terça-feira, 31 de março de 2009

Funcionários preocupados

Os funcionários da área de saúde estão preocupados já que serão administrados por uma OSCIP, que inclusive já está analisando os currículos.

Segundo o prefeito Gil Leal, a nova gestora da saúde do município deverá dar preferência aqueles que vinham trabalhando como contratados do município, isto devido a experiência.

A mudança foi decisão do prefeito, que tem liberdade para terceirizar serviços. A Câmara Municipal não tem poder para anular este tipo de ato do executivo.

O que é OSCIP

A Lei 9.790 de 23/03/99, também conhecida como Lei do Terceiro Setor, é um marco na organização desse setor. Promulgada a partir de discussões promovidas entre governo e lideranças de organizações não governamentais, esta lei é o reconhecimento legal e oficial das ONGS, principalmente pela transparência administrativa que a legislação exige.
As ONGS, que com a adoção da Lei 9.790 provavelmente passarão a ser “chamadas” de OSCIP's, são entidades privadas atuando em áreas típicas do setor público, e o interesse social que despertam merece ser, eventualmente, financiado, pelo Estado ou pela iniciativa privada, para que suportem iniciativas sem retorno econômico.
Como qualificação, a OSCIP é opcional, significa dizer que as ONGS já constituídas podem optar por obter a qualificação e as novas, podem optar por começar já se qualificando como OSCIP.
Para obter essa qualificação é necessário o cumprimento de alguns pré-requisitos que a legislação estabelece mas, principalmente, se enquadrar em alguns dos objetivos sociais, finalidades, já estabelecidos na lei:
Promoção da assistência social.
Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico.
Promoção gratuita da educação, observando-se a forma complementar de participação das organizações.
Promoção gratuita da saúde, observando-se a forma complementar de participação das organizações.
Promoção da segurança alimentar e nutricional.
Defesa, preservação, conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.
Promoção do voluntariado.
Experimentação sem fins lucrativos de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito.
Promoção de direitos estabelecidos, construção de novos direito e assessoria jurídica gratuita de interesse suplementar.
Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.
Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas acima.

A luta pelo fim das valas negras continua

Ontem na reunião plenária, mais uma vez solicitei ao executivo para que buscasse alternativas para acabar com as valas negras do município.

A que citei ontem foi a que começa na descida do Jatobá, passando pela Grama e encontra com o Rio Paraíba do Sul bem próximo ao Cais do Peixe.

Mas existem também na Ponte Preta, Liberdade baixa e a que corta todo o Lava-Pés.

Vou continuar cobrando.

domingo, 29 de março de 2009

Salutaris é a Rainha das águas sim

Ontem pela manhã na estréia do Programa Falando Sério apresentado pelo ex-vereador Careca foi colocado um tema no ar perguntando se Paraíba do Sul merece o título da Rainha das Águas Minerais ou se não se trataria de uma propaganda enganosa?

Imediatamente fiz questão de me manifestar sobre o assunto.

Realmente o Parque Salutaris ficou quase duas décadas em total estado de abandono, tendo inclusive iniciado um processo de loteamento no Parque, o que mataria de vez com as chances de termos as águas minerais.

Mas, nos últimos anos o poder público vem dando grande atenção ao Parque e também a recuperação das águas minerais. Uma das águas já está em funcionamento e a prefeitura já iniciou os trabalhos para que outras voltem a normalidade.

São ações de longo prazo, como o reflorestamento, medidas que passam longe de ser populistas pois as mudas plantadas agora farão efeitos anos após. Medidas corretas e conscientes de que precisamos fazer nossa parte para contribuirmos com o meio ambiente e também com a recuperação e o fortalecimento das águas minerais.

Quanto ao tema, se Paraíba do Sul merece o título de Rainha das Águas Minerais, não tenho dúvidas que mereça, nosso parque está lindo e em funcionamento, temos uma água jorrando diariamente servindo a população local e aos turistas que lá visitam, e ainda já iniciamos o trabalho de reflorestamento e se Deus quiser em breve teremos as três águas jorrando.

Tenho certeza que tanto o legislativo e o executivo estão preocupados com nosso maior cartão de visitas, que é o Parque Salutaris.

E tenham a certeza que enquanto eu puder estarei sendo um verdadeiro guardião do local.

E vocês que também são apaixonados pela Salutaris peço que me envie sugestões para que eu envie ao prefeito Gil Leal para tornamos a Rainha cada vez mais linda.

Participe do programa

Quem quiser enviar sugestões para o Programa Alô Marcinho que vai ao ar todas as sextas-feiras de 10:00 a 12:00 na Rádio Atividade 104,9 FM, pode enviar para o e-mail alomarcinho@hotmail.com

quarta-feira, 25 de março de 2009

Alô Marcinho

Nesta sexta-feira a partir das 10:00 estaremos apresentando o Programa Alô Marcinho na Rádio Atividade FM, 104, 9. O programa irá ao ar todas as sextas-feiras de 10:00 as 12:00.

Um programa com muita descontração, sorteio de brindes, participações por telefone e muito mais....

Será a primeira vez que estarei apresentando um programa de rádio. Vamos ver o que dá.

terça-feira, 24 de março de 2009

Ajudando a reflorestar o Parque Salutaris


Momento em que planto uma das dezenas de mudas que iniciaram o reflorestamento do Parque Salutaris

Reserva Florestal no Parque Salutaris




Momento da inauguração da Reserva Florestal Aroldo Rangel no Parque Salutaris.
Prefeito Gil Leal atendeu nossa indicação e a Salutaris terá reserva florestal.

Dia da Água


No último domingo em comemoração ao dia internacional da água a prefeitura realizou diversas atividades referente ao meio ambiente.

Momento em que realizo o discurso sobre a importância de atividades relacionadas ao meio ambiente.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Domingo vou plantar uma árvore

O secretário de Meio ambiente, Garrido, me ligou para convidar para estar neste domingo no Parque Salutaris plantando as primeiras mudas da Reserva Florestal. Agradeço ao secretário e com certeza estarei lá participando deste importantíssimo evento.

Fico muito feliz em vê um projeto de minha autoria sendo executado pela secretária de meio ambiente. Deixo aqui os parabéns ao governo municipal em especial ao secretário de meio ambiente, Garrido.

Convido a todos para estarem na manhã de domingo no Parque Salutaris

Faculdade Rural: temos que ter personalidade

Em Paraíba do Sul logicamente temos o sonho de ver instalado aqui faculdades com cursos como Direito, Medicina, Administração, Economia entre outras. Mas devemos analisar o cenário para que se desenvolva estratégia acertada.

O município vizinho, Três Rios, saiu na frente tem os cursos que citei, menos Medicina que já existe na outra cidade vizinha, Vassouras. Acredito que por haver essas faculdades em municípios vizinhos poderão existir dificuldades em trazer esses cursos para Paraíba do Sul, digo dificuldade e não impossibilidade, temos que continuar buscando e se conseguirmos melhor ainda.

A idéia que apresentei ao governo municipal é que busquemos um novo segmento para Paraíba do Sul, temos uma área rural enorme e cidades vizinhas com Paty do Alferes e Vassouras que tem enorme potencial rural. Então deveríamos voltar nossas preocupações em buscar extensões de faculdade voltada ao campo, como zootecnia, agronomia e etc.

A faculdade com estes tipos de cursos mais próximos fica em Seropédica, muitos jovens da região estão por lá ou em cidades mineiras em busca de se profissionalizarem nestas áreas.

Se conseguíssemos extensões rurais para Paraíba do Sul com certeza uma gama enorme de estudantes estaria vindo estudar aqui e logicamente estaríamos abrindo oportunidades para nossa população.

Temos que explorar nossas característica, que seria o potencial rural, ter nossa personalidade.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Confirmado: Parque Salutaris terá reserva ecológica

Na tarde de hoje recebi um telefonema da prefeitura municipal, onde fui informando que a proposta que enviei para o prefeito Gil Leal para que fosse criado uma reserva ecológica no Parque Salutaris foi muito bem recebida.
Neste domingo estaremos no Parque Salutaris junto com o governo municipal dando o ponta pé inicial para a criação do Parque Ecológico e já de inicio dezenas de mudas serão plantadas. Uma ótima notícia, o meio ambiente agradece.

Domingo Verde

O próximo domingo será repleto de ações do governo municipal voltadas ao meio-ambiente, além da criação da reserva ecológica do Parque Salutaris teremos também plantio de mudas ao longo do Rio Paraíba do Sul e Ribeirão do Lucas , entre outras medidas voltadas ao meio ambiente.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Bois estão indo para curral municipal

Hoje não poderia de deixar aqui um elogio para o Garrido, secretário de governo municipal. Todo mundo sabe que há mais de um ano venho trazendo tanto aqui no blog, como na imprensa e no plenário da Câmara severas criticas ao governo municipal no que se trata aos bois e cavalos que vinham circulando pelo nosso município. Era realmente uma vergonha, algumas pessoas queriam criar seus bois e cavalos no meio da rua.
No entanto, o governo municipal criou um curral municipal e sob o comando de Garrido estão prendendo os animais que circulam pela rua. Sei o quanto o secretário deve estar sofrendo pressão, mas esta de parabéns pela coragem e a garra. Se precisar pode contar com apoio deste vereador. Parabéns.

Hospital do Povo

No sábado estive no Riachuelo Esporte Clube para acompanhar a entrega simbólica do dinheiro que o Governo do Estado estará investindo na compra de equipamentos para o Hospital do Povo.
Fico satisfeito em ver o governador voltar a Paraíba do Sul para realizar uma promessa que havia feito no ano passado, a população se alegrou com a notícia e aguarda ansiosamente a inauguração do Hospital.

Não podemos esquecer do casal Garotinho

A festa na cidade está grande com a chegada dos 15 milhões para compra de equipamentos para o Hospital do Povo. Mas devemos fazer justiça e não nos esquecermos de que foi o casal Garotinho que praticamente construiu o Hospital do Povo, aliás as benfeitorias de Garotinho e Rosinha em nosso município não param por ai: asfaltaram a cidade toda, construíram a ponte nova, reformaram o Parque Salutaris e muito mais.

Mais obras do governo do estado

O prefeito Gil Leal não perdeu tempo quando lhe deram a palavra durante o cerimonial de entrega da verba para o Hospital do Povo e fez diversos pedidos ao Governador Sérgio Cabral.
O governador prometeu ao prefeito que construirá aproximadamente 170 casas populares e garantiu o asfaltamento de Queima Sangue a Secretário (em Petrópolis).

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cadê o Bilhete Único?

Durante esta semana recebemos alguns moradores de Werneck reclamando sobre a qualidade do serviço prestado pela Viação Werneck. A defensoria pública também se manifestou e pediu providências ao executivo municipal.
O episódio me fez recordar que durante a campanha eleitoral a Coligação Unidos pelo Bem do Povo, encabeçada pelo prefeito eleito Gil Leal, divulgou em seu plano de governo e também em outdoor que implantaria no município o “Bilhete Único” e a população poderia utilizar mais de uma linha pagando apenas uma passagem.
Desta forma na reunião de ontem encaminhei um requerimento ao prefeito, cobrando que a promessa de campanha seja realizada.
No meu entender promessas de campanha, deveriam ter o valor de um contrato, para evitar que depois da eleição as mesmas caiam no esquecimento e fique tudo por isso mesmo.

Águas minerais


Esta semana encaminhei um pedido ao prefeito Gil Leal solicitando que as 3 fontes de águas minerais funcionem no Parque Salutaris. Lá existem 3 tipos de águas, magnesiana, alcalina e ferruginosa, mas apenas uma delas vem servindo a população sulparaibana e aos turistas que lá vão conhecer a Rainha das águas minerais.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Em Paraíba do Sul conseguimos reduzir o recesso

A vereadora Clarissa Garotinho quer reduzir o recesso da Câmara Municipal do Rio de Janeiro de 90 para 45 dias. Clarissa é vereadora de primeiro mandato e está de parabéns por apresentar medidas que melhoram a imagem da classe política.
Noventa dias de recesso realmente é muita coisa, nós que somos responsáveis por legislar e fiscalizar não podemos ficar tanto tempo de recesso. Afinal se um trabalhador que ganha salário mínimo tem apenas 30 dias de férias não se explica que tenhamos 90.
Na legislatura passada apresentei uma emenda que reduzia nosso recesso de 90 para 30 dias. Depois dos debates na Câmara ficou aprovado a redução para 45 dias.

As instituições se abraçam

Ontem tive a oportunidade de participar do projeto: As instituições se abraçam, organizado pelo Colégio Paulo Lacerda, Creche Olga Benário em parceria com o PSF Liberdade, NUMEES, Creche M. Water Vizeu Barbosa com apoio da Igreja Assembléia de Deus e Secretária Municipal de Educação

Os palestrantes Dr. Jefferson Silveira Martins – UFF, e Dr. Ilson Moreira, médico PSF do Bairro Liberdade dissertaram sobre os temas saúde e meio ambiente, tocando em assuntos de relevância para nossa cidade com: as doenças como conseqüência das atitudes insistentes diante dos riscos; pessoas desafiam a natureza por acreditarem que esta é uma fonte inesgotável de bens; o que ocasiona as chuvas torrenciais (grande índice pluviométrico) em tão curto espaço de tempo; enchentes: o horror causado por maus hábitos das pessoas.

Os organizadores estão de parabéns por focarem assuntos de tamanha relevância e atualidade. A melhor forma de combatermos os problemas ambientais e de saúde e manter nossa população conscientizada, para que possa agir acertadamente no combate de males que venham de encontro a nossa sociedade, passando a prática de atitudes saudáveis e que protejam o meio ambiente.

segunda-feira, 9 de março de 2009

A população está gostando

Durante este fim de semana recebi apoio de diversas pessoas que parabenizaram pelos projetos e indicações que estamos fazendo em prol do meio ambiente, grande partes dessas pessoas inclusive querem ajudar a desenvolver projetos nesta área.
Na Câmara Municipal, por exemplo, estamos tendo total apoio e inclusive nos próximos dias já estaremos trocando o papel tradicional pelo reciclado. O proprietário da pista de Kart no Parque Salutaris adorou o projeto de reflorestamento do Parque, disse já ter plantando 50 mudas de árvore e que vai plantar ainda mais.

Ponto para o meio ambiente. Vamos continuar trabalhando firme nesta área. Aguardem.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Parque Ecológico no Parque Salutaris


O Parque Salutaris já é um lugar maravilhoso que agrada a todos que o visitam. Agora imagine se todo seu entorno fosse reflorestado. O clima ficaria sensacional, enriquecendo a fauna e a flora e também as águas minerais ali já existentes.
Em fevereiro deste ano encaminhei uma indicação a secretaria competente solicitando o reflorestamento de todo entorno do Parque Salutaris como também a criação de um Parque ecológico no local

Reflorestamento Parque Salutaris



O reflorestamento do Parque Salutaris será uma de nossas lutas nesta nova legislatura.

Parceiro do meio ambiente

Nestes primeiros meses de mandato de minha segunda legislatura como representante da população no poder legislativo venho encaminhando diversas indicações e alguns projetos de lei que visam proteger o meio ambiente: utilização de papel reciclado em repartições públicas municipais, recuperação das matas ciliares, educação ambiental no currículo escolar municipal, campanha de conscientização sobre a importância de economizar água, coleta de óleo de cozinha para que o mesmo não contamine o Rio Paraíba do Sul, criação de parques ecológicos, criação de mini estações para tratamento de esgoto, recuperação do ribeirão do Lucas e utilização do Biodiesel na frota municipal (b100).
Uma cidade verde além de disponibilizar melhor qualidade de vida a população também poderia vir de encontro a um futuro turismo ecológico em nosso município.

terça-feira, 3 de março de 2009

Confirmado concurso público em Paraíba do Sul

Essa notícia o blog solta de primeira mão, exclusiva. Na reunião de terça-feira, foi lida na Câmara Municipal uma mensagem do prefeito Gil Leal pedindo autorização da Câmara para criação de cargos para o concurso público.

Segundo a mensagem, o edital deverá sair em 40 dias após a aprovação da matéria.

Veja os cargos

Auxiliar de Serviços Gerais – 50 vagas - R$ 465,00
Auxiliar de Apoio Administrativo – 30 vagas - R$ 465,00
Auxiliar de Apoio Operacional - 10 vagas – R$ 465,00
Motorista - 20 vagas – R$ 493,26
Operador de Máquinas – 02 vagas - R$ 532,73
Psicólogo – 02 vagas – R$ 927,22
Assistente Social - 02 vagas – R$ 927,22
Fonoaudiólogo – 01 vaga R$ 927,22
Engenheiro – 01 vaga R$ 927,22

Agora é começar a estudar para segurar as vagas

segunda-feira, 2 de março de 2009

É hora de começar a trabalhar

Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval, bem, antes tarde do que nunca, pois aqui em Paraíba do Sul não víamos a hora do carnaval acabar, para vermos se o dito popular funciona por aqui e o executivo começa a trabalhar.
Estou evitando fazer criticas, mas não tem jeito. É só circular de carro pelas ruas de nossa cidade que o cidadão, mesmo o mais calmo, vai se irritar com tanto buraco e sujeira.
Já que esta postagem é de cobrança ao executivo, vou emendar mais uma. Aquelas obras que começaram durante a campanha eleitoral pararam por que? Voltam ?

Brincadeira de criança

Embalando o ritmo das criticas não poderia deixar em branco a covardia que fizeram com nossa população. O grupo Molejo do Rio de Janeiro primeiro cantou em Miguel Pereira e chegou em nossa cidade quase as 5 da matina. Brincadeira