guiness Book, o Livro dos Recordes. Com quase 100 anos de história, o mais antigo e tradicional bloco carnavalesco da capital estará enfeitando a animando as ruas de Paraíba do Sul com as cores preto e branco na segunda-feira de carnaval, dia 11 de fevereiro, na festa intitulada “Quintal da Lapa”.

“Só se bebe água”

Em 1917 um grupo de amigos, em sua maioria remadores do Club de Regatas Botafogo, associados do Club dos Democráticos, inconformados com a suspensão de um de seus membros, passou a organizar suas fuzarcas regadas a muito chopp, mulheres bonitas e anedotas nas mesas dos bares cariocas. Do grupo, faziam parte ilustres futuros fundadores como Álvaro Gomes de Oliveira, o “Caveirinha”, Francisco Brício Filho, o “Chico Brício”, Eugenio Ferreira, João Torres e os três irmãos Oliveira Roxo, Joel, Jair e Arquimedes Guimarães. Em um desses encontros decidiram fundar o cordão carnavalesco intitulado “Só se bebe água”, e como símbolo do grupo exibido em um estandarte se via: um barril de chope de onde saiam várias mangueiras, levando a bebida diretamente aos consumidores: eles. 

Apesar de muitas dificuldades no início, de até mesmo a proibição imposta pelas autoridades aos cordões carnavalescos, sem dinheiro, sem licença, sem sede; em 1926 decidiram enfrentar a tudo e fizeram seu primeiro estatuto, que tinha como ponto comum entre seus fundadores é que seria um cordão e em seu 1º artigo afirma que qualquer modificação neste título “implicará na dissolução do Bola Preta”. 

A origem do nome “Bola Preta

Durante um dos desfiles do ainda “Só se bebe água” na Glória, se via uma cena amorosa entre um pierrot (provavelmente uma fantasia de “pierrete”) de fantasia toda branca com bolas pretas e um remador do Botafogo, o Caveirinha. Após um beijo apaixonante, Álvaro de Oliveira perdeu de vista a pierrot, e junto com Jamanta, jornalista que narra essa história, saiu no meio do bloco em busca da amada. Na procura ouvia-se um gritando para o outro “tem bola preta?”. A pierrot que encantou Caveirinha nunca foi encontrada, mas em 31 de dezembro de 1918 a amada foi eternizada na homenagem que batizou o mais tradicional bloco de carnaval do Rio de Janeiro. 

Histórias

Sem condições financeiras, durante anos a turma do Bola alugava espaços por determinados períodos de tempo para realizar seus bailes. Durante o ano se encontravam mesmo era nos bares cariocas. Vários boêmios famosos também frequentavam os encontros, como: Pixinguinha, Donga, Ary Barroso entre outros. Ary certa vez induzido assinou cem mil réis no livro de ouro, que arrecadava fundos para o cordão. Revoltado, o compositor iniciou um discurso inflamado, entendendo que foi explorado. Logo, o nomeado xerife da festa, Caveirinha, tratou de, com uma conversa ao pé do ouvido, retirar Ary Barroso do recinto. Ary até que tentou um “deixa disso”, mas não teve jeito, foi mesmo convidado a se retirar e teve seu dinheiro devolvido. A regra rezava que só era admitida alegria nas festas, e não excessos.  

Como ser um Bola Preta

E a turma do Bola Preta é exigente na hora de admitir um novo membro. Tinha de ser merecedor do título e se enquadrar em quatro quesitos, determinados após muitas reuniões regadas a chopp: ser bom de copo; ser alegre; ser maior de 21 anos; e apresentar provas que trabalha. O primeiro quesito era testado numa chopada com os irmãos. O segundo, pela observação do comportamento nas atividades carnavalescas. O último quesito era ponto de honra, não se admitiam malandros.

Mesmo comprovados os requisitos, o candidato se tornava aspirante. Para se tornar membro essas qualidades eram observadas também na prática, durante os bailes e encontros da turma. A cerimônia de batismo de um novo membro foi descrita em uma reportagem do Diário do Norte (1930):

“Precedida de um vasto regabofe, é realizada a tradicional cerimônia de baptismo de mais um irmão. O sacerdote improvisa um latinório e é acolytado pelo próprio Xerife. Pena que o precioso texto bíblico não possa ser aqui reproduzido... O atual sacerdote da Bola, homem de largas responsabilidades domésticas, não sendo por isso mesmo membro efetivo do Cordão, comparece (a família não sabe!), à solenidade. E então, O Hymno Nacional dos Bolas é recitado (e não cantado!):

 
Saude, Gambôa!

(coro) Morro da Favella.

À nossa!

(côro) Para que Deus nos livre de uma bôa cossa...

Casca, cascas, casca...

(côro) Dura!

Sapo, sapo, sapo...

(côro) Pemba!

Bella, Bella, Bella...

(côro) Vista!

À saúde da...

(côro) Mulher!

Foge! Se eu te agarro,

Se eu te pego, se eu te pilho...

(coro) Vou-te à “Bola Preta”

E te faço um filho!

Hip! Hip! Hip!

(côro) Hurrah!

“Bola...

(côro) Preta”

“Bola...

(côro) Preta”


Despejo e renascimento

Com o passar dos anos e muitas mudanças, o carnaval carioca passou por transformações, que infelizmente afetaram de forma negativa os blocos tradicionais da cidade. Com o Cordão da Bola Preta não foi diferente, e com a perda de prestígio dos bailes e clubes carnavalescos, perda de público, quadro de associados sem renovação e falta de administrações profissionais, endividado, em 2008 o Cordão da Bola Preta é despejado de sua sede histórica. Mesmo assim, não deixou de desfilar no carnaval carioca.

No ano seguinte o Governo do Estado, reconhecendo a importância do mais tradicional bloco carnavalesco da capital, assinou um convênio cedendo um prédio para abrigar o Bola. O local escolhido foi o mais adequado: a Lapa, berço da boêmia carioca.

Três anos depois de perder sua sede, o Cordão da Bola Preta arrastou mais de 2,3 milhões de pessoas em seu desfile, que acontece tradicionalmente nos sábados de carnaval, das 9h até as 14h na Avenida Rio Branco, Centro do Rio de Janeiro, superando o Galo da Madruga de Recife, e se tornando a maior festa de rua do mundo. 

Musas do Cordão da Bola Preta

Além de arrastar milhões de foliões, o Cordão da Bola Preta é destino certo de famosos durante o carnaval carioca. Atualmente o bloco tem como Porta-estandarte a atriz Leandra Leal; coroada Rainha do bloco, a atriz Desirée Oliveira; e como Madrinha, a cantora Maria Rita. 

Toda essa história e muitas outras estarão em Paraíba do Sul no “Quintal da Lapa”, na segunda-feira de carnaval, dia 11 de fevereiro, animando os foliões sul-paraibanos. E para treinar, segue a letra da marchinha mais famosa que abre os desfiles do Cordão da Bola Preta, composta por Vicente Paiva:

 
Quem não chora não mama! Segura, meu bem, a chupeta. Lugar quente é na cama Ou então no Bola Preta.

Vem pro Bola, meu bem, Com alegria infernal! Todos são de coração! Todos são de coração (Foliões do carnaval). (Sensacional!).

Em seu primeiro mês de governo, Marcinho antecipa o pagamento do funcionalismo público


Uma grata notícia surpreendeu os funcionários da Prefeitura de Paraíba do Sul nesta quinta-feira (24). Em seu primeiro mês de governo, o prefeito Marcinho adiantou o pagamento do funcionalismo público, demonstrando seu comprometimento com os servidores do município. 

A medida demonstra que mesmo assumindo enormes dívidas de governos passados, que ultrapassam R$ 64 milhões, a atual gestão, com planejamento e eficiência administrativa, conseguiu beneficiar seus servidores com o adiantamento.
 
- Essa foi uma forma de demonstrar ao servidor da Prefeitura a sua importância para nosso governo. Eles são a engrenagem desta máquina que a cada dia trabalha mais para colocar nosso município nos trilhos do tão sonhado desenvolvimento. São os funcionários os verdadeiros responsáveis por todo nosso êxito e pelas conquistas desse primeiro mês de governo. Queria aproveitar a oportunidade para agradecer pelo empenho e dedicação. Estão todos de parabéns – afirmou o prefeito Marcinho.

Nova Prefeitura inicia Operação Tapa-buracos nas ruas de Paraíba do Sul


A nova Prefeitura já iniciou a Operação Tapa-buracos na cidade. Sendo uma das maiores solicitações da população, o prefeito Marcinho ordenou o início da ação na tarde da última sexta-feira (25), que começou na Av. Marechal Castelo Branco, no Centro da cidade e se estenderá por diversos bairros. 

            A disposição do prefeito Marcinho em resolver os problemas de seu povo às vezes esbarra em fatores inesperados:

            – Nós já tínhamos contratado o serviço para dar início à Operação Tapa-buracos há pelo menos 15 dias. Porém, as chuvas contínuas que ocorreram em Paraíba do Sul desde o início do ano impossibilitaram que pudéssemos começar a tapar os buracos nas ruas da cidade – explicou o prefeito.

            A nova Prefeitura informa que a Operação Tapa-buracos prosseguirá por diversas ruas de Paraíba do Sul, e que está atenta a todas as reivindicações da população sul-paraibana.

Esporte Clube Cerâmica poderá ser uma das novidades do Campeonato da Primeira Divisão


A temporada 2013 do Campeonato da Primeira Divisão de Paraíba do Sul promete ser uma das melhores dos últimos anos em função das muitas novidades que serão apresentadas na competição. Depois do Mangueira, que estava há muitos anos afastado dos gramados e já confirmou o seu retorno para a temporada de 2013, mais um clube de tradição no futebol de Paraíba do Sul deverá retornar aos gramados nesta temporada, o Esporte Clube Cerâmica.  Na terça-feira (22) um representante do clube participou da reunião semanária da Liga Sulparaibana de Desportos para saber da possibilidade de inscrição do tricolor da Vila Laís na competição que terá início no mês de março. Por se tratar de um clube filiado, a Liga não se opôs a sua inscrição, desde que apresente toda a documentação exigida pela entidade. O dirigente ficou de retornar na reunião da próxima terça-feira para confirmar o retorno da equipe que sempre foi apontada como uma das principais agremiações do futebol sul-paraibano, trazendo consigo a tradicional torcida da D’ângelo .

Além do retorno destas equipes, a competição também terá outras novidades, dentre elas uma mudança do regulamento para que o último colocado caia para a Segunda Divisão e o primeiro desta suba para a Primeira Divisão. A competição também terá jogos aos sábados a noite no Campo do Riachuelo, cobrança de ingresso e sorteio de brindes nos intervalos dos jogos, além dos belos uniformes que serão apresentados pelos clubes. São mudança que mostram o quanto é bom fazer esporte aqui, onde o prefeito Municipal Marcinho, oferece total apoio ao esporte.     

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Banda 17 de Março no Jardim Velho neste domingo


Carnaval 2013 de Paraíba do Sul "Quintal da Lapa"


Defesa Civil de Paraíba do Sul recebe equipamentos

A Defesa Civil de Paraíba do Sul recebeu na tarde desta quinta-feira (24) 17 camas dobráveis com colchões do Batalhão de Petrópolis do Corpo de Bombeiros. Os equipamentos serão utilizados sempre que houver a necessidade de abrigar vítimas de enchentes e outras incidências naturais, quando houver remoção de famílias a abrigos municipais.

Segundo o Cel. Souza Vianna, coordenador da Defesa Civil de Paraíba do Sul, mais equipamentos estão previstos:

– Estas foram as primeiras aquisições. Ainda há muita carência para suprir em nossa Defesa Civil e o prefeito Marcinho não medirá esforços para atender da melhor maneira possível a nossa população, principalmente em momentos difíceis, como os que passamos com as cheias do Rio Paraíba do Sul nas últimas semanas – afirmou Souza Vianna.



Outra novidade é a mudança da sede da Defesa Civil, que em breve sairá do prédio localizado na Av. Marechal Castelo Branco, em frente ao Jardim Velho, e será transferida para o prédio onde funcionava o escritório municipal da Emater, na Rua Visconde da Paraíba.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Prefeitura divulga a programação oficial do Carnaval 2013 de Paraíba do Sul


A nova Prefeitura de Paraíba do Sul divulgou na tarde desta quarta-feira a programação completa do Carnaval 2013 da cidade. Além dos já anunciados shows com Dudu Nobre, Swing e Simpatia, Cordão do Bola Preta e Rodriguinho, muitas outras atrações prometem agitar os sul-paraibanos e visitantes.

 

Confira:

 

Dia 02/02 (Sábado)

14h – Bloco da Tribo

Local: Estação Ferroviária / Clube Social

 

Dia 07/02 (Quinta)

18h - Batalha de Confete do Biluca

Concentração do Bloco do Espantalho

Abertura Oficial do Carnaval com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval

Local: Rua Alexandre Abrão (Centro)

 

Dia 08/02 (Sexta)

23h – Show com a Banda Brilho da Bahia

0h - Chegada Bloco do Terror

Local: Jardim Velho

 

Dia 09/02 (Sábado)

15h - Roda de Samba com o grupo Toque de Qualidade

17h - Show com Dudu Nobre

19h - Chegada dos blocos                                                   

23h - Show com a banda Aretê

Local: Jardim Velho

 

Dia 10/02 (Domingo)

15h - Roda de Samba com o grupo Alto Astral

17h - Show com Swing e Simpatia

19h - Chegada dos blocos                                                   

23h - Show com a banda Brilho da Bahia

Local: Jardim Velho

 

Dia 11/02 (Segunda)

14h - Roda de Samba com o grupo Recorda Samba

16h - Concentração do Cordão do Bola Preta

Local: Jardim Velho

 

18h – Concentração da Banda da Bunda

Local: Rua Alexandre Abrão

 

19h - Saída do Cordão do Bola Preta pelas ruas da cidade

20h – Encontro da Banda da Bunda e do Cordão do Bola Preta

23h - Show com a banda Aretê

Local: Jardim Velho

 

Dia 12/02 (Terça)

15h - Roda de Samba com o grupo Toque de Qualidade

17h - Show com Rodriguinho

19h - Chegada dos blocos                                                   

23h - Show com a banda Brilho da Bahia

Local: Jardim Velho

 

Todos os dias a partir das 13h: abertura do parque infantil com brincadeiras, animadoras e brinquedos infláveis para a criançada se divertir.