terça-feira, 31 de agosto de 2010

2ª Palestra Jovem no Mercado de trabalho será realizado no Zulmira Torres


Vereador Marcinho na abertura do Ciclo de Palestras no Barão de Palmeiras
 Amanhã (1º) será realizado no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres pelo Sebrae-RJ a palestra “Jovem e o Mercado de Trabalho” ministrada pela Profª Lúcia Navarro, a partir das 19h.
Esta apresentação será a segunda do pacote de palestras e cursos profissionalizantes, que estão sendo ministrados pelo SEBRAE em Paraíba do Sul junto à comunidade escolar e a população, numa iniciativa que só foi concluída graças a uma parceria celebrada entre o vereador Marcinho com o SEBRAE, junto ao coordenador regional da instituição Jorginho.
Profª Lúcia durante a ministração da Palestra
A primeira jornada de palestras foi realizada no Colégio Estadual Barão de Palmeiras, em Werneck. E a segunda etapa dessas palestras será nesta quarta-feira (1º) e que a pedido do vereador Mirim Lorran Lage será em sua escola, Zulmira Torres, nas Palhas.
- Uma de nossas bandeiras é justamente a capacitação profissional de nossos jovens. Sabemos que hoje em dia o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e nós devemos oferecer mecanismos para que a população tenha alcance à capacitação profissional. Os empregos estão chegando a nossa região, entretanto, se não capacitarmos nossa gente, essas vagas serão ocupadas por outras pessoas.  Preparar o campo da educação profissional é uma missão dos agentes políticos – disse o vereador Marcinho.
Segundo o vereador Marcinho o ciclo de palestras será realizado nas escolas estaduais do município, e seguindo um planejamento, a 3ª escola a ser contemplada com o projeto em breve será anunciada.

A palestra é aberta a comunidade. Essa é a tua chance de se profissionalizar para o mercado de trabalho.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma história de amor

"Em nossa caminhada, lutarei incansávelmente pelo Parque Salutaris, o nosso patrimônio" - Marcinho

Há aproximadamente 15 anos tive um sonho, o sonho de ver o Parque Salutaris totalmente revitalizado. Naquela época eu sequer pensava em disputar qualquer cargo eletivo. Me lembro do dia que tive a motivação pra começar uma campanha pela revitalização, foi quando vi o campo sendo demarcado para virar um loteamento particular.
Daquele dia em diante, passei a usar todos os meios de comunicação para gritar pela revitalização do Parque. Anos depois, governo pós governo, o Parque Salutaris voltou a ser um de nossos orgulhos.
Hoje em dia, de forma proposital faço minhas caminhadas diárias no local, aproveito para cuidar da saúde e com certeza para tomar conta do nosso bem público, e toda vez que vejo algo errado ligo imediatamente  para o Secretário de Meio Ambiente, ou então venho a público gritar por sua proteção.  
                Vou continuar lutando pela preservação do Parque Salutaris, assim como buscando dar idéias para melhorá-lo, sempre preocupado em jamais agredi-lo.
A seguir, veja os principais projetos que temos em mente para o
Parque Salutaris em Paraíba do Sul.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Série: nossos projetos para o Parque Salutaris

 Assim gostaríamos de ver o entorno do Parque Salutaris

Morro no Parque, hora de impedir invasão e construções
REFLORESTAMENTO DO PARQUE
Reflorestar o entorno do Parque Salutaris. Imagine todos aqueles morros totalmente reflorestados, pense na riqueza da fauna e da flora, trilhas, caminhadas ecológicas, ar puro. Pois é assim eu gostaria de ver  todo o entorno do Parque.
Mas para isso, precisamos começar, isso é já estamos começando, há 5 anos venho insistindo com indicações para construção de uma Reserva Florestal e graças ao secretaria de meio ambiente deste governo o primeiro passo foi dado. No entanto, muito tem a ser feito.
Temos ainda que nos preocupar com construções nos morros que vem invadindo áreas do Parque. Para isso solicitei a fiscalização do município que demarque áreas do Parque e que logo em seguida comece o reflorestamento.
Essa é nossa idéia, Vamos cobrar, pena que como vereador não tenho poderes para coloca-las em prática. Mas vamos cobrar !!!!!

Série: nossos projetos para o Parque Salutaris


Mini zoológico
Estamos encaminhando novamente uma indicação ao executivo municipal, solicitando a criação de um Mini zoológico no Parque Salutaris, além de proporcionar mais uma atração turística, daremos oportunidade de transmitir conhecimentos sobre o ambiente natural, possibilitando às pessoas conhecerem os animais que dificilmente teriam chance de ver na natureza, investir em pesquisa ao  aumentar o conhecimento sobre as espécies por meio do estudo da biologia e do comportamento dos animais, dar oportunidade para viabilizar condições para reprodução das espécies entre outras importantes atividades que um mini zoológico pode propiciar.

Serie - nossos projetos para o Parque Salutaris


Quadra de Areia
Existe no Parque Salutaris, uma área que encontra-se abandonada, a antiga quadra de tênis virou um modesto campinho  “careca” para peladas. Nossa indicação vai no sentido de tranformar aquela área numa  quadra de areia, para ser realizada pratica de esportes como: futebol de areia, futvoley, vôlei de areia entre outros.
A idéia já foi enviada a secretaria competente.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Em Paraíba do Sul falar ao orelhão é missão impossível


No município de Paraíba do Sul utilizar os orelhões públicos é uma missão difícil. Na maioria dos telefones instalados no município não funcionam, devido à falta de manutenção, como também pelos atos de vandalismo constante.
Até o presente momento a empresa responsável pela manutenção dos aparelhos não se manifestou sobre o episódio.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Prefeitura atende solicitação do Vereador Marcinho e soluciona problema no Inema


Vereador Marcinho antes das obras de melhoria da Prefeitura
No último dia 13 após denuncia dos moradores do bairro Inema, o vereador Marcinho verificou a existência de um enorme buraco nas intermediações da Rua Hortência com a Rua Violeta. Segundo os moradores, o asfalto cedeu há alguns meses e o caso foi denunciado à prefeitura que nada tinha feito.

No entanto, após a reclamação e também publicação no Jornal A Folha, na última semana a prefeitura municipal solucionou o problema e realizou as devidas melhorias na comunidade.
 - Agradecemos a prefeitura por ter atendido mais um pedido nosso e parabenizamos pela ação. Quando temos que cobrar em prol do povo cobramos, entretanto, temos que ser humildes para agradecer também - ressaltou o Vereador Marcinho.

A seguir veja as fotos do estado que se encontrava a via no bairro Inema
Após as obras realizadas pela Prefeitura

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Deu na mídia


Marcinho vê de perto a difícil situação dos cidadãos que dependem dos serviços da policlínica municipal.
No último dia 10 de agosto o EntreRios Jornal realizou uma matéria falando sobre o drama de quem necessita utilizar os serviços públicos de saúde na Policlínica Municipal em Paraíba do Sul. Pelo menos 150 pessoas se aglomeravam por horas durante a madrugada para conseguir um atendimento e o pior disso tudo que em sua maioria eram idosos.

Jornal publica Lei do Vereador Marcinho que beneficia população.


O jornal A Folha realizou uma matéria explicando a Lei de n° 2.704 de 2009, popularmente conhecido como a Lei de Isenção de autoria do Vereador Marcinho. A lei isenta assalariados e desempregados de pagaram a taxa de inscrição nos concursos públicos realizados no âmbito municipal.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Em Paraíba do Sul tradição está sendo deixada de lado


População Sulparaibana espera ansiosamente pela realização da Expo 2010
Prefeito proferindo discurso na abertura do Concurso Leiteiro
É lamentável ver nossa tradicional Exposição Agropecuária  e o Concurso Leiteiro agonizarem  da forma que está acontecendo. Paraíba do Sul, além de ser uma das pioneiras neste tipo de evento, detinha a tradição em realizar a melhor exposição e o melhor concurso leiteiro de nossa região.
Era uma festa aguardada, as cidades vizinhas “invadiam” nosso município, pessoas de todo Estado e até mesmo de outros estados enchiam nossos hotéis e  o comércio faturava, gerando emprego e renda. Até hoje quando conheço pessoas seja na Capital ou outro município, uma das referências de Paraíba do Sul é sua outrora festa.
É, mas as coisas inverteram e o que temos visto são ônibus lotados e engarrafamentos rumo as cidades vizinhas (Três Rios, Levy Gasparian, Paty do Alferes).  É o povo sulparaibano (apaixonado por exposição) indo aos municípios vizinhos em busca de entretenimento.
E por aqui?  Um Concurso Leiteiro fracassado, sem público, sem prestígio. Enfim o pior concurso leiteiro da história. E a exposição, vai acontecer? É a torcida de todos, que seja realizada uma Exposição Agropecuária que apague a imagem desoladora que ficou do último Concurso Leiteiro.
É preciso planejamento, manter um calendário para a Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro,  parar de mudar a data todo ano, realizar bons shows e inovar.
Na reunião desta terça-feira encaminhei um requerimento ao executivo cobrando a realização da Exposição Agropecuária.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Moradores do Bairro Glória em Werneck querem reforma de playground


Vereador Marcinho denuncia abandono em Parque Infantil no Glória
Alambrado arrebentado em Praça Pública
Na última semana em visita ao bairro Glória em Werneck, o vereador Marcinho juntamente com moradores da comunidade esteve vistoriando a Praça Castelo Branco  e pode ver o abandono e a falta de manutenção pelo Poder Público em relação a praça. A praça requer urgentemente de pintura, iluminação e outras obras estrutirais, além disso, o parque infantil se encontra totalmente deteriorado, com brinquedos quebrados, alambrado arrebentado dentre outros problemas. Sendo um dos meios de lazer e entretenimento da população, a praça está totalmente esquecida pela municipalidade.

- A pintura da praça só está mais ou menos por que na copa, nós moradores pintamos para enfeitar, senão nem sabemos como isso estaria – ressaltou morador do local.
Morador José Luís ao lado do vereador Marcinho
Indignados com o caso, moradores ressaltaram a importância do poder público estar do lado do povo, requerendo melhorias para a comunidade. O vereador Marcinho encaminhou para a Prefeitura de Paraíba do Sul uma indicação solicitando a reforma da praça e do playground do bairro Glória.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Leia a Lei de Isenção na íntegra


No último concurso público em 2009, Lei de Isenção beneficiou mais de mil
pessoas em Paraíba do Sul

Centenas de pessoas foram atendidas no Gabinete do Vereador Marcinho em 2009
Nesta segunda-feira (16) começaram as inscrições para o concurso público em Paraíba do Sul para a área de saúde, totalizando 130 vagas. O concurso público será para agente comunitário e agente de endemias.
A Lei de n° 2.704 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009, de autoria do Vereador Marcinho beneficia desempregados e assalariados, concedendo a essa camada da população isenção da taxa de inscrição nos concursos públicos em Paraíba do Sul.

Leia a Lei de Isenção na íntegra e saiba como conseguir e quem tem direito ao benefício:


LEI DE N.º 2.704 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009
(ISENÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO EM PARAÍBA DO SUL)

A CÃMARA MUNICIPAL DE PARAÍBA DO SUL, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS DECRETA E SEGUINTE LEI:

Art. 1º - É isento de pagamento de taxas ou emolumentos a inscrição em Concurso Público para investidura em cargo ou admissão em emprego do serviço público quando o candidato comprovadamente desempregado ou perceber, no trabalho, remuneração até 01(um) Salário Mínimo Estadual.

I – Em todos os editais para postulação de cargos públicos deverá constar a isenção prevista na lei.

II – Em caso do candidato encontrar-se desempregado deverá apresentar cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social, em especial das partes onde consta a identificação do trabalhador e do último contrato de trabalho com a respectiva baixa.

III – No caso do candidato que nunca teve registro de trabalho na carteira, deverá apresentar a cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social, em especial das partes onde consta a identificação do trabalhador e da página do contrato de trabalho, qual deverá estar em branco.

IV - No caso daqueles que não possuem a Carteira de Trabalho e Previdência Social, deverá comprovar sua hipossuficiência financeira através de documento redigido do próprio punho com assinatura.

V – Em caso do candidato perceber remuneração de até 1 (um) salário mínimo estadual, e ou cópia do último contra-cheque ou declaração do empregador.

Parágrafo único – Deverá ser emitido ao candidato no ato de seu pedido de isenção um documento que comprove que o pedido de isenção foi solicitado.


Art. 2º - O prazo de pedidos de isenção não poderá ser inferior a 10 dias.

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor, na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

         Salão Nobre Bento Gonçalves Pereira da Câmara Municipal de Paraíba do Sul, 19 de novembro de 2009.