quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Luto

Ontem faleceu o popular Jacaré Garçom, irmão do Presidente da Câmara de Paraíba do Sul Paulinho Jacaré. Por conta disso o vice-presidente da Câmara, Claudão determinou a não realização da sessão de ontem em respeito a família.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Enchente

As chuvas começam a trazer transtornos para nosso município, o Rio Paraíba do Sul já está nas ruas, os moradores do Bairro Liberdade estão sofrendo com águas invadindo suas casas. Segundo a Defesa Civil do município a situação pode piorar, já que a chuva continua. De acordo com informações vindas de Barra do Pirai a coisa lá pra cima também está feia. Vamos torcer para que a chuva cesse.

Nesses momentos difíceis temos de destacar o trabalho que a Defesa Civil, através do secretário Garrid, que avisou com antecedência aos moradores em área de risco que a situação se agravaria para que os mesmos tomassem as devidas providências na intenção de resguardar suas vidas e patrimônio.

Enchente em Paraíba do Sul


Rio Paraíba do Sul invadiu a Avenida Marechal Castelo Branco

Enchente em Paraíba do Sul


Bairro Liberdade é o que mais sofre com a cheia do Paraíba do Sul

Papel reciclado em repartições públicas



Na última quinta-feira encaminhei um projeto de lei na Câmara Municipal estabelecendo metas para que as repartições públicas municipais, diretas e indiretas passem a utilizar papel reciclado. Se o projeto de lei for aprovado, já a partir de junho deste ano estas repartições deverão adquirir papel reciclado e em 2012 todo papel comprado terá de ser reciclado.
Tire algumas dúvidas sobre papel reciclado

Vantagens do Papel Reciclado:

A reciclagem de papel reduz a quantidade de resíduos sólidos urbanos, evita uma excessiva utilização dos recursos naturais, madeira e a água, e possibilita também reduzir o consumo de energia.
Para alem de todas as vantagens ambientais do uso de papel reciclado também temos a vantagem de em termos oftalmológicos o uso de papel reciclado exige um menor esforço do globo ocular durante a leitura devido à ausência de reflexo.


A reciclagem de papel para impressão é economicamente viável?
Sim. Apesar de normalmente um pouco mais caro, trata-se de um material com valor agregado, por seu aspecto social e ambiental.


Quantos papéis precisam ser reciclados para evitar que se derrubem árvores?
Cada 50 quilos de papel usado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada.


A qualidade do papel reciclado é igual ao do comum?

Depende do produto ao qual o papel reciclado está sendo destinado ou comparado. Se for um papel para imprimir ou escrever, o papel reciclado tem qualidade inferior ao de um não reciclado.Essa deficiência normalmente é compensada pela beleza do papel reciclado para impressão e pelo seu apelo social.

Qual a vantagem do papel reciclado?
A grande virtude da reciclagem é aproveitar materiais que seriam descartados.


Existe uma maneira de deixar o papel reciclado branco como os outros?
Sim. Existem tratamentos utilizados para alvejar papéis que deixariam o reciclado tão branco quanto o comum, mas isso implica em usar produtos químicos que aumentariam a poluição.

Quais são as principais aplicações do papel reciclado?
Principalmente para embalagens;para fins sanitários;imprimir-escrever;artesanato.

Quais tipos de papéis são recicláveis?
JornalPapel de impressoras Saco de Papel Papel de Escritório Revista Impressos em geral Papel Branco Papel Misto Papelão Embalagem Longa Vida

Quadra de areia para Parque Salutaris

A quadra de tênis construída no Parque Salutaris não foi utilizada e tão pouco teve manutenção adequada, hoje encontra-se em completo abandono. Para aproveitar o espaço os próprios usuários improvisaram um campinho de pelada e jogam bola desviando do saibro ali existente.

A solicitação que fiz ao prefeito é que transforme aquele espaço em uma quadra de areia para atividades de futvolei, voleibol e etc..

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Concurso Público Municipal

Ainda não tem nada oficial, mas o comenta-se na cidade que em breve teremos concurso público para Prefeitura.
Uma coisa que nos chama atenção em concurso público para prefeitura é a quantidade de pessoas de fora que vem concorrer com os sulparaibanos e conseguem ficar com muitas das vagas.
Ontem sugeri ao prefeito através de indicação na Câmara Municipal que caso o concurso seja realmente realizado, que seja criado com urgência um Cursinho Popular com matérias que caíram nas provas. É importantíssimo preparar nossa população para enfrentar a pesada concorrência que vem por ai.

Desempregado não vai pagar taxa de inscrição

Por falar em concurso público municipal, se realmente acontecer o concurso este ano, teremos uma novidade. Todas pessoas que ganharem até 1 salário mínimo ou estiverem desempregadas na época do concurso não pagaram a taxa de inscrição. É que em 2005 um projeto de minha autoria foi aprovado pela Câmara Municipal e isentou essas pessoas da taxa.
Ora se a pessoa está desempregada, de onde vai tirar R$ 40 ou R$ 50,00 para pagar taxa de inscrição.
A lei é de minha autoria, foi aprovada, e tenham a certeza que estarei fiscalizando para que a mesma seja aplicada.

Cursos preparatórios

A dificuldade para conseguir emprego é enorme e cada vez mais vemos nossos jovens tentando passar em concursos públicos que geralmente pagam salários razoáveis e dão uma certa estabilidade.
A área militar é uma das grandes procuras, cada vez mais os jovens buscam em concursos para Bombeiros ou Policiais Militares o seu espaço.
A concorrência é grande, e quem se prepara tem reais chances de conquistar seu objetivo, mas muitos não se preparam adequadamente por falta de condições financeiras. Desta forma solicitei na noite de ontem ao prefeito Gil Leal que instale em nossa cidade cursos preparatórios gratuitos para pessoas que não podem pagar para se preparar.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

E o carnaval???

Mesmo com todo esforço dos blocos e dos organizadores do carnaval, corremos o sério risco de termos um carnaval bem devagar, isto porque a festa que vêm sendo preparada na vizinha Três Rios com certeza arrastará muitos foliões, como já vêm arrastando, basta conferir os ensaios das escolas de samba tririenses a quantidade de sulparaibanos que são freqüentadores assíduos.

Além de um desfile de escolas de alta qualidade, o governo trirriense trará shows de artistas renomados como Latino e Monobloco.

Acontece que em nossa cidade não existe qualquer tipo de programação para o carnaval, todo ano é a mesma coisa, quando chega janeiro é um corre-corre para colocar os blocos na rua. Os blocos sofrem por não ter uma liga, por pouca verba e que lhe são entregues na semana do carnaval.

O que precisa fazer para voltarmos a termos bons carnavais, é ter um planejamento. Acabando esse carnaval, já é hora de pensar a festa para o ano que vêm, lógico que seria injusto culparmos o atual secretário, pois o mesmo encontra-se há apenas 1 mês no cargo, mas o atual governo já vai para o terceiro carnaval, e não estamos vendo nenhum progresso, muito pelo contrário.

Mas nem tudo está perdido, quem quiser curtir festas animadas, procure o carnaval de galeras e garanta sua camisa, pois a garotada vem salvando os carnavais sulparaibano.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Melhorias para Caminho de Dentro



No Caminho de Dentro o asfalto já não existe mais.

Volta Maria Fumaça


Na quinta-feira encaminhei uma indicação ao prefeito solicitando a volta do Trem da Estrada Real, a Maria Fumaça, o trenzinho atrai turistas e é uma fonte de renda para o comércio e o artesanato de nossa cidade.

Municipalizar Colônia de Fêrias

A Colônia de Férias localizada no bairro Ponte Preta, foi construída com verba federal e mão de obra do município para atender os antigos funcionários da Sunab. A Sunab já não existe há décadas, e a Colônia hoje comete desvio de finalidade ao servir como pousada e casa de aluguel para festas, além de concorrer deslealmente com nossos hotéis e pousadas, pois a mesma é isenta de impostos.
Solicitei ao prefeito que municipalize a Colônia e a transforme no Clube do Idoso Sulparaibano, uma área com salão de festa, piscina e etc...

Calçada ligando Morro da Alegria ao Parque Salutaris

O pedestre que vai do Morro da Alegria ao Parque Salutaris tem de ir na rua juntamente com os carros, o que leva muito perigo. Por isso solicitei ao prefeito a construção de uma calçada para dar maior segurança aos pedestres.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Recesso cai de 90 para 45 dias

A Câmara Municipal de Paraíba do Sul, teve seu recesso reduzido de 90 para 45 dias. A proposta original que apresentei era para reduzir o recesso para 30 dias, mas o plenário na legislatura passada optou por 45 dias. Mesmo assim considero um grande avanço do legislativo sulparaibano.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fim das Valas Negras

Na reunião de ontem encaminhei ao prefeito uma indicação solicitando para que ele envide esforços para acabar com as valas negras que existem em nosso município. As valas negras do Lava-Pés, Jatobá, Grama, Ponte Preta e Bairro Liberdade foram as que constaram nas indicações.

Reforma da quadra do Parque Niágara

Encaminhei na reunião de ontem uma indicação ao prefeito Gil Leal, solicitando a reforma da quadra poliesportiva no Parque Niágara. A quadra encontra-se em péssimo estado conforme já denunciamos neste blog.

Ajuda de Custo para universitários

Na noite de ontem dei entrada em uma indicação ao prefeito Gil Leal, solicitando ajuda de custo para os universitários de nossa cidade. Quase todas cidades circuvizinhas oferecem ajuda de custo aos estudantes, que tem alto custo com locomoção, mensalidades, livros, xerox e etc...

A indicação foi aprovada pela Câmara Municipal, mas depende do prefeito para ser executada.