terça-feira, 29 de novembro de 2011

Marcinho prestigia inauguração da nova unidade da Nestlé em Três Rios

(Marcinho, Prefeito Vinícius Farah e Deputado Índio da Costa -
Foto: Jorge Cácio Barbosa)
No dia 18, sexta-feira, Marcinho esteve participando da inauguração da nova unidade da Nestlé em Três Rios. A nova planta da Nestlé desenvolverá a fabricação de produtos lácteos. A unidade promete alavancar o desenvolvimento econômico do estado e da região, impulsionando a cadeia produtiva do leite. Com investimento de R$ 163 milhões, a fábrica ocupa uma área de 20 mil m² às margens da Rodovia Washington Luís (BR-040) e vai processar, inicialmente, 200 mil litros de leite por dia.

A vinda da Nestlé para o município de Três Rios beneficia toda a região com a geração de emprego e renda, além também da produção leiteira dos pequenos e médios produtores. De olho nesta grande oportunidade, e com dinamismo e uma visão voltada para o futuro, Marcinho no início deste ano se reuniu por diversas vezes com o secretário Estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, com o objetivo de fortalecer a produção de leite em Paraíba do Sul, de forma que o município viesse a ser o principal fornecedor de leite para a unidade da Nestlé em Três Rios.

Marcinho junto ao Secretário Estadual Christino Áureo
em uma das reuniões por melhorias em Paraíba do Sul

- Tenho certeza que este ano será o marco da pecuária no estado e principalmente em Paraíba do Sul e região para a retomada da produção leiteira.  – afirmou Christino Áureo. 

O secretário também elogiou a atitude do vereador Marcinho que foi procurá-lo em seu gabinete na cidade do Rio de Janeiro.

- O vereador Marcinho se mostrou um jovem atuante e quer o desenvolvimento do seu município, ele terá uma importante missão neste projeto, sendo um elo da secretaria de Agricultura e Pecuária, município e produtor rural.

Diversas ações foram realizadas no município desde então, como, 15 Km de estradas recuperadas, financiamento de 4 novos tratores, incentivo a novas linhas de credito e tantas outras ações.

 - O aquecimento da agropecuária em Paraíba do Sul pode mexer com toda economia da cidade, gerando centenas de empregos e renda, fortalecendo as demais áreas. Nosso maior desejo é que Paraíba do Sul volte aos tempos áureos da produção leiteira, quando éramos a maior bacia de leite do estado do rio -  ressaltou Marcinho.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vereadores propõem ficha limpa para cargos públicos em Paraíba do Sul


Os vereadores Marcinho, Anderson Dentista e Júlio Canelinha, de Paraíba do Sul, sintonizados com a opinião pública nacional que hoje luta pela moralidade na política, elaboraram uma emenda à Lei Orgânica Municipal que institui a Ficha Limpa para nomeação de cargos nos poderes Executivo e Legislativo da cidade. A medida impede futuras nomeações para o alto escalão dos dois poderes de pessoas enquadradas nos critérios da inegibilidade na norma federal. 

- Com esta emenda a lei orgânica todos os secretários de governo e  nomeações para cargos do executivo e legislativo deverão ter a ficha limpa seguindo os moldes da Ficha Limpa Federal que foi uma conquista do povo através de uma iniciativa popular – afirmou Marcinho.

Na prática, cargos como secretário, procurador-geral e presidentes de autarquias e fundações não poderão ser ocupados por quem tenha sido condenado sem que caiba recurso.

- Tenho certeza que contaremos com o apoio de todos os colegas vereadores neste processo. Paraíba do Sul será a primeira cidade da região a ter a Lei de Ficha Limpa Municipal - disse Anderson Dentista.

O vereador Júlio Canelinha destacou outro ponto importante da lei. “Estamos seguindo uma tendência, uma cobrança popular por moralidade na gestão pública”.

Um fato curioso é que Marcinho, Anderson e Canelinha são os vereadores mais jovens que compõem a atual Câmara de Paraíba do Sul.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Marcinho apresenta projeto de lei que determina que escolas e órgãos públicos realizem coleta seletiva do lixo


Autor de diversas indicações e projetos em prol da preservação do meio ambiente, o vereador Marcinho apresentou na Câmara Municipal o Projeto que institui a coleta seletiva nos órgãos públicos e escolas de Paraíba do Sul.
De acordo com o projeto, a coleta seletiva de lixo nas escolas e órgãos públicos municipais deverá ser  implantado pelo Poder Executivo 180 dias após a aprovação da lei.
Além das vantagens ambientais o projeto permitirá o fortalecimento da educação ambiental tanto para as crianças como para aqueles que freqüentam e trabalham em prédios públicos. O projeto autoriza ainda que os materiais recolhidos possam ser vendidos e suas arrecadações financiem outros projetos ambientais.
- Com essa iniciativa estaremos cuidando  do meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro. O projeto tem por finalidade ser parte de um programa de educação ambiental, visando a formação e difusão da consciência ecológica por parte da população - explicou Marcinho.
O vereador ainda acrescentou que o sucesso da coleta seletiva está diretamente associado aos investimentos feitos para sensibilização e conscientização da população.
- Com um trabalho educativo nas escolas públicas, essas crianças estarão levando para suas casas, seus amigos, seus parentes a importância de se reciclar os materiais – enfatizou o vereador.
Ainda segundo a propositura, o recolhimento do lixo inorgânico será realizado em recipientes contendo cada um as inscrições que especifique o tipo de material a ser colocado: plástico, vidro, papel e metal.
Veja as vantagens que o projeto trará ao município.

a) O programa de coleta seletiva nas escolas é uma ação educativa que visa investir na consciência ambiental dos alunos, transformando-os em agentes multiplicadores.

b) Os materiais recicláveis podem ser vendidos e o lucro pode ser utilizado nos projetos ambientais da escola.

c)  Diminui a quantidade de lixo jogadas nos lixões, e aumentará a vida útil dos aterros sanitários.

d) O envolvimento dos alunos da rede municipal de ensino na coleta seletiva de papeis, metais, vidros e plásticos a serem destinados para uma organização local (cooperativa, associação, etc.), além de aumentar a vida útil do aterro sanitário e gerar emprego e renda, desenvolve a consciência e o comprometimento com a questão ambiental e exercita a cidadania.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vereador Marcinho visita o bairro Amapá e ouve reivindicações dos moradores

(Rua R, no Loteamento Amapá)
Na última semana o vereador Márcio de Abreu, Marcinho, esteve no loteamento Amapá para conferir as diversas denúncias por parte dos moradores. A falta de pavimentação em alguns trechos do loteamento tem prejudicado os residentes, como é o caso da Rua R, que por não ter pavimentação dificulta a passagem do ônibus no local.

Marcinho conversou com moradores que indignados com o abandono pedem com urgência uma solução.

-Infelizmente a população acaba pagando pele negligência do atual governo. Quem mora no loteamento Amapá sabe bem o que é descaso. Algumas ruas do nosso bairro não são pavimentadas e quando chove o ônibus acaba não passando próximo a minha casa- relatou Maria Lúcia.

Os moradores pedem também que a viação Paraíba disponibilize mais horários, principalmente após as 21h.

-Tenho um problema na perna, ando com dificuldade e preciso utilizar os serviços da empresa que disponibiliza os ônibus para meu bairro. Como em muitos locais não possuem pavimentação, muitos moradores ficam prejudicados - disse Maria Lúcia.

Muitas são as necessidades de quem reside no Amapá e a sensação de abandono predomina sobre quem comprou ali seu terreno para viver com tranqüilidade com sua família.
           
Durante reunião plenária na Câmara Municipal, na última quinta feira, Marcinho cobrou do Executivo Municipal as referidas melhorias para o bairro Amapá, no Bela Vista e destacou que a conclusão dessas ações tem por finalidade oferecer ao cidadão Sulparaibano dignidade e maior qualidade de vida.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Descaso: Moradores da Rua Alcides Teixeira de Abreu vêm sofrendo com a falta d’água

Vereador Marcinho se une aos moradores para cobrar da CEDAE solução para o problema


Uma moradora convida o vereador Marcinho para mostrar sua caixa d'água vazia 

Um grave problema vem indignando os moradores da Rua Alcides Teixeira de Abreu, no bairro Grama. Segundo os moradores, a falta de água é constante, dificultando a higiene pessoal e também nos afazeres domésticos.

Na última quarta feira nossa equipe esteve no local para acompanhar de perto o descaso com a população.
De acordo com o morador Roberto, somente nesta semana, as residências ficaram quatro dias sem água, tendo os moradores que buscar galões de água na salutaris.

-O que vem acontecendo em nossa rua é um total desrespeito. Nós pagamos nossas contas todos os meses e ficar sem água é um total absurdo - relatou.

Roberto ainda disse que procurou os responsáveis pelo fornecimento de água na cidade que disseram solucionar o problema, mas até o momento nada foi feito.

-Fui ao escritório de CEDAE em Paraíba do Sul e expliquei o que estava acontecendo. Eles disseram que desta vez vão resolver o problema, mas estou desacreditado-Finalizou Roberto.

De acordo com os moradores, a falta de água na Rua Alcides Teixeira de Abreu ocorre há anos e ruas próximas, a água chega às casas perfeitamente.

Em conversa com uma moradora ela afirmou não entender o porquê de apenas a rua onde mora está sem água.

-Não entendo o porquê de só nossa rua ficar sem água, sei que em outras ruas isto não acontece, e nós moradores exigimos uma solução imediata, pois estamos cansados de reivindicar nossos direitos e tudo ficar apenas na promessa. 


A população indignado luta por seus direitos
Ligamos diversas vezes para a empresa e conversamos diretamente com a Senhora Ariciá de Sá Martins (responsável pelo núcleo da CEDAE em Paraíba do Sul), que está ciente deste problema, não sendo nenhuma novidade para ela- disse a moradora Lúcia Helena dos Santos Almeida.

O vereador Márcio de Abreu Oliveira, Marcinho esteve no local e de lá mesmo comunicou por telefone o problema ao Poder Executivo e cobrou providências da Cedae.

- Os moradores da Alcides Teixeira vêm há muito tempo reclamando da falta d´água e o problema não é resolvido. Estou aqui para somar com eles nas cobranças e para isso vamos encaminhar um requerimento essa semana a Superintendência Regional da CEDAE pedindo uma solução definitiva para o problema- disse o vereador Marcinho.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quadra poliesportiva da Rua das Palhas encontra-se em estado de abandono

Marcinho cobrará do Executivo Municipal obras de reforma e revitalização do espaço
 
Na última semana, o vereador Marcinho esteve visitando os moradores da Rua das Palhas, no centro da cidade, onde os mesmos reclamaram das péssimas condições da quadra poliesportiva do bairro. Segundo os moradores diversas reclamações foram apresentadas na prefeitura municipal, mas o caos no local continua.

Marcinho esteve junto com a equipe do Jornal A Folha na Rua das Palhas para conferir a situação em que se encontra a quadra e constatou que o abandono no local prejudica trabalhos sociais e o futsal semanal realizado todo domingo.

-Todo final de semana nós nos reunimos para jogar bola, mas a cada dia que passa a situação piora.

Já fizemos alguns requerimentos junto a prefeitura, mas a reforma prometida não saiu. Gostaríamos que melhorias fossem realizadas para que assim possamos jogar nosso futsal com melhores condições, pois já não aguentamos o abandono- relatou um morador.

São vários os problemas no local, como: Traves quebradas, falta da tabela de basquetebol, piso da quadra tomado por buracos, grades danificadas, banheiros sem manutenção e falta de pintura.

Como praticamente em todos os bairros as áreas de lazer foram esquecidas pelo executivo de Paraíba do Sul e a população que sofre com o descaso.

As crianças também sofrem com o descaso

O parquinho que existia ao lado da quadra, praticamente não existe mais. Por falta de manutenção os brinquedos foram se deteriorando com o passar do tempo e as crianças que moram no bairro foram diretamente afetadas.

Muitas mães estão indignadas, pois antes sentavam todos os dias para levar seus filhos para se divertirem na área de lazer, tornando-se está pratica impossível da forma em que o lugar se encontra.

Durante essa semana Marcinho enviará ao Prefeito Municipal, uma indicação cobrando a reforma e revitalização da Quadra Poliesportiva da Rua das Palhas.

Marcinho cobra ações de combate a mosquitos e pernilongos na cidade

Em todos os bairros do município existem reclamações pela enorme quantidade de mosquitos e pernilongos
(Marcinho cobra ações efetivas do Governo Municipal)
Com a aproximação do verão e o intenso calor, Paraíba do Sul tem vivido nos últimos dias uma verdadeira infestação de mosquitos pelo município, o que vem causando desconforto a população. O principal vilão neste verão são os pernilongos.

A moradora do bairro Jatobá, Letícia Vanessa disse a nossa reportagem que todas as noites é obrigada a passar repelente ou outros paliativos para evitar que seu filho recém nascido seja picado pelo mosquito.

A Policlínica municipal também está sendo alvo de reclamações. De acordo com os pacientes, o lugar está tomado por pernilongos, como disse o paciente Francisco Nascimento.

-Estive na policlínica e me surpreendi com o grande número de pernilongos. O elevador estava infestado, assim como vários setores do local- relatou. 

As constantes reclamações dos moradores do município, fez com que o vereador Marcinho durante essa semana cobrasse no plenário da Câmara Municipal a intensificação dos trabalhos de prevenção e combate aos mosquitos por parte da Vigilância Ambiental, órgão integrado a secretaria de Saúde responsável pelo combate aos vetores em Paraíba do Sul, visando diminuir a incidência de pernilongos.

Além disso, Marcinho também destacou que é de suma importância a intensificação ao combate do mosquito transmissor do vírus da dengue, com a finalidade de se evitar uma epidemia da doença em Paraíba do Sul.

 - Praticamente todos os bairros vêm sofrendo com tantos mosquitos e pernilongos. Aumenta-se o problema com o risco da dengue. È preciso uma ação do poder público com urgência. Vamos continuar cobrando do executivo uma ação.  – enfatiza Marcinho.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Marcinho reitera pedido de construção de quadra no Eldorado

Vereador Marcinho percorre bairros de Paraíba do Sul, ouve as sugestões da população e faz reivindicações ao Executivo Municipal
                Sendo um dos destaques na Câmara Municipal e lutando arduamente para melhorar a qualidade de vida da população em Paraíba do Sul, Marcinho reiterou na Câmara Municipal a indicação em que cobra do Governo Municipal a construção de uma quadra poliesportiva para o bairro Eldorado, no 1º distrito.

            Visando oferecer uma nova opção de lazer aos moradores do bairro, Marcinho reivindica uma quadra dotada de equipamentos para a prática esportiva, visando principalmente atender a um clamor da juventude do local.

             - O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão social que possuímos. Oferecer um espaço recreativo, aonde os moradores possam realizar a prática de várias modalidades esportiva será uma grande conquista para o bairro Eldorado – enfatizou Marcinho.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Obras na quadra do Parque Morone são paralisadas pela prefeitura e Marcinho cobra explicações

(Ao fundo quadra do Parque Morone)
O vereador Marcinho requereu a Prefeitura de Paraíba do Sul às devidas explicações sobre a paralisação das obras de melhorias e cobertura da quadra poliesportiva no bairro Parque Morone. Segundo os moradores a obra já está paralisada a algum tempo.

O pedido já foi entregue a prefeitura municipal e agora aguarda o devido deferimento.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cumprimento da Lei Municipal de autoria de Marcinho é destaque na mídia

Graças a lei municipal de autoria de Marcinho, Paraíba do Sul já tem 4 ônibus adaptados
Click na imagem para ler a matéria na íntegra
              Mais uma vez uma lei de autoria do vereador Marcinho vem trazendo benefícios para a população de Paraíba do Sul. A Lei Municipal 2.742 DE 11 DE MAIO DE 2010 obriga que parte da frota das viações tenha ônibus adaptados para pessoas com necessidades especiais.


              Com isso nossa lei vem sendo cumprida e quem ganha é toda a população que recebeu 4 ônibus em excelente estado de conservação e principalmente as pessoas com necessidades especiais que agora podem circular por nosso município em um ônibus que atende as suas necessidades.